Premiada atriz Hermila Guedes estará em cartaz no Curta Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

post2-4A atriz Hermila Guedes enviou mensagem para o Festival de Cinema Curta Caicó. Ela protagoniza o curta-metragem “Nova Iorque”, de Leo Tabosa, que está na Mostra Competitiva Nacional do festival. Seu primeiro longa-metragem foi Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes. Em 2005, protagonizou o longa Céu de Suely, de Karim Aïnouz, que no ano seguinte lhe valeu os prêmios de melhor atriz nos festivais do Rio e Cine Goiânia, além do 28º Festival de Havana.

Em 2006, a TV Globo convidou Hermila para viver a cantora Elis Regina no especial Por Toda a Minha Vida, dirigida por Ricardo Waddington e João Jardim. Em 2008, estreou em telenovelas vivendo a personagem Divina, na segunda versão de Ciranda de Pedra. No ano seguinte, passou a integrar o elenco fixo da telessérie Força-Tarefa, que ficou no ar até 2011

Em 2011, entrou em cartaz com o filme Assalto ao Banco Central, de Marcos Paulo. Em agosto desse ano, a revista Statuspublicou ensaio sensual com a atriz. Em abril, 2017, rodou o longa Paraíso Perdido, filme da cineasta Monique Gardenberg. Em novembro, foi confirmada no elenco da série Assédio atuando ao lado de João Miguel.

Powered by WPeMatico

Governo anuncia mudanças no programa Minha Casa Minha Vida

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

MINHA CASA MINHA VIDAO governo federal vai dividir o Minha Casa Minha Vida em linhas de acesso à moradia, com critérios diferentes e subdivisões, conforme a renda familiar. O anúncio foi feito pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Gustavo Canuto, nesta terça-feira (4), na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. As mudanças ainda vão ser enviadas para o Congresso Nacional por meio de um projeto de lei, mas ainda sem data definida.

De acordo com o ministro Gustavo Canuto, haverá programas para famílias de baixíssima renda e de baixa e média renda. Antes de apresentar quais seriam as mudanças, ele disse que o intuito do governo é reformular o programa por conta das deficiências que foram identificadas.

Powered by WPeMatico

Ministro Paulo Guedes Guedes diz que suspenderá concursos públicos porque há servidores demais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que os governos anteriores contrataram servidores públicos em excesso e concederam reajustes salariais “ferozmente”. Ele participa hoje de audiência sobre a reforma da Previdência na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Segundo ele, por causa do inchaço da máquina pública, o governo optará por não realizar concursos públicos nos próximos anos. Ele não disse por quanto tempo os processos seletivos ficarão suspensos.

“Nas nossas contas, 40% dos funcionários públicos devem se aposentar nos próximos cinco anos. Não precisa demitir. Basta desacelerar as entradas”, disse. Guedes afirmou que o governo investirá na digitalização de processos e na redução da burocracia para tornar os serviços públicos mais eficientes.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Taxa de homicídios no Brasil cresce 4,2% em 2017

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

HOMICIDIOA taxa de homicídios no Brasil aumentou 4,2% de 2016 para 2017, chegando ao recorde de 31,6 mortes para cada 100 mil habitantes. Segundo o Atlas da Violência 2019, divulgado hoje (5) pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o Brasil teve 65.602 homicídios em 2017, um número absoluto 4,9% maior de que em 2016.

O indicador aumentou puxado pelo crescimento dos crimes cometidos nas regiões Norte e Nordeste, onde a taxa passou de 45 homicídios por 100 mil habitantes. Para o presidente do Ipea, Carlos Von Doellinger, o estudo traz tendências preocupantes sobre a violência no país. Como economista, ele destacou que a violência também eleva os custos de se produzir no país, exigindo gastos públicos e privados que representam 5,9% do Produto Interno Bruto de 2016.

Powered by WPeMatico

Mulheres de presos bloqueiam acesso ao Centro Administrativo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

mulheres-presos-bloqueiam-centro-administrativo-587x400Um grupo de mulheres e familiares de presos bloqueou o acesso lateral do Centro Administrativo, na Rua Raimundo Chaves, na tarde desta quarta-feira (7). O protesto pede melhores condições para os detentos e a separação por facção. Na manhã desta quarta-feira (5), um princípio de tumulto foi registrado no Pavilhão 5 de Alcaçuz. Segundo a a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), a situação foi controlada por agentes penitenciários antes que se agravasse.

