O Governo do Estado está investindo na construção de 15 novas queijeiras no Seridó Potiguar, que é o coração da produção artesanal de derivados do leite no Rio Grande do Norte. As obras representam uma aplicação de R$ 6,6 milhões, com uma contrapartida de R$ 921 mil feita pelos beneficiários, trazendo uma mudança inédita na vida de quem trabalha naquela que está entre as mais tradicionais cadeias produtivas potiguares.
A solenidade foi realizada na sede da Cooperativa Agropecuária do Seridó (Capesa), que reúne as 15 queijeiras beneficiadas e é uma das duas entidades selecionadas no edital de leite e derivados. O processo que é coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e pelo projeto Governo Cidadão, com financiamento do Banco Mundial, ainda vai construir mais 24 queijeiras. O projeto ainda conta com a parceria do Sebrae-RN, através do escritório de Caicó.
As novas queijeiras serão feitas em nove cidades: Currais Novos, Parelhas, Acari, Jucurutu, Timbaúba dos Batistas, Tenente Laurentino Cruz, Carnaúba dos Dantas, Florânia e Santana do Seridó.
Powered by WPeMatico





Pela segunda semana seguida, o Boletim de Balneabilidade do Programa Água Azul constatou que todas as praias da Grande Natal, monitoradas estão aptas para o banho, ou seja, sem risco de contaminação em humano por coliformes fecais. “Por outro lado, face ao recente derramamento de petróleo em alto mar e a chegada deste em muitas praias da costa do Rio Grande do Norte, recomenda-se evitar o banho quando se constatar a incidência deste na areia ou na água das praias”, alerta o Boletim.
O Ministério da Saúde disponibilizou 2.650 cápsulas de vitamina A para uso em tratamento do sarampo em 16 estados, entre eles o Rio Grande do Norte. O suplemento diminui a gravidade das infecções provocadas pela doença. No início deste mês, a pasta disponibilizou para os estados que registram surto de sarampo as cápsulas da vitamina A, que devem ser usadas em crianças menores de 6 meses de idade com suspeita de sarampo.
Nos nove primeiros meses do ano, as empresas do setor de serviços no Rio Grande do Norte acumulam um estoque de 45% das pessoas empregadas com carteira assinada em todo o estado. Isso significa uma massa de trabalhadores composta por 192.063 potiguares.
A Prefeitura de Natal vem executando uma forte política de capacitação profissional e intermediação de mão de obra com a oferta de vários cursos. Só no mês de novembro, a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), órgão que coordena as ações, vai disponibilizar 188 vagas em diversas áreas, como: design de Sobrancelhas; arte em biscuit; chocolateria; artesanato em feltro; maquiagem; escova e penteados; aperfeiçoamento de corte de cabelo. As aulas acontecem nos turnos matutino e vespertino e as inscrições estão abertas.
Com o intuito de fomentar a economia e o desenvolvimento social do estado, o reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, José Daniel Diniz Melo, se reuniu com o prefeito de Parelhas, Alexandre Petronilo, para discutir o projeto de implantação de uma central de cortes de tecidos, que visa fomentar a produção têxtil da região do Seridó potiguar.