CDL Caicó elege nova diretoria para biênio 2021/2023

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20210317-WA0424

Aconteceu nesta terça-feira (16) a eleição da nova diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Caicó. Com chapa única e sem disputa, a eleição aconteceu por aclamação e a presidente eleita foi Maria Leonete Gorgonio.

Em 44 anos de CDL, essa é a segunda vez que uma mulher assume a presidência da entidade empresarial. Os vices são o comunicador Diego Vale e o engenheiro Flavio Cácio.

“Precisamos de responsabilidade e sensibilidade nesse momento de crise econômica com a pandemia. A saída será sempre o diálogo! Nossa gestão quer discutir saídas com todos os segmentos da economia e, juntos, buscarmos o desenvolvimento sustentável”, destaca Leonete.

A diretoria e o Conselho Fiscal para o biênio 2021/2023 ficaram assim compostos:

Presidente: Leonete Gorgônio (OW Fashion)

1° Vice: Diego Vale (Referência Comunicação)

2° Vice: Flávio Cácio (Flacame)

1° Tesoureiro: Erick Souto (Óticas Mirna)

2° Tesoureiro: Rafael Gurgel (Lotérica)

1° Secretário: Eustáquio Alves (Casa e Luz)

2° Secretário: Márcio Roberto (Stomp)

Diretor de eventos: Luis Medeiros (Dubladora Santana)

Diretor de produtos e serviços: Augusto Catônio (Comarket)

Conselho Fiscal:

José Jorge (J Jorge Corretora)

João Batista (Top Peças)

Fátima Borges (Panificadora Seridó)

Suplentes:

Simone Alves (Galpão Boutique)

Naide Lopes (Supermercado União)

Erenildo Oliveira (grupo Plena)

banner-CDS-1

Governo reduz em 10% imposto de importação sobre eletroeletrônicos e máquinas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

eletroeletrônicosO Ministério da Economia anunciou nesta quarta-feira (17) redução de 10% na alíquota do imposto de importação cobrado sobre eletroeletrônicos, máquinas e equipamentos. De acordo com o governo a medida atinge bens utilizados por todos os setores da economia brasileira, desde celulares e computadores até equipamentos médicos, máquinas para panificação, guindastes e escavadeiras.

A decisão, tomada pelo Comitê-Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior do Ministério da Economia (Camex), deve ser publicada no “Diário Oficial da União” desta quinta-feira (18) e entrar em vigar na próxima semana.

Powered by WPeMatico

Efeito do fechamento de escolas durante a pandemia pode durar 15 anos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Sala de aula vaziaO fechamento das escolas durante a pandemia de covid-19 poderá ter impacto profundo e de longa duração – cerca de 15 anos – sobre a economia brasileira. A avaliação é da Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia, que divulgou hoje (17) o Boletim MacroFiscal com um box especial sobre os custos socioeconômicos dessa medida.

Segundo a secretaria, o impacto será sentido no Produto Interno Bruto (PIB, soma de todas os bens e riquezas produzidos no país), no aprendizado e produtividade do trabalho e no aumento na desigualdade social, já que o acesso ao ensino remoto, ofertado em substituição às aulas presenciais, é distinto, de acordo com as faixas de renda da população.

A SPE considerou que os efeitos da atual crise podem se estender até o final de 2022, resultando em um hiato de três anos na educação de uma grande parcela da população que hoje tem entre 5 e 20 anos (idade escolar). “Um prejuízo de dimensões incalculáveis”, diz o boletim.

Powered by WPeMatico

RN recebe mais 74.600 doses de CoronaVac

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

8455f7c9-a69a-4fd1-bfbe-89fa7e5912caO Rio Grande do Norte recebeu nesta quarta-feira (17) mais 74.600 doses da vacina CoronaVac. De acordo com o Governo do RN, as doses serão destinadas à continuidade da vacinação de idosos entre 74 e 79 anos. Cerca de metade dessas 74,6 mil doses serão distribuídas proporcionalmente para todos os municípios potiguares na manhã desta quinta (18).

