Sessão na Câmara de Caicó debateu trabalho dos agentes de saúde e endemias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20191023-WA0195

A Câmara Municipal de Caicó realizou nesta quarta-feira (23), às 14h, sessão pública do Centro de Estudos e Debates, para discutir os esclarecimentos sobre declarações feitas em prestação de contas da secretaria de Saúde. Autor da propositura, o vereador Pastor Erinaldo Lino fez um resgate histórico que levou à realização desta audiência.

Pastor Erinaldo fez uma referência à audiência pública para apresentação do balanço financeiro da secretaria municipal de Saúde, no último dia 15 de outubro. Na oportunidade, surgiram alguns questionamentos sobre a relação da pasta com os agentes de saúde e endemias. “Foi dito que a secretaria teria, no futuro, dificuldade de adquirir até medicamentos, como dipirona, em favor do pagamento da folha de pessoal”, disse.

Pesando, segundo a equipe técnica, os salários pagos aos agentes. “Hoje, foram explicados os direitos conquistados por esses servidores e o impacto disso na sociedade. A administração municipal já gastou milhões em outras áreas, mas tem deixado questões pendentes na saúde”, concluiu.

Participaram dos debates, os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó (SINDSERV), Conselho Municipal de Saúde e o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do RN (SINDAS/RN), Cosmo Mariz. Em ofício ao Poder Legislativo, a secretária de Saúde, Leiliane Albuquerque, alegou impossibilidade de participar do evento, tendo em vista viagem profissional ao estado de Pernambuco.

“Com dados do Ministério da Saúde, provamos que a coisa não do jeito que foi dita. Ao contrário, o que hoje prejudica as finanças do Município é a gigantesca folha de contratos e comissionados, ultrapassando mais de 40% com a despesa de efetivo. São muitos recursos, mas com a má gestão a população não tem o serviço prestado a contento”, destacou Cosmo Mariz.

banner-CDS-1

Internos do Sistema Penitenciário vão ajudar na limpeza de praias atingidas por óleo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

oleo-litoral-de-pernambuco-praias-manchas-730x400A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap), em reunião na manhã desta terça-feira, dia 22, com a Defesa Civil e  Idema,  colocou à disposição voluntários do regime semiaberto do Sistema Prisional para ajudar no mutirão de limpeza de mancha de óleo bruto que atinge algumas praias do RN.

O trabalho será coordenado pela Defesa Civil com apoio da Seap. “Os internos voluntariados receberão treinamento prévio para manuseio do material e equipamento de proteção individual do mesmo jeito que o voluntariado civil”, explicou o secretário de Administração Penitenciária, Pedro Florêncio.

Segundo o secretário Pedro Florêncio, o trabalho voluntariado dos internos atinge o fim social do apenado em se reinserir à sociedade e contará para a remição da pena como determina a Lei de Execuções Penais. “Estamos aguardando o treinamento e a definição da área de atuação”, falou.

Powered by WPeMatico

Pescador afetado por vazamento terá parcela extra do seguro-defeso

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os pescadores artesanais da Região Nordeste afetados pelo vazamento de óleo cru nas praias irão receber uma parcela extraordinária do seguro-defeso, informou nessa terça-feira (22) o secretário de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Júnior. A medida beneficiará cerca de 60 mil profissionais. A estimativa é que o governo federal desembolse R$ 59 milhões com a ação.

“O governo federal está sensibilizado com essa questão ambiental. Vamos socorrê-los [os pescadores] nesse primeiro mês acompanhando a evolução do óleo nas águas nordestinas”, disse Seif Júnior. “Vamos pagar o mês de novembro de forma extraordinária e continuar monitorando. Se o problema persistir, vamos estudar novas medidas”, informou.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Senado aprova texto-base da reforma da Previdência em segundo turno

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

SENADOApós pouco mais de três horas de discussão, o Plenário do Senado aprovou o texto-base da reforma da Previdência em segundo turno. Às 19h22, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), proclamou o resultado. A proposta de emenda à Constituição (PEC) foi aprovada por 60 votos contra 19.

“O Senado enfrentou neste ano uma das matérias mais difíceis para a nação brasileira”, disse Alcolumbre ao encerrar a votação. “Todos os senadores e senadoras se envolveram pessoalmente nas discussões e aperfeiçoaram esta matéria, corrigindo alguns equívocos e fazendo justiça social com quem mais precisa.”

