Diocese de Caicó adere à Campanha “Toda vida importa”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20210420-WA0004

Em comunhão com a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a Diocese de Caicó adere à campanha Toda vida importa e rezará, neste domingo, dia 20 de junho, pelas quase 500 mil pessoas que perderam a vida no Brasil em consequência da contaminação com o COVID-19.

A Diocese solicita que em todas as Paróquias e Áreas Pastorais do seu território sejam celebradas Missas em sufrágio das vítimas da Pandemia e que, onde hajam sinos, os mesmos sejam repicados ao meio dia deste mesmo domingo.

“Rogamos a Deus, Pai de infinita bondade e misericórdia, que olhe para o sofrimento do seu povo e acolha estes filhos e filhas que partiram para a morada celeste, vítimas deste grave cenário pandêmico. Que Sant’Ana, Padroeira de nossa Diocese, mãe que acolhe e ensina, nos ilumine com a sua fortaleza a enfrentar os desafios deste tempo e nos ajude a perceber àquele que é a razão da nossa única esperança, nosso Senhor Jesus Cristo”, declarou Dom Antônio Carlos Cruz Santos, bispo diocesano.

banner_seridopneus-770

Pela primeira vez, cientistas brasileiros descrevem como o coronavírus danifica células do cérebro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um grupo de cientistas brasileiros da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto D’Or de Pesquisa descreveu pela primeira vez como o Sars-CoV-2 invade as células neuronais e provoca danos ao cérebro. Os cientistas constataram que embora o vírus não se replique dentro dos neurônios, ele provoca uma resposta inflamatória sistêmica que leva a danos nas células neuronais. A descoberta, feita em laboratório, será crucial para a compreensão das sequelas neurológicas e psiquiátricas da covid-19.

Inicialmente, a covid foi descrita como uma infecção do trato respiratório. No entanto, já se sabe que o vírus afeta vários outros órgãos, como os rins, o fígado, os vasos sanguíneos, o coração e o cérebro. Pelo menos a metade dos pacientes apresentam sintomas neurológicos, como confusão mental, anosmia (perda de olfato), delírio e risco aumentado de AVC. O novo trabalho foi submetido na forma de preprint à Stem Cell Research, uma das revistas científicas mais importantes do mundo.

Powered by WPeMatico

Conmebol diz que seleções da Copa América têm 14 atletas infectados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Conmebol confirmou nesta sexta-feira, 18, que 14 jogadores testaram positivo para o novo coronavírus durante a disputa da Copa América, iniciada no último dia 13. A entidade não revela os nomes, mas confirmou a PLACAR que os casos englobam atletas, membros das delegações e prestadores de serviços terceirizados. A informação foi divulgada, inicialmente, pelo Blog do Marcel Rizzo, do UOL.

“Sim [este é o número], são muito poucos jogadores. O restante são funcionários técnicos terceirizados”, disse a entidade, por meio de sua assessoria. O número diverge de dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Até quinta, 17, a pasta informou que 27 dos 66 casos confirmados eram de jogadores. Entre eles, há integrantes da seleção venezuelana, primeiro adversário do Brasil na competição, infectados com a variante gama, também conhecida como P1, originada em Manaus.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Governo sabia desde julho que a imunidade de rebanho é ineficaz, dizem documentos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governo federal foi avisado no começo de julho de 2020 de que buscar uma “imunidade de rebanho” contra a covid-19 não teria eficácia para proteger a população. De acordo com telegramas enviados por embaixadores ao Itamaraty, a OMS (Organização Mundial de Saúde) orientou os países que a melhor solução seria a vacinação em “quantidade suficiente de pessoas para quebrar a cadeia de transmissão”. 

O documento foi encaminhado ao governo pela Missão Permanente do Brasil junto à ONU (Organização das Nações Unidas). Nele, é relatada a discussão de uma sessão informativa da OMS com Estados membros realizada em 9 de julho.