A outra metade é referente à segunda dose e fica armazenada na Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat) e só são remetidos no período da aplicação para as cidades. Cerca de 5% também fica retido na Unicat como reserva técnica definida pelo Ministério da Saúde.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Atividades não essenciais estão suspensas no Rio Grande do Norte, diz Governo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Covid-19A governadora Fátima Bezerra (PT) anunciou nesta quarta (17) o fechamento das atividades não essenciais no Rio Grande do Norte. Com duração de 14 dias, a medida entra em vigor no sábado (20) e vale até 3 de abril. O decreto com todas as regras detalhadas deve ser publicado ainda nesta quarta. “Nenhum gestor gostaria de estar tomando essa decisão. Estou tomando com o senso de responsabilidade que eu tenho como governadora. O que está em jogo nesse momento é a vida das pessoas”, resumiu Fátima Bezerra.

Fátima disse que as medidas “mais drásticas” são necessárias para “aumentar a taxa de isolamento social e conter a velocidade da transmissibilidade do vírus”. “Nós abrimos leitos e mais leitos para pacientes com Covid-19 no RN, mas está provado no Brasil e mundo afora que não basta só abrir leitos de UTI. Há necessidade dessas medidas preventivas”.

De acordo com a recomendação do comitê científico, poderão funcionar durante este período as seguintes atividades consideradas essenciais:

  • Oficinas de veículos automotores, máquinas e equipamentos agrícolas;
  • Locadoras de máquinas e equipamentos agrícolas;
  • Lojas de suprimentos agrícolas;
  • Podólogos;
  • Serviços de saúde;
  • Serviços de segurança privada;
  • Supermercados; Mercados; Hipermercados; Quitandas; Açougues; Peixarias; Padarias;
  • Distribuições de alimentos;
  • Serviços de Delivery;
  • Loja de autopeças;
  • Postos de combustíveis;
  • Farmácias, drogarias e similares;
  • Lojas de artigos médicos e ortopédicos;
  • Hotéis, flats, pousadas e acomodações similares;
  • Lojas de material de construção;
  • Locadoras de máquinas e equipamentos para construção;
  • Petshops, hospitais/clínicas de veterinária;
  • Locadoras de máquinas, equipamentos e bens tangíveis;
  • Atividades de agências de emprego;
  • Atividades de agências de trabalho temporário;
  • Lojas de reparos de computadores e bens pessoais e domésticos;
  • Lavanderias;
  • Serviços funerários;
  • Atividades financeiras e de seguros;
  • Imobiliária com serviços de vendas e/ou locação imóveis;
  • Transportes Públicos coletivos ou não (ônibus, trens, táxis, transportes por aplicativos e outros);
  • Correios e serviços de entregas;
  • Transportadoras;
  • Imprensa.

Com o endurecimento das restrições, a governadora Fátima Bezerra (PT) antecipou que as aulas presenciais nas escolas privadas também serão suspensas neste período em todos os níveis. Todas as regras serão detalhadas no decreto.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Em Caicó, paróquia de Sant’Ana inicia planejamento da Festa de Sant’Ana 2021

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PADRE ALCIVAN GOMESA paróquia de Sant’Ana realizou nesta terça-feira (16/03) a primeira reunião para planejar a Festa de Sant’Ana 2021. Por causa da pandemia do Coronavírus, a paróquia ainda aguarda um posicionamento das autoridades sanitárias, sobretudo da situação da vacinação, para decidir se os festejos serão virtuais ou não. Em 2020, a festa da padroeira caicoense já foi no formato virtual por causa da pandemia.

“A comissão da festa e o conselho econômico da paróquia já se reuniu para irmos pensando como será realizada a festa. Nós sabemos que a pandemia ainda nos desafia e nós ficamos, de certo modo, ainda sem saber como programar algumas coisas. Contudo, já tivemos algumas ideias e estamos pesando alguma ideias no que diz respeito a parte social da festa. A parte religiosa é mais fácil de organizar, mesmo que não tenha a participação das pessoas”, explicou o padre Alcivan Gomes, pároco da Catedral de Sant’Ana.

Powered by WPeMatico

Comitê científico recomenda fechamento de atividades não essenciais por 21 dias no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O comitê científico do Rio Grande do Norte recomendou nesta quarta-feira (17) que o governo do estado adote medidas mais restritivas para tentar controlar a pandemia do coronavírus. Dentre as recomendações está o fechamento de atividades não essenciais por 21 dias.