Desde segunda-feira, 27, parentes de presos estão acampados na Governadoria. O grupo formado, na maioria, por mulheres reclama de maus tratos com os detentos e com os familiares. “Eles (agentes penitenciários) gritam até as crianças que vão lá (Alcaçuz) visitar os pais”, disse a esposa de um interno da penitenciária.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Brasil enfrenta Catar nesta quarta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BRASILA seleção brasileira de futebol enfrenta o Catar nesta quarta-feira (5), às 21h30 (horário de Brasília). O jogo amistoso será o primeiro teste para a Copa América de 2019, que começa na sexta-feira que vem, dia 14.

O Catar, atual campeão asiático, é uma das equipes convidadas para esta edição da Copa América. A partida acontece no estádio Mané Garrincha, na capital federal, e será transmitida pelos canais SporTV (por assinatura) e Globo (aberto).

Segundo o técnico Tite, o Brasil vai entrar em campo com Ederson; Daniel Alves, Miranda, Marquinhos e Filipe Luís; Casemiro, Arthur e Philippe Coutinho; Neymar, Richarlison e Gabriel Jesus.

Powered by WPeMatico

Namorados devem gastar R$ 125 com presentes neste ano, aponta Fecomércio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

dia dos namoradosO Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, o santo casamenteiro, é uma das mais importantes datas comemorativas do ano no que diz respeito à movimentação dos setores do comércio e serviços em todo o país. Diante disso, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) da Fecomércio RN realizou a pesquisa de intenções de compras para a data em Natal e Mossoró.

A pesquisa do IPDC constatou que menos da metade dos potiguares pretende presentear neste Dia dos Namorados. Em Natal, o índice foi de 49,4% (contra 52,5% em 2018) e em Mossoró, de 47,7% (contra 47,2% em 2018). A intenção de compra de presentes é maior entre os consumidores do gênero masculino nas duas cidades (60,5% em Natal e 54,8% em Mossoró); com idade entre 16 a 24 anos em Natal (56,8%) e entre 25 a 34 anos em Mossoró (52,7%); com renda familiar entre seis e nove salários mínimos em Natal (61,5%) e acima de dez salários mínimos em Mossoró (66,7%).

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

ABC anuncia saída de quatro jogadores

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ABCApós quatro derrotas consecutivas, o ABC iniciou uma reformulação no elenco que disputa a Série C do Campeonato Brasileiro. A diretoria abecedista anunciou a saída de quatro jogadores nessa terça-feira (4). O lateral direito Maicon, os laterais esquerdos Jonathan e Evandro, além do atacante Eder foram desligados do Alvinegro. Segundo o clube, os atletas conversaram com o executivo de futebol, Giscard Salton, e foram informados da decisão.

“O ABC Futebol Clube agradece aos jogadores pelos serviços prestados e deseja sucesso na sequência de suas carreiras”, declarou o clube. Além das saídas, o ABC anunciou a chegada de mais um reforço. Também nessa terça-feira, o Alvinegro confirmou o zagueiro Douglas, de 24 anos, que estava no Atlético-GO. O jogador chega por empréstimo até o término da Série C. A escolha foi um pedido do técnico Sérgio Soares.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

P´s será reexibido no 2º Curta Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

curta-metragem-psLançado em 2018, o curta-metragem P´s será reexibido na segunda edição do Festival de Cinema Curta Caicó, que terá início na próxima quinta-feira (13).  O curta caicoense será exibido na sessão de sábado, dia 15 de junho.

Em um ano de carreira, a adaptação do espetáculo da Trapiá Cia. Teatral já percorreu vários festivais independentes de cinema, conquistando o prêmio de Curta Potiguar no Festival Internacional de Baía Formosa e o prêmio Místika, em São Miguel do Gostoso, além de participar de seu primeiro festival internacional na Cracóvia (Polônia).

