Fiocruz diz que vacina de Oxford contra a Covid-19 só será entregue em março

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaA Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) enviou, nesta terça-feira (19), um ofício ao Ministério Público Federal (MPF) informando que a entrega da vacina de Oxford contra a Covid-19 vai atrasar de fevereiro para março. Segundo o órgão, o motivo para o atraso na produção da vacina no Brasil é por não ter recebido um dos insumos para a fabricação da vacina Oxford/AstraZeneca.

O composto que falta para o início da produção é o ingrediente farmacêutico ativo (IFA), de responsabilidade da AstraZeneca. O insumo vem da China e ainda não tem data para chegar. De acordo com a Fiocruz, o recebimento do ingrediente estava previsto para janeiro. A expectativa é entregar 100 milhões de doses até julho e mais 110 milhões até o fim do ano.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Em Natal, Prefeito inspeciona ponto de vacinação contra Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Prefeito visita pontos de vacinação em Natal_JOANA_LIMA (1)A campanha de vacinação na capital potiguar contra a Covid-19 terá início nesta quarta-feira (20) e contará com quatro pontos de aplicação no sistema de drive-thru. O prefeito Álvaro Dias visitou na tarde desta terça-feira (19) um destes pontos, no shopping Via Direta, para verificar os preparativos da ação. Além do shopping, o Ginásio Nélio Dias, o Palácio dos Esportes e a Arena das Dunas terão o sistema drive-thru de vacinação, de segunda a quinta, das 8 às 16 horas.

Em virtude do quantitativo de vacinas recebidas  do Governo Federal – neste primeiro momento Natal conta com 12.235 doses –  a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) adotou como estratégia inicial a aplicação do imunizante nos idosos residentes em instituições de longa permanência e nos profissionais da saúde que estão no enfrentamento direto contra a doença, comprovado efetivo exercício de suas funções nas seguintes unidades: Upas, Hospital Giselda Trigueiro, Hospital de Campanha, Pronto Atendimento Odontológico Morton Mariz, Maternidades públicas e privadas, Pronto Socorro públicos e privados, UTIs e os Centros de Enfrentamento à Covid-19 de Natal.

“Adotamos o sistema de drive-thru para dar mais celeridade ao processo de vacinação. Vamos começar com os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente dessa batalha e com os idosos institucionalizados. Queríamos fazer um trabalho mais amplo de imunização, mas recebemos doses insuficientes. Porém, estamos prontos para intensificar a aplicação para atingir os demais grupos de risco, no momento em que novas vacinas chegarem”, afirma Álvaro Dias, que aprovou a estrutura montada no shopping Via Direta para a campanha especial de vacinação.

Powered by WPeMatico

Dr. Tadeu diz que Caicó recebeu 750 doses e prioridade será pra profissionais de saúde da linha de frente do Hospital Regional, Centro de Covid e Saúde da Família e idosos que vivem em abrigos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20210119-WA0230

Em coletiva de imprensa que ocorreu nesta terça-feira (19), o prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, ao lado do vice-prefeito, Toinho Santiago, e secretários, apresentou detalhes do plano municipal de vacinação, chegada da vacina em Caicó e decreto com medidas de enfrentamento e combate ao Covid-19.

A prioridade da primeira fase em Caicó será vacinar inicialmente os profissionais de saúde que estejam na linha de frente do combate a pandemia (os que atuam no Hospital Regional do Seridó, Centro Covid-19 e na Estratégia Saúde da Família) e os idosos institucionalizados (os que pertencem aos abrigos).

Neste primeiro lote Caicó recebeu 750 vacinas.

*Confira os locais de vacinação:*

• Zona Central – Ilha de Sant’Ana
• Zona Sul – Teatro Adjuto Dias
• Zona Oeste – Clube Corintians
• Zona Norte – Escolas Antônio Aladim (Boa Passagem) e Severina Brito (Samanaú)

Enfermeira será a primeira profissional de saúde a receber vacina em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O município de Caicó anunciou no final da manhã desta terça-feira (19) que a enfermeira caicoense Gabriela Macedo será a primeira a ser vacinada com a vacina Coronavac no município. Ela é filha de Maria das Graças Bezerra, conhecida como Gracinha, ex-funcionária da Unicat. Gracinha foi a primeira vítima da Covid-19, ela estava internada no Hospital Regional do Seridó e faleceu no dia 22 de maio.