O estado ainda não se pronunciou se vai acatar ou não as recomendações, mas há a expectativa de publicação de um novo decreto ainda nesta quarta (17), quando acaba a vigência do último decreto emitido pelo governo, que determinou toque de recolher das 20h às 6h nos dias de semana e integral (de 24 horas) aos domingos.

Na recomendação, o comitê especifica as atividades essenciais que poderiam continuar funcionando mediante o cumprimento de protocolos de segurança sanitária.

Powered by WPeMatico

Receita Federal alerta para fraude em email sobre Imposto de Renda

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

receitaFraudadores estão enviando e-mails com falsos saldos residuais do Imposto de Renda para enganar contribuintes, alertou hoje (16) a Receita Federal. A mensagem, segundo o Fisco, não passa de golpe e deve ser ignorada. Em nota, a Receita informou que não envia e-mails ou mensagens de nenhum tipo que contenham informações do contribuinte, peçam dados pessoais ou informem trâmites sobre o Imposto de Renda ou sobre processos em andamento.

Segundo o Fisco, a única mensagem que o contribuinte poderá receber no e-mail ou no celular é um alerta para entrar no Centro de Atendimento Virtual (e-CAC) do Fisco e conferir pendências. A novidade entra em vigor na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano. Somente no e-CAC, esclarece a Receita, o contribuinte terá um ambiente seguro, acessado com login e senha ou certificado digital, para conferir problemas no processamento da declaração. O Fisco recomenda que o cidadão não clique em nenhum link ou não interaja com e-mails recebidos em nome da Receita, mesmo que pareçam legítimos.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Butantan entrega mais 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaO Instituto Butantan entregou hoje (17) mais 2 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus para o Programa Nacional de Imunizações. Na última segunda-feira (15), o instituto já havia feito uma remessa de 3,3 milhões de doses do imunizante ao Ministério da Saúde.

O Butantan entregou até o momento 22,6 milhões de doses do imunizante CoronaVac, produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O cronograma prevê que, até o fim de abril, o instituto tenha disponibilizado 46 milhões de doses.

O estado de São Paulo superou ontem (16) a marca dos 4 milhões de vacinados, sendo que 1,1 milhão de pessoas receberam as duas doses necessárias para completar a imunização. Na fase atual da campanha, estão sendo vacinadas as pessoas de 75 e 76 anos. A partir da próxima segunda-feira (22) será a vez de quem tem entre 72 e 74 anos.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Vacina de Oxford consegue neutralizar variante brasileira do coronavírus, aponta estudo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaAs vacinas contra a covid-19 produzidas pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca e pela Pfizer parecem ser capazes de neutralizar a variante brasileira do coronavírus, a P.1. É o que indica um estudo feito in vitro publicado nesta segunda-feira, 15, em formato de pré-print – ainda sem revisão de outros cientistas – no site BioRxiv.

O trabalho avaliou a capacidade da cepa originada no Amazonas de escapar de anticorpos – não somente os induzidos por vacinas, mas também do soro de convalescente (anticorpos gerados por quem teve a infecção há mais tempo), e os chamados anticorpos monoclonais, que são um tipo de remédio biológico. E constatou que nos dois primeiros casos, o cenário é mais positivo.

Houve uma pequena perda de neutralização na comparação com as cepas mais comuns, mas ainda assim o efeito das vacinas não ficou comprometido em relação à P.1, situação similar à observada para a cepa britânica B.1.1.17.

Powered by WPeMatico

Polícia Civil prende foragido da justiça do Acre em Ponta Negra

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais Civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) prenderam, na noite desta terça-feira (16), Adílio Menezes Costa, conhecido como “Negão”, 39 anos. O suspeito é foragido da justiça do estado do Acre.

Em desfavor de Adílio Menezes, existia um mandado de prisão preventiva expedido pela justiça do Acre, após investigação realizada pela Polícia Federal, em decorrência da suspeita da prática dos crimes de organização criminosa e tráfico internacional de drogas.

O suspeito, que é apontado como integrante de uma facção criminosa atuante em todo país, estava residindo em Natal há cerca de quatro meses, no bairro de Ponta Negra. Após uma denúncia anônima informando que o suspeito traficaria drogas no local, foram iniciadas as investigações.

