Papa Francisco adianta horário da Missa do Galo para cumprir com toque de recolher imposto na Itália

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

papa franciscoO Papa Francisco adiantou o horário da tradicional Missa do Galo – que acontece na véspera de Natal – para cumprir com um toque de recolher imposto na Itália, informou o Vaticano nesta quinta-feira (10) em um comunicado.

A celebração, que estava marcada para as 21h30 do dia 24 de dezembro, começará às 19h30. Isso porque o governo italiano impôs, entre outras medidas para tentar conter o avanço da pandemia da Covid-19, um toque de recolher a partir das 22h.

A missa já havia sido antecipada: tradicionalmente marcada para a meia noite, desde 2012 era celebrada as 21h30 para que o papa emérito Bento XVI pudesse acompanhar. Ele tem a saúde debilitada e não pode participar de eventos em horários avançados.

A participação de fiéis neste, que é um dos mais importantes marcos da tradição católica, será limitada. Apenas 100 pessoas, entre seguidores e religiosos, terão a permissão de entrar na Basílica de São Pedro. A missa será transmitida pela internet e pela televisão.

Powered by WPeMatico

Casa do Empresário sugere comércio de Caicó abrir dia 16 de dezembro e folgar em 2 de janeiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

comércioO dia 16 de dezembro é feriado municipal em Caicó, em homenagem a data de aniversário da cidade. Em virtude do momento de pandemia e da importância do período natalino para o aquecimento das vendas, a diretoria da Casa do Empresário de Caicó se reuniu na noite desta quarta-feira (09) e deliberou a recomendação para que o comércio abra no próximo dia 16, uma quarta-feira. A Casa do Empresário acredita que a abertura no dia 16 seria importante também em virtude de a próxima quarta não ser feriado nos municípios vizinhos.

“Existe um acordo entre os sindicatos patronal e do comerciário que a empresa possa optar por abrir e pagar o dia de trabalho ao colaborador ou negociar folga em data posterior. A nossa sugestão é que as empresas funcionem dia 16 e compensem com uma folga no dia 2 de janeiro, um sábado, extendendo o feriadão da virada de ano. Uma medida boa para o empresário e o colaborador”, explica Ildica Vale, presidente do SindVarejo Caicó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Festas de fim de ano podem agravar pandemia no país, diz Fiocruz

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

coronavírusEstudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que o aumento do número de casos e internações por covid-19 em vários estados que vem sendo registrado desde o início de novembro está encontrando um sistema de saúde menos preparado para atender à demanda por leitos de enfermarias e unidades de terapia intensiva (UTIs), não só nas regiões metropolitanas, mas principalmente nas cidades menores do interior.

Os pesquisadores da Fiocruz alertam que a possibilidade de colapso do atendimento aos novos casos é real e poderá acontecer nas próximas semanas, agravada pela chegada das festas de fim de ano e das férias. De acordo com a Fiocruz, um importante indicador da falta de assistência de saúde está nos números de mortos fora das UTIs.

“A circulação das pessoas no período de festas de fim de ano e férias deve acelerar a disseminação do vírus, que já circula com bastante velocidade e volta a ocupar os leitos hospitalares. A movimentação das pessoas tende a aumentar a necessidade de atendimento por outros agravos de saúde como os acidentes de trânsito, por exemplo”, diz a instituição.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Instituto Butantan começa envase da CoronaVac a partir de matéria-prima importada da China

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaO governo de São Paulo disse nesta quinta-feira (10) que o Instituto Butantan iniciou o envase da CoronaVac, vacina contra o coronavírus produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto. A expectativa é a de conseguir envasar entre 600 mil a um milhão de doses por dia.

“O Instituto Butantan iniciou ontem a produção da vacina do Butantan, a CoronaVac, aqui na sede do Butantan em São Paulo. Esta é a produção brasileira do Butantan, que está produzindo aqui com insumos que vieram da Sinovac, a vacina do Brasil, a vacina do Butantan. Um momento histórico que orgulha a todos nós brasileiros”, disse o governador durante coletiva de imprensa na sede do Butantan.

