A agência regulatória de medicamentos da Suíça, a Swissmedic, anunciou neste sábado (19) que o país foi o primeiro do mundo a aprovar uma vacina contra a Covid-19 sob procedimento padrão – e não para uso emergencial, como foi o caso de outras aprovações concedidas.
O uso foi liberado para pessoas a partir dos 16 anos de idade. O ministro da Saúde suíço disse, no Twitter, que o imunizante poderá ser começar a ser aplicado “dentro de dias”, mas a prioridade será para pessoas vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com problemas de saúde.
Já a agência de saúde do país afirmou que um programa nacional de vacinação pode começar em 4 de janeiro, com um lote inicial de cerca de 100 mil doses. O contrato da Suíça com a Pfizer e a BioNTech é para entregar 3 milhões de doses da vacina – o suficiente para 1,5 milhão de pessoas, já que o imunizante precisa ser aplicado em duas doses.
Powered by WPeMatico





O oficial da Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) que comanda o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 no país, Zheng Zhongwei, disse neste sábado (19) que o país já vacinou mais de 1 milhão de pessoas com doses de emergência, e que “nenhuma reação adversa séria” foi detectada.
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse neste sábado (19) que a nova mutação de coronavírus localizado no Reino Unido pode ser até 70% mais transmissível, segundo análise preliminar. Não há evidências de que a variante provoque casos mais graves ou com maior índice de mortes, nem mesmo que seja resistente às vacinas. Entretanto, se confirmada por estudos científicos, a mutação não será a primeira a trazer vantagens para a transmissão do Sars-Cov-2.
Procuradores da República de sete estados brasileiros encaminharam um ofício à Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, nesta sexta-feira (18), com
A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que proíbe o bloqueio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e permite a aplicação destes em fundos de investimento. A matéria, oriunda do Senado, segue sanção presidencial.
