Aldeias Infantis e UNP desenvolvem projeto Integra Nutri, em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20191025-WA0128

O projeto de extensão “Integra Nutri: assistência nutricional em comunidades vulneráveis” do curso de Nutrição da Universidade Potiguar, coordenado pela Profa. Esp. Valéria Andrade Mariz, em parceria com as Aldeias Infantis SOS Brasil, vem realizando na cidade de Caicó ações de nutrição, educação em saúde, responsabilidade social, inovação e economia solidária em comunidades vulneráveis atendidas pelos projetos Escola de Pais e Centro Dia.

No bairro Itans, o projeto foi para além do desenvolvimento de ações educativas. Uma horta alternativa está sendo implementada na Escola Municipal Severina Ernestina Abigail, com o suporte técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER). A horta tem o objetivo de fomentar reflexões a cerca de sustentabilidade, alimentação orgânica e inovação, tornando-se uma forma de economia solidária.

O projeto encontra-se alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): boa saúde e bem estar, cidades e comunidades responsáveis e consumo e produção responsáveis. De acordo com a professora Valéria Mariz: “estamos buscando o apoio da comunidade e o incentivo das práticas de atitudes sustentáveis para que sejam multiplicadas essas vivências, contribuindo para a saúde, bem estar e responsabilidade social”.

Para Santiago Júnior, Gestor de Aldeias Infantis SOS Caicó, “o nosso objetivo é atuarmos para impactar positivamente na vida de famílias para que elas possam desenvolver competências por meio de serviços e parcerias que promovam o desenvolvimento e juntos buscarmos a prática de uma cultura de cuidado comunitário. Nossos parceiros são compromissados e alinhados com nossos objetivos comuns”.

banner_seridopneus-770

Sem atletas de times brasileiros, Tite convoca Seleção para últimos amistosos de 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

TiteO técnico Tite optou por não chamar jogadores que atuam no Brasil para os últimos amistosos da Seleção em 2019. O comandante divulgou nesta sexta-feira a lista com os 23 atletas convocados para os confrontos contra Argentina e Coreia do Sul, nos dias 15 e 19 de novembro, na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes, respectivamente, também sem Neymar, lesionado na coxa esquerda e com volta prevista somente para a semana dessas partidas.

Entre as novidades, estão o lateral-direito Emerson, ex-Atlético-MG e atualmente no Betis, o volante Douglas Luiz, ex-Vasco e que vem tendo boas atuações no Aston Villa, e o atacante Rodrygo, que começou a conquistar espaço no Real Madrid – além do jovem goleiro Daniel Fuzato, revelado pelo Palmeiras e negociado à Roma em 2018. O zagueiro Felipe, ex-Corinthians, agora no Atlético de Madrid, voltou a ser convocado pelo comandante, assim como o goleiro Alisson, recuperado de lesão, e os atacantes David Neres, do Ajax, e o meia Willian, do Chelsea, ambos campeões da Copa América no meio do ano.

Veja os jogadores chamados:

Goleiros: Alisson (Liverpool), Daniel Fuzato (Roma) e Ederson (Manchester City);

Defensores: Danilo (Juventus), Emerson (Bétis), Alex Sandro (Juventus), Renan Lodi (Atlético de Madrid), Éder Militão (Real Madrid), Felipe (Atlético de Madrid), Marquinhos e Thiago Silva (PSG);

Meio-campistas: Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fabinho (Liverpool), Paquetá (Milan), Douglas Luiz (Aston Villa) e Philippe Coutinho (Bayern de Munique);

Atacantes: David Neres (Ajax), Roberto Firmino (Liverpool) , Gabriel Jesus (Manchester City), Richarlison (Everton), Rodrygo (Real Madrid) e Willian (Chelsea).

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Policiais civis do RN fazem protesto contra proposta do governo para mudanças na carreira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

POLÍCIA CIVILPoliciais Civis do Rio Grande do Norte fizeram um protesto, na manhã desta sexta-feira (25) contra uma proposta apresentada pelo Governo do Estado que, segundo a categoria, causaria redução de até R$ 400 no salário de parte dos servidores. A manifestação ocorreu um dia após uma reunião entre a administração estadual e o sindicato que representa os policiais.