A CoronaVac ainda está na terceira fase de testes, estágio em que a eficácia precisa ser comprovada antes da liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Segundo o governo paulista, o processo começou a ser realizado nesta quarta-feira (9), na fábrica do Instituto, que tem 1.880 metros quadrados, e contará com o reforço de 120 novos profissionais.

Powered by WPeMatico

Visitas presenciais são suspensas em Caicó e em mais quatro unidades prisional do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

presídioA Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) suspendeu, nesta quinta-feira (10), as visitas presenciais na Cadeia Pública de Mossoró, na Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio, na Penitenciária Regional de Pau dos Ferros, na Penitenciária Estadual do Seridó e na Cadeia Pública de Caraúbas.

A suspensão acontece por causa do aumento no número de casos de Covid-19 em algumas regiões do Rio Grande do Norte. As televisitas continuam disponíveis para os familiares das pessoas privadas de liberdade. Segundo a Seap, as visitas presenciais estão mantidas nas demais unidades do estado. Visitantes e apenados devem cumprir regras de distanciamento social e outras medidas de combate e prevenção ao novo coronavírus.

Powered by WPeMatico

MEC autoriza aulas remotas em escolas e universidades enquanto durar a pandemia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

MECO Ministério da Educação (MEC) homologou nesta quinta-feira (10) o parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que permite aulas remotas enquanto durar a pandemia de coronavírus. A regra vale para todas as redes de ensino, em caráter excepcional, quando as aulas estiverem suspensas pelas autoridades locais ou quando não houver condições sanitárias.

Em entrevista, a relatora do parecer no CNE, Maria Helena Guimarães de Castro, já havia dito que atividades remotas poderão integrar o currículo de escolas e universidades brasileiras por prazo indeterminado. O texto do parecer cita os “sistemas de ensino federal, estaduais, distrital e municipais, bem como nas secretarias de educação e nas instituições escolares públicas, privadas, comunitárias e confessionais.” Isso inclui a educação básica e o ensino superior.

Com a homologação, as redes de ensino passam a ter permissão de contar as aulas remotas como carga horária enquanto durar a pandemia. A regra vigente permitia essa equiparação até 31 de dezembro deste ano, e a tentativa era estendê-la até dezembro de 2021. O parecer homologado retirou a data limite.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Pfizer e BioNTech publicam resultados preliminares de fase 3 de vacina para Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

VACINAA farmacêutica americana Pfizer e o laboratório alemão BioNTech publicaram, nesta quinta-feira (10), os resultados preliminares da fase 3 dos testes de sua vacina candidata contra a Covid-19. Os dados foram publicados na revista científica “New England Journal of Medicine”, uma das mais importantes do mundo.

As informações já haviam sido divulgadas em novembro, mas só agora foram publicadas em revista. Isso significa que os dados da pesquisa foram examinados e validados por outros cientistas. A vacina da Pfizer/BioNTech, a BNT162b2, é uma das quatro que estão sendo testadas no Brasil. Os laboratórios foram os segundos a divulgar dados de uma vacina em revista científica. Na terça (8), Oxford e AstraZeneca também publicaram resultados.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Com mortes em alta, Bolsonaro diz que ‘estamos vivendo um finalzinho de pandemia’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BOLSONAROO presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse nesta quinta-feira (10) que o Brasil está enfrentando o fim da pandemia. “Me permite falar um pouco do governo, que ainda estamos vivendo o finalzinho de pandemia. O nosso governo, levando-se em conta outros países do mundo, foi aquele que melhor se saiu, ou um dos que melhores se saíram na pandemia”, disse Bolsonaro durante discurso na inauguração do eixo principal da nova Ponte do Guaíba, na BR-290, em Porto Alegre.

