Suíça é o primeiro país a autorizar vacina da Covid-19 sob procedimento padrão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

VACINAA agência regulatória de medicamentos da Suíça, a Swissmedic, anunciou neste sábado (19) que o país foi o primeiro do mundo a aprovar uma vacina contra a Covid-19 sob procedimento padrão – e não para uso emergencial, como foi o caso de outras aprovações concedidas.

O uso foi liberado para pessoas a partir dos 16 anos de idade. O ministro da Saúde suíço disse, no Twitter, que o imunizante poderá ser começar a ser aplicado “dentro de dias”, mas a prioridade será para pessoas vulneráveis, incluindo idosos e pessoas com problemas de saúde.

Já a agência de saúde do país afirmou que um programa nacional de vacinação pode começar em 4 de janeiro, com um lote inicial de cerca de 100 mil doses. O contrato da Suíça com a Pfizer e a BioNTech é para entregar 3 milhões de doses da vacina – o suficiente para 1,5 milhão de pessoas, já que o imunizante precisa ser aplicado em duas doses.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

China diz que já vacinou mais de 1 milhão de pessoas e nenhuma reação adversa grave foi detectada

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

VACINAO oficial da Comissão Nacional de Saúde da China (NHC) que comanda o desenvolvimento de vacinas contra a Covid-19 no país, Zheng Zhongwei, disse neste sábado (19) que o país já vacinou mais de 1 milhão de pessoas com doses de emergência, e que “nenhuma reação adversa séria” foi detectada.

“Para as vacinas em que estamos avançando muito rapidamente, o número de casos necessários para o estágio intermediário dos testes clínicos de fase 3 já foi obtido”, disse Zheng. Os dados das aplicações, feitas em grupos de alto risco, foram encaminhados ao órgão regulador local para análise.

A China planeja vacinar até 50 milhões de pessoas até fevereiro de 2021 com os imunizantes feitos pela Sinopharm e pela Sinovac, produzida em parceria com o Instituto Butantan, em São Paulo (SP). Uma vacina do laboratório CanSino Biologics Inc também já foi aprovada para uso emergencial, mas estará restrita aos militares.

Mao Junfeng, funcionário do Ministério da Indústria chinesa, disse que as empresas já concluíram suas “tarefas de construção de capacidade”. Ou seja, já estão prontas para atenderem à demanda de grupos populacionais prioritários. O número necessário não foi divulgado.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Nova variante do coronavírus no Reino Unido pode ser até 70% mais transmissível, diz Boris Johnson

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ap20268291625928O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse neste sábado (19) que a nova mutação de coronavírus localizado no Reino Unido pode ser até 70% mais transmissível, segundo análise preliminar. Não há evidências de que a variante provoque casos mais graves ou com maior índice de mortes, nem mesmo que seja resistente às vacinas. Entretanto, se confirmada por estudos científicos, a mutação não será a primeira a trazer vantagens para a transmissão do Sars-Cov-2.

Durante o pronunciamento neste sábado, Johnson afirmou que os planos para aliviar as restrições de circulação durante o Natal seriam cancelados como tentativa de frear a disseminação do vírus. “Dadas as primeiras evidências que temos sobre esta nova variante do vírus, e o risco potencial que ela representa, é com o coração muito apertado que devo dizer que não podemos continuar com o Natal como planejado” – Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido

Powered by WPeMatico

Mutação do coronavírus faz Reino Unido ampliar restrições

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Reino Unido decidiu neste sábado (19) desistir dos planos de aliviar as restrições de circulação durante o Natal diante de evidências que apontam que uma variante do novo coronavírus em circulação pode ser até 70% mais transmissível.

Com a medida, o Reino Unido ingressa na lista de locais que decretaram, nos últimos dias, bloqueios mais rígidos para frear a disseminação da Covid-19 antes das festas de fim de ano. A maior parte das medidas foi adotada na Europa, que enfrenta altas nas infecções há semanas.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Para governadores, decisão do STF ampliou pressão por imunização rápida contra Covid

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Governadores ouvidos pelo blog avaliam que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de autorizar estados e municípios a comprarem vacinas sem aval da Anvisa servirá como uma “dupla pressão” para que a União viabilize uma imunização rápida contra a Covid-19.

Nesta quinta-feira (17), o ministro Ricardo Lewandowski autorizou governadores e prefeitos a comprar vacinas registradas por agências sanitárias estrangeiras. A liberação vale também para o caso de a União descumprir o plano de imunização. Pela decisão, estados e municípios poderão comprar os imunizantes caso a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não libere o produto no prazo de 72 horas após a apresentação do pedido.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

MPF pede informações à Fiocruz sobre a produção da vacina Oxford/AstraZeneca

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacina Oxford,AstraZenecaProcuradores da República de sete estados brasileiros encaminharam um ofício à Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, nesta sexta-feira (18), com questionamentos sobre a produção da vacina do consórcio Oxford/AstraZeneca. Os representantes do Ministério Público Federal (MPF) querem saber se a Fiocruz fez adaptações na planta da instituição para produzir a vacina. O prazo para o envio das respostas é de 5 dias.

Além disso, os procuradores perguntam à instituição qual é a capacidade de produção atual e “se a fundação será capaz de atender às aquisições previstas pelo plano nacional de vacinação”, e talvez ampliar a produção, se houver aumento da demanda.

Conforme prevê o “Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”, mais de 100 milhões de doses até julho e 30 milhões de doses por mês no segundo semestre de 2021. Isso, diz o MPF, faz com que o imunizante seja a principal aposta do Ministério da Saúde.

Powered by WPeMatico

Câmara aprova proibição de bloqueio de recursos de fundo científico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Edição presencial da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que proíbe o bloqueio de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e permite a aplicação destes em fundos de investimento. A matéria, oriunda do Senado, segue sanção presidencial.

O texto do Projeto de Lei Complementar 135/20, aprovado na noite de quinta-feira (17), deixa claro que o FNDCT não é um fundo de investimentos, nem se vincula ao sistema financeiro e bancário. Neste ano, o fundo tem mais de R$ 6 bilhões autorizados pelo Orçamento, mas cerca de R$ 5 bilhões não podem ser aplicados em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) porque estão bloqueados pelo governo para atingir a meta de déficit primário.

Formalmente, o bloqueio ocorre por meio da alocação dos recursos na reserva de contingência, que é aquela para emergências não previsíveis. Na prática, o resultado é o mesmo: o recurso não pode ser usado. Como foi aprovado em agosto pelos senadores, o texto contém a determinação de que o montante do fundo, no Orçamento de 2020, bloqueado pela reserva seja liberado quando o projeto virar lei.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770