Sobrevivente na tragédia aérea da Chapecoense, Rafael Henzel morre após infarto

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

abre

Um dos quatro brasileiros sobreviventes na tragédia aérea da Chapecoense, em 2016, Rafael Henzel morreu na noite desta terça-feira (26) após sofrer um infarto. O jornalista jogava futebol na cidade de Chapecó, no Oeste catarinense, quando foi levado ao hospital regional, ainda com sinais vitais, mas não resistiu.

O jornalista de 45 anos trabalhava atualmente na rádio Oeste Capital e, um ano após sobreviver à tragédia, tinha voltado normalmente à rotina dos jogos.

Na rádio Oeste Capital, o jornalista Marcinho San comunicou o falecimento de Henzel em mensagem aos ouvintes: “Nosso colega Rafael Henzel veio a falecer na noite desta terça-feira [26]. Ele jogava futebol com amigos e sofreu um infarto fulminante. Foi conduzido ao Hospital Regional de Chapecó, onde foi confirmado o falecimento do colega jornalista, narrador, Rafael Henzel”.

Em nota, o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, informou com pesar que Henzel morreu às 21h10. Ele chegou na unidade em parada cardiorrespiratória, “vítima de um mal súbito durante jogo de futebol com amigos e colegas de imprensa de Chapecó”.

Senado aprova destinar a municípíos 70% do fundo para recuperar dependentes químicos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou nesta terça-feira (26) proposta que destina pelo menos 70% dos recursos do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) para projetos realizados pelos municípios.

Os recursos da Funad são utilizados para o desenvolvimento de atividades de repressão, prevenção, tratamento e reinserção social de dependentes químicos.

O projeto foi aprovado em caráter terminativo. Isso significa que o texto pode seguir para a Câmara dos Deputados sem passar pelo plenário do Senado, caso nenhum senador apresente recurso.

O fundo é gerido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e é constituído de dotações estabelecidas no orçamento da União, de doações, de recursos de qualquer bem apreendido em decorrência do tráfico de drogas ou utilizado em atividades ilícitas de produção e comercialização de entorpecentes.

Os valores são repassados para o Funad após decisão judicial ou administrativa, tomada em caráter definitivo.

De acordo com a proposta aprovada pela CAE, o dinheiro do Funad será transferido aos municípios em duas parcelas, uma em janeiro e outra em julho de cada ano.

Segundo o texto, a transferência respeitará “na medida do possível” o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que consiste na forma como a União repassa verbas para as cidades, considerando, por exemplo, o número de habitantes.

Atualmente, a legislação não define quanto do fundo deve ser dividido entre estados e municípios.

O Funad financia ainda campanhas educativas sobre uso de drogas e ações de fiscalização e repressão do tráfico dessas substâncias.

A verba só pode ser destinada se o Plano de Atendimento Socioeducativo do estado ou do município for aprovado e estiver de acordo com a Política Nacional sobre Drogas.

G1

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Caso Zaira Cruz: Exames do ITEP comprovam que policial preso estuprou estudante antes matá-la estrangulada

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (26) os delegados Ricardo Brito e Leonardo Germano anunciaram os detalhes da conclusão do inquérito sobre a morte da universitária, Zaira Cruz, morta durante o Carnaval deste ano em Caicó.

À frente das investigações, o delegado Leonardo Germano concluiu que Zaira foi vítima de Feminicídio, morta por estrangulamento e asfixia e estuprada pelo acusado do seu crime, o policial militar Pedro Inácio, com quem mantinha relações afetuosas esporadicamente.

De acordo com o delegado, Pedro Inácio que permanece preso em Natal foi indiciado pela prática de crime qualificado por motivo torpe, por asfixia e ainda por estupro.

“No tocante a prática do estupro, em respeito a dor da Família não vou entrar em detalhes de como se deu, mas tecnicamente houve estupro, e de fato ele aconteceu antes da morte. O perito foi contundente e espanca qualquer margem de interpretação diversas no sentido de que houve violência para a prática do ato sexual não consentido, e depois houve a prática do homicídio mediante estrangulamento”, disse o delegado.

banner_seridopneus-770

Conab contrata fretes para retirarem cargas de milho para Norte e Nordeste

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O tabelamento dos fretes foi apontado por instituições e levantamentos como um dos principais vilões do agro no ano passado. A não resolução dessa questão é um dos principais desafios para o setor em 2019. Sabendo disso, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vai realizar um leilão de um frete para que retire 8,4 mil toneladas de milho das regiões Norte e Nordeste.

