Após cinco meses, Paraíba tem pouco mais de 11% da população imunizada com duas doses contra Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Até essa sexta-feira (18), a Paraíba havia aplicado 1.571.576 doses das vacinas contra a Covid-19. Desse total, 1.095.965 de pessoas tomaram a primeira dose e 475.611 foram imunizadas com a segunda. Esse é o balanço mais recente sobre a vacinação, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Até o começo dessa semana, na Dose 2, conforme o balanço, o Estado tinha conseguido imunizar 11,63% da população total a ser vacinada, o que coloca a Paraíba na primeira colocação entre os estados do Nordeste e o terceiro do país, ficando abaixo apenas do Rio Grande do Sul (14,38%) e Mato Grosso do Sul (13,11%).

Ainda conforme os dados divulgados pelo Estado na terça-feira (15), que são os mais atualizados, 55 municípios estão com a Dose 2 aplicada com cobertura igual ou superior a 90%; 57 estão abaixo de 70% de aplicação da Dose 1 e 39 também estão abaixo de 70% de aplicação da Dose 2.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Vacinação de covid evita 43 mil mortes de idosos em 13 semanas no país

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estimou que o avanço da vacinação contra a covid-19 é responsável pela prevenção de mais de 40 mil mortes de idosos em um intervalo de treze semanas no Brasil. Os dados, divulgados ontem (17), são de levantamento realizado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da UFPel, em parceria com a Universidade Harvard e o Ministério da Saúde.

Os cálculos revelaram que, se o número de mortes entre os mais idosos tivesse seguido a mesma tendência observada para os brasileiros mais jovens, seriam esperadas 70.015 mortes de pessoas de 80 anos ou mais. No entanto, foram registradas 37.401 mortes no período. Entre as pessoas de 70 a 79 anos, a expectativa de mortes era de 20.238 contra 13.838 registradas. Somando as estimativas para ambas as faixas etárias, foram evitadas as mortes de 43.082 idosos no país.

“Encontramos evidências de que, embora a disseminação da variante P.1 (gama) tenha levado ao aumento das mortes por covid-19 em todas as idades, a proporção de óbitos entre os idosos começou a cair rapidamente a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2021. Até então, essa proporção tinha se mantido estável em torno de 25% a 30% desde o início da epidemia, mas se encontra agora abaixo de 13%”, disse o epidemiologista da UFPel e líder do estudo, Cesar Victora.

Powered by WPeMatico

RN tem taxa de ocupação de leitos críticos menor que 80% após quatro meses

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte registrou nova queda na taxa de ocupação dos leitos críticos. Neste sábado (19), de acordo com o Regula RN (dados colhidos às 8h40), chegou a 78%. A última vez que a taxa média baixou dos 80% foi em fevereiro – 77,64% em 17 de fevereiro.

A taxa de ocupação dos leitos críticos do estado esteve com média acima de 90% desde 1º de março – as únicas exceções foram os dias 23 de abril e 5 de maio, que registraram 89%. O número começou a cair para a casa dos 80% no dia 13 de junho. De acordo com os dados deste sábado, a região Metropolitana tem 77,6% de ocupação; a região Oeste aparece com 80,7%; e o Seridó com 72,5%.

Powered by WPeMatico

Ministério Público pede ao TSE para multar Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público Eleitoral apresentou uma ação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na qual pede multa ao presidente Jair Bolsonaro por propaganda eleitoral antecipada. Nesta sexta-feira (18), durante evento de entrega de títulos de propriedade rural em Marabá (PA) transmitido ao vivo pela emissora oficial TV Brasil, Bolsonaro exibiu uma camiseta com a mensagem “É melhor Jair se acostumando. Bolsonaro 2022”.