O material foi obtido pela deputada Fernanda Melchionna (Psol-RS) depois de requerimentos aos Ministérios das Relações Exteriores e da Saúde. À época, Ernesto Araújo estava no comando do Itamaraty e a pasta da Saúde estava vaga. Eduardo Pazuello respondia interinamente pela área.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Governo Bolsonaro “pretende inviabilizar o futuro do país”, diz Dilma

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) afirmou que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) “matou 500 mil” na pandemia e “pretende inviabilizar futuro do país“. A declaração foi feita durante uma transmissão ao vivo do MST (Movimento Sem Terra) nesta 6ª feira (18.jun.2021).

“O povo tem que ir para as ruas se manifestar contra esse governo que não só mata 500 mil brasileiros, mas que também pretende inviabilizar o futuro do país”, disse a ex-presidente. O Senado aprovou na 5ª feira (17.jun) o texto-base da MP (medida provisória) da capitalização da Eletrobras. O texto foi mudado e agora retorna para a Câmara dos Deputados, que deve analisar a MP na próxima 2ª feira (21.jun). A proposta perde validade em 22 de junho.

Powered by WPeMatico

RN recebe novo lote com 62 mil doses de vacinas contra Covid

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte recebeu, no fim da manhã desta sexta-feira (18), um novo lote com 62.810 doses de vacinas contra a Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), informou que deve começar a distribuição das doses entre os municípios ainda nesta sexta-feira, com apoio do helicóptero Potiguar I, da Secretaria de Segurança Pública.

As doses chegaram ao estado em dois voos, sendo 38.610 da Pfizer e 24.200 da Coronavac/Butantan. Os imunizantes devem sair da capital do Estado com destino ao interior a partir das 15h desta sexta-feira (18). A operação contará com os policiais e bombeiros militares e o helicóptero para realizar a entrega das doses nas regiões Oeste e Alto Oeste, nos municípios de Pau dos Ferros e Mossoró.

O lote da Pfizer tem parte destinada à primeira dose de trabalhadores da educação, além dos públicos já atendidos, como as pessoas com deficiência, com comorbidades ou gestantes, puérperas e lactantes que ainda não tenham tomado vacina, assim como a continuidade da imunização por faixa de idade.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Helicóptero Potiguar 1 transporta vacinas contra a Covid e medicamentos para o interior do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Potiguar 1, helicóptero do Governo do Estado à disposição das forças de segurança pública, decolou na tarde desta sexta-feira (18) para sua primeira missão oficial após retornar da manutenção obrigatória de 144 meses. A aeronave saiu por volta das 15h do campo de futebol do Centro Administrativo do Estado, transportando 5734 doses de vacinas contra o coronavírus e medicamentos para as cidades de Mossoró e Pau dos Ferros.

A primeira parada do Potiguar 1 será em Pau dos Ferros, prevista para acontecer por volta das 16h30. Lá, serão entregues 388 doses dos imunizantes. Para Pau dos Ferros também estão sendo levadas quatro caixas contendo medicamentos diversos, que são destinados aos internos do presídio localizado no município. Em Mossoró, com previsão de chegada por volta de 17h20, serão entregues 5364 doses dos imunizantes. 

Após descarregar o lote de vacinas e remédio em ambas as cidades, o Potiguar 1 permanece em Mossoró, onde os policiais do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAR) irão pernoitar. A aeronave volta a Natal na manhã deste sábado (19), e já fica de prontidão para a execução de ações de segurança pública.Nesta sexta (18), o RN recebeu um lote com 62.810 imunizantes, sendo 38.610 da Pfizer e 24.200 da Coronavac/Butantan.

Powered by WPeMatico

Sobrevivência das pequenas empresas no RN chega a 92%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nove de cada dez pequenos negócios do Rio Grande do Norte tiveram que se desdobrar para não baixar as portas desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), no ano passado. O índice de sobrevivência das pequenas empresas potiguares é de 92%. Isso é o que revela um levantamento feito pelo Sebrae com empresas de micro e pequeno porte em todo o País.

A pesquisa aponta uma situação preocupante. Os Microempreendedores Individuais (MEIs) ainda são a ponta mais frágil do cenário empresarial brasileiro e que sofrem com as oscilações do mercado, culminando no encerramento das atividades quando o contexto econômico se torna completamente desfavorável. No Rio Grande do Norte, assim como em boa parte dos estados, essa categoria responde pela maioria das empresas constituídas formalmente. Hoje, são 148.984 pequenos negócios registrados nessa categoria jurídica no estado.