A declaração é feita num momento em que 22 das 27 unidades da federação enfrentam alta nas mortes por coronavírus, segundo o consórcio de veículos de imprensa. É a primeira vez que tantos estados aparecem simultaneamente com tendência de alta nas mortes pela doença desde que o consórcio começou a acompanhar essas tendências, em 9 de julho. Desde o início da pandemia, 179.032 pessoas morreram por conta da Covid-19 no Brasil.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Anvisa aprova a autorização temporária de uso emergencial de vacinas contra Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

AnvisaA Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) decidiu nesta quinta-feira (10) conceder autorização temporária de uso emergencial, em caráter experimental, de vacinas contra a Covid-19 e estabeleceu regras para que empresas solicitem a autorização. Na prática, a medida abre caminho para que empresas possam fazer esse pedido de emergência.

“A autorização de uso emergencial é um mecanismo que pode facilitar a disponibilização e o uso das vacinas contra Covid-19, ainda que não tenham sido avaliadas sob o crivo do registro, desde que cumpram com os requisitos mínimos de segurança, qualidade e eficácia”, disse Alessandra Bastos Soares, diretora da Anvisa.

A agência ainda não recebeu nenhum pedido de uso emergencial e nem pedido de registro de vacinas. Ela também reforçou que esse pedido deve ser feito pela empresa. A Anvisa ressalta que poderá modificar, suspender ou cancelar a autorização temporária a qualquer momento, com base em elementos técnicos e científicos.

Powered by WPeMatico

Grupo de cientistas pede que Ministério da Saúde inclua a CoronaVac em plano de imunização

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisadores e cientistas do grupo técnico encarregado de auxiliar o Ministério da Saúde na elaboração do plano de imunização fizeram um apelo ao governo para que as negociações com o Instituto Butantan comecem imediatamente. Os especialistas destacam a necessidade de um grande volume de doses para garantir uma ampla cobertura para a população brasileira.

“Vimos solicitar ao governo brasileiro o esforço para que sejam imediatamente abertas negociações com o Instituto Butantan, que já teria condições de oferta de doses de vacinas”, diz a carta. O grupo se diz preocupado com o planejamento do ministério, que só tem acordo firmado com a vacina de Oxford/AstraZeneca. “A única alternativa à vacina da AstraZeneca incluída no planejamento é a ofertada pela Pfizer, justamente a que apresenta o maior desafio logístico”.

Powered by WPeMatico

Com pandemia, doações online se tornaram cruciais para ONGs

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ALDEIAS INFANTIS SOS BRASILA covid-19 tem imposto árduos desafios para toda a sociedade e, para o terceiro setor, a situação é ainda mais delicada. A crise vem aumentando as demandas dos projetos de tal forma que, mesmo com o cenário tendo despertado a solidariedade das pessoas, as organizações não governamentais (ONGs) enfrentam crescentes dificuldades em continuar proporcionando os atendimentos aos quais se propõem.

Segundo pesquisa feita este ano pela Rede do Bem*, 67% dos gestores de organizações da sociedade civil sem fins lucrativos do eixo Rio-São Paulo constataram queda acima da metade na arrecadação, e 83% previam riscos de fecharem suas portas no curto prazo (ou reduzirem as atividades).

Determinadas a ficar de fora dessa triste estatística, ONGs como a Aldeias Infantis SOS Brasil têm recorrido às doações virtuais. No auge da pandemia, a ONG promoveu a campanha #SOSPrecisamosContinuar, que beneficiou mais de 30 mil pessoas com cestas básicas, kits de higiene e máscaras. Recentemente, lançou a ação #CuidandoUmDoOutro, que, além de doações, reforça a importância do uso de máscara na prevenção ao coronavírus.

Powered by WPeMatico

Em Caicó, comitê reúne representantes de bares, restaurantes músicos e apresenta novas restrições

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

0f175605-7975-4a99-82f4-43bdf25b2113O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus do Município de Caicó esteve reunido nesta quinta-feira (10), no auditório do Centro Administrativo, com os representantes de bares, restaurantes e músicos, onde foram discutidas a adoção de medidas mais rígidas ao combate e prevenção do Coronavírus.

O Procurador Adjunto do Município de Caicó, Artur Augusto, destacou que o comitê ouviu de forma mais detalhada os anseios, as posições e algumas ideias para o posicionamento a ser tomado pelo Município em relação a esses setores.