O vice-procurador-geral eleitoral, Renato Brill de Góes, que assina a representação, afirmou que, ao fazer referência à disputa presidencial de 2022, Bolsonaro cometeu um “ato consciente” de antecipação de campanha — proibida pela legislação eleitoral. Na ação, o procurador lembra que a propaganda eleitoral só estará permitida a partir de 16 de agosto do ano que vem e que a lei permite o debate político, mas sem pedido de voto e sem propaganda.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Número de trabalhadores na indústria de construção cai 33% no RN entre 2010 e 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O número de pessoas ocupadas na indústria de construção no Rio Grande do Norte caiu 33% entre 2010 e 2019. A Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), divulgada nesta semana pelo IBGE, aponta que, em 2010, eram 36.518 trabalhadores, e, em 2019, caiu para 24.306. O levantamento considera empresas com pelo menos cinco pessoas ocupadas.

Na região Nordeste, outros quatro estados tiveram uma queda mais acentuada do que a do RN na mão de obra: Maranhão (-53%), Pernambuco (-51%), Sergipe (-43%) e Alagoas (-40%). De acordo com a pesquisa, na composição do valor de obras e de pessoal ocupado na indústria da construção do Brasil, o RN participa com 1,4%, o que representa a 16ª posição no ranking nacional.

Powered by WPeMatico

No Seridó, mulher morre em acidente de moto na RN-089

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma mulher morreu após cair de moto na manhã deste sábado (19), na RN-089, no município de Serra Negra do Norte, na região Seridó. A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com policiais do 3º Departamento de Polícia Rodoviária Estadual (DPRE), o acidente aconteceu por volta das 8h. Márcia Glécia de Oliveira Araújo, de 33 anos, seguia em uma moto pela rodovia RN-089 que liga os municípios de Serra Negra do Norte e Patos, na Paraíba.

Ainda de acordo com informações do DPRE, ela perdeu o controle da moto em um trecho onde havia um buraco no asfalto e em seguida caiu. Márcia estava de capacete, mas, segundo os policiais que atenderam a ocorrência, ela sofreu uma pancada na cabeça. A vítima foi socorrida ao hospital da cidade, mas morreu pouco depois de dar entrada na unidade.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Paquetá pode se tornar a primeira área livre da covid-19 no Rio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A bucólica Ilha de Paquetá, com suas ruas de terra e casas históricas, estará na vanguarda da cidade do Rio de Janeiro nos próximos meses e poderá ser a primeira área da cidade a erradicar a covid-19. O passo mais importante para que isso aconteça ocorre amanhã (20), com a vacinação em massa promovida em um estudo da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). 

Famosa nacionalmente como cenário do clássico A Moreninha, romance de Joaquim Manuel de Macedo, a ilha é localizada na parte mais interna da Baía de Guanabara e tem 4.180 moradores. Para chegar e sair do bairro, a barca é o único meio de transporte público, e as bicicletas e caminhadas substituem os carros nos 120 hectares de área da ilha.

Em uma transmissão ao vivo na internet com a Associação de Moradores de Paquetá (Morena), realizada na última semana, pesquisadores da Fiocruz e o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicaram como funcionará o estudo, que terá um ano de duração e espera antecipar os efeitos da vacinação que meses depois serão observados no restante da cidade. O imunizante utilizado será a vacina Oxford/AstraZeneca, que é produzida no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz). 

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Mortes de mais jovens por covid-19 indicam avanço de vacina

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Se no primeiro ano da pandemia de covid-19 no Brasil, que começou em março de 2020, de 70% a 80% dos óbitos estavam concentrados entre pessoas com mais de 60 anos, em março deste ano os números começaram a mudar e as mortes de pessoas mais novas, até 59 anos, já passam da metade.

É o que mostram os dados do Portal da Transparência do Registro Civil, que agrupa as informações sobre o número de mortes por suspeita ou confirmação de covid-19. Os dados dos cartórios sobre a pandemia começam no dia 16 de março de 2020. O levantamento feito pela reportagem da Agência Brasil inclui as informações lançadas até o início da tarde de hoje (18).

O coordenador do sistema InfoGripe da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), Marcelo Gomes, explica que essa tendência de redução da idade dos óbitos é influenciada por dois fatores. O primeiro deles é o avanço da vacinação no país, que iniciou no fim de janeiro pelas pessoas mais velhas.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770