Segundo o estudo, é possível inferir que a maior taxa de mortalidade dos MEI também esteja associada à extrema facilidade de abrir e de fechar esse tipo de empreendimento, quando comparado às Microempresas (ME) e às Empresas de Pequeno Porte (EPP), cujas exigências ainda são menos flexíveis para esses dois portes.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Coreia do Sul dará segunda dose da Pfizer a 760 mil pessoas que tomaram primeira da Astra Zeneca

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Cerca de 760 mil sul-coreanos vacinados contra a Covid-19 com a primeira dose de Oxford/AstraZeneca receberão o imunizante da Pfizer/BioNTech como segunda dose após atrasos no envio pelo esquema global de compartilhamento de vacinas Covax. O anúncio foi feito nesta sexta-fera por Seul.

Um número cada vez maior de nações já considera usar vacinas diferentes contra a Covid-19 nas segundas doses como resposta a atrasos no fornecimento de insumos. A possibilidade de misturar diferentes vacinas contra a doença seria uma maneira de flexibilizar os programas nacionais de imunização.

Canadá e Espanha já aprovaram essa mistura de doses, mas pautados por preocupações sobre casos de formação de coágulos sanguíneos raros ligados à vacina da AstraZeneca.

Powered by WPeMatico

Natal aplica mais de 50 mil doses em oito dias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A vacinação realizada pela Prefeitura do Natal está em ritmo acelerado. Hoje, com o início da aplicação da primeira dose contra a Covid-19 da população com 48 anos ou mais, sem comorbidades, Natal avançou 11 anos em oito dias.  Em uma semana, foram aplicadas 51.163 doses, entre as faixas de idade de 59 e 48 anos. A diminuição da faixa etária durante toda a semana e a imunização desses grupos veio com uma boa dose de emoção e esperança na vida pós-pandemia. 

“A ideia da Prefeitura do Natal de reduzir as idades da campanha para o público em geral deu certo. Na quinta passada a faixa etária de imunização diminuiu para 59 anos ou mais sem comorbidades e nesta sexta, para 48 anos. Isto sem citar os grupos prioritários que também avançaram paralelamente. Estamos fazendo a nossa parte”, comemora o prefeito Álvaro Dias.

Os dados da Secretaria Municipal de Saúde confirmam a eficácia do avanço da imunização. Desde a quinta-feira passada (10) com a vacinação de 3.444 pessoas até ontem (17), com destaque para terça-feira (15) de 12.219 pessoas imunizadas, Natal contabiliza um significativo volume de doses aplicadas nestes últimos oito dias. Confira os dados no final da matéria.

Powered by WPeMatico

Pia convoca seleção feminina para Tóquio apostando em time experiente

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A técnica Pia Sundhage convocou nesta sexta-feira (18) a seleção brasileira feminina de futebol para a Olimpíada de Tóquio (Japão). A equipe viaja para Portland (Estados Unidos) no próximo dia 25, onde passará três semanas em treinamento antes do embarque para a cidade japonesa de Rifu, palco da estreia nos Jogos, diante da China, dia 21 de julho, no estádio Miyagi.

A lista com 18 jogadoras possui 11 remanescentes do grupo da Olimpíada do Rio de Janeiro, em 2016: a goleira Bárbara, as zagueiras Rafaelle, Érika, Bruna Benites e Poliana, a lateral Tamires, a volante Formiga, as meias Andressinha e Marta e as atacantes Bia Zaneratto e Debinha (chamada como meia). A goleira Letícia Izidoro, a lateral Jucinara, a meia Júlia Bianchi e as atacantes Adriana, Duda (ambas convocadas como meias), Geyse e Ludmilla disputarão os Jogos pela primeira vez.

A técnica também chamou quatro atletas suplentes: a goleira Aline Reis, a lateral Letícia Santos, a meia Andressa Alves e a atacante Giovana Queiroz. Delas, Aline e Andressa estiveram na Rio 2016.

