Hospital do Seridó implementa serviço de acolhimento com classificação de risco

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Para ampliar ainda mais a humanização do atendimento à comunidade, o Hospital Regional do Seridó Telecila Freitas Fontes iniciou, nesta segunda-feira (25), o serviço de acolhimento com classificação de risco.

Localizado em Caicó, o hospital busca com a iniciativa cumprir mais uma diretriz da Política Nacional de Humanização. Para isso, foi necessário a realização de um mutirão no último fim de semana para a adaptação da estrutura da unidade – como a instalação de uma sala de acolhimento e de sinalizações direcionais -, a qualificação e capacitação da equipe profissional e desenvolvimento do protocolo de atendimento.

De acordo com a diretora Administrativa do hospital, Vanessa Dias, as melhorias têm como foco levar um serviço de qualidade aos pacientes. “Queremos fortalecer nossos vínculos com os usuários, priorizando o quadro clínico apresentado por eles e humanizando os serviços ofertados”, destacou.

Classificação de risco

A classificação de risco é a identificação de risco dos usuários que procuram atendimento nos serviços de saúde. Ao dar entrada no hospital, o paciente é classificado, recebendo uma prioridade que determina o tempo alvo para seu primeiro atendimento médico. Essa prioridade é baseada na situação clínica apresentada e não na ordem de chegada.

Mais que uma previsão legal determinada pela Portaria 2048 do Ministério da Saúde, a classificação é entendida como uma necessidade para melhor organizar o fluxo de pacientes que procuram as portas de entrada dos setores de urgência e emergência, garantindo um atendimento resolutivo e humanizado àqueles em situações de sofrimento agudo.

Powered by WPeMatico

Nelter sugere divulgação de Lei que isenta IPVA de motos para o homem do Campo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

NELTER (1)

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa, o deputado Nelter Queiroz (MDB) chamou a atenção para a necessidade de maior publicização de um artigo da lei n° 6967, que trata sobre a isenção do pagamento de IPVA sobre motocicletas para pequenos proprietários, produtores e trabalhadores rurais. O parlamentar questionou a série de apreensões de motos no interior do RN por parte do Governo do Estado e defendeu a promoção de um mutirão visando a regularização desses veículos.

“Existe um benefício, fruto de propositura do nosso mandato, que concede dispensa de pagamento de IPVA sobre motos de até 200 cilindradas quando destinadas ao uso de pessoa enquadrada como pequena proprietária, produtora e trabalhadora rural. Porém, essa informação é pouco difundida. O homem do campo precisa tomar conhecimento desse direito para conseguir usufruir do benefício e, assim, regularizar a situação de sua motocicleta”, disse Nelter.

Na oportunidade, deputado sugeriu a formação de uma comissão de deputados visando reunir-se com a governadora Fátima Bezerra (PT) para discutir providências para o assunto. De acordo com ele, o Estado deve seguir o exemplo implementado na Paraíba, onde o governo local realizou um mutirão para a regularização de tributos fiscais em atraso, como o IPVA, ICMS e ITCD.

Ao final do pronunciamento, Nelter destacou o projeto de lei que apresentou à Casa propondo a proibição da apreensão de veículos com IPVA em atraso no RN, desde que o Licenciamento Anual esteja em dia. “Estou certo que a governadora, que tem origem popular, não quer que sua administração carregue a marca de um governo que prejudica a população mais humilde”, concluiu.

banner_seridopneus-770

UERN e Canal Futura fecham apoio ao Curta Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Canal Futura confirmou presença no 2º Curta Caicó – Festival de Cinema de Caicó, que será realizado de 13 a 16 de junho. O coordenador artístico do Futura, Márcio Motokane, estará participando do evento, ocasião em que irá realizar uma atividade voltada para o audiovisual.

“O Canal Futura acredita na diversidade como um dos principais ativos do país e aposta na capilaridade de suas ações para se tornar cada vez mais um espaço de diálogo, informação e transformação social através da educação e comunicação. Nesse sentido apoiar o Curta Caicó em conjunto com a UERN TV é algo que nos alegra e nos motiva, já que ações como essas nos aproxima e oxigena o nosso fazer diário”, afirmou Tiago Gomes, do setor de Relacionamento Institucional do Canal Futura.