Powered by WPeMatico

UFRN é a universidade mais empreendedora do Norte e Nordeste

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ufrnA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a universidade mais empreendedora das regiões Norte e Nordeste. O resultado foi divulgado em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira, 22, durante a apresentação do Ranking de Universidades Empreendedoras 2019. No país, a UFRN alcançou a 11º colocação, a frente de universidades tradicionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (12º) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (32º).

Realizado pela Brasil Júnior — Confederação das Empresas Juniores Brasileiras –, o índice enumera as universidades mais empreendedoras do país e busca compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior, utilizando como critérios a inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização.

Nesta terceira edição, foram classificadas 123 universidades de todos os estados brasileiros. A equipe realizadora define uma universidade empreendedora como uma comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável e que desenvolva a sociedade por meio de práticas inovadoras.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Após arrastão, três bandidos morrem e um é preso pela Polícia Militar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após fazerem arrastão em uma casa e entrarem em confronto com a Polícia Militar, três homens morreram e um foi preso na madrugada desta quarta-feira (23), em Mossoró, na região Oeste potiguar. Outro suspeito ainda é procurado. Nenhum policial ficou ferido no confronto.

De acordo com a PM, o caso aconteceu por volta das 3h. Os criminosos chegaram a uma casa no bairro Santa Delmira, na região Oeste da cidade, usando um carro roubado nesta terça-feira (22). Eles conseguiram entrar no imóvel e começaram a fazer um arrastão – a ação foi flagrada por câmeras de vigilância dentro da casa.

Powered by WPeMatico

Operação do MPRN cumpre mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Caiçara do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quarta-feira (23) a operação Localização. O objetivo foi cumprir 5 mandados de busca e apreensão nas cidades de Caiçara do Norte, Natal e Passa e Fica. A sede da Prefeitura de Caiçara do Norte e a casa do atual prefeito também foram alvos dos mandados.

A operação visou localizar e apreender documentos relacionados a contratos firmados entre a Prefeitura de Caiçara do Norte e a empresa Mirante da Construção LTDA-ME, em relação a procedimentos licitatórios para a aquisição de serviços de engenharia. O MPRN mostrou indícios que “a empresa contratada jamais possuiu funcionário em seus quadros, além de localizar-se no município de Passa e Fica, e que apenas de forma esporádica se tem a presença de algum responsável no imóvel” que servia como sede dela em Caiçara.

“Nesse sentido, verificam-se, ainda, as fotografias da sede da empresa contratada, onde se observa uma estrutura simples e atípica para uma pessoa jurídica voltada à prestação de serviços de médio à grande porte às prefeituras locais, assemelhando-se a um imóvel residencial, o que causa estranheza sob esse aspecto”, citou o relatório do MPRN que baseou o pedido para as buscas e apreensões.

O MPRN apresentou, ainda, indícios que “as obras de recuperação das estradas vicinais no Município contratante, no trecho compreendente entre Terra Santa e Nova Olinda, não foram realizadas pela empresa contratada, vencedora do processo licitatório, e sim pelas máquinas da própria Prefeitura do Ente Público licitante, o que reforça a possível falta de estrutura anteriormente destacada”.

Além disso, o prefeito deixou de se manifestar nos autos do procedimento instaurado pelo MPRN, apesar da obrigação legal em dar publicidade aos atos praticados. O MPRN destacou a “impossibilidade de se aferir informações acerca do procedimento licitatório efetivado entre os demandados através do portal da transparência do Município, em vista da insuficiência das informações contidas no sítio virtual do Ente Público”.

A operação Localização contou com o apoio da Polícia Militar. Ao todo, 5 promotores de Justiça e 14 servidores do MPRN participaram da ação, que apreendeu documentos e equipamentos de mídia digital. Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos na sede da Prefeitura de Caiçara do Norte, na Secretaria Municipal de Administração, na sede da empresa Mirante da Construção, na casa do prefeito e na residência do proprietário da empresa Mirante da Construção.

UFRN é a universidade mais empreendedora das regiões Norte e Nordeste

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a universidade mais empreendedora das regiões Norte e Nordeste. O resultado foi divulgado em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira, 22, durante a apresentação do Ranking de Universidades Empreendedoras 2019. No país, a UFRN alcançou a 11º colocação, a frente de universidades tradicionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (12º) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (32º).