Powered by WPeMatico

Sancionada lei que prorroga medidas emergenciais para aviação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei que prorroga por 12 meses as medidas emergenciais adotadas para o setor de aviação civil em razão da pandemia da covid-19. Publicada no Diário Oficial da União de hoje (18), a Lei  14.174 altera a Lei nº 14.034, sancionada em 5 de agosto de 2020, que teve como origem a Medida Provisória nº 1024/2020, que conferiu aos usuários do transporte aéreo maior flexibilidade para desistência do voo e prorrogou as medidas de alívio ao fluxo de caixa das empresas aéreas. 

“Independentemente do número de passageiros, as companhias aéreas têm que arcar com os altos custos fixos associados à propriedade ou arrendamento de aeronaves, despesas de terminais e instalações de manutenção”, informou por meio de nota o Ministério da Infraestrutura, ao apontar que a pandemia gerou impactos significativos nos resultados financeiros da indústria. 

“Diante desse cenário, entendeu-se que a prorrogação da autorização aos operadores aéreos para o reembolso em 12 meses, nos casos de cancelamento de voos, seria uma medida relevante para a redução do impacto imediato no caixa das empresas e, assim, reduzir o risco de insolvências que poderiam ocasionar efeitos disruptivos na oferta de transporte aéreo no país”, acrescentou.

Powered by WPeMatico

Brasil aplica mais de 2,56 milhões de doses de vacina em 24 horas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Brasil estabeleceu um novo recorde nesta quinta-feira (17) ao aplicar 2.561.553 doses de vacinas contra a covid-19 em 24 horas. O resultado, o melhor desde o início da campanha de vacinação, foi divulgado por meio da plataforma Localiza Sus, abastecida com informações repassadas pelos estados.

Até ontem, mais de 60,38 milhões de brasileiros já tinham tomado a primeira dose do imunizante e cerca de 24,03 milhões as duas doses, superando 84,1 milhões de doses aplicadas.

Hoje (18), ao participar, no Rio de Janeiro, da divulgação da situação epidemiológica na capital do estado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga disse que a marca atingida nesta quinta-feira é uma demonstração da “força” do Sistema Único de Saúde (SUS).

Powered by WPeMatico

Operação do MP investiga cometimento de crimes eleitorais em Parnamirim; vereadores são presos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público Eleitoral deflagrou nesta sexta-feira (18) a operação Dízimo. O objetivo é investigar o cometimento de falsidade ideológica eleitoral, lavagem de dinheiro, peculato e associação criminosa na cidade de Parnamirim. Dois vereadores e um ex-vereador foram presos na ação. Ao todo, a operação Dízimo cumpriu 5 mandados de prisão temporária e outros 10, de busca e apreensão em Parnamirim.

A ação contou com a participação de 15 promotores de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), 17 servidores do MPRN e 68 policiais militares. Foram presos os vereadores Ítalo de Brito Siqueira e Rhalessa Cledylane Freire dos Santos, o ex-vereador Alex Sandro da Conceição Nunes da Silva, o ex-chefe de gabinete do vereador e presidente do Partido Solidariedade em Parnamirim Sandoval Gonçalves de Melo e o diretor do Clube de Futebol Visão Celeste, Danilo Rodrigues Peixoto de Vasconcelos. 

Além de presos, os vereadores Ítalo de Brito Siqueira e Rhalessa Cledylane Freire dos Santos foam afastados dos cargos por 180 dias. Para o MP Eleitoral, o ex-vereador Alex Sandro, na condição de presidente de fato da Associação Proamfa, juntamente com vereadores Ítalo de Brito Siqueira e Rhalessa Cledylane Freire dos Santos, atuavam diretamente na busca de fontes de recursos para entidade, convencendo vereadores a destinarem emendas parlamentares à Associação, a fim de transferir os valores das subvenções sociais e efetuar ajudas de custo, com finalidade de desviar os recursos públicos para finalidade eleitoral.

Powered by WPeMatico

Terminam hoje as inscrições do Encceja 2020 para privados de liberdade

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Terminam hoje (18) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade – o Encceja PPL 2020. As provas para o ensino fundamental e médio serão aplicadas nos dias 13 e 14 de outubro deste ano.

As inscrições de pessoas privadas de liberdade e jovens que estão sob medidas socioeducativas devem ser feitas pelo responsável pedagógico. Cabe a ele entrar na página do participante, fazer a inscrição dos interessados, verificar a divulgação dos resultados e determinar as salas de provas dos participantes, assim como a transferência entre as unidades, caso seja necessário.