O ato ocorreu na Delegacia Geral de Polícia (Degepol), durante um evento que celebra o aniversário de 38 anos da corporação. A governadora Fátima Bezerra (PT), que participava do evento, conversou os manifestantes e uma nova reunião foi marcada.

De acordo com o Sindicato dos Policiais Civil e Servidores da Segurança (Sinpol) a reunião que aconteceu na quinta-feira (24) com o Gabinete Civil tinha programada a apresentação de uma contraproposta do governo aos pedidos de reestruturação da carreira dos Policiais Civis.

Powered by WPeMatico

Município de Caicó decreta Ponto Facultativo na segunda-feira (28)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata), através do Decreto Nº 713 informa que fica declarado Ponto Facultativo, nos Órgãos da Administração Pública Municipal, no dia 28 de outubro do corrente ano, segunda-feira, em decorrência do feriado do dia do Servidor Público.

Os efeitos deste Decreto não se aplicam às atividades consideradas essenciais à população.

Câmara de Caicó discute aumento dos casos de câncer de mama

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp Image 2019-10-25 at 10.30.32

Por iniciativa da presidente do Poder Legislativo caicoense, Rosângela Maria, foi realizada sessão pública do Centro de Estudos e Debates, nesta quinta-feira (24), para discutir o tema: “O aumento do câncer de mama no Brasil”. A sessão contou com a presença de representantes da secretaria municipal de Saúde, Grupo Reviver de Apoio à Vida, Movimento de Mulheres do Seridó, Trip das Amigas e a jornalista Gláucia Lima.

“Nós sabemos que vivenciamos uma crise na saúde pública, onde as mulheres têm dificuldade de acesso a diversos procedimentos, como mamografia e mastologia. Quando conseguem, levam de três a seis meses na fila de espera”, lamentou a presidente. “Vamos tirar alguns encaminhamentos, já que a fase de diagnóstico e tratamento precisa ser mais rápida”, completou o vereador Pastor Erinaldo Lino.

Gláucia Lima, que recentemente iniciou o tratamento contra o câncer de mama, lembrou a importância do autoexame para detectar qualquer anomalia na sua fase inicial. “Quero aproveitar e fazer um apelo às autoridades. Aproveitar, a partir do Outubro Rosa, para ampliar a discussão, principalmente para as mulheres que não têm tanto acesso à informação”, disse a jornalista. “Nossa luta é em defesa de políticas públicas que possam dar suporte à saúde feminina o ano inteiro”, completou Rosângela.

IGARN itinerante está em Caicó nos dias 29,30, 31 de outubro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20191024-WA0034-1080x640O Igarn Itinerante leva serviços do Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), que só são realizados na sede em Natal, para as cidades do interior do Estado. Durante os dias 29, 30 e 31 de outubro, o programa estará na cidade de Caicó, com os serviços realizados no período das 7h às 12h e das 13h às 17h, no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais.

Durante as ações do Igarn Itinerante, os técnicos do Instituto realizam a regularização de usuários de águas por meio de pedidos de Licença de obra hidráulica, Outorgas e dispensas de outorgas. No ato do cadastramento o usuário deve ter em mãos cópias dos seus documentos pessoais (RG e CPF), conta de luz, Cadastro Ambiental Rural (se tiver), documentos da terra (escritura, cadastro no Incra, ITR) e documentação do poço, caso exista.

Os usuários de água precisam da licença de obra hidráulica para a implantação, ampliação, ou alteração de projeto hidráulico de qualquer empreendimento que demande a utilização de recursos hídricos superficiais ou subterrâneos, consistentes em açudes, transposição de água bruta, barragens de regularização ou poços.