O ato de vacinação está marcado para as 16h desta terça, às 18h, em frente ao Hospital Regional do Seridó. O ato vai marcar o início da vacinação no município e deve contar com a presença de autoridades municipais e regionais.

Powered by WPeMatico

Em Caicó, arquivo preservará memória de Padre Tércio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Arquivo Padre TércioUma iniciativa do Coletivo de Artes Casa de Pedra com consentimento do próprio homenageado, está sendo iniciada a organização do Arquivo Pessoal de Monsenhor Ausônio Tércio de Araújo. O projeto foi aprovado em edital da Lei Aldir Blanc da Fundação José Augusto (Edital de Programa de Apoio a Microprojetos Culturais – Apoio a Organizações Artístico-Cultural – Ponto de Memória) e será coordenado pela arquivista Shara Rachel e pelo artista plástico Custódio Jacinto.

“O desafio profissional de organização de um Arquivo Pessoal pode ser transformado em diversas frentes de pesquisa sobre a vida do produtor do acervo, muitas vezes convergindo em histórias da sociedade da qual ele faz parte. Além disso, a relevância da documentação pode implicar na constituição de um Memorial que se apresentará como guardião e disseminador dos resultados da organização e do acervo que o constitui”, destaca Shara.

Como o acervo de padre Tércio conta com uma extensa biblioteca, bibliotecários também se integrarão ao projeto, e a agência Referência contribuirá com produção de conteúdos audiovisuais e desenvolvimento de plataformas digitais para o arquivo. Segundo Goretti Silva, que auxiliou o sacerdote por muitos anos, o projeto, antes de ser inscrito no edital, chegou a ser aprovado pelo próprio padre Tércio que apontou objetos e documentos que achava relevantes.

O passo a passo da organização do arquivo inclui: elaboração de biografia cronológica do produtor; higienização documental; identificação dos documentos de acordo com a sua espécie (ata, carta, decreto, disco, filme, folheto, fotografia, memorando, ofício, planta, relatório, etc); elaboração do quadro de arranjo; notação da localização de todos os documentos; elaboração de instrumentos de pesquisa (inventário ou catálogo por série documental).

Powered by WPeMatico

Governo de SP prevê receber insumo para 5,5 milhões de doses da CoronaVac na semana que vem

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaO governo de São Paulo espera receber da China 5,4 mil litros de insumo para CoronaVac na semana que vem, o que deve permitir a produção de mais 5,5 milhões de doses pelo Instituto Butantan.

De acordo com fontes ouvidas pelo blog, as negociações com a China avançaram para liberar parte dos 11 mil litros do princípio ativo da vacina que vem para o Brasil. As conversas com os chineses andaram nas últimas horas, daí o otimismo de integrantes do governo paulista.

Por meio do IFA, sigla para “ingrediente farmacêutico ativo”, é possível produzir mais 5,5 milhões de doses da CoronaVac, que se juntariam às 6 milhões que começaram a ser distribuídas nesta segunda-feira (19). Há ainda outras 4,8 milhões de doses prontos no Butantan, que dependem de nova autorização emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para serem aplicadas – o pedido foi feito pelo instituto nesta segunda.

O IFA precisa ser importado da China para se confeccionar o imunizante. O Brasil depende da transferência de tecnologia, prevista em contrato, para conseguir produzir esse princípio ativo aqui. Algo que demanda tempo e infraestrutura, como laboratórios com alto padrão de segurança.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Nova portaria muda regras para PRF atuar em operações conjuntas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Operação PRF Rio de JaneiroO Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) publicou hoje (19), no Diário Oficial da União (DOU), uma nova portaria que estabelece diretrizes para a atuação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em operações conjuntas com outros órgãos federais, estaduais e municipais. A portaria (42/2021) substitui outra (739/2019) que chegou a ser suspensa em janeiro do ano passado pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, enquanto ele estava responsável pelo plantão judicial.

À época, Toffoli atendeu pedido da Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF), para quem a norma autorizava a PRF a realizar investigações e atuar na prevenção e repressão a crimes federais, o que seria competência exclusiva da PF, no entender dos delegados.