Powered by WPeMatico

Pandemia pode fazer com que 70% das crianças do Brasil não aprendam a ler, diz Banco Mundial

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

EDUCAÇÃOO período de escolas fechadas por causa da pandemia do novo coronavírus pode fazer com que 2 em 3 alunos do Brasil não consigam ler adequadamente um texto simples aos 10 anos. A conclusão é de um relatório do Banco Mundial que analisou o impacto da covid na educação dos países da América Latina e Caribe, divulgado nesta quarta-feira, 17.

Além disso, os prejuízos econômicos na região chegariam a US$ 1,7 trilhão de dólares, em perdas de produtividade dos cidadãos.“Os efeitos prejudiciais sobre o capital humano são simplesmente uma tragédia”, diz o relatório intitulado Agindo Agora para Proteger o Capital Humano de Nossas Crianças.

O estudo faz simulações para perdas depois de 7 meses de escolas fechadas, 10 meses e 13 meses, considerado o cenário mais pessimista. É esse, no entanto, que se aproxima da realidade em diversos Estados e municípios brasileiros que ainda não reabriram a educação, diante do quadro grave da pandemia no Brasil atualmente. Outros, como São Paulo, chegaram a voltar com aulas presenciais em fevereiro, mas anunciaram o fechamento, com adiantamento do recesso, depois da piora no número de casos e mortes.

Powered by WPeMatico

Comissão Europeia ameaça endurecer condições de exportação de vacinas anticovid

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ameaçou nesta quarta-feira (17) promover o endurecimento das condições para exportação de vacinas anticovid, se não houver reciprocidade por parte dos países produtores. “Temos que garantir que haja reciprocidade e proporcionalidade. Se a situação não mudar, teremos de refletir sobre como fazer para que as exportações para países produtores de vacinas dependa de seu nível de abertura. (…) Todas as opções estão sobre a mesa”, afirmou Von der Leyen, em Bruxelas.

A União Europeia adotou um mecanismo de controle de exportação de vacinas em janeiro e, na semana passada, estendeu o prazo de aplicação dessas regras para o final de junho. Por meio do mecanismo, as empresas que assinaram contratos de pré-venda de vacinas com a UE devem obter autorização para exportar doses para fora do bloco. As preocupações da UE centram principalmente no Reino Unido, onde está sediado o laboratório AstraZeneca, empresa que é alvo de fortes críticas da Comissão Europeia.

Powered by WPeMatico

Senado deve ouvir Queiroga no dia 25 sobre vacinas e leitos em UTIs

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

senadoO presidente da comissão temporária da covid-19, senador Confúcio Moura (MDB-RO), anunciou que o novo ministro da saúde, Marcelo Queiroga, será ouvido no dia 25, em uma sessão de debates temáticos sobre o enfrentamento à pandemia no plenário da Casa. Em sessão remota ontem, os senadores aprovaram um convite para ida do novo ministro da Saúde à Casa.

Os parlamentares querem ouvir do médico como fica a aquisição de vacinas, a disponibilização de leitos e oxigênio frente à pasta. Queiroga foi anunciado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, na última segunda-feira (15) como novo ministro da Saúde, no lugar de Eduardo Pazuello. A nomeação ainda não foi publicada no Diário Oficial da União. Queiroga é médico, com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista. Ele também é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

Powered by WPeMatico

Asteroide passará próximo à Terra a mais de 120 mil km/h

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

telescopio_nasaUma rocha formada nos primórdios do Sistema Solar, com cerca de 1 quilômetro (km) de diâmetro e 550 metros de largura, passará, segundo os padrões astronômicos, muito perto da Terra, a uma velocidade de aproximadamente 124 mil km/h. Apesar de classificar o objeto como “potencialmente perigoso”, a agência espacial norte-americana (Nasa) garante: “não há risco de colisão dele com nosso planeta nem agora, nem nos próximos séculos”.

Chamado 2001 FO32, esse asteroide descoberto em março de 2001 atingirá seu ponto de maior proximidade com a Terra no dia 21 de março, por volta das 13h (horário de Brasília). De acordo com a Nasa, ele estará a uma distância de cerca de 2 milhões de km: o equivalente a pouco mais do que cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Segundo a agência, o F032 é o maior, entre os asteroides que se aproximarão da Terra em 2021 – o que proporcionará, aos astrônomos, “uma rara oportunidade de se observar uma relíquia rochosa que se formou no início do nosso Sistema Solar”.