A articulação para a parceria com o Canal Futura no festival se concretizou graças ao empenho do jornalista Esdras Marchezan, coordenador da UERN TV e sub-chefe de gabinete da reitoria da UERN.

“Um dos papéis da universidade é fomentar cultura, entretenimento e participação social. Acredito que o Curta Caicó promove essa atratividade do audiovisual para adolescentes do interior do estado é uma satisfação para a UERN participar mais uma vez do festival, nessa parceria com o Futura. Iniciativa que engrandece o audiovisual potiguar, o Curta Caicó e nos sentimos gratos com essa parceria”, afirmou Esdras Marchezan.

Para o diretor do Curta Caicó, Raildon Lucena, a articulação da UERN, garantiu um apoio muito importante para o festival que está apenas em sua segunda edição e já conta com um parceiro da magnitude do Canal Futura. “Nossa alegria é imensa. O festival é em junho, mas já está ganhando corpo. Vamos fazer a festa do cinema em Caicó”, declarou.

Em sua segunda edição, o Curta Caicó recebeu 535 filmes de todo o Brasil. Essa semana, o SESC RN confirmou apoio, garantindo a projeção e a realização da oficina “Documentando”, com Marlom Meirelles. O Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação.

Caso FGomes: Acusado de planejar morte de radialista rejeita defensora pública e júri é adiado pela quarta vez

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Foi adiado, pela quarta vez, o júri popular unificado do ex-pastor evangélico Gilson Neudo Soares do Amaral e do comerciante Lailson Lopes, o ‘Gordo da Rodoviária’, que deveria ter ocorrido na manhã desta quarta-feira (27) no Fórum Desembargador Miguel Seabra Fagundes, em Natal. Os réus são acusados de planejar a morte do radialista Francisco Gomes de Medeiros, o F. Gomes – assassinado a tiros em 18 de outubro de 2010 na cidade de Caicó, na região Seridó potiguar. Uma nova data foi marcada: 15 de abril.

Segundo o Tribunal de Justiça, o julgamento chegou a ser iniciado, mas Lailson Lopes se recusou a ser defendido pela Defensoria Pública e acabou recebendo voz de prisão. O caso é que, na última vez que o júri popular de ambos foi marcado, em julho de 2017, Lailson dispensou seu advogado e ficou sem defesa assim que a sessão começou. Diante da situação, não restou alternativa senão a magistrada adiar o júri, remarcando o julgamento para esta quarta.

Porém, de lá para cá, Lailson não constituiu um novo advogado. Quando a sessão foi inciada nesta quarta, por não ter defesa, a juíza então nomeou uma defensora pública para defender o réu. E mais uma vez o comerciante voltou a recusar a defesa.

Desta vez, no entanto, a juíza Eliana Alves Marinho puniu o comerciante com prisão preventiva, pois entendeu que ele está tentando tumultuar o processo. Agora, Lailson tem 5 dias para conseguir um novo advogado.

O ex-pastor Gilson Neudo, que já aguarda o julgamento preso, voltou para o sistema prisional. Já o comerciante Lailson Lopes, saiu do Tribunal do Júri algemado e também foi conduzido para o sistema carcerário.

banner-CDS-1

Comenda Mãe Quininha é entregue a 19 mulheres

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Câmara Municipal de Caicó realizou, nesta terça-feira (26) sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A solenidade foi instituída no calendário do legislativo, em 2007, Lei Municipal Nº 4.247, de autoria da ex-vereadora Verônica Alcântara.

Este ano, foram homenageadas 19 mulheres que se destacaram na vida profissional, pública e social. A presidente da Casa, Rosângela Maria, disse que a data é importante como momento de reflexão das lutas das mulheres. “Os momentos mais emocionantes dos trabalhos legislativos são aqueles em prestamos homenagens a pessoas que fazem a diferença na sociedade. As nossas homenageadas são exemplos da mulher contemporânea, determinadas, atuantes, que vão atrás de seus direitos”, destacou.

É importante destacar que a presença da mulher no mercado de trabalho é forte. Praticamente 50% da população economicamente ativa é formada por mulheres. Elas também têm maior nível de escolaridade. Porém, ainda ganham menos que os homens e têm menos oportunidades para ocupar cargos de chefia. Cabe ao poder público e a sociedade de modo geral promover as mudanças necessárias para assegurar a igualdade de direitos, além de combater a violência contra as mulheres.