Já as outorgas são referentes ao uso da água em si, ou seja, é obrigatório dispor de Outorga de Direito de Uso de Água para fins de abastecimento humano e animal, irrigação, piscicultura, ranicultura, aquicultura, produção industrial, uso comercial e de prestação de serviços, entre outros.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Primeira fase da campanha contra sarampo termina nesta sexta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

sarampoTermina nesta sexta-feira (25) a primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Lançada no início de outubro, a campanha é promovida em parceria com secretarias de Saúde municipais e estaduais, e tem como objetivo recuperar o certificado de “país livre do sarampo”, ostentado pelo Brasil em 2016.

A campanha foi dividida em duas etapas para priorizar a vacinação de dois grupos específicos. Na primeira fase, crianças de 6 meses a 5 anos de idade. De acordo com o boletim do sarampo divulgado pela Ministério da Saúde, esse é o grupo mais vulnerável. Bebês de até 1 ano de idade apresentam índice de incidência de sarampo 12 vezes maior que as demais faixas etárias.

Powered by WPeMatico

Pará e Espírito Santo podem ser atingidos por manchas de óleo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

oleo-litoral-de-pernambuco-praias-manchas-730x400Após atingir nove estados da região Nordeste, Pará (na região Norte) e Espírito Santo (região Sudeste) se preparam para a possibilidade de contaminação pelo derramamento de óleo de origem ainda desconhecida. O governo paraense montou, preventivamente, equipes para monitorar os municípios da costa. O Espírito Santo também já conta com um comitê de emergência ambiental para lidar com a chegada do óleo. Em ambos os estados, as secretarias de Meio Ambiente e a Defesa Civil já foram acionadas.

De acordo com a secretaria de Meio Ambiente do Espírito Santo, não é possível determinar a chegada do óleo às praias capixabas, porém o monitoramento é contínuo. O site Mancha no Litoral, lançado nessa quinta-feira (24) pelo governo federal, agrega notícias e ações relativas às manchas de óleo nos estados afetados. O site mantém um mapa das regiões afetadas e quais ações o governo tomou nas respectivas localidades. Pará e Espírito Santo ainda não constam no levantamento.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Aprovada reestruturação da carreira dos policiais potiguares

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PMO Projeto de Lei Complementar Substitutivo (PLC) 19/2019, que promove a Reestruturação na Carreira dos Militares Estaduais, Estabelece Medidas de Redução das Distorções Salariais dos Agentes de Segurança Pública e Dispõe sobre o Regime de Promoções dos Oficiais da Polícia Militar (PMRN) e de Praças da PM e do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), foi aprovado nesta quinta-feira (24) na Assembleia Legislativa do Estado.

Na justificativa da matéria encaminhada pelo Executivo, a governadora Fátima Bezerra (PT) registra que o projeto almeja promover uma reestruturação da carreira dos militares, alterando regras de promoção das carreiras militares da Polícia e do Corpo de Bombeiros, dentre outras disposições.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Cosern doa 6,9 mil equipamentos para limpeza das praias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

cosern-equipamentos-limpeza-praias-468x400A Cosern, empresa da Neoenergia, vai doar 6.950 equipamentos de proteção individual (3.100 luvas, 2.800 máscaras, 650 botas e 400 protetores solares) aos voluntários do projeto #SeChegaraGenteLimpa, força-tarefa montada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) e Secretaria Estadual de Saúde (Sesap) para limpar as praias potiguares que por ventura venham a ser atingidas por óleo nos próximos dias.

Nesta sexta-feira (25), das 14h às 16h, um grupo de 40 voluntários da Cosern vai participar de uma capacitação que será realizada no auditório do Centro Administrativo Municipal de Parnamirim. Esse grupo vai se integrar aos 1.800 potiguares que atenderam ao apelo da força tarefa estadual nos últimos dias para atuar no projeto #SeChegaraGenteLimpa.

Powered by WPeMatico

Mega-Sena acumula e prêmio pode chegar a R$ 30 milhões

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

mega sena 2018Ninguém acertou o prêmio principal da Mega-Sena e o prêmio estimado pela Caixa Econômica Federal para o próximo concurso é R$ 30 milhões. As dezenas do concurso 2.201, sorteadas nesta quinta-feira (24), no Espaço Loterias Caixa, em São Paulo, foram as seguintes: 03 – 13 – 23 – 41 – 49 – 53.