A obra é uma adaptação de Gregory Haertel que descreve e analisa um caso real de parricídio acontecido na primeira metade do século XIX. A peça traz para uma vila do sertão nordestino a história de P, jovem que assassina brutalmente alguns de seus familiares. O professor Lourival Andrade assina direção e roteiro de P`S, que conta com o ator Alexandre Muniz interpretando o protagonista da história.

O 2º Festival de Cinema Curta Caicó é uma realização da Referência Comunicação e será realizado de 13 a 16 de junho. O festival conta com os seguintes apoios: Governo do RN, Fundação José Augusto, Prefeitura de Caicó, Prefeitura de Parelhas, SEBRAE, SESC, Ceres – UFRN, UERN, Canal Futura, Sindserv, Replac, Implarn, Calle, Óticas Mirna, Brisanet, Unicords, Elo Company, Místika, ACCIRN, ABDeC, Setcenas, TV Kurtição e Inter TV Costa Branca.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Mulher morre após policiais militares reagirem a assalto em ônibus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

RUAUma mulher que seguia para o trabalho morreu nesta quarta-feira, 5, atingida por um tiro no peito dentro de um ônibus da linha 383 (Realengo – Praça da República), em Campinho, na zona norte do Rio de Janeiro, depois que dois policiais militares à paisana reagiram a um assalto dentro do coletivo. Outras duas pessoas ficaram feridas. Os assaltantes conseguiram escapar.

O assalto foi anunciado por volta das 4h30 depois que dois homens embarcaram no ônibus lotado na Estrada Intendente Magalhães. De acordo com a assessoria da Polícia Militar, dois PMs à paisana que estavam no ônibus reagiram e houve uma troca de tiros.

“Foi um susto. De repente, anunciaram o assalto”, contou o motorista, que não quis se identificar, em entrevista ao jornal Extra. “Os passageiros começaram a gritar para abrir a porta e eu abri. Começou então uma troca de tiros. Uma mulher foi atingida e, infelizmente, morreu. Estou em choque.”

Powered by WPeMatico

Governo prevê eliminar multa para motorista que levar criança sem cadeirinha

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

habilitacaoO projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro apresentado nesta terça-feira (4) ao Congresso pelo presidente Jair Bolsonaro propõe eliminar multa para motoristas que transportarem crianças de forma irregular. O texto diz que a violação do artigo 64, que dispõe dessas regras, “será punida apenas com advertência por escrito”, mas ainda precisa ser aprovado por deputados e senadores para entrar em vigor.

Pela proposta enviada ao Congresso, crianças de até 7,5 anos de idade devem ser transportadas nos bancos traseiros e utilizar “dispositivos de retenção” adaptados ao peso e à idade (no caso, cadeirinha ou assento especial). As maiores de 7,5 anos e menores que 10 anos devem ser levadas no banco traseiro e utilizar cintos de segurança. De acordo com a Casa Civil, a antiga aplicação de multas para motoristas fora das regras das cadeirinhas foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal.

Powered by WPeMatico

80% das barragens do RN apresentam índices altos para a categoria de risco e possibilidade de dano ambiental, diz relatório

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

barragem-bola

Pelo menos 80% das barragens ou reservatórios potiguares com capacidade de armazenamento superior a 3 milhões de metros cúbicos de água apresentam índices altos para a categoria de risco e possibilidade de dano ambiental. É o que aponta um levantamento elaborado pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN). O documento, no entanto, ainda é parcial.

G1 teve acesso ao levantamento, que traz dados de 31 das 60 inspeções feitas este ano pela equipe técnica do instituto. Os relatórios restantes destas inspeções estão sendo concluídos. Até o final de 2019, outras 60 inspeções devem ser realizadas, também gerando relatórios.

Segundo o IGARN, “é importante esclarecer que a categoria de risco (CRI) é um índice de segurança que faz aumentar a responsabilidade do empreendedor responsável pelo reservatório, de forma que ele tenha ciência do risco. Para isso, a barragem precisa receber manutenção continuada e este responsável sempre deve manter atualizado o Plano de Segurança de Barragem”.