Para explicar como funcionará esse leilão, a jornalista Carla Mendes, do Notícias Agrícolas. “A Conab decidiu realizar esse leilão que acontecerá nesta quinta-feira (28) com o objetivo de levar esse milho para alguns estados como Bahia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Roraima. Todo o total de 8,4 mil toneladas será divido entre esses estados. Os embarques serão semanais e eles acontecem 48 horas após a convocação formal que será realizada pela Conab. O prazo máximo para executar esse serviço é de 21 dias. Como funciona? Para que as empresas possam participar do pregão, elas devem comprovar que tem uma atividade econômica compatível com o serviço a ser realizado neste leilão, que é o de transporte de carga. É importante dizer também que o transporte de milho realizado pela Conab tem como objetivo principal abastecer o programa de vendas no balcão, que é operado pela Conab em todo o Brasil, que oferta milho a preço de atacado para pequenos criadores de animais para uso na ração. Então, vai atingir, principalmente, esses pequenos produtores.”.

banner_seridopneus-770

Idema lança cadastro para mapear ONGs da área ambiental

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) lançou, nesta segunda-feira (25), um cadastro online para Organizações Não Governamentais (ONGs). O mapeamento é para organizações, entidades, profissionais e pessoas que atuem na área ambiental no Estado. O cadastro possibilitará a melhor divulgação de atividades desenvolvidas, troca de informações e parcerias para futuras ações conjuntas em prol do meio ambiente.

Para o diretor geral do Idema, Leon Aguiar, a ação irá colaborar no direcionamento das ações, programas e projetos do Instituto. “A intenção é conhecer as ONGs socioambientais aqui do estado, para que possam, futuramente, apoiar nossas ações de educação ambiental, fiscalização e mapeamento. Além disso, ter um cadastro atualizado de entidades é uma forma de convidá-las a serem parceiras do órgão ambiental”, afirmou.

Cinema será tema de disciplina eletiva na Escola em Tempo Integral José Augusto, antigo CEJA

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Escola José Augusto_foto Jefferson Dutra

Caicó está vivenciando um novo momento no incentivo ao audiovisual e a escola tem papel fundamental nesse processo. Com esse objetivo, nesta terça-feira (26), será realizada a aula inaugural de disciplina Eletiva sobre a relação “Literatura e Cinema”, organizada pelo professor de Língua Portuguesa Juviniano Cantalice, na Escola em Tempo Integral José Augusto, antigo CEJA,

Juviniano afirma que o objetivo da disciplina é estabelecer o diálogo entre as mais diversas mídias culturais, de modo particular a literatura e o cinema. “A disciplina vai abrir uma porta para a arte literária num diálogo permanente com a arte cinematográfica. O educando envolvido com a disciplina poderá ser ator, autor, coautor de um roteiro fílmico, roteiro este que, partindo de um texto literário de autor consagrado ou não, terá vida pelo olhar da sétima arte”, afirmou.

Na aula inaugural, o diretor do Festival de Cinema Curta Caicó Raildon Lucena irá falar sobre a importância do audiovisual para o fortalecimento da economia criativa e as ações do Curta Caicó, que terá sua segunda edição em junho desse ano. “Essa disciplina terá um papel importante para o audiovisual caicoense, pois esses alunos irão vivenciar as técnicas para realização de um filme”, ressaltou.

banner_seridopneus-770

Conselho Regional de Educação Física realiza dia de ações em Caicó com o projeto CREFMóvel

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ano de 2019 marca a chegada de uma nova ação desenvolvida pelo Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região. O “CREFMóvel” é uma atividade itinerante que vai percorrer todas as regiões do Rio Grande do Norte com a intenção de aproximar ainda mais o Conselho com os Profissionais de Educação Física e responsáveis pelo gerenciamento de academias.

A primeira cidade a receber o “CREFMóvel” será Caicó, na região Seridó. O encontro vai acontecer das 8h da manhã até o meio-dia da quarta-feira e terá, além da entrega dos certificados das academias e cédulas de Profissionais de Educação Física, palestras com representantes do CREF16/RN, Ministério Público, Vigilância Sanitária e Corpo de Bombeiros.

No “CREFMóvel” também é possível fazer a negociação de dívidas junto ao Conselho, renovação de cédulas e pedido de registro de pessoa jurídica.

O CREFMóvel” em Caicó acontece entre às 8h da manhã e o meio-dia da quarta, dia 27 de março. O local do evento é o Auditório do Ministério Público da Comarca de Caicó, que fica no Complexo Judiciário de Caicó na Rua Manoel Dias, nº 99, Bairro Maynard.

banner-CDS-1

UFRN abre concurso público para técnico-administrativo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai realizar um concurso público com 17 vagas para técnico-administrativo em educação. As inscrições devem ser feitas de 8 de abril a 13 de maio deste ano no site do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve). Leia AQUI o edital do concurso. Os salários variam de R$ 2.446 a R$ 4.180.

