O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou hoje (8) o Plano de Segurança Sanitária para as eleições municipais de 2020. Em função da pandemia da covid-19, o tribunal estabeleceu um protocolo com medidas preventivas para eleitores e mesários que vão trabalhar no pleito, que será realizado em novembro. 

Os eleitores só poderão para entrar nos locais de votação se estiverem usando máscaras faciais e deverão higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois de votar. A distância de um metro entre as demais pessoas também deverá ser mantida. O TSE recomenda ainda que o eleitor leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.
Os cerca de 2 milhões de mesários deverão trocar as máscaras de proteção a cada quatro horas, manter distância mínima de um metro entre os eleitores e os demais mesários, limpar as superfícies com álcool 70% e higienizar as mãos com álcool em gel constantemente.
Eleitores e mesários que estiverem com sintomas da covid-19 não devem comparecer ao local de votação. Posteriormente, a ausência poderá ser justificada na Justiça Eleitoral. Cartazes ilustrativos com o passo a passo da votação serão divulgados nas seções eleitorais para orientar os eleitores.
Os equipamentos de proteção que serão usados nas eleições foram doados por 30 empresas privadas. No total, foram arrecadadas 9 milhões de máscaras descartáveis, 100 mil litros de álcool em gel para os mesários, 2,1 milhões de marcadores de distanciamento no chão, 1,8 milhões de viseiras plásticas e 1 milhão de litros de álcool em gel para os eleitores.
Powered by WPeMatico





A Rússia liberou sua vacina contra a Covid-19 para o público em geral, anunciou o Ministério da Saúde do país nesta terça-feira (8). Segundo o comunicado, o primeiro lote de vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleya de Epidemiologia e Microbiologia, passou nos testes de qualidade e foi liberada para a população civil. O Ministério diz ainda que a entrega de fato dos primeiros lotes está prevista para um futuro próximo, mas não especifica datas.
Uma pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (8) revelou que 83% dos brasileiros das classes A, B e C concordam que as pessoas devem respeitar os protocolos de segurança para conter a Covid-19, como o uso de máscaras faciais. O levantamento foi encomendado pelo jornal “O Globo”. Desse total, 72% disseram concordar totalmente com a afirmação, e 11% concordam parcialmente.
Dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde apontam que
Em 04 de maio de 2020, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS/Natal) dava início às atividades do Hospital de Campanha (HCN), atualmente com quatro meses de funcionamento. Nesse período, o índice de aprovação da unidade chegou a 83%, de acordo com pesquisa realizada entre os pacientes atendidos. O HCN conta com 120 leitos, sendo 100 enfermarias e 20 unidades de terapia intensiva.
Um dos benefícios mais esperados pelos trabalhadores, o 13º salário, será impactado para aqueles que tiveram seu contrato de trabalho suspenso ou a jornada reduzida devido à pandemia de Covid-19. Por conta da medida, esses trabalhadores deverão receber um valor menor que o usual no chamado abono natalino. A suspensão de contratos e redução de remuneração e jornada por até seis meses foram permitidos por meio do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, do Governo Federal.
O presidente Jair Bolsonaro afirmou na tarde desta terça-feira (8) que fez um “apelo” a donos de supermercados para conter a alta do preço do arroz. Mais cedo, durante reunião do governo, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, disse que o produto não faltará no país.
Termina nesta terça-feira (8) a campanha da Serasa para que consumidores endividados em até R$ 1 mil quitem suas dívidas por apenas R$ 100. Quem tiver
O Corpo de Bombeiros registrou 52 ocorrências de incêndios florestais, de diferentes proporções, da sexta-feira (4) até esta segunda-feira (7), quando foi comemorado o feriadão da Independência. O aumento do número de casos, com a chegada do período mais seco, levou a corporação a antecipar uma operação de prevenção às queimadas e de conscientização da população.
Pais, crianças, professores e representantes de escolas particulares de Natal fizeram uma manifestação na manhã desta terça-feira (8) pelo retorno às aulas presenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Os manifestantes colocaram cadeiras e mesas escolares na praça 7 de Setembro, no centro da capital, e usaram cartazes defendendo “direito de escolha” das famílias de mandarem seus filhos ou não para a sala de aula.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), afirmou que as 

