TCE cobra do Governo do RN informações do hospital de campanha

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

TCEDiligência do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) quer informações sobre quais providências o Governo do Estado vai adotar quanto à contratação emergencial para implantação e gestão de um hospital de campanha para pacientes com Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) deve informar e comprovar, no prazo de cinco dias, a decisão oficial acerca da continuidade ou desistência do projeto inicial de montar a estrutura no estádio Arena das Dunas.

Em seu despacho, o conselheiro Gilberto Jales, relator do processo, justifica a necessidade de que sejam esclarecidas questões apontadas no Relatório de Acompanhamento (informação técnica resultante da atuação concomitante do controle externo na fiscalização da referida contratação emergencial do governo).

A peça foi produzida por uma comissão intersetorial do TCE – Diretoria de Administração Direta (DAD) e Inspetoria de Controle Externo (ICE) – que integra o grupo de acompanhamento criado, especificamente, para auditar as despesas relacionadas ao enfrentamento da pandemia de coronavírus.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Rio Grande do Norte soma 608 casos confirmados e 29 mortes por Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

coronavirusA Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgou no final da manhã desta terça-feira, 21, os dados mais atualizados sobre o coronavírus no Rio Grande do Norte. De acordo com o boletim epidemiológico nº 38, o estado possui 608 confirmados, 2.754 suspeitos, 2.575 descartados. Os números foram extraídos até às 23 horas desta segunda-feira, 20.

Dentre os 608 casos confirmados, 603 casos são de residentes do RN e 05 são de indivíduos residentes em outros estados brasileiros, a saber: 02 casos de residentes no CE, 01 residente no AM, 01 caso residente na BA e 01 caso residente em PE.

Atualmente o RN conta com registros de notificações advindas de todas as regiões de saúde, especificamente em 150 municípios. Dentre os casos notificados observa-se que o município de Acari (439,4/100.000) é o que apresenta maior taxa de notificação de casos suspeitos, seguido do município de Bodó (355,6/100.000) e Encanto (231,8/100.000).

Powered by WPeMatico

MP pede afastamento de prefeito potiguar que contraiu Covid-19 e não se afastou do cargo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

cc4ecb23856f36bd6113e78c6382b330O promotor Paulo Roberto Andrade de Freitas, da 3ª Promotoria de Justiça de Pau dos Ferros, pediu o afastamento do prefeito de Encanto, Atevaldo Nazário (DEM), por ele ter sido diagnosticado com o novo coronavírus, mas não seguido isolamento social. A ação civil pública movida pelo Ministério Público Estadual (MPRN) alega que o gestor manteve as atividades no cargo e encontros habituais.

O promotor entende que o prefeito deveria ficar isolado por 14 dias após a suspeita de coronavirus, mas não completou o período e teve contato com 49 pessoas, o que poderia levar riscos à saúde pública do município. Destaca que “após o exame que comprovou o diagnóstico foram registrados 101 casos suspeitos no município. A peça pede tutela imediata de urgência para o afastamento do prefeito”.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

No Ceará, 100% das vagas de UTI estão ocupadas e número de leitos está perto do limite

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

coronavírusNo Ceará, o número de leitos nos hospitais também está perto do limite, e 100% das vagas de UTI estão ocupadas. A angústia é dupla: saber que o pai está internado e não poder ter nenhum contato com ele. Há seis dias, o mecânico Aldeci Nascimento de Moraes vive esta aflição: “A gente está aqui direto, só vê chegando direto aqui as funerárias levando os corpos e ninguém sabe.

Um deles pode ser meu pai. Eu acho que, para ele, é mais angustiante porque não sabe, pensa que nós abandonamos ele. Mas, não abandonamos”. Um hospital de campanha com 51 leitos para casos simples da doença foi inaugurado num estádio de futebol de Fortaleza neste fim de semana. Tinha sete pessoas internadas até o fim da tarde, mas duas delas receberam alta. Ao todo, 204 leitos vão ficar prontos até o final desta semana.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Trump diz que vai suspender temporariamente imigração aos EUA

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

trumpO presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (20) que vai assinar uma ordem executiva para suspender temporariamente a imigração ao país em meio à pandemia de Covid-19, a doença do novo coronavírus. Em mensagem publicada no Twitter, Trump disse que os EUA enfrentam um “inimigo invisível” e que o país precisa proteger os empregos — a taxa de desemprego entre norte-americanos explodiu no último mês por causa da pandemia.