Realizado pela Brasil Júnior, Confederação das Empresas Juniores Brasileiras, o índice enumera as universidades mais empreendedoras do país e busca compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior, utilizando como critérios a inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização. Nesta terceira edição, foram classificadas 123 universidades de todos os estados brasileiros. A equipe realizadora define uma universidade empreendedora como uma comunidade acadêmica inserida em um ecossistema favorável e que desenvolva a sociedade por meio de práticas inovadoras.

Em 2019, a UFRN alcançou números proeminentes para a realidade do Nordeste, o que a situou em 13º no país no número de patentes pedidas, de acordo com o Ranking Univeristário da Folha (RUF) divulgado no início deste mês de outubro. Além disso, com 18 cartas-patentes concedidas, a UFRN está a frente de universidades com IGC similares ao seu, como Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Pernambuco e Universidade Federal da Bahia. “Os resultados são fruto do esforço institucional de aproximação da Universidade com o setor produtivo e consequente aproveitamento das tecnologias e do conhecimento gerados aqui dentro da academia pelas empresas, o que acreditamos que impacta diretamente no desenvolvimento da nossa região”, colocou o diretor da Agência de Inovação da UFRN, Daniel Pontes.

Ele pontuou que a própria criação da unidade, datada de junho de 2019, é fruto deste esforço. Embora já existisse desde 2007 inicialmente sob a nomenclatura de Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, a unidade passou por uma reestruturação que a transformou em unidade suplementar. Assim, acresceu suas atribuições, dentre as quais a gestão da propriedade intelectual, transferência de tecnologia e dos ambientes promotores de inovação na UFRN, acompanhando e estimulando, por exemplo, as atividades das incubadoras da Universidade, bem como, as atividades dos parques e polos tecnológicos.

Números da inovação da UFRN:

  • -237 pedidos de patente
  • -18 patentes concedidas
  • -Softwares: 177 registrados
  • -Marcas: 58 registradas
  • -Incubadoras: 5
  • -Gestora do primeiro e único parque tecnológico do Estado
banner_seridopneus-770

MEC divulga horário de provas do Enem em cada estado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ENEMO Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (23) orientações sobre o horário das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios. Como a aplicação segue o horário de Brasília, dependendo do local, os relógios podem estar até duas horas atrasados, e os participantes devem ficar atentos. Cerca de 5,1 milhões de pessoas estão inscritas para o exame.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados, isso porque, pela extensão territorial do país, existem diferentes fusos horários. Os estudantes que chegarem após o fechamento dos portões não poderão fazer o exame. No dia 3 de novembro, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer a prova. No segundo domingo de prova, 10 de novembro, o tempo será mais curto: cinco horas.

O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante imprima e leve o cartão de confirmação da inscrição, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Mineradora começa a explorar ouro de Currais Novos em 2020

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

OURO-1A exploração do ouro na cidade de Currais Novos, situada na região do Seridó potiguar está prevista para começar no segundo semestre de 2020. O Governo do Estado e a empresa Cascar Brasil Mineração assinaram nessa segunda-feira (21), na sala de reuniões da governadoria, o protocolo de intenções para a implantação e desenvolvimento do Projeto Borborema.

A governadora Fátima Bezerra e o presidente da companhia, Andrew Richards, são os principais signatários do documento que visa encaminhar uma série de ações necessárias para o início dos trabalhos, como a questão fundiária, realocação de rodovia, concessão e licenciamento ambiental.

O protocolo contempla a inclusão da empresa no Programa de Estímulo à Indústria (Proedi), pelo qual será beneficiada inicialmente com desconto de 85% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que poderá aumentar até para 95%, caso a companhia obedeça a alguns critérios relativos à geração de empregos e sustentabilidade.

Powered by WPeMatico

Após 4 horas de combate, bombeiros apagam fogo no interior do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

incendio-bombeiros-sao-miguel-interior-rn-oeste-fogo-combate-e1571775876710-720x400O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN) apagou mais um incêndio florestal no estado. Desta vez, a ocorrência foi em São Miguel, no Oeste Potiguar, nesta terça-feira (22). De acordo com a corporação, as chamas começaram por volta das 9h30 da manhã. Após o acionamento dos bombeiros, o fogo foi controlado no início da tarde, depois de quatro horas de combate.

