Rússia diz que já vacinou 100 mil pessoas contra Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

VACINAA Rússia anunciou, nesta semana, que já vacinou mais de 100 mil pessoas contra a Covid-19 e que pretende imunizar 2 milhões até o fim deste mês. A imunização está sendo feita com a Sputnik V, registrada pelo país em agosto e ainda em testes de última fase.

Quando anunciou o registro da Sputnik V, o governo russo também disse que pretendia aplicar a vacina, antes do fim dos testes, em pessoas que não faziam parte dos ensaios clínicos. A estratégia foi criticada por cientistas, porque a fase 3 serve para avaliar a segurança e eficácia da vacina em maior escala antes que ela seja aplicada na população como um todo.

Até agora, a imunização foi feita da seguinte forma, segundo o G1 apurou junto ao fundo estatal russo que financia o desenvolvimento da vacina:

  • Dos 100 mil vacinados, cerca de 25 mil são participantes dos ensaios clínicos de fase 3 (a última) que estão sendo feitos na própria Rússia. A meta é incluir 40 mil voluntários.
  • Desses 25 mil participantes, 19 mil receberam a vacina, e 6 mil receberam um placebo (substância inativa).
  • As outras cerca de 80 mil pessoas que já foram vacinadas no país não fazem parte dos estudos.
  • A meta de vacinação de 2 milhões de pessoas foi anunciada pelo diretor do fundo, Kirill Dmitriev, em entrevista à BBC nesta sexta-feira (4).

Powered by WPeMatico

Secretários de Saúde pedem que programa de vacinação contra a Covid-19 adquira todas as vacinas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os secretários de saúde estaduais e municipais de Saúde publicaram uma nota neste sábado (5) no site do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) pedindo que o governo federal adquira todas as vacinas contra a Covid-19 com eficácia e segurança comprovadas, assim como imunize toda a população brasileira o mais breve possível por meio de um Plano Nacional de Imunizações unificado.

“O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS) reiteram a defesa da incorporação pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) de todas as vacinas contra a Covid-19, com reconhecidas eficácia e segurança, especialmente as que já estão sendo testadas no Brasil, considerada, ainda, a necessidade de se alcançar a imunização de toda a população brasileira, com a máxima brevidade”, afirmaram os secretários em uma nota.

Powered by WPeMatico

Pfizer vende 54 milhões de doses a Chile, Peru e México e cobra decisão do Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaO Ministério da Saúde tem só “alguns dias” para decidir sobre a compra da vacina da covid da americana Pfizer. O prazo é dado pela Pfizer, que relata 95% de eficácia do produto em testes. O governo resiste diante do preço, da oferta de poucas doses, e da necessidade de armazenar a menos 70ºC. Grande parte dos especialistas diz que poderia ser a alternativa, ao menos em grandes cidades, com bons refrigeradores.

Após acordo com Estados Unidos e União Europeia, a Pfizer já negociou 54,3 milhões de doses com Peru, México e Chile. A Pfizer, que atua em parceria com a alemã BioNTech, diz que o prazo da proposta ao governo está protegido por acordo de confidencialidade. O jornal O Estado de S. Paulo apurou que é de sete dias e termina semana que vem. A Pfizer diz, em nota, aguardar “posicionamento oficial do ministério em resposta à proposta” da companhia, “que expira em alguns dias”.

A empresa já fechou venda para mais de 30 nações. Os países da América Latina com quem a Pfizer já fechou negócio preveem iniciar a vacinação este mês ou no início de 2021, conforme o aval dos órgãos regulatórios locais. O Reino Unido vacina a partir da próxima semana – cada pessoa deve tomar duas doses.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Motorista morre após caminhão com carga de frutas capotar na BR-304 no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

caminhao-com-frutasO motorista de um caminhão morreu na noite de sexta-feira (4) após o veículo que ele dirigia capotar na BR-304, no Rio Grande do Norte. O acidente aconteceu na altura do município de Caiçara do Rio do Vento, cerca de 110 quilômetros distante da capital Natal.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), além do motorista, havia no caminhão um passageiro, que ficou ferido no acidente. O veículo transportava frutas, que ficaram espalhadas após o tombamento. O acidente aconteceu no km 215 da BR-304 por das 20h45 e o caminhão chegou a sair da pista, parando apenas às margens da via. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para o recolhimento do corpo no local.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

“Natal em Natal” deste ano terá programação com apresentações por ferramentas digitais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

leo-santana-show-natal-em-natal-45-mil-pessoas-prefeitura-730x400Sem shows com presença de público, o “Natal em Natal” deste ano terá uma programação com apresentações por ferramentas digitais. De acordo com o decreto publicado, os eventos que ainda puderem acontecer precisam respeitar as recomendações de segurança, como distanciamento social, uso de máscaras e de álcool 70º.

Bares, restaurantes e lanchonetes também precisam cumprir as medidas de segurança editadas em decretos anteriores. Recentemente, a prefeitura reforçou a fiscalização nesses estabelecimentos. O decreto foi publicado na noite de sexta-feira após reunião do prefeito Álvaro Dias com participação de auxiliares do Município e de representantes do Ministério Público Federal (MPF), Estadual (MPRN) e do Trabalho (MPT).