“À luz do ataque do Inimigo Invisível e também pela necessidade de proteger os empregos dos nossos grandes cidadãos americanos, eu vou assinar uma ordem executiva para suspender temporariamente a imigração aos Estados Unidos”, escreveu.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

‘Não sou coveiro, tá?’, diz Bolsonaro ao responder sobre mortos por coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BOLSONAROAo responder nesta segunda-feira (20) à pergunta de um jornalista sobre o número de mortes por coronavírus no país, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não é “coveiro”. Bolsonaro deu a declaração no final da tarde, na portaria do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, enquanto conversava com jornalistas e apoiadores.

Segundo o Ministério da Saúde, até esta segunda-feira, o Brasil registrava 2.575 mortes e 40.581 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo coronavírus. “Presidente, hoje tivemos mais de 300 mortes [são 113; depois de divulgar, o Ministério da Saúde corrigiu]. Quantas mortes o senhor acha que…”, perguntava um jornalista quando Bolsonaro o interrompeu.

“Ô, cara, quem fala de… Eu não sou coveiro, tá certo?”, declarou o presidente. O repórter, então, tentou fazer novamente a pergunta. “Não sou coveiro, tá?”, repetiu o presidente da República. Pela manhã, ao sair do Palácio da Alvorada, ao fazer um comentário sobre a epidemia, Bolsonaro disse que 70% da população será contaminada e “não adiante querer correr disso”.

“Aproximadamente 70% da população vai ser infectada. Não adianta querer correr disso. É uma verdade. Estão com medo da verdade?”, afirmou. Segundo ele, “houve uma potencialização das consequências do vírus”. “Levaram o pavor para o público, histeria. E não é verdade. Estamos vendo que não é verdade. Lamentamos as mortes, e é a vida. Vai morrer”, afirmou.

Powered by WPeMatico

Comitê de cientistas vai sugerir manutenção de isolamento social ao Governo do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

GOVERNO DO RNUm comitê formado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e outras instituições vai apresentar um parecer ao governo do estado, até esta terça-feira (21), sobre a manutenção das medidas de isolamento social durante o combate à pandemia do novo coronavírus.

Os atuais decretos estaduais suspendem aulas e funcionamento do comércio e outros setores do estado até a próxima quinta-feira (23). Os cientistas ouvidos  não apontaram as recomendações que serão apresentadas, mas defenderam o isolamento social.  O grupo deve se reunir virtualmente na noite desta segunda-feira (20), para discutir os efeitos das medidas atuais e quais novas sugestões devem ser apresentadas ao governo.

Powered by WPeMatico

UFRN confirma colação antecipada de 82 estudantes de medicina

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ufrnA Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou nesta segunda-feira (20) que realizou, até o momento, a colação de grau antecipada de 82 estudantes regularmente matriculados no curso de medicina. A medida atende portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada no último dia 13, que autoriza o procedimento em virtude das medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente do novo coronavírus (Covid-19).

O MEC permitiu a colação de grau antecipada dos estudantes de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia, que devem ter cumprido, no mínimo, 75% da carga horária de internato do curso de medicina e do estágio curricular obrigatório dos demais cursos.

No ato da publicação da portaria, estavam aptos a colar grau na UFRN 49 alunos do curso de medicina de Natal e 39 da Escola Multicampi de Ciências Médicas, em Caicó – destes 88, 82 fizeram a solicitação e colaram grau. Os estudantes das demais graduações ainda não cumpriam as exigências por apresentar componentes curriculares pendentes.

Powered by WPeMatico

Paraíba tem 33 mortes, 263 casos confirmados e 116 recuperados do coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CoronavírusO número de casos de coronavírus na Paraíba continuam aumentando. No último Boletim da Secretária de Saúde divulgado no final da tarde desta terça-feira (20), dos 263 casos confirmados até este domingo, 19 de abril, 116 já se recuperaram, 39 estão hospitalizados, 10 deles em leitos de UTI e 33, infelizmente, faleceram. Os demais se recuperam em isolamento domiciliar acompanhados pelas secretarias municipais de saúde.