Ainda segundo o CBM-RN, a origem do fogo não foi identificada. Contudo, com umidade do ar variando entre 30% e 20% nesta terça, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a tendência é que o tempo seco tenha provocado o incêndio na região. Nesta terça, o aviso de “perigo potencial por causa da baixa umidade” foi emitido pelo Inmet para várias cidades das regiões Central e Oeste do RN.

Powered by WPeMatico

Programa dará bolsa e qualificação a desempregados do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

portal245desemprego-730x400O Governo do RN sancionou um projeto de lei que incentiva por meio de bolsa e qualificação profissional  trabalhadores que estão há mais de dois anos sem inserção no mercado. O programa Pró-Emprego, instituído pela lei 10.612/2019 ainda deverá ser regulamentado por decreto e atenderá, anualmente, duas mil pessoas, oferecendo auxílio no valor de 20% do salário mínimo vigente.

A proposta é incentivar a formação e qualificação por meio da participação prioritária do trabalhador desempregado em cursos ou treinamentos oferecidos gratuitamente pelo Governo estadual, federal ou iniciativa privada. Caberá ao bolsista se informar  sobre cursos oferecidos, matricular-se e concluir concluí-los, podendo, ainda, frequentar outros cursos de qualificação profissional, a seu critério, inclusive pagos, desde que assuma os custos.

Powered by WPeMatico

Caicó: Obra da Academia da Saúde avança na Praça Dom José Delgado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

69b2edb2-3810-4514-8b98-71448d42a8b8Nesta terça-feira (22), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), esteve na Praça Dom José Delgado, onde acompanhou as obras da Academia da Saúde, que será entregue em breve. A academia da Saúde é uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos.

“A obra da Academia de Saúde está quase pronta e em breve será entregue à população de Caicó esse equipamento importante para a prevenção de doenças. Também quero anunciar que nos próximos dias, o Município de Caicó vai dar início a construção de mais duas academias da Saúde, sendo uma na Praça do Bairro Castelo Branco ao lado da Praça e outra no Bairro Boa Passagem, por trás do ginásio de Esportes que está sendo construído. Depois, vamos ter mais academias em outras regiões da cidade”, disse o prefeito Batata.

Powered by WPeMatico

Nova técnica de edição de DNA poderá curar até ‘89% das doenças genéticas’ no futuro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

DNAUma nova forma de editar o código genético humano pode corrigir até 89% de erros no DNA que causam doenças, dizem cientistas americanos. A tecnologia, conhecida como “prime editing” (“edição de qualidade”, em tradução livre), foi descrita como uma espécie de “editor de texto genético” capaz de reescrever o DNA com precisão.

Em teste de laboratórios, a nova tecnologia foi usada para corrigir mutações que causam doenças. Uma das mutações que a técnica conseguiu corrigir foi a da anemia falciforme. O método foi desenvolvido pela equipe do “Instituto Broad”, ligado à universidade de Harvard e ao MIT (“Massachusetts Institute of Technology”) nos Estados Unidos. A equipe de cientistas afirma que a tecnologia é “muito versátil e precisa”, mas destaca que a pesquisa está apenas começando.

Powered by WPeMatico

Aneel reduz valor da bandeira amarela e aumenta tarifa da bandeira vermelha em novembro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bandeiras-tarifarias-1-A partir de novembro, os valores cobrados com o acionamento das bandeiras tarifárias não serão mais arredondados, segundo decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o valor cobrado pela bandeira amarela vai cair, e o valor cobrado pela bandeira vermelha vai aumentar. A Aneel também aprovou a abertura de uma consulta pública para discutir o tema, mas a medida já valerá a partir de novembro. A proposta receberá contribuições de 23 de outubro a 9 de novembro.

Bandeira Amarela

De R$ 1,50 por 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos para R$ 1,34 por 100 kWh

Bandeira vermelha patamar 1

De R$ 4 por 100 kWh para R$ 4,16 por 100 kWh

Bandeira vermelha patamar 2

De R$ 6 por 100 kWh para R$ 6,24 por 100 kWh

Powered by WPeMatico

Incentivo à leitura marca Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do Sesc 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Biblioteca sesc rio brancoPara celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2019, o Sistema Fecomércio preparou uma programação especial gratuita, entre os dias 21 e 31 de outubro, nas unidades Sesc RN, com intuito de incentivar a leitura.