Também cabe ao profissional excluir do exame aqueles que tiverem a liberdade decretada. No momento da inscrição é preciso selecionar qual o tipo de prova que deseja fazer: Encceja para ensino fundamental – idade mínima de 15 anos completos no dia de realização do exame – ou Encceja para ensino médio.

Powered by WPeMatico

MEC cria grupo de trabalho para atualização do Enem e do Encceja

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Está publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (18), a Portaria 411/21 que institui um grupo de trabalho, no âmbito do Ministério da Educação (MEC), para discutir a atualização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Sob a coordenação da Secretária de Educação Básica do MEC, o grupo vai se reunir uma vez por mês e será formado pelas secretarias executiva, de Educação Superior, de Modalidades Especializadas de Educação – de Educação Profissional e Tecnológica, além do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Também vão integrar o grupo, os conselhos Nacional de Educação e de Secretários de Educação, além da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, a Undime. Pela Portaria, o grupo tem seis meses, a partir de hoje, para concluir os trabalhos.

Powered by WPeMatico

Brasil goleia seleção peruana e segue 100% na Copa América

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com gols do lateral Alex Sandro, do meia Everton Ribeiro e dos atacantes Neymar e Richarlison, o Brasil goleou a seleção peruana por 4 a 0, na noite desta quinta-feira (17) no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 2ª rodada da Copa América. O resultado deixou o time do técnico Tite na liderança do Grupo B com seis pontos e 100% de aproveitamento.

A seleção brasileira dominou o confronto, e não demorou a abrir o marcador. Logo aos 11 minutos, Alex Sandro recebeu passe de Gabriel Jesus, após bom cruzamento de Everton Cebolinha, e mandou para o fundo das redes peruanas. Aos 24, o volante Fabinho chutou forte de fora da área, aproveitando rebote após a zaga afastar cruzamento de Neymar, e a bola passou perto do gol defendido por Gallese.

Após o intervalo, o ritmo continuou o mesmo, com o Brasil comandando as ações. Aos 14 foi marcado pênalti de Tapia em Neymar. Mas, com auxílio do VAR (árbitro de vídeo), o juiz acabou voltando atrás.

Powered by WPeMatico

Quina de São João terá prêmio de R$ 190 milhões

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Daqui a oito dias, em 26 de junho, será realizado o sorteio da Quina de São João, que este ano pagará um prêmio estimado em R$ 190 milhões. As apostas para o concurso especial começaram na última terça-feira (15). O concurso especial 5.590 não acumula e teve acréscimo no valor da premiação após o sorteio anterior não ter registrado ganhadores na faixa principal.

Se não houver ganhadores na faixa principal, com acerto de 5 números, o prêmio será dividido entre os acertadores da 2ª faixa (4 números) e assim por diante. O sorteio será realizado em 26 de junho, no espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo, às 20h.

Para jogar, é preciso marcar de 5 a 15 números dentre os 80 disponíveis. A aposta mínima com cinco números custa R$ 2. O apostador pode deixar para o sistema escolher os números, por meio da Surpresinha. Ganham prêmios os acertadores de 2, 3, 4 ou 5 números.

Powered by WPeMatico

Número de pessoas forçadas a se deslocar chegou a 82,4 milhões em 2020

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Apesar da pandemia de covid-19, o número de pessoas forçadas a se deslocar no mundo continua aumentando. No final de 2020, 82,4 milhões de pessoas estavam deslocadas por guerras, conflitos, violações de direitos humanos e perseguições.

É o maior número já registrado pela Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), com aumento de 4% em relação a 2019, quando 79,5 milhões de pessoas estavam em deslocamento forçado. Mais de 1% da população mundial – uma em cada 95 pessoas – estão neste momento em deslocamento forçado.

Os dados constam do relatório Tendências Globais, que traz informações sobre a situação dos deslocados e refugiados em todo o mundo anualmente e foi divulgado hoje (18) pela Acnur. Segundo o levantamento, 2020 é o nono ano de crescimento ininterrupto do deslocamento forçado no mundo.

Powered by WPeMatico