Powered by WPeMatico

Caso F.Gomes: Júri é adiado e juíza determina prisão do Gordo da Rodoviária no plenário do Fórum

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A juíza Eliana Alves Marinho, determinou a prisão do caicoense, Lailson Lopes, acusado de mandar matar o jornalista, F. GOMES. Ele não concordou que a defensora pública fizesse sua defesa, com isso, a magistrada não concordou e mandou prendê-lo.

A juíza remarcou o júri para o dia 15 de abril, no Fórum MIGUEL Seabra Fagundes, em Natal. O outro réu, Gilson Neudo, que também seria julgado hoje, voltou para o presídio onde já estava preso.

banner_seridopneus-770

MP pede à Justiça para aceitar denúncia e tornar Temer réu no caso da mala com R$ 500 mil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Michel Temer

O Ministério Público Federal em Brasília pediu nesta terça-feira (26) à Justiça Federal para tornar o ex-presidente Michel Temer réu em uma ação penal.

Em 2017, quando ainda estava no mandato, Temer foi denunciado pela Procuradoria Geral da República (PGR) no caso em que Rodrigo Rocha Loures, então assessor especial da Presidência, foi flagrado pela Polícia Federal recebendo de um integrante da J&F uma mala com R$ 500 mil.

Segundo a denúncia, o dinheiro era propina da empresa para o grupo político de Temer. Desde que as investigações começaram, o ex-presidente e a defesa dele têm negado envolvimento com irregularidades e afirmado que o dinheiro não era para ele.

Câmara de Caicó homenageia mulheres com a entrega da Comenda Mãe Quininha

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp Image 2019-03-26 at 21.48.18

A Câmara Municipal de Caicó realizou nesta terça-feira (26) a entrega da Comenda de Honra ao Mérito Mãe Quininha. A honraria foi criada pela Lei Municipal Nº 4.247, de 11 de setembro de 2007, de autoria da ex-vereadora Verônica Alcântara em alusão ao Dia Internacional da Mulher.

Ao todo, 19 mulheres foram agraciadas com a comenda. O vereador Pastor Erinaldo Lino conferiu duas Comendas, uma para Virgínia Maria Dantas da Costa e a segunda para Josefa Fernandes dos Santos.

O vereador avaliou o evento. “Foi uma noite especial dedicada a Mulher, neste mês alusivo as comemorações ao dia internacional da mulher, marcado no dia 08 de março e que hoje, através da Comenda Mãe Quininha, podemos homenagear mulheres que dão sua contribuição a Caicó. Este ano foi um marco porque, pela primeira vez, em toda a história do legislativo caicoense, temos uma mulher como presidente”, destacou Pastor Erinaldo Lino.

WhatsApp Image 2019-03-26 at 21.47.58

Reservas hídricas superficiais totais somam o dobro do mesmo período de 2018

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Governo do RN, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), monitora 47 reservatórios com capacidade superior a cinco milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento dos municípios potiguares. No relatório Volumétrico divulgado nesta terça-feira (26) consta que as reservas hídricas superficiais totais do Estado somam 992.113.097 m³, percentualmente, 22,49% dos 4.411.787.259 m³ que as Bacias Hidrográficas estaduais conseguem acumular, atualmente.

Dos reservatórios monitorados, 7 estão secos, percentualmente, 14,89%. Já os reservatórios considerados em volume morto são 7, mesmo percentual dos secos. No dia 26 de março de 2018, os mananciais secos eram 14, o que percentualmente representava 29,78% dos açudes potiguares, já os em volume morto eram 16, em termos percentuais, 34%. As reservas hídricas superficiais totais somavam 499.156.437 m³, ou 11,31% do total que as barragens potiguares conseguem acumular.

Até o momento dois reservatórios chagaram a 100% da sua capacidade. Pataxó, localizado em Ipanguaçu, com capacidade para 15.017.379 m³, e Beldroega, localizado em Paraú, com capacidade total de 8.057.520 m³.

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Estado, com capacidade para 2,4 bilhões de metros cúbicos, atualmente, está acumulando 503.957.333 m³, percentualmente, 21% do seu volume máximo. Em 2018, no mesmo dia 26 de março, ela estava com 280.454.733 m³, ou 11,69%, ainda em volume morto.

