Sacolas de compras que não poluem os oceanos serão vendidas no Japão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

spagora.com_800_0Uma empresa com sede no oeste do Japão desenvolveu sacolas de compras que não poluem os oceanos. A Fukusuke Kogyo, da província de Ehime, juntamente com pesquisadores da Universidade de Gunma, desenvolveram sacolas feitas de resinas de cana-de-açúcar e milho. Se as sacolas chegarem ao oceano, bactérias marinhas podem decompor mais de 90% de seu material em 180 dias.

No início desta semana, o governo chinês anunciou nova medida para combater a poluição. O país quer que as maiores cidades fiquem sem sacos de plástico descartável até o fim deste ano. Os sacos de plástico vão ser proibidos nas principais cidades chinesas até o fim de 2020 e, até 2022, a medida vai se estender a todas as cidades e vilas. A China é o maior fabricante de plástico do mundo, produzindo cerca de 29% dos produtos de plástico.

Powered by WPeMatico

Vítima rastreia celular roubado e polícia prende suspeito com aparelho no bolso em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

whatsapp-image-2020-01-22-at-08.38.43Um homem suspeito de praticar assaltos, foi preso após ser encontrado com um celular roubado no bolso na noite desta terça-feira (21) no conjunto Soledade II no bairro Potengi, Zona Norte de Natal, segundo a Polícia Militar. De acordo com a PM, ele foi encontrado por militares após uma vítima que teve um celular roubado conseguir rastrear o aparelho. Outro suspeito conseguiu fugir.

De acordo com a Polícia, o homem e o comparsa assaltavam estabelecimentos comerciais na Zona Norte da capital potiguar. No bolso do suspeito a polícia encontrou o celular da vítima que conseguiu rastrear o aparelho.

De acordo com a corporação também foram encontrados com o criminoso um revólver, munições e uma moto roubada no último sábado (18), no bairro Lagoa Azul, também na Zona Norte de Natal. Outra moto que foi utilizada pelos suspeitos foi encontrada próximo a um shopping na região. O homem foi levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte de Natal e deve passar por audiência de custódia nesta quarta (22).

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Falha na linha de transmissão causa queda de energia no RN, diz Cosern

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

400px-Sp_apagãoUma queda de energia causou falta de luz entre a noite desta terça-feira (21) e madrugada de quarta (22) em várias cidades do Rio Grande do Norte. A Companhia de Energia Elétrica do Rio Grande do Norte (Cosern) confirmou que houve oscilações no sistema de distribuição provocadas por distúrbios em linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional que atendem o estado.

A Cosern não confirmou quantas cidades do Rio Grande do Norte foram afetadas pela queda de energia nem quanto tempo as oscilações duraram. Em nota, a Cosern afirmou que aguarda o relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) com explicações sobre as ocorrências. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) também foi procurada, mas não houve resposta até a última atualização desta matéria.

Powered by WPeMatico

Funcionários do Hospital do Seridó reclamam que ainda não receberam salários de dezembro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Funcionários do Hospital do Seridó, que é administrado pela prefeitura municipal de Caicó, estão reclamando que ainda não receberam seus salários referente ao mês de dezembro de 2019. O 13º até já foi pago, mas o salário continua atrasado. A informação foi confirmada por um servidor que preferiu ter sua identidade preservada.

Todos os dias prometem e não cumprem”. A fonte informou ainda que – caso não haja o pagamento até o final deste mês – alguns procedimentos eletivos poderão ser suspensos.

Situação complicada também com relação aos contratados, que além de estarem com salários atrasados, não sabem ainda ao certo se terão ou não os contratos renovados, enquanto isso, continuam prestando serviços na unidade hospitalar.

ATUALIZAÇÃO:

O Secretário de Finanças do município de Caicó, Francisco Oliveira, confirmou que os servidores do Hospital do Seridó não precisam mais esperar. Ainda nesta quarta-feira (22), a partir do meio dia, os  salários  referentes ao mês de dezembro 2019, estarão disponíveis em suas contas.

banner_seridopneus-770

Falha na rede de distribuição causa instabilidade no fornecimento de energia no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma falha na rede de distribuição elétrica causou instabilidade e até queda de energia em Natal, no interior do Rio Grande do Norte e até em outros estados do Nordeste entre o m da noite de terça-feira (21) e início da madrugada desta quarta (22).

Segundo a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), foram registradas oscilações momentâneas no sistema de distribuição de energia, provocadas por distúrbios em linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional que atendem o estado.