A suspensão acabou depois derrubada pelo relator do caso, ministro Marco Aurélio, que atendeu pedido da Advocacia-Geral da União (AGU) e restabeleceu a vigência da portaria. Essa decisão foi depois confirmada pelo plenário do Supremo.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Pazuello: embarque de vacinas da Índia deve ter solução esta semana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Avião da Azul no hangar aguardando decolagem para buscar vacinas na ÍndiaO ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, declarou em entrevista coletiva hoje (18) no Palácio do Planalto que a conclusão da viagem para trazer um carregamento de vacinas importadas da Índia deve ter uma resolução ainda “nesta semana”.

Até o momento não há uma definição entre os governos brasileiro e indiano sobre a data em que o embarque dos imunizantes pode ser feito. O Brasil tem uma aeronave da companhia aérea Azul disponível para buscar o lote com 2 milhões de doses, mas diante das dificuldades na conclusão da aquisição, a aeronave permanece no país enquanto o governo tenta resolver a situação.

“Todos os dias temos tido reunião com a Índia. Nós estamos recebendo a sinalização de que isso deverá ser resolvido nos próximos dias desta semana, o embarque da carga pra cá. Não tenho resposta positiva até agora. Estamos contando com essas 2 milhões de doses para que a gente possa atender mais ainda a população”, informou Pazuello.

A vacina é a desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório do Reino Unido Astrazeneca. O Brasil firmou um acordo de transferência tecnológica para a produção das doses pela Fundação Oswaldo Cruz.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Testes do uso combinado das vacinas AstraZeneca/Oxford e Sputnik V devem começar em fevereiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaOs testes em humanos de uma vacina contra a Covid-19 combinando a Sputnik V, da Rússia, com o imunizante da AstraZeneca/Oxford, devem começar no início de fevereiro, disse o presidente da farmacêutica russa R-Pharm à agência de notícias Reuters.

O objetivo é avaliar a geração de anticorpos e segurança do uso combinado de um dos componentes da Sputnik V e um dos componentes da vacina AZD1222, desenvolvida pela AstraZeneca.

Em dezembro, as duas desenvolvedoras assinaram um acordo para testar a combinação dos imunizantes. A vacina da AstraZeneca/Oxford é uma das aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial no Brasil.

Nas fases 1 e 2, que serão realizadas de forma conjunta, 100 participantes receberão a vacina AstraZeneca e, 29 dias depois, a vacina Sputnik V. Os testes acontecerão no Azerbaijão, Argentina, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Rússia e outros lugares.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Vacinação contra a covid-19 já teve início em quase todo o país

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

_vacinacao_contra_covid_19_distrito_federal190120212204O Ministério da Saúde confirmou nesta terça-feira (19) a entrega de 6 milhões de doses da CoronaVac para todos os estados e o Distrito Federal. A vacinação já começou em quase todo país. A vacinação teve início pelos grupos prioritários da chamada fase 1: trabalhadores de saúde, pessoas institucionalizadas (que residem em asilos) com 60 anos de idade ou mais, pessoas instituicionalizadas com deficiência e população indígena aldeada.

Ontem (18), a Agência Brasil já havia registrado o início da vacinação em Goiás, Piauí e Santa Catarina, além de São Paulo, no domingo. Por causa de atrasos nas entregas, alguns estados usaram lotes simbólicos para aplicar vacinas até mesmo à noite e em aeroportos. Rondônia foi o último estado a receber doses e a começar a imunização. Os estados escolheram profissionais de saúde, moradores de abrigo e indígenas, parte do grupo prioritário da vacina, para receber as primeiras doses. A segunda dose deve ser administrada em cerca de 21 dias.

Powered by WPeMatico

INSS fecha 2020 com quase 1,7 milhão de benefícios represados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

INSS - APOSENTADORIAEm dezembro de 2020, havia cerca de 1,7 milhão de requerimentos de benefícios previdenciários na fila para concessão. Desse total, 1,2 milhão esperavam pela primeira avaliação do Instituto Nacional do Seguro Social e 477 mil já haviam passado pela análise do instituto e necessitavam que o segurado apresentasse documentação para serem concluídos.

O INSS informou que está ampliando o número de servidores na análise e concessão de requerimentos, o que diminuirá tanto o tempo de concessão quanto o estoque de pedidosO tempo médio de concessão de benefícios no país era de 66 dias em dezembro. Atualmente, por lei, os pedidos devem ser analisados em um prazo de até 45 dias. O INSS conseguiu cumprir o que determina a lei entre junho e setembro, mas a partir de outubro o tempo de espera voltou a subir.

