Conselho de Caicó lança nova campanha para doação ao Fundo da Infância e Adolescência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

FIAO Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA está promovendo uma campanha para que pessoas físicas doem para o Fundo da Infância e Adolescência – FIA de Caicó. Até o dia 31 de dezembro, pessoas físicas podem destinar até 6% de uma previsão do Imposto de Renda devido ao longo do ano, através de depósito ou transferência em conta específica do Fundo, para abater em sua declaração no ano de 2021. “Os recursos doados, a exemplo de anos anteriores, servirão para financiarmos projetos com crianças e adolescentes na nossa cidade”, destacou Cristiano Manoel, Presidente do CMDCA de Caicó.

Os dados para doação na conta FIA são:
Banco: CAIXA (Código 104)
Agência: 0758
Operação 006 – Entidades Públicas
Conta 199-7
CNPJ: 21.417.123/0001-00

O comprovante de depósito deve ser enviado para o e-mail cmdcacaico.rgn@outlook.com ou WhatsApp (84) 99817.9329.

Powered by WPeMatico

Pazuello diz que Brasil tem 300 milhões de doses de vacinas garantidas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

pazuelloApós se reunir com governadores de estado e participar de um evento oficial no Palácio do Planalto, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, fez um pronunciamento nesta terça-feira (8) em que afirmou que o governo federal está empenhado em adquirir vacinas para imunizar a população brasileira contra a covid-19. Segundo ele, até agora já estão asseguradas 300 milhões de doses, que poderiam ser usadas em 150 milhões de pessoas, já que cada indivíduo precisa receber duas doses da vacina.

“O Brasil já possui atualmente mais de 300 milhões de doses de vacina garantidas, por meio de acordos, esperando aprovação da Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, disse. De acordo com o Ministério da Saúde, o governo federal tem acordos com o laboratório AstraZeneca para receber 260 milhões de doses e insumos para fabricação em 2021 pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ao custo otal de R$ 1,9 bilhão. Seriam 100 milhões no primeiro semestre e mais 160 milhões no segundo semestre.

A pasta também ingressou no consórcio internacional Covax Facility, que envolve diversos países, e prevê o repasse, para o Brasil, de outras 42 milhões de doses de algumas das vacinas em produção mundial. O governo também conta com a possibilidade comprar mais 70 milhões de doses de vacinas da farmacêutica norte-americana Pfizer.

Powered by WPeMatico

Biden quer aplicar 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 nos 100 primeiros dias de governo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bidenO presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu nesta terça-feira (8) aplicar 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 nos 100 primeiros dias de governo. Vencedor das eleições presidenciais de novembro, o democrata assume o cargo em 20 de janeiro.

Na coletiva de imprensa em Wilmington, onde coordena a equipe de transição, Biden pediu também que as pessoas se comprometessem a usar máscaras durante esse período de vacinação. Para o presidente eleito, a campanha conseguirá controlar o vírus de maneira suficiente para permitir a reabertura da maior parte dos estabelecimentos de ensino dos EUA.

Não ficou claro, pela declaração de Biden, quantas aplicações cada vacinado receberá. Isso porque a maior parte das vacinas em estudos avançados requerem a aplicação em duas doses intervaladas. Por enquanto, a FDA — entidade regulatória dos EUA equivalente à Anvisa — ainda avalia as vacinas. Em relatório publicado nesta terça, a autoridade americana confirmou a eficácia e a segurança do imunizante fabricado pelos laboratórios Pfizer e BioNTech, o mesmo que começou a ser aplicado no Reino Unido nesta terça.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

MEC lança programa para professores de alfabetização

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

2020-10-07t133853z_1682434701_rc2pdj9zakfp_rtrmadp_3_health-coronavirus-brazilO Ministério da Educação vai ofertar curso gratuito e a distância para a qualificação de 40 mil professores de alfabetização, com duração total de 160 horas, a partir de 11 de janeiro.O curso Alfabetização Baseada na Ciência (ABC) deverá ser acessado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do MEC (Avamec), onde os professores poderão assistir a vídeos, baixar os materiais de leitura e preparar as tarefas de estudo.

“O curso é composto por um manual teórico, de 24 capítulos, elaborado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, e um Programa de Intervenção Prático, desenvolvido pelo Centro de Investigação e Intervenção na Leitura do Instituto Politécnico do Porto. A Universidade Aberta de Portugal ficou responsável por gravar as videoaulas e produzir as legendas para o português do Brasil”, informou o MEC em nota.

O conteúdo abarca noções fundamentais de alfabetização, de literacia emergente (antes da instrução formal), da aprendizagem da leitura e escrita e das dificuldades desse processo.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Brasil emite alerta sobre 1º caso de ‘superfungo’ fatal resistente a medicamentos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

foto-bbc-111A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um alerta na segunda-feira (7/12) sobre uma investigação em curso do possível primeiro caso positivo no país de Candida auris, fungo resistente a medicamentos responsável por infecções hospitalares que se tornou um dos mais temidos do mundo.

