O Sindicato dos Trabalhadores Rurais recebe nesta quarta-feira (31), a partir das 8h, um encontro com os 25 municípios da região do Seridó para discutir pautas importantes e a participação da Marcha das Margaridas que acontecerá no mês de agosto em Brasília.
Do evento será tirada uma Comissão para participar do evento que a cada quatro anos reúne mulheres do campo de todos os estados que marcham inspiradas pela história de Margarida Maria Alves, liderança assassinada por defender os direitos de trabalhadoras e trabalhadores rurais.
Desde o seu surgimento, a Marcha vem se construindo como a maior e mais efetiva ação de luta das mulheres do campo, da floresta e das águas, contra a exploração, a dominação e todas as formas de violência e em favor de igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres.
A previsão é de que 100 mil mulheres, do campo e da floresta estejam na capital federal. Criado em 2000, o evento denuncia retrocessos em direitos sociais e propõe políticas públicas relacionadas à produção de alimentos saudáveis e contra a violência. Além da Contag – que reúne 27 federações e 4 mil sindicatos –, a Marcha conta com a parceria de 16 organizações sociais e movimentos.