Já o chamado Dano Potencial Associado (DPA), “é o que classifica o risco ambiental, socioeconômico e potencial de perda de vidas humanas que a barragem pode causar se ela vier a romper, sem necessariamente indicar algum perigo disso ocorrer”, destaca.

Ainda de acordo com o IGARN, logo após a consolidação das inspeções, são emitidas notificações aos empreendedores responsáveis pelos reservatórios. “Em 2018, o IGARN realizou 65 vistorias nas barragens do estado. Já este ano, a meta é de realizar 120 vistorias. No âmbito geral, as barragens apresentam aspectos similares, ou seja, necessitam de manutenções preventivas periódicas”, destaca o documento.

Prevenção

O objetivo das inspeções é evitar que se repitam incidentes como o ocorrido no mês de abril na região Central do estado, mais precisamente entre os municípios de Santana do Matos e Fernando Pedroza, quando chuvas superiores a 220 milímetros provocaram o rompimento de pequenos reservatórios, ponto em sério risco a barragem São Miguel II, que possui capacidade para armazenar até 8 milhões de metros cúbicos de água. O fato obrigou o governo a intervir no reservatório, de forma a reduzir a capacidade de armazenamento da barragem.

Um outro reservatório, o açude São Miguel I, também em abril, chegou a transbordar, causando uma enxurrada. A força da água levou embora a cabeceira de uma ponte na RN-041, prejudicando o acesso da população ao município de Santana do Matos. Dois carros foram arrastados pela correnteza. Duas pessoas foram resgatadas com ferimentos leves.

Duas companhias teatrais de Caicó vencem editais do Sebrae

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O SEBRAE lançou este ano um edital chamado de “Economia Criativa”, abrangendo várias áreas do artesanato e áreas cênicas.

Dois grupos caicoenses foram contemplados nas artes cênicas. Um deles foi a CIA de Teatro Arte Vida, com o Espetáculo Sob o Sol, e a outra foi a Trapiá CIA Teatral com o Espetáculo Chico Jararaca. Sob o Sol será apresentado, de forma gratuita, em pelo menos dez cidades do Seridó.

É uma grande vitória para Caicó dois grupos sendo aprovados em um projeto que abrange todo o RN, e no ano em que o Arte Vida completa 15 anos é o segundo edital que estamos sendo aprovado. Fomos também aprovados no edital da Fundação José Augusto onde vamos apresentar o espetáculo Sob O Sol no Teatro Lauro Monte em Mossoró dia 3 e 4 de agosto. Mas antes disso, nesse final de semana estaremos na casa de Cultura apresentando nosso espetáculo no sábado (08) as 19h30 e no domingo (09) as 20h15, após a Missa da Catedral”, explicou Bruno Cesar, coordenador do Arte Vida.

Defesa de Lula entrega ao TRF-4 argumentos contra condenação no caso do sítio de Atibaia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

LULAA defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), nesta terça-feira (4), os argumentos contra a condenação de 12 anos e 11 meses, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, estipuladas pela 13ª Vara Federal de Curitiba na ação do sítio de Atibaia. É a segunda condenação de Lula na Lava Jato.

A imprensa fez contato com a defesa de Lula para saber quais são os argumentos contra a condenação, e aguarda retorno. O TRF-4 é responsável por julgar os recursos da Lava Jato. A sentença chegou ao tribunal no dia 15 de maio, e o prazo para que a defesa protocolasse suas alegações foi estipulado até esta terça.

O Ministério Público Federal, autor da denúncia, também deve se manifestar. Após a análise das provas, de ouvir os advogados e o MPF, o relator da Lava Jato na segunda instância, João Pedro Gebran Neto, prepara o voto com as suas conclusões.

Powered by WPeMatico

STF retoma julgamento sobre venda de estatais sem aval do Congresso

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

STFO Supremo Tribunal Federal (STF) retomará nesta quarta-feira (5) o julgamento em que decidirá se o governo federal pode vender estatais sem autorização do Congresso Nacional. A decisão a ser tomada também valerá para governos estaduais e prefeituras. O julgamento começou na semana passada com a argumentação de advogados, da Advocacia-Geral da União e da Procuradoria Geral da República. Nesta quarta-feira, a previsão é que os votos dos ministros sejam apresentados.

