Covid-19: 354 milhões de doses estão asseguradas em 2021, diz Pazuello

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Vacina, vacinação,seringa, covid 19O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou hoje (6), em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, que o Brasil tem asseguradas, para este ano, 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Do total, 254 milhões serão produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a AstraZeneca, e 100 milhões pelo Butantan, em parceria com a empresa Sinovac.

Pazuello anunciou também a edição de uma medida provisória que trata de ações excepcionais para aquisição de vacinas, insumos, bens e serviços de logística. O ministro informou que o ministério está em processo de negociação com os laboratórios Gamaleya, da Rússia, Janssen, Pfizer e Moderna, dos Estados Unidos, e Barat Biotech, da Índia.

Segundo Pazuello, estão disponíveis atualmente cerca de 60 milhões de seringas e agulhas. “Ou seja, um número suficiente para iniciar a vacinação da população ainda neste mês de janeiro”, disse o ministro. “Temos, também, a garantia da Organização Panamericana de Saúde [Opas] de que receberemos mais 8 milhões de seringas e agulhas em fevereiro, além de outras 30 milhões já requisitadas à Abimo [Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos e Odontológicos], a associação dos produtores de seringas”.

Powered by WPeMatico

Pela primeira vez em Caicó, a Paixão de Cristo Oficial terá seu espetáculo viso teatral, com a produção de um filme

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20210106-WA0155

Desde 2002, o grupo iniciou um trabalho na perspectiva de desenvolver atividades artísticas e culturais, com ênfase no teatro, e com intuito de contribuir com a formação cidadã e evangelizar o público, promovendo uma cultura de paz.

Como de tradição, todos os anos na sexta-feira Santa, o grupo apresenta a encenação no bairro Paulo VI. Ano passado todo o espetáculo já estava planejado na Ilha de Sant’Ana e em razão da pandemia do Coronavírus, os trabalhos foram suspensos.   

Buscando sempre incluir um número maior de cidadãos e ampliar cada vez mais os horizontes de atuação, neste ano de 2021, a Cia Teatral Anjos de Resgate foi contemplado na lei Aldir Blanc e entregará para Caicó e Seridó, a “Paixão de Cristo, uma experiência viso teatral”.  

Para realizar a inscrição é fácil, só acessar o link https://forms.gle/79YZ5nkkfUbe94PN6  e preencher o formulário, ou se tiver interesse de participar de outra equipe entrar em contato com a coordenação.  

Contatos, 

Instagram: @paixaodecristocaicooficial

WhatsApp: (84) 9 8815-8786 falar com José Clebson – Coordenador da Paixão de Cristo. 

Toda a equipe coordenadora estará te esperando para embarcar juntos nessa nova experiência, o convite estende-se a todo o Seridó e a todas as idades.  Ainda estamos em pandemia, não podemos esquecer das prevenções.

 

Inmet emite alerta amarelo de baixa umidade em 84 cidades do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

alertaO Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo de baixa umidade, com grau de severidade “perigo potencial”, para 84 cidades do Rio Grande do Norte. O alerta começou às 12h é válido até 18h desta quarta-feira (6). Segundo o órgão, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, que causa baixos riscos de incêndios florestais e riscos à saúde.

Como precaução, o Inmet indica que se beba bastante líquidos, que se evite o desgaste físico e exposição nas horas mais secas e quentes do dia. Em caso necessário de apoio, a recomendação é acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193). Além do Rio Grande do Norte, a baixa umidade atinge parte de quase todos os estados do nordeste, com exceção do Maranhão e Sergipe.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Governo zera imposto de importação de seringas e agulhas até junho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Vacina, vacinação,seringa, covid 19Até o meio do ano, as seringas e agulhas de outros países entrarão no Brasil sem pagar tarifas. O Comitê-Executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex) decidiu zerar o imposto de importação até 30 de junho. A medida ajudará a reforçar o combate à pandemia de covid-19.

Até agora, esses produtos pagavam 16% de alíquota para entrar no país. A Camex também suspendeu, até o fim de junho, uma sobretaxa aplicada para as seringas descartáveis importadas da China.

Desde 2009, o Brasil aplica uma medida antidumping – punição autorizada pelas normas internacionais quando um país julga haver concorrência desleal à indústria nacional – às seringas descartáveis chinesas. Desde 2015, a sobretaxa estava fixada em US$ 4,55 a cada quilograma de mercadoria importada.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

WhatsApp avisa que irá compartilhar dados dos usuários com o Facebook

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

whatsAppO WhatsApp começou a enviar nesta quarta-feira (6) uma notificação sobre mudanças em sua política de privacidade. A novidade garante o compartilhamento de dados com o Facebook, dono do app de mensagens, e está relacionada com funções como o carrinho de compras em conversas com lojas, anunciado em dezembro passado.