Artur confirmou que as novas restrições serão publicadas em um novo decreto municipal que deverá ser publicado ainda hoje pela prefeitura de Caicó e que as decisões tomadas na reunião serão levadas para avaliação do prefeito de Caicó, Robson de Araújo (Batata). O novo decreto terá vigência de 8 dias.

Powered by WPeMatico

Polícia Civil realiza incineração de 20 quilos de drogas em Santa Cruz

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

e03703d2-ee84-4581-94f7-11900eb71d1ePoliciais civis da 9ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Santa Cruz incineraram, na manhã desta quinta-feira (10), cerca de 20 quilos de drogas que foram apreendidos ao longo das operações realizadas na região no período de, pelo menos, cinco anos. Foi a primeira incineração promovida pela 9ª DRP. Todo o material entorpecente foi incinerado em uma fábrica de cerâmica, no município de Santa Cruz.

A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, através do Disque Denúncia 181, que possam contribuir para que o trabalho de combate ao tráfico de drogas continue a ser realizado com êxito.

Powered by WPeMatico

Secretário de Saúde e Vereador foram presos durante operação do MP em Jardim de Piranhas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

20201210_op3O MPRN também já apurou a ocorrência de desvio de recursos públicos na execução do contrato administrativo firmado entre a Prefeitura de Jardim de Piranhas e um posto de combustíveis pertencente a um vereador local. Essa fraude se consuma a partir emissão de “notas fiscais frias” e conta com a ação decisiva do secretário municipal de Saúde, a quem seria destinado parte dos recursos públicos desviados do município.

O secretário de saúde e o vereador foram presos. Além deles, também foi presa preventivamente uma assistente social contratada pela Prefeitura de Jardim de Piranhas. O MPRN reuniu fortes indícios de que ela auxiliou o secretário de Saúde na execução dos crimes investigados, repartindo com ele o recebimento de vantagem indevida paga por uma empresa fornecedora do município.

Além dos mandados de prisão e de busca e apreensão, o MPRN obteve o sequestro de saldo e a indisponibilidade de valores no total de R$ 240 mil, a ser efetivada pelas instituições financeiras nas quais o secretário de Saúde e o vereador presos possuem relacionamento para fins de ressarcimento ao erário.

Powered by WPeMatico

PRF realiza no Rio Grande do Norte solenidade alusiva ao aniversário de 92 anos da Instituição

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

20201208Aniversriode92anosbA Polícia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte realizou, na tarde desta terça-feira (08), no auditório do SESC – Cidade Alta, em Natal/RN, uma solenidade alusiva ao aniversário de 92 anos da Instituição. A abertura foi realizada pelo Diretor-Geral, PRF Eduardo Aggio de Sá, por videoconferência. Durante o evento foram homenageadas autoridades civis e militares, Policiais Rodoviários Federais e servidores administrativos da Superintendência no estado.

De acordo com Djairlon Moura, superintendente da PRF no estado, “a eficiência institucional passa obrigatoriamente pelo trabalho desenvolvido em rede multinível, e que, portanto, se torna uma condição para a melhor prestação de serviços a sociedade e a cooperação entre as organizações, independentemente da esfera de governo”. Nessa direção, as homenagens objetivaram o reconhecimento pelo apoio prestado a PRF.

Na mesma ocasião foram homenageados dezessete Policiais Rodoviários Federais e um Servidor Administrativo que se destacaram ao longo de um ano no desempenho das atividades. “Ao homenagear os servidores que se destacaram, a instituição reconhece aqueles que realizaram entregas significativas para a sociedade e que contribuíram para a melhor eficiência do órgão.”, comentou o superintendente da PRF no Estado, Djairlon Moura.

Powered by WPeMatico

Justiça do Trabalho do RN celebra Declaração dos Direitos Humanos com audiências temáticas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Justiça do Trabalho do RN celebra Declaração dos Direitos Humanos com audiências com pautas temáticasDurante esta semana, de 7 a 11 de dezembro, Varas do Trabalho de Natal e do interior do Rio Grande do Norte estão realizando audiências com pautas temáticas, com ações cujo objeto seja acidente laboral ou doença adquirida no exercício do trabalho.