Durante o julgamento, os ministros deverão definir ainda a diretriz a ser seguida pela administração pública na venda de estatais, e o entendimento deverá servir como regra. Nesta terça (4), o relator do caso, Ricardo Lewandowski, afirmou que a questão é “complexa” e, por isso, avalia que podem ser apresentadas “muitas correntes de voto”.

Powered by WPeMatico

Beco da lama e centro histórico ganham dezenas projetos culturais através de seleção pública da prefeitura

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BECO DA LAMANuma ação inédita na história da cultura potiguar, a Prefeitura do Natal está incentivando dezenas de projetos que irão compor a grade de programação do Centro Histórico de Natal, com destaque para o revigorado Beco da Lama. O resultado da Seleção Púbica nº 014/2019 está na edição de hoje (4) do Diário Oficial do Município e revela o novo momento que irá viver um dos sítios culturais e históricos mais emblemáticos da capital potiguar.

A Seleção Artística para auxílio financeiro incentiva iniciativas artísticas e culturais para compor a programação dos eventos do Centro Histórico de Natal. Projetos de samba, choro, artes plásticas, cultura popular, dança, tributos, homenagens e tradições que vão do coco ao choro, estarão na pauta semanal do Beco da Lama e adjacências nos próximos dias.

A Comissão de Seleção Artística analisou 71 (setenta e um) projetos apresentados entre as diversas categorias e selecionou 23.

Na categoria A, para a realização de eventos de uma edição, foram selecionados 13 projetos: “Melé 100 anos”, “Brega no Beco”, “Exit”, “Preveillon”; “Sancho no Beco”; “Entre o Sonho e o Som de Belchior”; “RN Autoral Canta Sambas e Choros”; “30 anos sem Raul Seixas”; “Jackson do Pandeiro é 100”; “Minicurso Estéticas e Escutas Periféricas”; “Incubus”, “Tributo a Gal Costa” e “Coco no Pé-Bate Palma que a gente Resolve”.

Para a categoria B (eventos com 4 realizações) foram selecionados 4 projetos: “Show Sacrário com Valéria Oliveira”, “Boi de Reis do Bom Pastor”; “Curta na Praça” e “Ser Tão Potiguar”.

Na categoria C – eventos com 8 realizações – foram selecionados quatro projetos: “Estação do Cordel Vai a Praça”, “Hoje tem Samba no Beco”, “O Galo da Praça” e “Saraus Insurgências Poéticas”.

Na Categoria D (eventos com 10 realizações), foram selecionados dois projetos: “Samba que te Quero Samba” e “Cidade Música”.

Powered by WPeMatico

Mega-Sena pode pagar R$ 63 milhões nesta quarta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O concurso 2.157 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 63 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio ocorre às 20h (horário de Brasília) desta quarta (5) em São Paulo (SP). As apostas podem ser feitas até as 19h (de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet. A aposta mínima custa R$ 3,50.

A probabilidade de vencer em cada concurso varia de acordo com o número de dezenas jogadas e do tipo de aposta realizada. Para a aposta simples, com apenas seis dezenas, com preço de R$ 3,50, a probabilidade de ganhar o prêmio milionário é de 1 em 50.063.860, segundo a Caixa. Já para uma aposta com 15 dezenas (limite máximo), com o preço de R$ 17.517,50, a probabilidade de acertar o prêmio é de 1 em 10.003, ainda segundo a Caixa.

Powered by WPeMatico

Bolsonaro sanciona lei que criminaliza a calúnia com finalidade eleitoral

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que tipifica o crime de denunciação caluniosa com finalidade eleitoral. A nova lei, que altera o Código Eleitoral, foi publicada no “Diário Oficial da União” desta quarta-feira (5). A lei prevê pena de prisão de dois a oito anos, além de multa, para quem acusar falsamente um candidato a cargo político com o objetivo de afetar a sua candidatura.

