
A realização da Exposição Virtual do Museu do Seridó, intitulada de Devoções do Seridó, foi a maneira encontrada para se fazer presente nas ações referentes aos festejos de Santana, a padroeira da região seridoense. A festa de Santana, que é considerada patrimônio cultural pelo IPHAN.
A exposição busca uma fortalecer os vínculos entre a sociedade e os espaços de memória, via Universidade Federal do Rio Grande do Norte, que está presente na cidade através do seu Museu. Em tempos de isolamento social esse foi o canal mais apropriado para aproximar as pessoas, de forma segura, sem deixar de se integrar aos momentos de comemorações e festejos, tão importantes para a história e a cultura regionais.
Por ser um bem cultural/religioso muito significativo para a cidade e região, o Museu do Seridó se propôs montar a exposição Devoções do Seridó, a partir do conjunto, constituído por cinco peças de seu acervo de Arte Sacra, sendo duas imagens de Santana (Santana Mestra e Santana Guia), duas imagens de Nossa Senhora (Nossa Senhora do Rosário e Imaculada Conceição) e uma imagem do Menino Jesus.
O fio condutor da montagem foi a ideia de que, assim como em muitas famílias seridoenses, o culto ao catolicismo já se encontrava presente dentro da família divinal formada por Santana, Joaquim, Maria e Jesus, trazendo uma relação geracional, tal como a própria celebração evoca.
Devoções do Seridó é uma proposta para que se estreitem os laços entre a sociedade seridoense, sua cultura e história, e o Museu, tornando visível para todos a importância do espaço museal como um lugar de memória, porém vivo, pulsante, acessível.
A exposição estará disponível virtualmente, no wixsite, a partir do dia 28.07.2020, coincidindo com a atividade acadêmica dentro dos festejos, o Fórum da Festa de Santana, realizado pelo CERES-UFRN e pela organização da Festa. A divulgação do site será feita nas redes sociais do Museu do Seridó.