A aplicação das provas está prevista para o dia 30 de junho. O valor da taxa de inscrição varia de R$ 60 a R$ 80, conforme o cargo.

Hospital Regional do Seridó apresenta novo acolhimento para pacientes e implanta Ouvidoria

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

46BA7E45-46B1-423A-8FDD-0D104DB3819A-e1553536227458

O Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes realizou na tarde desta segunda-feira (25), uma coletiva com a imprensa afim de apresentar o serviço de Ouvidoria e Acolhimento do serviço hospitalar.

Hoje à unidade tem em média na urgência 150 atendimentos por dia, uma demanda alta de consultas ambulatoriais, mas todas são por ordem de chegada e o tempo de espera prolongado em algumas situações.

A reorganização do serviço passa hoje pelo acolhimento com classificação de risco, onde um enfermeiro avaliará a queixa do paciente e o tempo de espera provável para o atendimento será baseado nas cores vermelho ( emergência imediata), amarelo ( urgência até de 30 min), verde (atendimento rápido até 1 horas) ou azul (preferencialmente atendimento da UBS).

É importante destacar que o acolhimento com classificação de risco é um dispositivo da PNH, uma ferramenta de organização da “fila de espera”no serviço de saúde, para que aqueles usuários que precisam mais sejam atendidos com prioridade.

Outro ponto apresentado diz respeito à Ouvidoria onde o paciente poderá apresentar sugestões e reclamações sobre o serviço obtido. A Ouvidoria está disponível através dos números 3421-9620 ou 9621-9628. Outro modo de comunicação é através do e-mail ouvidoriahrsrn@gmail.com.

Ceres realiza evento sobre Direitos Humanos e Justiça

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio do Departamento de História, do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres) estará realizando ao longo do semestre a segunda edição do Cine-Liberdade, com o tema: Visualizando as Realidades Carcerárias na Filmografia Especializada. O evento conta com exibição de filmes e discussões a respeito da temática. As inscrições podem ser feitas no local e contam com um certificado total de 32h.

O sistema prisional é um dos temas mais debatidos atualmente. Enquanto há um crescimento em massa da população carcerária, a estrutura penitenciária do Brasil se torna cada vez mais falha e problemática. Nesse sentido, a presente ação de extensão pretende utilizar o cinema e a produção audiovisual, enquanto prática educativa e conscientizadora da crise estrutural, na rede penitenciária do Brasil.

Além disso, este projeto ainda possui como objetivo discutir o sistema prisional brasileiro (e as políticas que o permeiam) reconhecendo a produção cinematográfica de instância de observação de realidades sociais.

SindServ Caicó realizará Assembleia Ordinária na próxima quarta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

assembleia-sindserv

Anualmente, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó realiza a sua Assembleia Ordinária. A próxima acontecerá nessa quarta-feira, 27 de março, a partir das 8 horas, no Auditório do Colégio Diocesano Seridoense.

Na pauta da Assembleia estão a prestação de contas do exercício 2018, informes sobre a ação judicial do Piso do Magistério e palestra sobre a reforma da Previdência, com a participação da advogada Andreia Munemassa (ADURN), o advogado João Braz (SindServ) e Wellington Duarte, presidente da CTB RN.

Fecam/RN realiza assembleia e assina convênio com o ITEP/RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A FecamRN realizou segunda-feira (25) uma assembléia ordinária geral para debater vários assuntos com os presidentes da câmaras municipais do RN. O presidente da Fecam/RN, Paulinho Freire, presidiu a reunião, onde a governadora do RN Fátima Bezerra assinou o convênio da federação com o ITEP/RN.

“Com a parceria renovada, as câmaras municipais podem emitir identidades em primeira via e para idosos nas suas instalações, facilitando assim a vida dos cidadãos, hoje já são 63 câmaras emitindo as cédulas”, informou Paulinho.

A governadora ressaltou a importância do convênio para a emissão das carteiras para a população e como esta parceria com as câmaras contribui para o melhor acesso do povo a cidadania com a obtenção dos documentos. Na assembléia ordinária foram discutidos pelos presidentes das câmaras filiados novas ideias para ações do legislativo municipal, anunciados novos convênios que irão beneficiar a população e os servidores das câmaras e também foram feitas as prestações de contas da federação.

Powered by WPeMatico