De acordo com o texto que entrou em vigor nesta quarta, a pena aumenta se o caluniador agir no anonimato ou com nome falso. Atualmente, a legislação eleitoral prevê detenção de até seis meses ou pagamento de multa para quem injuriar alguém na propaganda eleitoral, ou visando a fins de propaganda, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro.

Powered by WPeMatico

Servidora pública é morta no interior do RN após reclamar do barulho de fogos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

servidoraUma servidora pública de 57 anos foi assassinada com um tiro de espingarda na tarde desta segunda-feira (3) no município de Marcelino Vieira, na região do Alto Oeste potiguar, após discutir com um vizinho. O motivo da briga, segundo a Polícia Militar, foram os barulhos causados por fogos de artifício, que estavam assustando os animais que a vítima criava no quintal de casa. O vizinho dela foi preso.

Ainda de acordo com a PM, Maria Zeneide da Silva Costa bateu boca com o vizinho por causa dos fogos que ele estava soltando, e por isso teria jogado pedras nele. Foi quando o homem, aparentemente embriagado, entrou em casa e voltou com uma espingarda e atirou na mulher.

Maria Zeneide morreu na calçada de casa, em uma comunidade conhecida como Panati, na zona rural do município. O vizinho preso, que é agricultor aposentado, tem 69 anos.

Powered by WPeMatico

80% das barragens do RN apresentam índices altos para a categoria de risco e possibilidade de dano ambiental, diz relatório

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

AÇUDE BOQUEIRÃO EM PARELHASPelo menos 80% das barragens ou reservatórios potiguares com capacidade de armazenamento superior a 3 milhões de metros cúbicos de água apresentam índices altos para a categoria de risco e possibilidade de dano ambiental. É o que aponta um levantamento elaborado pelo Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte (IGARN). O documento, no entanto, ainda é parcial.

O levantamento traz dados de 31 das 60 inspeções feitas este ano pela equipe técnica do instituto. Os relatórios restantes destas inspeções estão sendo concluídos. Até o final de 2019, outras 60 inspeções devem ser realizadas, também gerando relatórios.

Segundo o IGARN, “é importante esclarecer que a categoria de risco (CRI) é um índice de segurança que faz aumentar a responsabilidade do empreendedor responsável pelo reservatório, de forma que ele tenha ciência do risco. Para isso, a barragem precisa receber manutenção continuada e este responsável sempre deve manter atualizado o Plano de Segurança de Barragem”.

Já o chamado Dano Potencial Associado (DPA), “é o que classifica o risco ambiental, socioeconômico e potencial de perda de vidas humanas que a barragem pode causar se ela vier a romper, sem necessariamente indicar algum perigo disso ocorrer”, destaca.

Powered by WPeMatico

Projeto Federais Solidários apresenta palestras em 8 escolas de duas cidades do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

federais-solidariosO projeto social Federais Solidários, criado há dois anos pelo Sindicato dos Policiais Federais do Rio Grande do Norte (Sinpef-RN), agendou para esta quinta-feira (6) apresentações voltadas para alunos de 8 escolas públicas em duas cidades do interior potiguar: Florânia e Tenente Laurentino Cruz.

A missão é abordar assuntos relevantes para a evolução do conhecimento das crianças e jovens por meio de palestras gratuitas. Os temas são: ‘Os perigos da internet’, ‘A importância da leitura’, ‘As drogas e os seus danos’ e ‘Cidadania contra a corrupção’.

Tenente Laurentino Cruz

Em Tenente Laurentino Cruz, as palestras começam a ser apresentadas às 14h, na Av. Manoel Nascimento, reunindo estudantes da Escola Estadual Padre Sinval e das escolas municipais Senha Santana, Florência Maria, e Silvino Garcia do Amaral.

Florânia

Já em Florânia, o projeto está marcado para começar às 16h, na Escola Nossa Senhora das Graças, Escola Municipal Macária Giffoni de Medeiros, e escolas estaduais Coronel Silvino Bezerra e Teônia Amaral.

Powered by WPeMatico

Interno da penitenciária de Caicó é classificado em 1° lugar na 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

AD131710-4CD0-461B-BCA2-A26BB9072396-1024x768

Internos da Penitenciária Estadual do Seridó, foram classificados na primeira fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O resultado da competição que tem o objetivo de estimular o estudo da matemática entre alunos e professores foi divulgado, nesta terça-feira (04), o qual mostrou a aprovação de três internos da unidade de Caicó.