Powered by WPeMatico

Prefeitura cancela Natal em Natal, réveillon na praia e Carnaval 2021

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

natal-fogos-1024x683A Prefeitura de Natal cancelou a edição deste ano do Natal em Natal, o réveillon com a tradicional queima de fogos na orla urbana e o Carnaval 2021 na capital potiguar. As decisões foram publicadas em decreto em uma edição extra do Diário Oficial do Município na noite de sexta-feira (4).

O decreto proíbe ainda atividades que propiciem reunião de grandes grupos de pessoas em áreas públicas e também suspende festas, shows e eventos comerciais com mais de 50 pessoas. “Precisamos reforçar as medidas restritivas neste momento, devido à elevada propagação do vírus em nossa cidade”, disse o prefeito Álvaro Dias.

As medidas foram tomadas como forma de prevenção ao contágio pelo coronavírus. Os boletins diários da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) têm apontado que o estado passa por um crescimento de casos nas últimas semanas e o governo do RN reabriu 89 leitos de UTI para Covid-19, além de anunciar que vai reavaliar também as autorizações para eventos de fim de ano.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Empregado não consegue pedir individualmente o que já havia sido negado em ação coletiva no TRT-RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Fachada do Bloco da Corte do TRT-RNA Segunda Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) manteve a extinção de processo de empregado pedindo progressão funcional, devido ao fato do mesmo pedido ter sido julgado desfavoravelmente em ação coletiva ajuizada pelo sindicato da categoria.

De acordo com o desembargador Eridson João Fernandes Medeiros, relator do processo no Tribunal, “a ação ajuizada pelo sindicato, na qualidade de substituto processual, acarreta litispendência e faz coisa julgada em relação à reclamação trabalhista idêntica proposta pelo empregado individualmente”.

Inicialmente, devido à coisa julgada, a 8ª Vara do Trabalho de Natal extinguiu o processo do empregado da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), sem análise do mérito.

Isso porque o Sindicato dos Trabalhadores da ECT (Sintec-RN) ajuizou, sem sucesso, uma ação coletiva (nº 68800-22.2004.5.21.0005) pedindo a concessão das progressões funcionais, nos termos do Plano de Cargos e Salários (PCCS) de 1995, o mesmo pedido feito pelo empregado.

Posteriormente, o sindicato ajuizou outra ação (nº 169700-78.2011.5.21.0001), que foi extinta justamente em função da existência da coisa julgada. Por fim, a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos (Fentec) ajuizou um Dissídio Coletivo no Tribunal Superior do Trabalho (TST), questionando a validade do novo PCCS, implantado em 2008, sendo derrotada na instância mais elevada de julgamento do direito do trabalho.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Crianças não estão previstas para vacinação da Covid, diz ministério

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

VACINAO Ministério da Saúde disse nesta quinta-feira (3) que as crianças, pelo menos por enquanto, não estão previstas na estratégia de vacinação contra a Covid-19. O motivo principal, além de elas não fazerem parte do grupo de risco da doença, é a falta de estudos dos imunizantes para a faixa etária.

Nenhum país do mundo tem estudos que mostrem a utilização de vacinação na faixa etária pediátrica. Até onde eu saiba, a gente não viu nenhum trabalho que mostre [a vacinação em crianças] ou nenhuma desenvolvedora que tenha colocado [uma vacina] na fase 3 nessa faixa etária. Nós não temos dados em relação a essa questão”, disse Arnaldo Medeiros, secretário de Vigilância em Saúde.

Veja abaixo os principais pontos da estratégia preliminar:

  • Primeira fase: trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena.
  • Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos.
  • Terceira fase: pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da Covid-19 (como pacientes com doenças renais crônicas e cardiovasculares).
  • Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Powered by WPeMatico

Polícia Civil deflagra operação e apreende arma, munições e drogas em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

8cf9b199-1d42-4f01-921a-d36b5167388aPoliciais civis da Delegacia Municipal de Caicó deflagraram, na tarde desta sexta-feira (05), uma operação voltada ao combate do tráfico de drogas, no contexto de investigação contra o crime organizado, na cidade de Caicó. A ação contou com apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar e da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar.

Em uma primeira abordagem, realizada no bairro João XXIII, dois adolescentes foram apreendidos, em razão da prática de ato infracional análogo ao crime  de tráfico de drogas e, com eles, foram encontradas porções de maconha prontas para comercialização. Os adolescentes foram conduzidos ä delegacia e liberados após a lavratura de Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC), sendo entregues aos responsáveis legais.

Em um segundo momento, os policiais civis averiguaram denúncias no bairro Walfredo Gurgel, para apurar existência de pontos de venda de drogas e de foragidos. No local, foi preso Alan Carlos Cirilo da Silva, conhecido como “Alan Pepeu”. Na ocasião, ele tentou fugir pulando muros e invadindo um imóvel vizinho, mas foi contido pelos policiais que realizavam o cerco. Com ele, foram apreendidos porções de crack, dinheiro fracionado, além de munições de calibre. 40 e 380. Na residência do suspeito, foram encontramos ainda um aparelho de som e um televisor de 30 polegadas, sendo este reconhecido por uma vítima como objeto de roubo.

Powered by WPeMatico