A iniciativa é do programa Trabalho Seguro, que foca em ações voltadas à prevenção de acidentes de trabalho e no fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, e faz parte do Plano de Ação do TRT-RN para cumprir a meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O motivo é justo: lembrar a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que ocorreu em 10 de dezembro de 1948. A proposta, como explica os juízes gestores do programa no RN, Simone Jalil e Alexandre Érico, é para “celebrar a passagem da data e ressaltar a necessidade cada vez mais atual da observância” do documento.

Powered by WPeMatico

Polícia Federal faz operação contra fraudes no auxílio emergencial

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PFA Polícia Federal (PF) faz hoje (10) uma ação contra fraudes no recebimento do auxílio emergencial pago pelo governo federal. A operação Segunda Parcela está cumprindo sete mandados de prisão, 42 mandados de busca e apreensão e 13 de sequestro de bens em 14 estados. A justiça determinou o bloqueio de R$ 650 mil em diversas contas que receberam indevidamente o auxílio, criado para ajudar financeiramente milhões de famílias de baixa renda afetadas pela pandemia do novo coronavírus.

Segundo a PF, a ação é parte de uma estratégia coordenada contra as fraudes entre a própria PF, Ministério Público Federal (MPF),  Caixa, Receita Federal, Controladoria-Geral da União (CGU),  Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério da Cidadania.

Nessa estratégia, as tentativas de cadastramento irregulares são detectadas pela Polícia Federal, que busca identificar a atuação de organizações criminosas que fraudam o benefício. Ainda segundo a PF, a estratégia coordenada já detectou, bloqueou e cancelou o cadastramento de mais de 3,82 milhões de pedidos irregulares, evitando um prejuízo de R$ 2,3 bilhões aos cofres públicos.

Powered by WPeMatico

Governos da Paraíba e do RN confirmam primeiro caso de reinfecção pelo coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUSO Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de reinfecção por coronavírus do país. A paciente é uma médica de 37 anos que mora em Natal e trabalha também Paraíba. A identificação do caso foi feita pelos governos do Rio Grande do Norte e da Paraíba, que usaram o método da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) por sequenciamento genético, que confirmou que a mulher foi infectada por duas linhagens diferentes do vírus.

O caso estava sendo investigado desde o dia 23 de outubro, data em que o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde do RN (CIEVS-RN) recebeu a notificação sobre a suspeita. A primeira infecção dela aconteceu em junho. Após apresentar um quadro de síndrome gripal (cefaleia, dor abdominal e coriza) no dia 17, a paciente realizou o exame RT-PCR na Paraíba em 23 de junho. O resultado do teste foi positivo e ela se recuperou após período de isolamento recomendado.

Powered by WPeMatico

Investigações do MP em Jardim de Piranhas iniciaram em 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As investigações foram iniciadas em 28 de março de 2019, com a instauração de um Procedimento Investigatório Criminal na Promotoria de Justiça de Jardim de Piranhas com o objetivo de apurar possível atividade de lavagem de dinheiro em operações realizadas por uma queijeira pertencente ao atual secretário de Saúde do município.

Essa investigação foi iniciada com o encaminhamento de um Relatório de Inteligência Financeira elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que apontou uma movimentação atípica no valor total de R$ 2.286.457,00, entre créditos e débitos, no curto período de tempo abrangido pelos meses de setembro de 2018 a janeiro de 2019 na queijeira.

Além disso, o secretário de Saúde realizou vultosos saques em espécie no período investigado, bem como se recusou a informar o faturamento dele à instituição financeira com a qual mantém relacionamento, chamando a atenção dos órgãos do Sistema de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Há fortes indícios de que a queijeira, que funciona de fato, seja utilizada em operações de lavagem de dinheiro.