O aceite é obrigatório e os usuários não possuem opção de não compartilhar seus dados pessoais. “Ao tocar em aceito, você concorda com os novos termos e com a política de privacidade, que entram em vigor em 8 de fevereiro de 2021”, diz a notificação.

“Depois dessa data, você precisará aceitar as atualizações para continuar usando o WhatsAppVocê também pode visitar a Central de Ajuda se preferir apagar a sua conta e desejar obter mais informações“, continua o aplicativo. A última vez que o app fez uma grande mudança de política de privacidade foi em 2016, mas as pessoas podiam negar o compartilhamento de dados com o Facebook.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Após falar em país ‘quebrado’, Bolsonaro ironiza: ‘Brasil está bem, está uma maravilha’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

jair-bolsonaroUm dia após dizer a apoiadores que o Brasil está “quebrado” e que por isso não consegue “fazer nada”, o presidente Jair Bolsonaro declarou nesta quarta-feira (6), em tom de ironia, que o país “está uma maravilha”. Bolsonaro fez a afirmação ao parar para conversar com apoiadores que o aguardavam na entrada da residência oficial do Palácio da Alvorada.

No dia anterior, também na saída da residência oficial, Bolsonaro disse que o Brasil está “quebrado” e que a imprensa potencializou a pandemia do novo coronavírus. A declaração gerou reações de economistas e políticos. “Confusão ontem, viu? Que eu falei que o Brasil estava quebrado. Não, o Brasil está bem, está uma maravilha”, afirmou o presidente.

Powered by WPeMatico

Manifestantes pró-Trump invadem Congresso dos EUA

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

manifestantesUm grupo de apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, invadiu nesta quarta-feira (6) o Capitólio, sede do Congresso americano em Washington, durante a contagem oficial dos votos do Colégio Eleitoral definidos nas eleições presidenciais de novembro, que deram vitória a Joe Biden.

Parlamentares e jornalistas que estão no Capitólio relataram tiros dentro do prédio do Congresso. Segundo relatos das emissoras americanas CNN e MSNBC, uma mulher foi baleada. A invasão ocorreu enquanto Câmara e Senado debatiam se acatavam ou não uma objeção aos resultados do Arizona — tradicional reduto republicano vencido por Joe Biden na eleição de novembro. Momentos antes, Trump discursou em Washington e afirmou que não aceitaria o resultado eleitoral.

Powered by WPeMatico

Polícia Civil recupera veículo roubado na Zona Leste de Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da Delegacia Municipal de Macaíba realizaram, nesta terça-feira (05), uma ação que resultou na localização e apreensão de um veículo com registro de roubo e sinais de adulteração, na localidade conhecida como “Baixa”, no Centro de Macaíba.

As diligências se deram em continuidade à ação realizada nesta segunda-feira (04), quando os policiais civis prenderam, no município de Macaíba, um suspeito de integrar e chefiar uma facção criminosa com atuação nacional. Nesta terça-feira (05), eles se dirigiram à localidade conhecida como “Baixa”, para localizar e apreender uma motocicleta que estaria sendo utilizada em crimes cometidos na Grande Natal.

Durante a operação, a motocicleta foi recuperada e os policiais constataram que ela apresentava placa, numeração de motor e chassi de outro veículo. No momento da ação, os suspeitos conseguiram fugir. Após investigações, os policiais verificaram que o veículo havia sido roubado no dia 03 de dezembro de 2020, no bairro das Quintas, localizado na cidade de Natal. A apuração continuará, para identificação dos autores do roubo e da adulteração do veículo.

Powered by WPeMatico

Olympique de Marseille oferece estádio para vacinação contra covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ESTÁDIOO Olympique de Marseille afirmou nesta quarta-feira (6) que disponibilizou seu Stade Vélodrome às autoridades de saúde francesas para vacinação contra o novo coronavírus (covid-19). “O clube está se oferecendo para disponibilizar à Autoridade Regional de Saúde instalações dentro do Orange Vélodrome para facilitar a organização da campanha de vacinação”, disse o Olympique em um comunicado.

A França acelerou a vacinação de equipes médicas em hospitais na segunda-feira (4), após um início lento do programa em um dos países mais céticos quanto à vacinação, aplicando apenas 516 injeções contra a covid-19 durante a primeira semana de uma campanha que teve como foco moradores de asilos.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Anvisa divulga nota técnica sobre pós-vacinação em clínicas privadas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

AnvisaA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou hoje (6), em Brasília, uma nota técnica sobre o acompanhamento de efeitos adversos em quem se vacina em clínicas privadas. Segundo a Anvisa, a nota técnica é válida para qualquer vacina, mas logo na introdução do documento a agência destaca o desenvolvimento célere de tratamentos e vacinas para covid-19 como principal desafio sanitário que motivou a publicação.