Em seu alerta, a Anvisa afirmou que o Candida auris (C. auris) “é um fungo emergente que representa uma séria ameaça à saúde pública“. A infecção por C. auris é resistente a medicamentos e pode ser fatal. Em todo o mundo, estima-se que infecções fúngicas invasivas de C. auris tenham levado à morte de entre 30% e 60% dos pacientes.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Vacinas aprovadas no exterior terão aval para uso emergencial no Brasil, dizem governadores

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Governadores declararam nesta terça-feira (8) após reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que vacinas contra a Covid-19 que conseguirem registros em agências internacionais deverão ser liberadas para uso emergencial no Brasil.

Segundo os governos estaduais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) terá 72 horas para se manifestar sobre essa liberação. Se o prazo acabar e não houver manifestação da Anvisa, a autorização excepcional fica concedida. O prazo já é previsto em uma lei aprovada em fevereiro e relacionada ao estado de calamidade pública, decretado em razão da pandemia do novo coronavírus.

Na reunião desta terça, os governadores questionaram o Ministério da Saúde sobre esse compromisso com a aprovação rápida das vacinas que tenham aval externo. Segundo os gestores estaduais, o governo federal reafirmou que seguirá a regra.

Powered by WPeMatico

Polícia Civil divulga avanços no Dia Nacional de Combate à Corrupção

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

POLÍCIA CIVILA Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) divulgará, nesta quarta-feira (09), Dia Nacional de Combate à Corrupção, as conquistas e os avanços alcançados neste tema, que também envolve lavagem de dinheiro e crimes contra a ordem tributária. Na ocasião, por meio de entrevista concedida pela diretora do Departamento de Combate a Corrupção e a Lavagem de Dinheiro, delegada Karla Viviane, serão sinalizadas as principais conquistas que envolvem a criação do departamento, sua estruturação e suas investigações.

Dentre os avanços, serão divulgados: convênios firmados, criação de nova unidade policial, modernização da atuação das delegacias já existentes no departamento, recebimento de recursos para estruturação no combate à corrupção, nova sede, detalhes das operações já realizadas no ano de 2020 e perspectivas para 2021.

Powered by WPeMatico

Caicó: Decreto vai trazer novas restrições para o enfrentamento do Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

1251daa7-2936-421f-91ab-a54d3049ea87O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus do Município de Caicó esteve reunido nesta terça-feira (08), às 9 horas, no auditório do Centro Administrativo, em Caicó, onde foram avaliados os indicadores correspondentes ao período de 01/12/2020 a 06/12/2020, bem como foi analisada a necessidade de adoção de medidas mais rígidas ao combate e prevenção do vírus.

Em entrevista à imprensa, a Procuradora Jurídica do Município de Caicó, Rosemária Azevedo, destacou que o comitê vai levar ao prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata) algumas restrições que serão implementadas nos próximos dias.

Rosemária confirmou que está sendo elaborado um novo decreto que estará em consonância com o decreto estadual e o Município vai determinar quais segmentos terão suas restrições nos próximos oito dias.  “Teremos algumas decisões sobre os bares e restaurantes, limitando a questão de pessoas nas confraternizações e suspensão dos grandes eventos nesse período”, disse a Procuradora Rosemária Azevedo.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

UFRN ainda prevê formato remoto até abril de 2021, mesmo com definição do MEC

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

UFRNApós o Ministério da Educação (MEC) estabelecer que as instituições federais de ensino deverão retomar as aulas presenciais a partir de 1º de março de 2021, desde que sigam os protocolos de prevenção da Covid-19, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) informou que ainda deverá ter aulas em formato remoto até, pelo menos, abril do próximo ano. As demais instituições federais do estado ainda discutem os novos prazos para tomarem decisões sobre o assunto.

Em uma nova portaria publicada nesta segunda-feira (7), o MEC alterou uma decisão anterior, divulgada em 2 de dezembro, que previa a retomada das aulas presenciais a partir de 4 de janeiro. O novo documento, assinado pelo ministro Milton Ribeiro, foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União.

Powered by WPeMatico

Na PB, Governador autoriza secretaria estadual de saúde iniciar contatos com Governo de São Paulo para aquisição de vacinas contra a Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

joao azevedoO governador João Azevêdo autorizou, nesta segunda-feira (7), a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) a manter contatos com o Governo do Estado de São Paulo para aquisição de doses da vacina contra a Covid-19. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (7), durante o programa semanal ‘Fala, governador’, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara.