Powered by WPeMatico

Comissão monitora casos de covid-19 na comunidade acadêmica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

UFRNA atenção e o cuidado com a saúde dos servidores e alunos sempre foi uma constante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com o início da pandemia e afastamento das atividades presenciais, a Instituição passou a oferecer atendimento para os servidores, alunos ou terceirizados em atividades presenciais por meio da Comissão de Monitoramento COVID – UFRN. O atendimento ocorre exclusivamente via telefone. Todos que apresentarem sintomas da infecção pela covid devem procurar o teleatendimento através do número (84) 9 9474 6679, seja por ligação ou WhatsApp.

Os servidores, alunos e terceirizados são acolhidos pela equipe de enfermeiros e médicos, passando por consulta inicial quando são verificadas as suas necessidades e dadas orientações permanentes. Aqueles que apresentem critérios clínicos para indicação do RT-PCR para covid-19 (SWAB) terão o seu exame colhido na Diretoria de Qualidade de Vida, Saúde e Segurança no Trabalho (DAS), vinculada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp).

Segundo a enfermeira Isadora Costa Andriola, coordenadora da Comissão de Monitoramento da covid-19 no Campus Central da UFRN, as pessoas que procuram atendimento são acompanhadas, também através do teleatendimento, ao longo do curso do seu adoecimento até o momento de sua melhora. “A depender do que seja pactuado entre médico e paciente, o acompanhamento pode incluir tratamento medicamentoso e solicitação de exames complementares. Os servidores que necessitem de acompanhamento psicossocial também receberão o acompanhamento dessa equipe através da teleconsulta”, relata.

Powered by WPeMatico

Prefeitura oferta 384 novos leitos e anuncia novo Hospital Felipe Camarão para atendimento Covid

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

34146O prefeito de Natal, Álvaro Dias, anunciou nesta terça-feira (16) a abertura de mais um centro para tratamento exclusivo de pacientes com Covid-19. Trata-se do hospital de campanha que irá funcionar na Maternidade Felipe Camarão, zona Oeste da capital. O prédio construído pelo município será dotado de 20 leitos de enfermaria e tem previsão para entrar em funcionamento até a próxima semana, segundo confirmou o Secretário Municipal de Saúde, George Antunes, durante reunião com o Prefeito e o Comitê Científico do Município.

De acordo com o prefeito, a iniciativa vai ofertar mais assistência à população nesta fase crítica de disseminação do vírus e principalmente desafogar as unidades de pronto-atendimento que estão sobrecarregadas com pacientes de várias localidades. “Este Hospital Felipe Camarão vem para somar na estrutura de combate à pandemia. Vai funcionar numa maternidade que estava fechada e nós iríamos reabrir. Assim podemos receber os doentes em fase clínica onde é  possível dar uma assistência global antes do agravamento do paciente”, declarou.

Com o Hospital Covid de Felipe Camarão, a Prefeitura amplia para 310 novos leitos de enfermaria e mais 74 UTIs para tratamento crítico na capital, distribuídos entre o Hospital de Campanha da Via Costeira (100 leitos clínicos e 40 UTIs), Hospital Municipal de Natal (60 clínicos e 24 UTIs), Hospital dos Pescadores (30 leitos clínicos e 10 UTIs), todos em pleno funcionamento. Outros dois novos são o Hospital da BR 101 localizado na avenida Senador Salgado Filho, 2993, próximo à UFRN.

O prédio, onde funcionou uma clínica particular, foi repassado para a Prefeitura através de decisão judicial. Este somará 50 novos leitos de enfermaria. E o Centro de Tratamento Avançado do Palácio dos Esportes (Hospital Dia), que contará com 50 boxes equipados com poltronas e suportes para soro em formato semi-leitos, para assistir os pacientes de pequena a média gravidade. Ambos estão em fase de montagem para entrar em atividade nos próximos dias.

Powered by WPeMatico

Datafolha: 54% reprovam desempenho de Bolsonaro na pandemia; 22% aprovam

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta terça-feira (16), no site da “Folha de S.Paulo”, aponta que 54% dos entrevistados avaliam como ruim ou péssimo o desempenho do presidente Jair Bolsonaro na gestão da crise provocada pelo novo coronavírus. Na pesquisa anterior, realizada em janeiro, esse índice era de 48%.