As atividades terão início no Sesc Rio Branco, com exposição de livros com o tema; “O Universo dos Booktubers: resenha literária em mídias digitais” e segue até o dia 31, com oficina de leitura e bate papo com escritores. No dia 27 e 28, as ações começam nas unidades de Caicó e Mossoró, respectivamente.

Na unidade Sesc Zona Norte, a programação começa no dia 29 e se estende até o dia 8 de novembro, com oficinas, exposições e ações literárias voltadas para crianças. A programação nas unidades Sesc foi inspirada em temas da atualidade, como cultura geek e games, além de linguagem dos booktubers, um fenômeno da internet.

Powered by WPeMatico

Joice Hasselmann diz que assessores de Bolsonaro atuam nas redes sociais com perfis falsos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

joice-e-bolsonaroA deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, afirmou nesta terça-feira (22) em entrevista ao G1 que assessores de Carlos, Eduardo e Flávio Bolsonaro — filhos do presidente da República —, criaram perfis falsos numa rede social. Joice diz ainda que “dentro do Palácio do Planalto”, “no gabinete do presidente”, há um grupo responsável por produzir materiais.

De acordo com a parlamentar, há mais de 20 perfis falsos no Instagram criados por assessores e pessoas ligadas aos três filhos políticos do presidente: o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC).

Powered by WPeMatico

Caicó sedia Seminário de Gestores da Educação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

9347eff0-442d-4fc0-b4a0-fc35b53e8f23O Município de Caicó sediou nos dias 17 e 18 de outubro, o Seminário de Gestores da Educação, que trouxe como tema: Governança participativa, compromisso técnico e político. O encontro foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME-RN).

A UNDIME-RN reuniu mais de 100 municípios potiguares com a proposta de discutir um regime de colaboração, onde requer o envolvimento de atores com competência técnica, ou seja, que conheçam os desafios da educação e saibam atuar sobre eles.

O Seminário buscou a discussão sobre uma política pública em regime de colaboração, que exige um comprometimento com as pessoas que fazem a educação nos municípios e no Estado. Para isso, requer governança estruturada e participativa, em que se definem os atores, as estratégias e as formas de interações entre eles e em torno de propósito comuns, pautado pela garantia de aprendizagem dos alunos.

Powered by WPeMatico

RN tem aumento de mais de 4 mil casos de chikungunya em 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ChikungunyaO Rio Grande do Norte teve um aumento de mais de 4 mil casos de chikungunya de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2019, são 5.276 casos confirmados da doença no estado nesses primeiros 10 meses. No ano anterior, haviam sido 1.216. O crescimento é de cerca de 333%.

Também há oito casos de morte confirmados pela chikungunya neste ano – seis aconteceram em Natal e outras duas em Parnamirim. Os dados são do novo boletim de arboviroses no RN, da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica (Suvige), e foram divulgados nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os casos são referentes até o dia 5 de outubro.

Powered by WPeMatico

Prefeitura de Natal vai à Justiça contra o Proedi

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ÁLVARO DIASO prefeito de Natal, Álvaro Dias, pretende entrar com uma ação judicial contra o Estado para pedir a suspensão do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), que foi criado para renúncia fiscal, independente dos outros municípios. Segundo Álvaro Dias, o programa é ilegal porque foi instituído por meio do decreto e penoso aos municípios por, na prática, diminuir as receitas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço).

A intenção de Álvaro Dias é que a ação seja feita através da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn) para incluir outros municípios que estejam insatisfeitos com o Proedi. Entretanto, ele avalia que se a Femurn não tomar providências, vai iniciar sozinho. “Já conversei com a Procuradoria do Município e temos o entendimento de que um programa desse, que afeta a arrecadação dos municípios, não pode ser feito através de decreto”, explica Dias.

O Governo do Estado já afirmou que não pretende revogar o decreto porque ele é autorizado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e que as perdas dos municípios serão recuperadas com o crescimento da arrecadação, já que a expectativa é que o Proedi estimule a economia. “A única consequência disso (suspensão do Proedi) é que vai acabar o incentivo à indústria do Rio Grande do Norte”, afirmou o secretário estadual de tributação, Carlos Eduardo Xavier, no último dia 17.