“Hoje pela manhã, o Governo de São Paulo colocou à disposição dos estados brasileiros 4 milhões de doses de vacina, e a Paraíba já está devidamente autorizada para que a gente possa adquirir uma parte delas a partir de janeiro e disponibilizar à nossa população. Essa é mais uma ação na busca de proteger e salvar vidas para que a gente possa, paralelamente ao que o Ministério da Saúde executar, desenvolver ações aqui e tomando esses cuidados”, explicou.

O gestor também voltou a fazer um apelo à população paraibana para seguir as recomendações das autoridades sanitárias no sentido de evitar a propagação da Covid-19 no Estado. “Não existe outra forma de combatermos a doença a não ser através do distanciamento social, do uso de máscaras e da higienização constante das mãos até que a gente tenha a chegada de uma campanha de vacinação que vai nos permitir vivenciar um novo normal. É importante que tenhamos essa consciência coletiva e tomarmos os cuidados devidos para que a gente saia dessa situação”, falou.

Powered by WPeMatico

Receitas próprias do RN têm queda de R$ 457 milhões em ano de pandemia, diz TCE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

TCEDe janeiro a outubro de 2020, as receitas próprias do Estado do Rio Grande do Norte tiveram uma queda de R$ 457 milhões. A projeção é do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) e reflete o impacto nas finanças do RN causado pela pandemia do novo coronavírus.

Ainda de acordo com o Boletim divulgado pelo TCE, foi constatada uma diminuição de R$ 112,5 milhões no déficit nas receitas próprias do RN, que era de R$ 570 milhões até agosto e passou para R$ 457 milhões. Ao mesmo tempo, as transferências realizadas pelo Governo Federal para auxiliar financeiramente os Estados durante a pandemia passaram de R$ 495 milhões para R$ 896 milhões.

Até outubro, o Tribunal constatou um acréscimo de 5,73% nas receitas estaduais. Um dos fatores que colaboraram para o aumento foram os recursos investidos em saúde pelo Governo Federal, que foi R$ 158,8 milhões maior do que o investido em 2019.

Powered by WPeMatico

Governo convoca 329 aprovados em concurso da PM para segunda turma de formação de soldados no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PMA Secretaria da Administração (Sead) convocou mais 329 candidatos aprovados no concurso da Polícia Militar do Rio Grande do Norte para a segunda turma do curso de formação de praças – a primeira turma, com mais de mil soldados, se formou em novembro. A apresentação será realizada entre os dias 16 e 18 de dezembro, no quartel do Comando-Geral da PM, no bairro do Tirol, em Natal.

As listas com o nome dos candidatos e com os documentos necessária para a matrícula, bem como as respectivas datas de apresentação dos aprovados foram publicadas na edição desta terça (8) do Diário Oficial do Estado. Conforme a publicação, o candidato que não se apresentar no dia e horário determinado ou que não apresentar a documentação exigida será eliminado do processo.

Powered by WPeMatico

Oxford é a primeira a publicar resultados preliminares de fase 3 de vacina contra a Covid-19 em revista científica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaA Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca foram as primeiras a publicar, nesta terça-feira (8), resultados preliminares de fase 3 de testes de uma vacina contra a Covid-19 em uma revista científica. Os resultados foram publicados na revista “The Lancet”, uma das mais importantes do mundo.

Os dados, que ainda são preliminares (porque os testes ainda não acabaram), já haviam sido divulgados em novembro: a vacina mostrou eficácia média de 70,4%, com até 90% de eficácia no grupo que tomou a dose menor. Na prática, se uma vacina tem 90% de eficácia, isso significa dizer que 90% das pessoas que tomam a vacina ficam protegidas contra aquela doença.

A publicação em revista científica significa que os dados dos testes foram revisados por outros cientistas e validados. Não quer dizer que a vacina de Oxford será aplicada imediatamente na população em geral. Para isso, ela ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores – no Brasil, esse órgão é a Anvisa; no Reino Unido, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA, ;na sigla em inglês).

Powered by WPeMatico

Idosa de 90 anos é a primeira a ser vacinada contra Covid-19 no Reino Unido

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

000-8wn8m3O Reino Unido começou nesta terça-feira (8) a vacinar sua população contra a Covid-19 com a vacina da farmacêutica norte-americana Pfizer e da empresa alemã de biotecnologia BioNTech. Uma senhora de 90 anos, Margaret Keenan, foi a primeira a receber a dose.

O país europeu é o primeiro a iniciar campanha de vacinação com a vacina desenvolvida pela parceria das duas empresas. A campanha de vacinação do Reino Unido pode ser um divisor de águas no combate ao coronavírus.

“Sinto-me muito privilegiada por ser a primeira pessoa vacinada contra a Covid-19”, disse a senhora Margaret Keenan. “É o melhor presente de aniversário antecipado que eu poderia desejar porque significa que posso finalmente esperar passar um tempo com minha família e amigos no Ano Novo, depois de estar sozinha na maior parte do ano”, completou a senhora, que completa 91 anos na próxima semana.

Powered by WPeMatico