A instabilidade no fornecimento de energia atingiu cidades como Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo, Taipú, Ceará-Mirim, Extremoz, São José do Mipibu, Bom Jesus, Ipanguaçu, Nísia Floresta, Lagoa de Pedra, Santo Antônio, Jucurutu, Nova Cruz, Goianinha, Canguaretama, Touros, Angicos, São Paulo do Potengi, Acari, Riachuelo e Santa Cruz.

A Cosern revelou que aguarda o relatório do Operador Nacional do Sistema (ONS) para ter informações mais detalhadas sobre o problema.

Instabilidade na rede elétrica provoca incêndio em estação da Caern em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um problema de energia que atingiu boa parte do Rio Grande do Norte na madrugada desta quarta-feira (22) provocou um curto circuito e um incêndio no posto da Caern Regional Natal Sul. Segundo informações da Caern, o fogo atingiu várias salas.

As mais afetadas foram a do setor de pessoal e a de informática. Plantonistas conseguiram combater as chamas, juntamente com o Corpo de Bombeiros, que foi acionado e chegou rapidamente ao local, evitando, assim, um prejuízo maior.

Ainda de acordo com a Caern, os serviços na unidade estarão suspensos nesta quarta-feira.

banner_seridopneus-770

Seap e empresários estudam implantação de fábrica no presídio de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) e empresários do Sindicato da Indústria de Bonés e Chapéus do RN (Sindibonés) estiveram reunidos esta semana, em Caicó, para discutir a implantação de uma unidade fabril com a utilização de mão de obra carcerária na Penitenciária Estadual do Seridó.

A Seap disponibilizou espaço na unidade prisional e formou cinquenta internos no curso de costura industrial ministrado pelo Senai que podem ser utilizados no projeto. O setor, que produz 2 milhões de peças por mês, é carente de mão de obra qualificada.

O secretário Pedro Florêncio explica que a Seap criou todas as condições para levar trabalho ao sistema prisional. Primeiro, garantiu a segurança e controle das unidades. Depois, publicou edital de chamamento público para as empresas se habilitarem para a parceria.

“Criamos os instrumentos jurídicos e tivemos reuniões com o Ministério Público e Procuradoria do Trabalho para normatizar o trabalho da pessoa presa ou egresso. Todas as condições são favoráveis. O preso precisa trabalhar para reparar o custo da manutenção da prisão ao Estado. Só se ressocializa com trabalho e educação”, disse.

Segundo Pedro Florêncio, o trabalho da pessoa privada da liberdade não é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), mas pela Lei de Execuções Penais (LEP).

banner_seridopneus-770

Trabalho dos Agentes de Combate as Endemias reduz índice de infestação do aedes aegypti para 4% em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A secretaria municipal de Saúde, através do setor de endemias realizou 1º Ciclo do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) no ano de 2020, realizado entre os dias 13 a 16 de Janeiro. A equipe de endemias conseguiu baixar o índice de infestação predial aqui em Caicó, que no ciclo anterior (realizado no mês de Novembro de 2019) era de 4,4% para 4%.

“O setor mais crítico em relação a infestação da dengue na cidade de Caicó continua sendo a Zona Oeste, mas com um trabalho de conscientização e outras estratégias junto à comunidade, o setor de endemias espera que a referida área tenha um controle melhor para que os índices de infestação baixem a cada ciclo realizado. E uma das principais medidas de prevenção desse vetor é manter a residência, terrenos baldios, comércios, borracharias, dentre outras localidades, sempre limpo e eliminando os possíveis criadouros” disse Luciélio Henrique (Supervisor geral de endemias).

Com a chegada das chuvas aumenta a preocupação com o mosquito Aedes Aegypti e a população deve manter a atenção redobrada para não deixar acumular água em reservatórios exposto ao mosquito.

Reunião climática confirma inverno chuvoso para o RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma nova reunião climática realizada durante toda esta terça-feira (21) confirmou a previsão de chuvas de fevereiro a maio com características  normal e até acima do normal para o Rio Grande do Norte neste ano. A previsão está de acordo com a análise feita na semana passada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn).

O encontro, por videoconferência com meteorologistas, pesquisadores e especialistas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aconteceu durante todo o dia e o Chefe da Unidade de Meteorologia da Emparn, Gilmar Bristot, repercutiu o assunto.

O que foi apresentado na Funceme é que eles apresentaram mais modelos e deu para constatar claramente que, 99% dos modelos mostravam aquilo que nós definimos: a chuva no Nordeste de fevereiro a maio deverá ficar de normal a acima do normal”, aponta Gilmar.

O Estado já vem registrando boas chuvas nos primeiros dias de 2020. Dados da Emparn mostram que, até o dia 15 de janeiro, o número de precipitações registradas no Estado foi 104,4% maior que o mesmo período do ano passado.

banner-CDS-1