AstraZeneca: 3ª dose de vacina produz forte resposta imune, diz estudo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
A aplicação da segunda dose pode ser adiada para até 45 semanas

Uma terceira dose da vacina contra covid-19, produzida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford, produz forte resposta imune, disseram pesquisadores nesta segunda-feira (28), acrescentando que ainda não há evidências de que essa dose de reforço é necessária, especialmente devido à falta de vacinas em alguns países.

O estudo, da Universidade de Oxford, mostrou que uma terceira dose da vacina aumenta as respostas imunes de anticorpos e de células T. Ao mesmo tempo, a aplicação da segunda dose pode ser adiada para até 45 semanas após a aplicação da primeira e, ainda assim, levar a um aprimoramento da resposta imune.

O governo do Reino Unido diz que analisa planos para uma campanha de aplicação de doses de reforço no outono do Hemisfério Norte, com três quintos dos adultos já com as duas doses de vacinas contra covid-19 aplicadas. Andrew Pollard, diretor do Grupo de Vacinas de Oxford, afirmou que as evidências de que a vacina protege contra as variantes existentes por um período sustentável significam que uma dose de reforço pode não ser necessária.

Powered by WPeMatico

Itália chega a 50 milhões de vacinas anti-Covid aplicadas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Itália superou nesta segunda-feira (28) a marca de 50 milhões de vacinas anti-Covid aplicadas desde o início da campanha nacional de imunização, no fim de dezembro. Segundo o Ministério da Saúde, já foram administradas pelo menos 50.089.618 doses, o que corresponde a 90,6% das 55,3 milhões de unidades entregues ao país até o momento.

Ainda de acordo com o governo, 17,9 milhões de pessoas, o equivalente a 30% da população (33,15% da população vacinável), tomaram as duas doses da AstraZeneca, da Pfizer ou da Moderna ou a dose única da Janssen e completaram o ciclo de imunização.

A parcela da população italiana ao menos parcialmente vacinada contra a Covid-19 já chega a 54%. O avanço da campanha de imunização, aliado a medidas restritivas, derrubou os casos e mortes diários na pandemia na Itália, cujo governo já revogou a maior parte das restrições sanitárias.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Estudo com AstraZeneca aponta queda de 71% de casos de Covid em Botucatu

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após seis semanas da vacinação em massa em Botucatu, estudo da Unesp junto à prefeitura e ao Ministério da Saúde aponta que houve redução de 71% dos casos de Covid-19 no município. O imunizante contra o vírus usado foi o da AstraZeneca. 

A previsão dos especialistas era de que a redução de casos começasse a ocorrer a partir da segunda semana de junho, situação que se confirmou nos primeiros resultados do estudo. A queda de 71,3% foi registrada nas últimas três semanas. Os responsáveis pela pesquisa acreditam que a vacina levará a queda de transmissibilidade, reduzindo também o número de casos graves, hospitalizações, internalizações e, por fim, as mortes.

A população até agora recebeu a primeira dose da AstraZeneca, a segunda está prevista para agosto. Todos os moradores devem seguir respeitando as medidas de distanciamento social e uso de máscaras. No dia 23, o Hospital do Bairro não registrou qualquer internação por Covid no município. 

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Bolsonaro comemora morte de Lázaro, ‘serial killer do DF’: ‘CPF cancelado’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) comemorou, nas redes sociais, a morte do “serial killer do DF” Lázaro Barbosa. O foragido não resistiu após troca de tiros com a polícia na manhã desta segunda-feira, 28. No total, a megaoperação de buscas durou 20 dias. “CPF cancelado!”, comemorou o presidente. “Parabéns aos heróis da PM-GO por darem fim ao terror praticado pelo marginal Lázaro”, e acrescentou que “o Brasil agradece”.

As buscas por Lázaro começaram no dia 9 de junho, após crimes no Distrito Federal. Ele era acusado de matar, a tiros e facadas, três pessoas na zona rural de Ceilândia. Os mortos eram Cláudio Vidal de Oliveira, de 48 anos, e os filhos Gustavo Marques Vidas, de 21 anos, e Carlos Eduardo Marques Vidal, de 15 anos.

Lázaro também era acusado de participar do sequestro da mulher de Cláudio, Cleonice Marques de Andrade. Para Bolsonaro, a morte de Lázaro representa “menos um para amedrontar as famílias do bem”. “Suas vítimas, sim, não tiveram uma segunda chance”, afirmou o presidente.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Polícia investigará se Lázaro atuou como jagunço e teve ajuda na fuga

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A morte do fugitivo Lázaro Barbosa, na manhã de hoje (28), não põe fim ao trabalho da Polícia Civil de Goiás, que, a partir de agora, centrará esforços para esclarecer se o acusado de ter cometido múltiplos assassinatos recebeu ajuda para escapar ao cerco dos agentes de segurança por 20 dias.