A quina saiu para 60 apostas e cada uma vai pagar R$ 34.586,33. A quadra teve 5.425 ganhadores. Eles vão receber, cada um, R$ 546,45. O concurso 2.202 será realizado na próxima sábado (26). As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país. O bilhete simples, com seis dezenas marcadas, custa R$ 3,50.

Powered by WPeMatico

Voluntários que limparam óleo de praia vão parar no hospital

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

0873884aca8038405e40e8af10b7b28b-1-e1571945572847-730x400Em uma semana, o Hospital Municipal Osmário Omena de Oliveira, de São José da Coroa Grande, em Pernambuco, atendeu a 17 pessoas com sinais de intoxicação após terem tido contato com o óleo de origem desconhecida que já atingiu aos nove estados do Nordeste.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Tarciana Mota, entre os que procuraram atendimento médico há servidores municipais e voluntários que participaram da limpeza da praia e do Rio Persinunga. O grupo reclamava de fortes dores de cabeça, náuseas, vômitos, dificuldades respiratórias e do aparecimento de pequenas manchas na pele.

Ainda de acordo com a secretária, nenhuma das 17 pessoas atendidas precisou ser internada, mas a prefeitura pretende acompanhar a evolução do quadro de saúde de todas elas até ficar claro que tipo de componentes químicos há no óleo e quais reações eles podem causar.

Powered by WPeMatico

Cinco parlamentares do PSL pedem expulsão de Eduardo Bolsonaro do partido

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

EDUARDO BOLSONAROCinco parlamentares filiados ao PSL informaram nesta quinta-feira (24) ter pedido a expulsão do deputado Eduardo Bolsonaro do partido. A solicitação foi enviada à Executiva Nacional da sigla e foi registrada em cartório. O pedido é direcionado ao presidente da legenda, o deputado federal Luciano Bivar, e ao conselho de ética do PSL. Filho do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo é o atual líder do PSL na Câmara dos Deputados e preside o diretório paulista da legenda.

O deputado está envolvido na crise que atinge o partido, agravada na semana passada quando o grupo aliado a ele e a Jair Bolsonaro se articulou para destituir o então líder do PSL na Câmara, deputado Delegado Waldir (PSL-GO), ligado a Bivar. No início da tarde desta quinta-feira, Eduardo Bolsonaro esteve na Câmara e foi questionado sobre o pedido de expulsão do partido. Ele respondeu ainda não ter sido notificado.

Powered by WPeMatico

Petróleo extra-pesado é o pior entre todos os que poderiam cair no mar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

mancha-de-oleo-salvador-farol-da-barra-marinhaA origem das manchas de óleo que atingem todos os nove estados do Nordeste continua um mistério, mas pesquisadores estão estudando e analisando o material encontrado nas praias. Exames laboratoriais mostram que a substância é petróleo cru de nacionalidade venezuelana, mas ainda não há informações sobre como ela veio parar na costa brasileira.

Segundo um estudo da UFRJ, a origem do vazamento pode estar em um ponto a 700 km do litoral de Alagoas e Sergipe. As hipóteses mais prováveis estão relacionadas a vazamentos provocados ou acidentais em embarcações que navegam por águas internacionais.

Powered by WPeMatico

Homem é preso por agredir a própria mãe no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

delegaciaUm homem de 31 anos foi preso por agredir a própria mãe, na manhã desta quinta-feira (24), em Mossoró, na região Oeste potiguar. Ele cumpria pena no regime semiaberto, usando tornozeleira eletrônica, acabou voltando para a cadeia, e também deverá responder por resistência à prisão, segundo a polícia.

Os policias foram acionados ao bairro Alto de São Manoel pela própria mãe do suspeito, que relatou que não aguentava mais ser espancada. Ele ainda tentou resistir à prisão, mas acabou sendo levado à Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam).

Segundo a Delegacia, já havia cerca de cinco registros de violência do homem contra a mãe. Medidas protetivas já tinham sido determinadas pela Justiça, mas, depois que saiu da prisão, onde cumpria pena por roubo, o homem voltou para a casa dela.

Powered by WPeMatico