A Câmara Municipal de Caicó realizou nesta quarta-feira (23), às 14h, sessão pública do Centro de Estudos e Debates, para discutir os esclarecimentos sobre declarações feitas em prestação de contas da secretaria de Saúde. Autor da propositura, o vereador Pastor Erinaldo Lino fez um resgate histórico que levou à realização desta audiência.
Pastor Erinaldo fez uma referência à audiência pública para apresentação do balanço financeiro da secretaria municipal de Saúde, no último dia 15 de outubro. Na oportunidade, surgiram alguns questionamentos sobre a relação da pasta com os agentes de saúde e endemias. “Foi dito que a secretaria teria, no futuro, dificuldade de adquirir até medicamentos, como dipirona, em favor do pagamento da folha de pessoal”, disse.
Pesando, segundo a equipe técnica, os salários pagos aos agentes. “Hoje, foram explicados os direitos conquistados por esses servidores e o impacto disso na sociedade. A administração municipal já gastou milhões em outras áreas, mas tem deixado questões pendentes na saúde”, concluiu.
Participaram dos debates, os representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó (SINDSERV), Conselho Municipal de Saúde e o presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde do RN (SINDAS/RN), Cosmo Mariz. Em ofício ao Poder Legislativo, a secretária de Saúde, Leiliane Albuquerque, alegou impossibilidade de participar do evento, tendo em vista viagem profissional ao estado de Pernambuco.
“Com dados do Ministério da Saúde, provamos que a coisa não do jeito que foi dita. Ao contrário, o que hoje prejudica as finanças do Município é a gigantesca folha de contratos e comissionados, ultrapassando mais de 40% com a despesa de efetivo. São muitos recursos, mas com a má gestão a população não tem o serviço prestado a contento”, destacou Cosmo Mariz.






A Secretaria da Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (Seap), em reunião na manhã desta terça-feira, dia 22, com a Defesa Civil e Idema, colocou à disposição voluntários do regime semiaberto do Sistema Prisional para ajudar no mutirão de limpeza de mancha de óleo bruto que atinge algumas praias do RN.
Após pouco mais de três horas de discussão, o Plenário do Senado aprovou o texto-base da reforma da Previdência em segundo turno. Às 19h22, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (DEM-AP), proclamou o resultado. A proposta de emenda à Constituição (PEC) foi aprovada por 60 votos contra 19.
A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a universidade mais empreendedora das regiões Norte e Nordeste. O resultado foi divulgado em sessão solene na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta terça-feira, 22, durante a apresentação do Ranking de Universidades Empreendedoras 2019. No país, a UFRN alcançou a 11º colocação, a frente de universidades tradicionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (12º) e Universidade Federal do Triângulo Mineiro (32º).
O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (23) orientações sobre o horário das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será realizado nos dias 3 e 10 de novembro, em 1.727 municípios. Como a aplicação segue o horário de Brasília, dependendo do local, os relógios podem estar até duas horas atrasados, e os participantes devem ficar atentos. Cerca de 5,1 milhões de pessoas estão inscritas para o exame.
A exploração do ouro na cidade de Currais Novos, situada na região do Seridó potiguar está prevista para começar no segundo semestre de 2020. O Governo do Estado e a empresa Cascar Brasil Mineração assinaram nessa segunda-feira (21), na sala de reuniões da governadoria, o protocolo de intenções para a implantação e desenvolvimento do Projeto Borborema.
O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBM-RN) apagou mais um incêndio florestal no estado. Desta vez, a ocorrência foi em São Miguel, no Oeste Potiguar, nesta terça-feira (22). De acordo com a corporação, as chamas começaram por volta das 9h30 da manhã. Após o acionamento dos bombeiros, o fogo foi controlado no início da tarde, depois de quatro horas de combate.
O Governo do RN sancionou um projeto de lei que incentiva por meio de bolsa e qualificação profissional trabalhadores que estão há mais de dois anos sem inserção no mercado. O programa Pró-Emprego, instituído pela lei 10.612/2019 ainda deverá ser regulamentado por decreto e atenderá, anualmente, duas mil pessoas, oferecendo auxílio no valor de 20% do salário mínimo vigente.
Nesta terça-feira (22), o prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), esteve na Praça Dom José Delgado, onde acompanhou as obras da Academia da Saúde, que será entregue em breve. A academia da Saúde é uma estratégia de promoção e produção do cuidado com a saúde, a partir da implantação de espaços públicos.
Uma nova forma de editar o código genético humano pode corrigir até 89% de erros no DNA que causam doenças, dizem cientistas americanos. A tecnologia, conhecida como “prime editing” (“edição de qualidade”, em tradução livre), foi descrita como uma espécie de “editor de texto genético” capaz de reescrever o DNA com precisão.
A partir de novembro, os valores cobrados com o acionamento das bandeiras tarifárias não serão mais arredondados, segundo decisão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com isso, o valor cobrado pela bandeira amarela vai cair, e o valor cobrado pela bandeira vermelha vai aumentar. A Aneel também aprovou a abertura de uma consulta pública para discutir o tema, mas a medida já valerá a partir de novembro. A proposta receberá contribuições de 23 de outubro a 9 de novembro.
Para celebrar a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca 2019, o Sistema Fecomércio preparou uma programação especial gratuita, entre os dias 21 e 31 de outubro, nas unidades Sesc RN, com intuito de incentivar a leitura.
A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP), ex-líder do governo no Congresso, afirmou nesta terça-feira (22) em entrevista ao G1 que assessores de Carlos, Eduardo e Flávio Bolsonaro — filhos do presidente da República —, criaram perfis falsos numa rede social. Joice diz ainda que “dentro do Palácio do Planalto”, “no gabinete do presidente”, há um grupo responsável por produzir materiais.
O Município de Caicó sediou nos dias 17 e 18 de outubro, o Seminário de Gestores da Educação, que trouxe como tema: Governança participativa, compromisso técnico e político. O encontro foi promovido pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Norte (UNDIME-RN).
O Rio Grande do Norte teve um aumento de mais de 4 mil casos de chikungunya de janeiro a outubro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2019, são 5.276 casos confirmados da doença no estado nesses primeiros 10 meses. No ano anterior, haviam sido 1.216. O crescimento é de cerca de 333%.
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, pretende entrar com uma ação judicial contra o Estado para pedir a suspensão do Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (Proedi), que foi criado para renúncia fiscal, independente dos outros municípios. Segundo Álvaro Dias, o programa é ilegal porque foi instituído por meio do decreto e penoso aos municípios por, na prática, diminuir as receitas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço).