Segundo o levantamento, 22% consideram ótima ou boa a performance de Bolsonaro na condução do enfrentamento à pandemia. O índice anterior era de 26%. A pesquisa nacional do instituto foi realizada por telefone nos dias 15 e 16 de março e ouviu 2.023 pessoas. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Powered by WPeMatico

Novo ministro da Saúde diz que mortes por Covid-19 serão reduzidas com distanciamento social

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

covidO novo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse, no início da tarde desta quarta-feira (17), que os impactos das mortes que ocorrem no Brasil vão diminuir com distanciamento social e melhora no atendimento hospitalar.

“Esses óbitos que estão aí nós conseguiremos reduzir com dois pontos principais. Primeiro com políticas de distanciamento social própria que permitam diminuir a circulação do vírus, segundo com uma melhora na capacidade assistencial dos nossos serviços hospitalares”, destacou Queiroga.

A afirmação foi feita durante a entrega das primeiras 500 mil doses da vacina contra Covid-19 produzidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Queiroga voltou a dizer que a política pública do Ministério da Saúde é “a política pública do presidente Bolsonaro” – que é contrário a medidas adotadas pelos governadores e prefeitos para garantir o distanciamento social.

Powered by WPeMatico

Câmara de Caicó recebe Projeto de Lei do Executivo que viabiliza aquisição de vacinas contra a Covid-19 através de consórcio público

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Câmara de Vereadores de Caicó recebeu o projeto 015 do Executivo caicoense que solicita a retificação protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para a combate à pandemia do coronavírus, medicamentos, insumos e equipamentos na área de saúde.

É importante destacar que existe urgente necessidade de vacinação em massa da população, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência além para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda, e o convívio social.

Historicamente o Programa Nacional de Imunizações (PNI), instituído em 1973, explicita que a aquisição de vacinas é competência legal e administrativa do Governo Federal. No entanto, o Congresso Nacional aprovou em 2 de março de 2021, o Projeto de Lei nº534/2021 que autoriza a aquisição de vacinas pelos municípios brasileiros. Nesse contexto, a Frente de Prefeitos (FNP), entidades suprapartidárias de representação nacional de municípios, apoia tecnicamente a instituição de Consórcio Público de abrangência nacional de aquisição de vacinas.

O projeto ainda esclarece que o protocolo de intenções irá inserir o município no Consórcio Público para agilizar a imunização da população e atender as eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários, à rede de saúde. O consórcio é instrumento hábil à oportunizar a vantagem nas negociações dos municípios, sejam com preços ou condições contratuais e, inclusive, de prazos.

O Projeto de Lei foi encaminhado à Procuradoria para análise jurídica sobre a sua admissibilidade, e nesta quarta-feira (17) seguirá para para deliberação em plenário. Sendo deliberado, o Projeto será posto em análise pelas comissões, e em seguida, submetido à votação pelos membros da Casa Legislativa.

Mulheres da linha de frente ao combate da COVID-19 serão homenageadas na Câmara de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

camara-caico

As mulheres que trabalham na linha de frente ao combate da COVID -19 serão homenageadas em sessão solene na Câmara de Vereadores de Caicó. A sessão acontecerá na próxima sexta-feira (19), a partir das 18h e será hibrida, a participação das homenageadas será de forma remota e os vereadores no plenário Prefeito Inácio Bezerra.

De autoria do vereador Max Azevedo (Solidariedade), a solenidade intitulada de “Nós Podemos” vencer a pandemia objetiva celebrar um ato simbólico ao Mês da Mulher, como forma de reconhecimento pelo serviço prestado pelas mulheres no município.

É importante frisar que ao longo da história as mulheres sempre se destacaram pelas lutas de seus direitos, são reconhecidas por sua garra, resistência, capacidade multifacetária, não sendo diferente às mulheres de nossa cidade que tanto tem se dedicado diuturnamente à saúde de nossos seridoenses no combate a COVID-19, conciliando o convívio familiar, trabalho e lazer, e ao mesmo tempo enfrentando destemidamente o risco das enfermidades ou até mesmo, a própria morte.

Campanha de vacinação contra gripe começa em 12 de abril

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaA Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe, começa no dia 12 de abril e vai até 9 de julho. O público-alvo é estimado em 79,7 milhões de brasileiros, e a meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários.