Os casos estão distribuídos em 19 municípios: João Pessoa (185), Santa Rita (20), Campina Grande (12), Cabedelo (11), Bayeux (9), Patos (8), Junco do Seridó (3), Pombal (2), Serra Branca (1), Sapé (3), Sousa (1), Igaracy (1), Taperoá (1), São João do Rio do Peixe (1), Riachão do Poço (1), São Bento (1), Congo (1), Queimadas (1), Bom Jesus (1).

Mais uma idosa faleceu nas últimas 24 horas: Mulher, 86 anos, residente em João Pessoa, portadora de neoplasia Renal, cardiopatia, anemia crônica. Estava internada em hospital público desde 12 de Abril. Óbito ocorrido em 19/04.

No momento, 148 pessoas estão internadas com notificação de suspeita para Covid-19, sendo 114 em enfermaria (78 público/ 36 privado) e 34 na UTI (23 público/ 11 privado). A taxa de ocupação dos leitos SUS na UTI para síndrome respiratória aguda grave é de 18,4%.

Powered by WPeMatico

Estudo sobre cloroquina do Prevent Senior é questionado no exterior

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BB12oXw8O médico francês Gaetan Burgio, geneticista da Autralian National University, postou no sábado uma série de críticas ao estudo brasileiro de um grupo de médicos do Prevent Senior. A pesquisa brasileira relaciona tratamento de pacientes com suspeita de covid-19 com hidroxicloroquina a uma redução da necessidade de hospitalização.

Os posts de Burgio se somam à crítica do oncologista americano David Gorski, que, assim como o francês, é reconhecido por pesquisas na área de  medicina baseada em evidências. A pesquisa do Prevent Senior, ainda em fase inicial, tem sido elogiada pelo presidente Jair Bolsonaro. Seus apoiadores passaram a tomá-la como prova de eficácia da hidroxicloroquina, coisa que os próprios responsáveis pelo estudo refutam.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Bolsonaro decide revogar MP do Contrato Verde e Amarelo e editar novo texto

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro informou em rede social, nesta segunda-feira (20), que vai revogar a medida provisória que criou o contrato Verde Amarelo, voltado a estimular o emprego de jovens. Bolsonaro vai editar um novo texto para substituir a MP, com regras específicas para o período de pandemia do coronavírus.

Editada em novembro, a MP está parada no Senado porque não há acordo para a aprovação. Se não for votada até o fim desta segunda, a medida provisória perde a validade. A sugestão de reeditar o texto foi feita pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Pouco após o anúncio em rede social, a revogação da MP foi publicada em uma edição extra do “Diário Oficial da União”, também via medida provisória. Até o fim da tarde, a MP “substituta”, com regras de contratação durante a pandemia, ainda não tinha sido divulgada.

Powered by WPeMatico

Tamanho continental e desigualdade social aumentam desafios do Brasil no controle da covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BB12W8EBNão bastassem as desavenças entre setores do governo sobre como lidar com a covid-19 e parte da população desobedecendo as medidas de isolamento social recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem outro desafio para controlar a epidemia do novo coronavírus: seu tamanho continental.

Sua extensão de 8,5 milhões de quilômetros quadrados, além das desigualdades sociais e regionais, tem como consequência grandes distâncias entre as pequenas cidades do interior – com poucos recursos para tratamentos da doença – e as capitais e grandes centros urbanos, onde estão os principais hospitais e o maior número de equipamentos e profissionais da área médica.

Powered by WPeMatico

Congresso deve ampliar auxílio emergencial e aprovar ajuda para empresas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CongressoNa semana do Congresso estão previstas votações de projetos que combatem os efeitos econômicos da pandemia do coronavírus. Já nesta 2ª feira (20.abr.2020) o Senado deve liquidar a votação a ampliação da ajuda de R$ 600 aos informais contra a pandemia de covid-19. Na 4ª feira (22.abr), a Câmara vota 1 programa de R$ 13,6 bilhões para ajudar microempresas.

A ampliação do auxílio emergencial foi aprovada pelos senadores em 1º de abril. O novo texto, além de deixar pontos do anterior mais claros, estende o benefício para mais profissões e pessoas que não estavam na medida original.