Powered by WPeMatico

PRF abre concurso público para 1,5 mil vagas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PRFA Polícia Rodoviária Federal (PRF) abriu concurso público para 1,5 mil vagas de policial rodoviário federal. O salário é de R$ 9.899,88. O concurso é de abrangência nacional, sendo ofertadas aos novos policiais as oportunidades de lotação de acordo com a necessidade do serviço e o interesse público. As vagas disponíveis para lotação serão oferecidas primeiramente aos servidores já em exercício, mediante processo seletivo interno, e o saldo de vagas remanescentes será oferecido aos novos policiais.

O candidato deve ter graduação em qualquer área de formação e ter Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir veículo automotor na categoria “B” ou superior. As inscrições devem ser feitas de 25 de janeiro a 12 de fevereiro pelo site https://www.cebraspe.org.br/concursos/PRF_21. A taxa é de R$ 180.

Powered by WPeMatico

Índia começa a exportar vacinas nesta semana, mas não para o Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaA Índia vai começar a exportar vacinas contra Covid-19 para seis países, e nenhum deles é o Brasil. O Brasil não é citado no texto, apesar de o governo do presidente Jair Bolsonaro ter previsto a compra para o futuro próximo. Pouco depois, Bolsonaro afirmou, sem detalhar, que a viagem poderia ocorrer “daqui a dois, três dias”.

Na semana passada, após expectativa de que as vacinas fosse enviadas para o Brasil já no último fim de semana (o avião sairia de Campinas no dia 14, com previsão de um voo de 15 horas), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava, afirmou que era muito cedo para dar respostas sobre exportações das vacinas produzidas no país, já que a campanha nacional de imunização ainda está só começando.

Em uma nota divulgada pelo governo, foi informado que serão vendidas doses para os seguintes compradores:

  • Butão
  • Ilhas Maldivas
  • Bangladesh
  • Nepal
  • Mianmar
  • Ilhas Seychelles

Powered by WPeMatico

Governo renova decreto de calamidade pública pela pandemia da Covid-19 no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

GOVERNO DO RNO governo do Rio Grande do Norte renovou por 90 dais o decreto de calamidade pública pela pandemia do novo coronavírus, em publicação no Diário Oficial desta terça-feira (19) – mesmo dia em que o estado realizou uma cerimônia simbólica para início da vacinação contra a doença.

O último decreto de calamidade sobre o assunto havia sido publicado pelo governo do estado em 19 de outubro de 2020. O Rio Grande do Norte se encontra em estado de calamidade em saúde desde março do ano passado, com o início da pandemia.

Powered by WPeMatico

Técnica de Enfermagem é a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

whatsapp-image-2021-01-19-at-11.16.02A primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 no Rio Grande do Norte foi a técnica de enfermagem Maria das Graças Pereira de Oliveira, de 57 anos. Ela trabalha na linha de frente no Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas.

“É uma emoção muito grande. Depois de ver tanto sofrimento de perto… a vacina chegou a ser um sonho pra gente e hoje é a esperança de que vai dar tudo certo. Uma felicidade muito grande”, disse Maria das Graças. A vacina foi aplicada pela secretária adjunta de Saúde Pública (Sesap), Maura Sobreira, que é enfermeira.

Powered by WPeMatico

Natal recebe 12.235 doses da vacina contra Covid-19 e inicia vacinação nesta quarta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

álvaro diasA capital potiguar recebeu nesta terça-feira (19) as 12.235 doses da vacina contra o coronavírus para utilização na primeira fase de distribuição. Os imunobiológicos foram recepcionados pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, que acompanhou a chegada do material à Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (CEMADI), espaço destinado para estoque e distribuição de todos os imunizantes oferecidos pelo sistema único de saúde.

Em virtude do quantitativo de doses destinadas ao município, a campanha de vacinação em massa terá início nesta quarta-feira (20) exclusivamente nos quatro pontos de vacinação organizados no sistema drive-thru, localizados no Ginásio Nélio Dias, Shopping Via Direta, Arena das Dunas e Palácio dos Esportes. As primeiras doses da vacina atenderão apenas aos profissionais da saúde que estão na linha de frente do combate à doença, bem como aos idosos atendidos em instituições de longa permanência (como abrigos). A aplicação acontecerá das 08 às 16 horas.