Os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas, de forma escalonada. Neste ano, a vacinação vai começar por crianças, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde. Depois, será a vez dos idosos e dos professores.

A campanha de vacinação contra a gripe vai coincidir com a imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração dos imunizantes, e a orientação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus.

O governo federal recomenda que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

Powered by WPeMatico

Câmara de Jardim do Seridó elege Mesa Diretora para o biênio 2023/2024

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

DSC00076

A Câmara Municipal de Vereadores de Jardim do Seridó/RN, elegeu na tarde desta terça-feira, 16, através de sessão especial, a mesa diretora que vai coordenar o legislativo jardinense durante o biênio 2023/2024. O Vereador Cássio Medeiros foi eleito presidente, contando com o Vereador Dormiro Geraldo como vice, Jeferson Maurício como primeiro secretário e Ozires Neto como segundo secretário.

A eleição ocorreu apenas com uma chapa registrada, a qual obteve 7 votos. Votaram a favor, além dos candidatos, o atual Presidente da Casa, Ronaltty Neri, e os Vereadores, José Wilson e Alcides Petrópolis. A Vereadora Stéfhany Oliveira e o Vereador Jarbas Silva se abstiveram de votar.

Centro, Paraíba e Boa Passagem são os bairros de Caicó mais afetados pela Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Curva-de-casos-confirmados-por-semana-em-Caico

O perfil epidemiológico da COVID-19 na cidade de Caicó-RN demonstra que houve a confirmação de 8.096 casos comunitários da doença no município, no período de 14 de abril de 2020 a 14 de março de 2021.

Os bairros mais afetados pela doença até então, são: o Centro, a Paraíba e Boa Passagem. A Zona Oeste do município aparece atualmente com a maior concentração de casos confirmados, totalizando 1.974.

Outra informação é que houve um aumento de 2,5% no número de casos desde a publicação do último perfil epidemiológico, no dia de 07 de Março, passando de um total de 7.898 para 8.096 casos confirmados.

Neste boletim, pôde ser percebida a predominância de casos confirmados do sexo feminino. As pessoas de 31 a 40 anos e de 41 a 50 anos foram as que mais testaram positivo para a doença.

Desde o início da pandemia, foram registrados 101 óbitos por causa do Covid-19, apresentando maior índice na semana de 07 a 13/09/2020 quando foram registradas 08 mortes. A curva de óbitos pode sofrer alterações nas publicações semanais em decorrência das investigações de que podem apontar novos óbitos por COVID-19 em semanas anteriores ao Boletim Epidemiológico.

Inspetoria do Crea em Caicó passa a atender em sistema de plantão, 3 dias da semana; Entenda

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Por causa do aumento expressivo de casos de Coronavírus no Rio Grande do Norte, o Crea-RN, adotou o sistema de plantão para o atendimento presencial que irá acontecer nas segundas, quartas e sextas-feiras, por agendamento através do “Crea Fácil” – via WhatsApp (84.99128-3827).

A população também pode utilizar o número e enviar mensagem para fazer denúncias em relação à obras irregulares ou para tirar dúvidas que envolvam a Engenharia, Agronomia e Geociências.

A alteração ocorreu durante reunião, na última sexta-feira (12), do Comitê de Gestão da Crise decorrente da COVID-19 do Crea-RN.

“Estamos passando por um momento muito delicado no Rio Grande do Norte onde o número de pessoas contaminadas vêm crescendo e superlotando os hospitais públicos e privados. Precisamos garantir a segurança de nossos servidores, profissionais e cidadãos que nos procuram“, disse a presidente do Conselho, a engenheira civil, Ana Adalgisa Dias Paulino.

O atendimento virtual do Crea Fácil continua funcionando normalmente. “Atualmente o profissional pode resolver quase tudo pelo WhatsApp, sem sair de casa“, acrescentou o vice-presidente Gilbrando Júnior. Caso seja necessário o atendimento presencial, como por exemplo, para entregar a documentação comprobatória e receber a carteira profissional, o procedimento também é o mesmo: deve ser agendado através do WhatsApp.

O Crea-RN, tem inspetorias em Caicó, Mossoró, Currais Novos, Assu, Pau dos Ferros e Macau.