“As investigações não acabam aqui. Ainda temos algumas pessoas para investigar e prender”, disse a jornalistas o secretário de Segurança Pública de Goiás, Rodney Miranda. Segundo ele, a Polícia Civil já está investigando a suspeita de que Lázaro agia como matador de aluguel e contou com o auxílio de pessoas que não queriam que ele fosse preso.

O principal alvo da apuração da suposta ligação de Lázaro com matadores é, de acordo com Miranda, o dono de uma chácara onde o fugitivo chegou a se esconder e obter alimentos, Elmi Caetano Evangelista, preso na última quinta-feira (24).

“O empresário [chacareiro] que está preso é um dos líderes da organização”, disse o secretário, afastando a tese de que Lázaro atuava sozinho. “Mais para frente, quando a investigação estiver finalizada, colocaremos [todas as informações] para vocês. Mas já há uma linha de apuração. Uma das coisas [hipóteses] é de que ele [Lázaro] atuava como jagunço ou segurança para algumas pessoas”, afirmou o secretário estadual, declarando que a suposta “organização” pode estar envolvida com crimes como latrocínio e assassinatos nos quais Lázaro pode ter participação.

Powered by WPeMatico

MPRN recomenda que Estado supra carência de 240 professores da rede de ensino

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Governo do Estado que adote providências administrativas cabíveis, no prazo de 15 dias, para suprir a carência de 240 professores efetivos de educação especial. Os educadores devem atuar nas salas de aula e nas salas de recursos multifuncionais das escolas da rede estadual.

O MPRN ainda recomendou que o Estado apresente um plano de trabalho contemplando ações e marcos temporais, no prazo de 30 dias, para suprir a carência mencionada, além de deflagrar e concluir as providências administrativas pertinentes em específico para suprir a carência de 13 professores temporários de educação especial para atuarem nas salas de aula e nas salas de recursos multifuncionais das unidades da rede estadual. 

Por fim, o Estado deverá, no prazo de 30 dias, aprimorar a Portaria nº 114/2018 para fazer constar o disciplinamento dos critérios que devem ser observados para a alocação de professor nas salas multifuncionais de recursos das escolas da rede estadual, dentre eles, a obrigatoriedade de os professores para serem alocados nas referidas salas terem a devida e exigida formação, conforme prevê legislação pertinente. 

Powered by WPeMatico

Pandemia ainda provoca impactos no mercado de trabalho, diz Ipea

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A melhora da atividade econômica e o crescimento da população ocupada não foram suficientes para reduzir o impacto provocado pela pandemia da covid-19 no mercado de trabalho, que segue com alta no desemprego, subocupação e desalento. A avaliação faz parte da análise do desempenho recente do mercado de trabalho e perspectivas para 2021 apresentado, hoje (28), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), em março, o estudo mostra que a taxa de desocupação ficou em 15,1%, o que representa 2,3 pontos percentuais acima do resultado do mesmo período do ano anterior. O crescimento do contingente de desalentados também indica que o mercado de trabalho não se recuperou. Nos últimos 12 meses, o número de pessoas com idade de trabalhar que estavam fora da força de trabalho por conta do desalento avançou de 4,8 milhões para quase 6 milhões, uma alta de 25%.

Powered by WPeMatico

Álvaro Dias assina convênio com o Ministério do Desenvolvimento Regional para obras na Zona Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A realidade das comunidades de Nordelândia, Boa Esperança, Cidade Praia, Parque Industrial, Bom Jesus e Câmara Cascudo está sendo modificada com a execução das obras de saneamento integrado. Ao todo, são 334 ruas drenadas e pavimentadas, além da construção de cinco lagoas de captação. Os serviços já alcançaram 85% do cronograma e contam com investimentos de mais de R$ 130 milhões realizados em uma parceria entre a Prefeitura de Natal e o Governo Federal. Nesta segunda-feira (28), o prefeito Álvaro Dias e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, assinaram um novo convênio com a previsão de mais repasses de recursos para concluir os trabalhos.

A finalização do projeto de saneamento integrado da zona norte vai beneficiar mais de 250 mil pessoas que residem na região, acabando com os alagamentos em períodos chuvosos e ampliando a infraestrutura das comunidades atendidas, possibilitando a ampliação dos serviços públicos como saúde, educação e transporte, bem como valorização dos imóveis locais. 

“Esse é um dos projetos mais relevantes e significativos da nossa gestão. É o nosso trabalho, gerando progresso e desenvolvimento. Sempre que venho aqui escuto o testemunho dos moradores sobre como era a vida deles antes e depois das obras do saneamento integrado. Eles contam orgulhosos de que agora moram em uma região digna, estruturada e os transtornos enfrentados com os alagamentos e a situação precária antiga já são parte do passado”, relatou Álvaro Dias. 