“Esse é um momento de muita emoção e que sinaliza uma esperança enorme para todos nós. A chegada das vacinas é um marco e Natal está preparada e pronta para iniciar essa campanha de vacinação em massa. Neste primeiro momento, em razão do número de doses recebidas, adotamos a estratégia de priorizar os profissionais que estão na linha de frente no combate à Covid-19. Além deles, os idosos institucionalizados serão imunizados, já que são do grupo de alto risco. Pedimos paciência e solidariedade às demais camadas da população que não poderão se vacinar nesta fase, mas garantindo e reforçando que a medida em que forem chegando mais vacinas iremos ampliar esse trabalho”, destacou Álvaro Dias.

Powered by WPeMatico

Nota técnica diz quais profissionais de saúde devem ser vacinados contra Covid-19 inicialmente no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

whatsapp-image-2021-01-19-at-08.02.37Após o Rio Grande do Norte receber 82.440 doses da vacina contra Covid-19, na madrugada desta terça-feira (19), a Secretaria Estadual de Saúde divulgou uma nota técnica apontando o quantitativo de doses distribuídas por cada município e informou quais serão os primeiros profissionais de saúde vacinados contra Covid-19, já que os imunizantes são insuficientes para atender todas as pessoas que se encaixam nos grupos prioritários da Fase 1.

As mais de 82 mil doses devem atender uma população de 39.259 pessoas, porque são aplicadas duas doses em cada uma e ainda há estimativa de 5% de perda operacional de vacinas. Por outro lado, no plano de vacinação do RN, o governo estimava cerca de 79,6 mil trabalhadores de saúde no estado.

De acordo com o documento, como a quantidade é insuficiente para vacinar todos os profissionais de saúde e população alvo, serão usados critérios de exposição à infecção e de maiores riscos para agravamento e óbito da doença. Além deles, também serão vacinados idosos em instituições de longa permanência, como asilos.

Ordem de priorização dos profissionais de saúde:

  1. Equipes de vacinação que estiverem inicialmente envolvidas na vacinação das 39 mil doses;
  2. Trabalhadores das Instituições de Longa Permanência de Idosos;
  3. Trabalhadores dos serviços de saúde públicos e privados, tanto da urgência quanto da atenção básica, envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de covid-19, na seguinte ordem:
    – Trabalhadores dos hospitais de referência;
    – Trabalhadores dos serviços de urgência e emergência,
    – Trabalhadores dos denominados serviços de Centro de Atendimento Covid-19;
    – Trabalhadores da atenção primária;

Powered by WPeMatico

Caicó receberá 750 doses para vacinar grupo prioritário

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

VACINAO município de Caicó receberá no final da manhã desta terça-feira (19) 750 doses da vacina Coronavac. O lote já saiu de Natal e é conduzido pelos militares do Corpo de Bombeiros. Após chegar ao município, os imunizantes devem ser encaminhados a Secretaria Municipal de Saúde, responsável pela aplicação das doses para o primeiro grupo prioritário.

Ainda hoje o prefeito municipal concederá entrevista coletiva para informar detalhes do Plano Municipal de Imunização Contra a Covid-19, intitulado Plano Caicó Contra Covid-19. Além disso, serão explicitados o protocolo de atendimento médico, os pontos de vacinação, horários, prioridade das primeiras doses, entre outras informações.

Powered by WPeMatico

Região do Seridó recebe 3.267 doses da vacina contra o Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacina sputnikApós o envio, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte divulgou uma lista com a distribuição das doses por município. A Secretaria de Saúde do Estado ainda não informou quando a vacinação vai começar no Rio Grande do Norte. De acordo com previsões anteriores da pasta, a imunização deveria começar até 72 horas após a chegada do primeiro lote, com a distribuição aos municípios, iniciada durante a manhã desta terça (19).

As 82.440 doses enviadas ao RN serão suficientes para vacinar pouco mais de 39 mil potiguares, que terão duas aplicações com intervalo de 28 dias. De acordo com o governo, terão prioridades os idosos abrigados em instituições e os trabalhadores da saúde que atendem em UTIs, prontos-socorros e hospitais referenciados, por exemplo.

Segundo a Secretaria de Saúde do RN, o quantitativo de doses encaminhado aos municípios foi calculado com base na estimativa populacional por município repassada pelo Ministério da Saúde para cada grupo contemplado na primeira etapa, considerando uma distribuição proporcional.