Powered by WPeMatico

Operação do MPRN investiga esquema de fraudes na Prefeitura de Jardim de Piranhas; secretário de Saúde e vereador são presos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (10) a operação Ordenha, que tem por objetivo apurar um esquema de fraudes na Prefeitura de Jardim de Piranhas. A suspeita é que cerca de R$ 3 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos entre os anos de 2017 e 2019. O atual secretário municipal de Saúde, Luciano Saraiva, um vereador e uma assistente social contratada pela Prefeitura foram presos preventivamente.

A operação Ordenha, deflagrada com o apoio da Polícia Militar, cumpriu três mandados de prisão e outros 17, de busca e apreensão, nas cidades de Jardim de Piranhas, Natal e Caicó. A investigação apura os crimes de peculato, corrupção passiva e associação criminosa, além do delito de falsidade ideológica.

A ação é resultado de um ano e 7 meses de investigações feitas pela Promotoria de Justiça de Jardim de Piranhas com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN. Revelou-se, no curso das investigações, a existência de um sistema de pagamento de propina e de desvio de recursos públicos na Prefeitura integrado por servidores públicos comissionados e empresários fornecedores do Município.

As investigações foram iniciadas em 28 de março de 2019, com a instauração de um Procedimento Investigatório Criminal na Promotoria de Justiça de Jardim de Piranhas com o objetivo de apurar possível atividade de lavagem de dinheiro em operações realizadas por uma queijeira pertencente ao atual secretário de Saúde do município.

Essa investigação foi iniciada com o encaminhamento de um Relatório de Inteligência Financeira elaborado pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que apontou uma movimentação atípica no valor total de R$ 2.286.457,00, entre créditos e débitos, no curto período de tempo abrangido pelos meses de setembro de 2018 a janeiro de 2019 na queijeira.

Além disso, o secretário de Saúde realizou vultosos saques em espécie no período investigado, bem como se recusou a informar o faturamento dele à instituição financeira com a qual mantém relacionamento, chamando a atenção dos órgãos do Sistema de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Há fortes indícios de que a queijeira, que funciona de fato, seja utilizada em operações de lavagem de dinheiro.

O MPRN também já apurou a ocorrência de desvio de recursos públicos na execução do contrato administrativo firmado entre a Prefeitura de Jardim de Piranhas e um posto de combustíveis pertencente a um vereador local. Essa fraude se consuma a partir emissão de “notas fiscais frias” e conta com a ação decisiva do secretário municipal de Saúde, a quem seria destinado parte dos recursos públicos desviados do município.

O secretário de saúde e o vereador foram presos. Além deles, também foi presa preventivamente uma assistente social contratada pela Prefeitura de Jardim de Piranhas. O MPRN reuniu fortes indícios de que ela auxiliou o secretário de Saúde na execução dos crimes investigados, repartindo com ele o recebimento de vantagem indevida paga por uma empresa fornecedora do município.

Além dos mandados de prisão e de busca e apreensão, o MPRN obteve o sequestro de saldo e a indisponibilidade de valores no total de R$ 240 mil, a ser efetivada pelas instituições financeiras nas quais o secretário de Saúde e o vereador presos possuem relacionamento para fins de ressarcimento ao erário.

Operação do MPRN investiga esquema de fraudes na Prefeitura de Jardim de Piranhas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta quinta-feira (10) a Operação Ordenha, que tem por objetivo apurar um esquema de fraudes na Prefeitura de Jardim de Piranhas. A suspeita é que cerca de R$ 3 milhões tenham sido desviados dos cofres públicos entre os anos de 2017 e 2019.

A operação Ordenha, deflagrada com o apoio da Polícia Militar, cumpre mandados de prisão e outros, de busca e apreensão, nas cidades de Jardim de Piranhas, Natal e Caicó. A investigação apura os crimes de peculato, corrupção passiva e associação criminosa, além do delito de falsidade ideológica.

A ação é resultado de um ano e 7 meses de investigações feitas pela Promotoria de Justiça de Jardim de Piranhas com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN.

Revelou-se, no curso das investigações, a existência de um sistema de pagamento de propina e de desvio de recursos públicos na Prefeitura integrado por servidores públicos comissionados e empresários fornecedores do Município.