O diretor-presidente do IGARN, Caramuru Paiva, mantem as expectativas de uma boa recarga dos reservatórios. “Se o inverno ocorrer dentro da normalidade, segundo estudos realizados pela equipe do IGARN, conseguiremos manter entre os 31% registrados no final da inverno do ano passado, até próximo dos 50% das reservas hídricas totais. É importante frisar que a população deve continuar economizando e usando a água de forma sustentável mesmo com a melhoria das condições de abastecimento”, explica

banner_seridopneus-770

Curso de Design de moda do IFRN de Caicó recebe conceito máximo do MEC

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

DSC_7104

O Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda, ofertado no Campus Caicó do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), foi avaliado com Conceito 5, nota máxima, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). A visita de equipe avaliativa aconteceu entre os dias 18 e 19 de março e o resultado divulgado hoje (26). As dimensões avaliadas foram a organização didático-pedagógica, o corpo docente e tutorial e a infraestrutura.

Alex Diógenes, diretor-geral do Campus Caicó, destaca a relevância para a região: “o Campus Caicó fica em festa com o resultado da nossa avaliação. Pela coroação do esforço e pelo que representa no sentido da verticalização do ensino que oferecemos.

O resultado obtido pelo [curso de] Design de Moda é um ganho para toda a comunidade, afinal estamos prestes a formar profissionais capazes de criar sua arte, sua confecção e se destacar no âmbito local, regional e nacional”. Já para Tarcimária Gomes, diretora de Avaliação e Regulação de Ensino da Reitoria do IFRN, o conceito máximo do MEC “é louvável e representa todo o esforço da equipe. Estão de parabéns todas e todos que fazem o Campus Caicó e o IFRN”, disse. 

O relatório

Trechos do relatório da avaliação destacam a estrutura e a capacitação dos que fazem o curso: “verificou-se o comprometimento com a interdisciplinaridade, a contextualização, com o desenvolvimento do espírito crítico-científico e com a formação de sujeitos autônomos e cidadãos. O corpo docente é formado por especialistas, mestres e doutores, comprometidos com as atividades e propósitos do curso.

A gestão do coordenador é percebida como eficiente, estando sempre presente e acompanhando os discentes em todas as atividades desenvolvidas. Ressalta-se o excelente trabalho conjunto realizado entre bibliotecária, coordenação e docentes na apresentação do número de livros adquiridos e em processo de aquisição. Os laboratórios de formação específica atentem às necessidades de aula e de uso dos alunos, possuem softwares atualizados, equipamentos e estrutura física de acordo com os conteúdos curriculares, sendo um ponto de destaque ao possibilitar a execução de projetos científicos, artísticos, culturais e tecnológicos importantes para a realidade local e regional”.

banner_seridopneus-770

Diocese de Caicó realizou encontro com populações negras do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp-Image-2019-03-26-at-15.51.13

Na manhã desta terça-feira (26), a Diocese de Caicó realizou um encontro com populações negras do Seridó, para discutir estratégias de ações planejadas e articuladas a serem desenvolvidas nas comunidades e grupos a partir da atuação do SEAPAC e da Cáritas.

O momento foi oportuno para que os representantes de comunidades, grupos e movimentos presentes, pudessem fazer um levantamento histórico da luta da população negra no país contra todas as formas de discriminação e preconceito, e ainda de se fazer um resgate dos trabalhos já desenvolvidos aos longos dos últimos anos por SEAPAC e Cáritas juntos a comunidades primitivas.

Com a diversidade de representações e após as falas qualificadas, fizemos uma discussão em torno de como os serviços da diocese podem, a partir de agora, desenvolver um trabalho conjunto com as populações negras. As propostas foram surgindo naturalmente, dentre eles podemos citar:

  • – Um trabalho de formação e educação de base em torno de políticas públicas;
  • – Uma forma de divulgação mais planejada em programas de rádio da própria diocese, em torno da afrodescendente;

Por fim, foi verificado a importância dos envolvidos se voltarem as bases e ouvir os demais membros de comunidades e movimentos, para em um segundo momento, aprofundar mais discussão. O bispo Dom Antonio sugeriu ainda convidar uma liderança religiosa da igreja, bastante envolvida na luta por justiça social, para dar a sua contribuição no debate.