Veja a quantidade de doses por município seridoense:

Município – Total de doses

Acari – 136

Caicó – 750

Carnaúba dos Dantas – 127

Cerro Corá – 104

Cruzeta – 100

Currais Novos – 495

Equador – 65

Florânia – 89

Ipueira – 60

Jardim de Piranhas – 97

Jardim do Seridó – 145

Jucurutu – 180

Lagoa Nova – 108

Ouro Branco – 65

Parelhas – 206

Santana do Seridó – 54

São Fernando – 55

São José do Seridó – 74

São Vicente – 77

Serra Negra do Norte – 75

Tenente Laurentino Cruz – 65

Timbaúba dos Batistas – 51

Powered by WPeMatico

Militares começaram a fazer a distribuição das vacinas no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Bombeiros e policias militares deram início, ainda no final da madrugada e início da manhã desta terça-feira (19), ao trabalho de transporte e escolta das vacinas contra a Covid-19 para seis regionais de saúde no interior do estado e mais cinco cidades da Grande Natal.

Este primeiro lote, vai atender 39.258 potiguares com duas doses da vacina, aplicadas entre um intervalo de 28 dias, priorizando os grupos prioritários: trabalhadores de saúde e pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas).

Início da campanha de vacinação no RN acontece em ato simbólico na Escola de Governo em Natal nesta terça (19)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ato simbólico do início da campanha de vacinação no estado será realizado nesta terça-feira (19), às 10h, na Escola de Governo, e contará com a participação de prefeitos e secretários de Saúde dos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, Extremoz, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim.

O processo de vacinação será realizado em três fases. Na primeira serão atendidos os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19, que trabalham em hospitais – da rede estadual, municipal e privada – e UPAs; pessoas com 75 anos ou mais; pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas; e pessoas de comunidades tradicionais ribeirinhas.

O Governo do Rio Grande do Norte, por meio da Sesap, em parceria com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da UFRN, desenvolveu o RN Mais Vacina, que irá monitorar o processo de vacinação contra a Covid-19 no estado. O sistema vai registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, a transferência aos 167 municípios e a aplicação que será feita pelas secretarias municipais de saúde. Para o controle, a Sesap fez a distribuição de mil tablets em todas as salas de vacina, facilitando o acesso de todos.

O sistema permite maior transparência sobre as doses das vacinas, reduzindo desperdícios e ampliando a governança dos processos, além do rastreio da vacina desde o seu recebimento na Central Estadual da Rede de Frio, até a aplicação na sala de vacina, com uma interface web intuitiva e acessível. Proporciona também o cruzamento de dados que identifica incidentes e gera alertas e relatórios centrados na experiência do cidadão e do profissional de saúde.

Os pacientes que se enquadram no grupo de risco já podem realizar o autocadastro no RN Mais Vacina, basta acessar: https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/. O cadastro é autoexplicativo, mas quem tiver dificuldade para realiza-lo poderá fazer na hora de tomar a vacina na própria unidade de saúde.

“Em menos de um dia, o sistema teve mais de 200 mil pessoas cadastradas. Isso vai facilitar o acesso a unidade de vacinação, mas cabe destacar que o paciente que não tiver feito o autocadastro não vai ser impedido de tomar a vacina”, frisou a secretária adjunta da Sesap, Maura Sobreira.

Primeiras doses de vacina contra Covid-19 chegam ao RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinasO primeiro lote da CoronaVac, vacina do Instituto Butantan contra a Covid-19, chegou ao Rio Grande do Norte na madrugada desta terça-feira (19). O avião da Azul que trazia as vacinas pousou no Aeroporto Internacional de Natal às 1h.

Nesta primeira etapa o estado recebe 82.440 doses da vacina contra Covid-19 que serão suficientes para imunizar 41.220 potiguares, já que a aplicação deve ocorrer em duas doses, com intervalo de 28 dias. O Governo do Estado vai realizar um ato simbólico da vacinação nesta terça-feira (19), às 10h, na Escola do Governo.

A Secretaria de Saúde do Estado, no entanto, ainda não informou quando a vacinação vai começar, de fato, no Rio Grande do Norte. De acordo com previsões anteriores da pasta, a imunização deveria começar até 72 horas após a chegada do primeiro lote.

Powered by WPeMatico