Os prefeitos do Rio Grande do Norte irão se reunir na próxima quinta-feira (24) em uma assembleia da Femurn para deliberar quais ações devem ser tomadas relacionadas ao programa. A assembleia vai tratar da proposta feita pelo Governo do Estado, no último dia 11, que propõe um acréscimo de R$ 10 milhões nos repasses destinados à atenção básica e à farmácia básica. Esse recurso vai ser dividido entre os municípios e deve ser enviado em dezembro. Mais R$ 10 milhões estão previstos para serem enviados no ano que vem, entre os meses de janeiro e abril.

Com informações do jornal Tribuna do Norte

Powered by WPeMatico

Caso Zaira Cruz: peritos do caso vão explicar suas conclusões em audiência nesta quarta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PM_Pedro_Inácio_e_Zaira_cruz

Mais um capítulo na morte da jovem Zaira Cruz, assassinada este ano no período do carnaval em Caicó, que tem como acusado o PM Pedro Inácio. Nesta quarta-feira (23) acontecerá audiência em Natal, onde os peritos do caso vão explicar minuciosamente suas conclusões. A assistente de acusação, advogada Dra Kalina Leila Medeiros que foi constituída pela família da vítima acompanhará o caso.

Governo do Estado assina ordem de serviço para construção de 15 queijeiras no Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A governadora Fátima Bezerra e a Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa) assinam nesta quarta-feira (23) as ordens de serviço para construção de 15 queijeiras vinculadas à Capesa, beneficiadas pelo Edital de Leite e Derivados lançado pelo Governo do RN via projeto Governo Cidadão e Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), com recursos do Banco Mundial. A assinatura está marcada para acontecer às 15h na sede da cooperativa, em Parelhas. 

Os investimentos nestas 15 queijeiras somam R$ 6.688.380,53, incluindo R$ 921 mil de contrapartida dos 15 beneficiários. A injeção de recursos vai mudar a realidade da produção de queijo em todo o Rio Grande do Norte, mas sobretudo no Seridó, onde se concentra a maior parte da produção artesanal.

As queijeiras estão localizadas em Parelhas, Santana do Seridó, Florânia, Acari, Carnaúba dos Dantas, Tenente Laurentino Cruz, Currais Novos, Jucurutu e Timbaúba dos Batistas. As empresas vencedoras das licitações foram a S. Torres, Dantas Construtora, Silva Cruz, 3R Construções, W&W Soluções e DP de Lima.

Ao todo, 39 queijeiras estão ligadas à Capesa e à Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares do Seridó (Coafs), selecionadas na chamada pública, e receberão investimento total de R$ 20 milhões. Ao fim da execução, elas estarão regularizadas de acordo com as exigências sanitárias da legislação vigente e aptas a entrarem no mercado formal.

Serão feitas a adequação da infraestrutura, aquisição de maquinário e equipamento necessário, melhoria na logística do transporte, comercialização e capacitação dos funcionários da comunidade. A regularização é importante para que as cooperativas recebam o selo das instituições sanitárias vigentes: Serviço de Inspeção Municipal; Instituto de Defesa e Inspeção Sanitária (IDIARN); Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Vivaldo solicita a contratação de psiquiatras para hospitais regionais do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vivaldocosta_alrn

Em pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (22), na Assembleia Legislativa, o deputado Vivaldo Costa (PSD) fez um apelo ao governo do Estado para que priorize a contratação de psiquiatras para os hospitais regionais do Rio Grande do Norte. De acordo com o parlamentar, a ausência desses profissionais nas equipes médicas de atendimento básico à saúde compromete o serviço prestado às famílias.

“Quem trabalha em urgência sabe da existência dos surtos esquizofrênicos. Muitas vezes chega um paciente em surto e a equipe médica de plantão não possui treinamento adequado para o atendimento. Em algumas situações até presta o primeiro atendimento e a faz a internação, mas no dia seguinte não há um especialista para acompanhar o caso e então o drama da família é terrível”, disse Vivaldo, lembrando que enquanto governador do Estado foi responsável por levar aos hospitais do Seridó o atendimento aos pacientes com transtornos mentais.

O deputado Vivaldo Costa pediu para que a governadora Fátima Bezerra (PT) fosse “sensível” ao pleito, viabilizando a inclusão de psiquiatras no Hospital Regional do Seridó, em Caicó, e demais hospitais regionais do Estado.