A primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa no Rio Grande do Norte terá seu calendário alterado e vai acontecer durante todo o mês de junho. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) decidiu ajustar o calendário e adiar o início da campanha para garantir a adequada orientação sobre a execução da vacinação durante a pandemia do Covid-19.
Nesta etapa a vacinação é obrigatória para os animais de todas as idades. O produtor cadastrado junto ao IDIARN deve adquirir sua vacina em uma das lojas autorizadas a comercialização, e, após isso, vacinar os animais e declarar o rebanho até 15 de julho em um dos nossos escritórios, EMATER ou Secretarias Municipais de Agricultura.
O RN tem hoje um rebanho bovino em torno de 950 mil animais. Na segunda etapa da ação, em novembro de 2019, o Estado imunizou mais de 94,54% do rebanho, mantendo o alto índice de cobertura nas campanhas de vacinação realizadas pelo IDIARN. Os números positivos também permitem que o Estado mantenha o status livre de febre aftosa com vacinação e continue com as ações para a retirada da obrigatoriedade da vacina.
A febre aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos dos animais, causando enorme perda na produção de leite e carnes.





Seis em cada dez donos de pequenos negócios que já buscaram crédito no sistema financeiro desde o início da crise provocada pelo novo coronavírus (covid-19) tiveram o pedido negado, segundo levantamento do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Há também, de acordo com a entidade, bastante desconhecimento dos empresários a respeito das linhas de crédito que estão sendo disponibilizadas para evitar demissões: 29% não conhecem as medidas oficiais e 57% apenas ouviu falar a respeito.
O bispo auxiliar de Guayaquil, Giovanni Battista, abençoou nesta quinta-feira (9) a cidade de Guayaquil, a mais atingida pelo coronavírus no Equador, onde as procissões da Semana Santa foram proibidas devido à pandemia. Usando máscara e luvas e acompanhado por um padre, Battista embarcou em um helicóptero com uma custódia dourada nas mãos com a qual deu a bênção a Guayaquil (sudoeste). A capital da província de Guayas concentra 68% dos casos de coronavírus e mais da metade dos mortos no país.
Dados de tráfego aéreo obtidos pelo site especializado em aviação FlightRadar24 e cedidos ao G1 mostram o tamanho do impacto no setor causado pela da pandemia de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. De acordo com levantamento, somente 5.275 aviões voavam às 12h de terça-feira (7) (horário de Brasília). O número representa queda de 64,86% em relação ao tráfego aéreo registrado exatamente um mês antes, em 7 de março.
A partir desta sexta-feira (10), o Instagram vai permitir que usuários possam trocar mensagens via Direct usando um computador. Até então, a funcionalidade só era possível nos smartphones. A caixa de mensagens (Inbox) poderá ser acessada de qualquer computador, desde que o usuário esteja logado no Instagram.
Mais de 30 milhões de brasileiros já se inscreveram para solicitar o programa de auxílio emergencial de R$ 600. Segundo a Caixa Econômica Federal, até as 21h de quinta-feira (9), 30,2 milhões pessoas já tinham concluído o cadastro no site e no aplicativo por meio do qual informais, autônomos, desempregados e MEIs já podem solicitar o benefício.
O adolescente da etnia Yanomami, de 15 anos, que estava infectado pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2) em Roraima, morreu na noite de quinta-feira (9). Esta é a terceira morte confirmada no estado pela Covid-19. A informação foi divulgada pelo Distrito Sanitário Especial Yanomani (Dsei-Y) e confirmada pela secretaria de Comunicação do governo estadual.
A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, passou a usar valas comuns para enterrar vítimas de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, que não tenham seus corpos reclamados pela família. Imagens aéreas feitas pela agência Associated Press mostram caixões empilhados em trincheiras comuns em um campo em Hart Island, uma ilha perto do Bronx, em Nova York.
Contrariando as recomendações de isolamento social do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, para conter o avanço do coronavírus, os brasileiros estão saindo mais de casa desde o final de março. Todos os estados, além do Distrito Federal, registraram aumento de pessoas nas ruas nos últimos dias, na comparação com as semanas anteriores.
A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, deixou mais de 100 mil mortos em todo o mundo até esta sexta-feira (10), segundo levantamento da universidade norte-americana Johns Hopkins. O número de infectados pelo novo coronavírus passou de 1,6 milhão.
A prefeitura municipal de Caicó, através da secretaria municipal de Saúde, iniciou na quinta-feira (09) a instalação de barreiras sanitárias nas entradas de Caicó.
O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (10) o mais recente balanço de casos de coronavírus no Brasil. Os dados apontam: 1.056 mortes, 19.638 casos confirmados, Taxa de letalidade é de 5,4% e São Paulo tem 540 mortes e 8,2 mil casos.
O presidente Jair Bolsonaro andou novamente nesta sexta-feira (10) por áreas comerciais e residenciais de Brasília, apesar de orientações das autoridades sanitárias de que a população mantenha o isolamento social, em decorrência da pandemia de coronavírus. O presidente primeiro foi ao Hospital das Forças Armadas (HFA), depois a uma farmácia no setor Sudoeste e, por fim, a um prédio residencial, na mesma região.
A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, na manhã desta sexta-feira Santa (10), no km 106 da BR 427, em Caicó/RN, um adolescente de 13 anos, após furtar cavalo que se encontrava sob a guarda da PRF, na unidade operacional.