O documento foi publicado dois dias depois de a Associação Brasileira das Clínicas de Vacinas (ABCVAC), que representa o setor privado, confirmar a negociação para a compra de 5 milhões de doses de uma vacina contra covid-19 produzida na Índia. A busca do setor privado pela compra de vacina contra a covid-19 causou polêmica devido ao receio de que a rede privada de saúde possa ter um imunizante disponível antes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Powered by WPeMatico

Número de brasileiros com dívidas cresce no fim de 2020

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após três reduções seguidas, o número de brasileiros com dívidas voltou a subir no último mês de 2020, informou hoje (6) a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) de dezembro apontou que 66,3% dos consumidores estão endividados, uma alta de 0,3 ponto percentual com relação a novembro. No comparativo anual, o indicador registrou aumento de 0,7 ponto percentual.

Para o presidente da CNC, José Roberto Tadros, o crédito deve ganhar destaque na retomada da economia em 2021. “É importante não somente seguir ampliando o acesso aos recursos com custos mais baixos, mas também alongar os prazos de pagamento das dívidas para mitigar o risco da inadimplência no sistema financeiro”, disse, em nota, Tadros, ressaltando que grande parte do crédito ofertado durante a pandemia de covid-19 foi concedido com carência nos pagamentos e deve começar a vencer no início deste ano.

Powered by WPeMatico

Abono salarial tem reajuste por causa do novo salário mínimo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PISO valor do abono salarial PIS-Pasep 2020-2021 foi atualizado devido ao reajuste do salário mínimo, que passou de R$ 1.045 para R$ 1.100 a partir de 1º de janeiro. O calendário de recebimento leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos. O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

Com o reajuste do salário mínimo, o valor do abono salarial passou a variar de R$ 92 a R$ 1.100, de acordo com a quantidade de meses trabalhados durante o ano-base 2019. Só receberá o valor total quem trabalhou os 12 meses de 2019. Quem nasceu nos meses de julho a dezembro ou tem número final de inscrição entre 0 e 4 teve o direito de sacar o benefício ainda no ano de 2020.

Powered by WPeMatico

Governo de SP prevê vacinação contra Covid-19 de 7h às 22h

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaO governo de São Paulo apresentou novos detalhes do Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus nesta quarta-feira (6), e informou que a vacinação irá ocorrer de segunda a sexta, das 7h às 22h, e de 7h às 17h aos sábados, domingos e feriados. O anúncio foi feito pelo secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn, durante a reunião do governador João Doria (PSDB) com prefeitos do estado para tratar do plano de vacinação.

Produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, a CoronaVac ainda precisa ter a eficácia comprovada antes de ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão do governo de São Paulo é a de que os documentos sejam entregues à Anvisa nesta quinta-feira (7), quando também devem ser divulgados os resultados dos testes feitos no país.

Powered by WPeMatico

‘Não deveria ter discriminação no acesso à vacina para quem paga e não paga’, diz brasileira diretora da OMS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A brasileira Mariângela Simão, diretora adjunta para acesso a medicamentos da Organização Mundial de Saúde (OMS), disse, em entrevista nesta quarta-feira (6), que não deve haver discriminação no acesso às vacinas contra a Covid-19.

“As vacinas são bens públicos nesse momento”, declarou Simão. “Não deveria ter discriminação no acesso à vacina para quem paga e não paga”. A brasileira fez as afirmações após ser questionada sobre o papel do setor privado na imunização contra a doença no Brasil.

“Em todos os países que a OMS vem trabalhando, a gente está verificando que as compras estão sendo feitas pelo governo, e não pela iniciativa privada”, afirmou Simão. “A informação que a OMS trabalha é que a imensa maioria da produção que está sendo feita nesse momento está comprometida com compras governamentais”, disse.

Powered by WPeMatico

Agência Europeia de Medicamentos aprova uso emergencial da vacina da Moderna

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaA Agência Europeia de Medicamentos (EMA) – órgão equivalente à Anvisa, no Brasil — aprovou nesta quarta-feira (6) o uso emergencial da vacina contra a Covid-19 fabricada pela empresa Moderna. O imunizante, que deve ser o segundo aprovado na União Europeia, poderá ser aplicado em pessoas maiores de 18 anos.

Com a luz verde da EMA, o passo final antes do início da distribuição e aplicação das doses da vacina para os 27 países do bloco é uma autorização da Comissão Europeia – que deve acontecer ainda nesta quarta, segundo fontes citadas pela agência de notícias Reuters.

Stella Kyriakides, comissária de Saúde da União Europeia, disse em uma rede social que a aprovação final sairá “em breve”. “Com a aprovação da vacina da Moderna pela EMA, estamos mais próximos de nosso objetivo de ter um portfólio de vacinas contra a Covid-19 seguras e eficazes”, disse Kyriakides.

Powered by WPeMatico