Entre as mudanças está a ampliação dos critérios que abrem a possibilidade de receber R$ 1.200 para famílias monoparentais chefiadas por homens. Antes, só mães solteiras tinham direito ao valor. Segundo o diretor do IFI (Instituição Fiscal Independente), Felipe Salto, essa mudança pode produzir 1 impacto fiscal de R$ 13,9 bilhões.

Powered by WPeMatico

Preço do petróleo americano despenca e opera em negativo pela primeira vez na história

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

petróleoA cotação do petróleo dos Estados Unidos despencava nesta segunda-feira (20) e operava no terreno negativo, no menor nível da história, com operadores do mercado de energia se livrando freneticamente dos contratos com vencimento em maio, diante da falta de armazenamento para a commodity. Com o preço em terreno negativo, os produtores estão pagando para que o produto permaneça estocado.

Por volta das 15h39 (horário de Brasília), o barril americano West Texas Intermediate (WTI) perdia 176,52% e era negociado a -US$ 13,98 a unidade. Ao mesmo tempo, o barril de Brent do Mar do Norte, referência para o mercado europeu, recuava 9,01%, a US$ 25,55 o barril.

Powered by WPeMatico

Caixa Econômica e Sebrae oferecem crédito ao pequeno empresário

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Aplicativo Caixa Econômica Federal- FGTS.A Caixa Econômica Federal (Caixa) anunciou, hoje (20), um convênio com o Sebrae para oferecer crédito a micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI). A medida será operacionalizada por meio do Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), do Sebrae, e que oferece as garantias complementares. De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, a expectativa do banco é disponibilizar o montante de R$ 7,5 bilhões em crédito, valor que representa cerca de 1% da carteira do banco.

Guimarães disse, durante videoconferência com a participação do presidente do Sebrae, Carlos Melles, que o crédito vai atender a um dos segmentos mais afetados pela redução na atividade econômica com as medidas de isolamento social adotadas em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Powered by WPeMatico

Silvio Santos veta críticas a Bolsonaro: ‘jamais me colocaria contra meu patrão’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BB12SCx9Declarado apoiador de Jair Bolsonaro, Silvio Santos usa sua posição de proprietário do SBT para dar um recado direto aos funcionários do departamento jornalístico da emissora. Em nota emitida por ele mesmo, ressaltou que não tolerará oposição ao governo federal.

No comunicado, o empresário se dirigiu a Bolsonaro como um patrão. Ressaltou ainda que o fato do governo federal permitir a concessão de TV à emissora, consequentemente obriga a empresa a obedecer as decisão do Palácio do Planalto.

A visão de Silvio reflete na cobertura jornalística do canal, que se limita a cobrir apenas eventos factuais, sem relacioná-los a influências políticas como o recente episódio envolvendo a demissão do ex-ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta.

Powered by WPeMatico

Coronavírus: Justiça manda bancos suspenderem cobrança de empréstimos de aposentados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bancoA Justiça Federal do Distrito Federal determinou nesta segunda-feira (20) aos bancos que suspendam a cobrança de parcelas de empréstimos concedidos a aposentados. A medida vale por quatro meses e foi tomada em razão da pandemia do novo coronavírus. Pela decisão, as instituições também não poderão cobrar juros ou multas.

Os idosos estão entre os grupos mais vulneráveis ao coronavírus e, no entendimento do juiz Renato Borelli, da 9ª Vara Federal Cível, a medida fará com que os idosos não precisem sair de casa e, assim, não se exponham a riscos. “É medida necessária para garantir que os idosos, atingidos em maior número por consequências fatais da Covid-19, possam arcar com o custeio do tratamento médico necessário”, escreveu.

Powered by WPeMatico

Bolsonaro baixou o tom de críticas após ser alertado por militares sobre risco de radicalização

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após ser alertado por ministros militares sobre o risco de radicalização em um momento delicado para o país, o presidente Jair Bolsonaro decidiu baixar o tom nesta segunda-feira (20) e defendeu Congresso e Supremo Tribunal Federal abertos e criticou um apoiador que defendia o fechamento do tribunal superior.

No final de domingo (19), depois de o presidente participar de uma manifestação antidemocrática, na qual havia faixas e gritos defendendo intervenção militar e fechamento do Congresso e Supremo, militares avaliaram que Bolsonaro errou ao participar do ato, principalmente porque ele acontecia na frente do Quartel General do Exército.

Powered by WPeMatico