Jeferson Enéas de Azevedo, foi o interno da olimpíada que teve a colocação em 1° lugar e Elden Azevedo do Nascimento, em 5° lugar. Ambos foram classificados no requerimento do Ensino Fundamental. Já na modalidade do Ensino Médio, o interno José Oliveira da Cruz foi classificado em 18° lugar. Os alunos aprovados nesta primeira etapa, são matriculados no Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), Senador Guerra.

A prova foi aplicada no dia 21 de maio, deste ano, o qual 25 apenados foram inscritos na turma de ensino fundamental e 21 no ensino médio. No total 46 internos da unidade realizaram a competição que busca encontrar jovens talentos para a matemática, com intuito de estimular o estudo da disciplina para a resolução de problemas, o qual despertem interesses e curiosidades, tanto dos alunos quanto dos professores. Também busca promover a inclusão social por meio da difusão e do conhecimento.

Vale ressaltar, que esse é um momento pioneiro de grande significância no avanço das políticas de educação desses espaços. Educação e inclusão fazem parte das diretrizes traçadas pela atual gestão do Secretário de Estado da Administração Penitenciária (Seap), Pedro Florêncio Filho.

Presidente Bolsonaro assina decreto e Sal é reconhecido com um bem de interesse social

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp-Image-2019-06-04-at-19.37.59

O presidente da República Jair Messias Bolsonaro assinou na tarde desta terça-feira (4), o decreto presidencial que reconhece o sal como um bem de interesse social. A medida vai garantir a segurança jurídica necessária que atividade precisa, sem que haja perdas para o meio ambiente, nem para os produtores e trabalhadores do setor. O pleito foi uma luta do deputado federal Beto Rosado (Progressistas) junto aos salineiros do Rio Grande do Norte.

O parlamentar apresentou em 2017 a indicação Nº 3966, sugerindo a criação do decreto que ao longo dos últimos anos vem tramitando entre os ministérios do Meio Ambiente, Economia, além da Casa Civil. Com a mudança do governo federal, Beto Rosado apresentou uma nova indicação Nº 464/2019, sugerindo a criação do decreto, que foi assinado na tarde desta terça-feira.

“A ameaça iniciou em 2013 e vem gerando imensa insegurança jurídica à atividade salineira, inibindo investimentos e gerando desconfiança quanto a sua continuidade por parte de fornecedores e clientes. Se não fosse este decreto, a atividade chegaria em curto espaço de tempo a um verdadeiro colapso, atingindo os mais de 50 mil empregos diretos e indiretos gerados pela indústria”, alertou Beto.

A medida do presidente Jair Bolsonaro, tão esperada pelos produtores, obedece aos preceitos estabelecidos no código florestal. “A medida abrangerá aquelas indústrias consolidadas até o ano de 2008 e sem alternativa locacional, garantindo não só a continuidade do setor salineiro, mas a própria preservação do ambiente hipersalino desenvolvido na região, sempre respeitado pela indústria do sal”, afirmou o vice-presidente do Sindicato das Indústrias da extração do Sal Aírton Torres.

Participaram da assinatura do documento o Ministro-chefe da Casa Civil Onyx Lorenzoni, os deputados federais Beto Rosado (Progressistas), Fabio Fabia (PSD), Rafael Motta (PSB), General Girão (PSL), João Maia (PL) e o senador Styvenson Valentim (Pode); prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini (Progressistas), de Areia Branca Iraneide Rebouças (PSD) e o prefeito de Macau Túlio Lemos (PSD), além dos representantes do setor salineiro Rafael Mandarino, José Mandarino, Aírton Torres, Marcelo Monteiro, Herbert Junior, Frediano Rosado, Francisco Ferreira Souto Filho, Edite Souto, Francisco Aldemir de Souza, Severino Praxedes Sobrinho, Lucivan Praxedes Gomes, Marcos Roberto Alves, Renato Fernandes e David Maranata.