Powered by WPeMatico

TVU realiza Mostra de Curtas em parceria com o Curta Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A TV Universitária (TVU), da Superintendência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comunica/UFRN), realiza, entre os meses de julho e setembro, uma Mostra de Curtas. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada pela emissora com o festival de cinema Curta Caicó, evento realizado pela produtora Referência Comunicação, com objetivo de incentivar a produção audiovisual no interior do Rio Grande do Norte. A Mostra será exibida todas as sextas-feiras, a partir do dia 9 de julho, às 17h30, em edição especial. No mês de setembro, uma programação extraordinária também será feita para a exibição da quarta edição do festival.

A colaboração inédita entre a TVU e o festival Curta Caicó possibilita que o alcance do evento, que neste ano estabeleceu um novo recorde de submissões, com 797 obras, cresça ainda mais. A edição 2021 é marcada pelo RN ocupando a primeira posição em quantidade de submissões no Nordeste, com 133 peças de 19 municípios diferentes. Em relação ao Brasil, perde apenas para São Paulo que submeteu 159 curtas-metragens. Já a região do Seridó, um dos focos principais do evento, tem ocupado cada vez mais seu espaço no festival. Em 2018 apenas um filme oriundo da região foi submetido, número que evoluiu para 11 em 2019, e agora atinge a marca de 28 produções inscritas, de 14 municípios.

De acordo com a diretora da TVU, Hilca Honorato, esta é somente uma das parcerias, e um canal de diálogo, com produtoras locais, artistas e produtores independentes que a TVU inicia. “O intuito é compor a programação local da emissora e dar continuidade aos avanços que se propõe com a utilização de novas tecnologias e formatos, além da produção de novos conteúdos em formatos inovadores. Sem esquecer, sobremaneira, da sua missão por vocação: a de debater os grandes temas da atualidade e os grandes desafios da contemporaneidade”, conta Hilca.

Ainda sobre a parceria, Hilca afirma que a programação da emissora prioriza a difusão de conteúdos voltados à promoção do homem na sua condição de cidadão e dos valores humanísticos universais, e privilegia a divulgação da produção acadêmica da UFRN. A diretora também manifesta o desejo de querer continuar cumprindo o papel institucional da TVU, associando  conteúdo acadêmico à promoção e divulgação da cultura local, com o objetivo de contribuir para uma formação cidadã.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

CVC Caicó vai reabrir presencialmente no dia 5 de julho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CVC-CAICO-1024x728

Após permanecer atendendo remotamente seus clientes, por causa da pandemia, a Agência de Viagens CVC Caicó, vai reabrir suas portas para atendimentos presenciais no próximo dia 5 de julho, e com uma novidade: nova administração.

Quem estará à frente da franquia de Caicó a partir de agora é a empresária Régia Dantas, atuando há 23 anos no ramo de turismo, e que também comanda a CVC de Currais Novos há seis anos.

“Estamos chegando após um excelente trabalho da administração anterior e resolvi assumir a CVC Caicó com todos os cuidados que o momento ainda exige devido a pandemia”, pontua Régia.

A empresária explica que está chegando e dando continuidade ao trabalho de reacomodação ou reembolso dos clientes, que já haviam comprado viagens na CVC Caicó e que ainda não puderam viajar por causa da pandemia: “e estamos oferecendo grandes oportunidades também para os novos clientes, que estão planejando viajar nos próximos meses”, informa Régia. Pacotes para destinos como Beto Carrero, em Santa Catarina, por exemplo, estão com valores atrativos: “dá direito a aéreo, hospedagem, ingressos, locação de carro, isso a partir de R$ 972,00”, explica Régia.

Ela também afirma que os clientes que viajam, recebem uma orientação especial de como se comportar nas viagens: “os protocolos dos órgãos e das autoridades de saúde são seguidos à risca e mais algumas dicas para o uso de máscaras em aeronaves, aeroportos, hotéis e, recentemente, levamos cerca de 50 pessoas para uma viagem e já faz 20 dias que chegamos e ninguém teve nenhum problema de saúde, graças a Deus, porque tomamos todos os cuidados”, esclarece a empresária.

Em Caicó, a CVC permanece no mesmo endereço, tendo passado por uma repaginada no layout da loja, localizada à rua Coronel Manoel Vale, 174, Centro de Caicó, em frente ao Colégio Santa Clara.

banner_seridopneus-770

Caicó: cesta básica apresenta redução de 1,6% em seu preço no mês de Junho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Neste mês de junho de 2021 apenas 4 (quatro) produtos sofreram redução em seus preços, sendo o tomate o que apresentou maior redução (16,7%), seguido da banana (12,07%) do feijão (5,12%) e da manteiga (1,20%).

Dentre os produtos que sofreram aumento, o açúcar apresentou o maior aumento com 14,90%, seguido da farinha (8,26%), do pão (7,57%), do café (7,13%), do óleo (5,66%), do leite (3,54%). Dois produtos (arroz e carne) aumentaram menos de 1%

O valor da Cesta básica apresentou uma pequena redução de 1,6% em seu preço, passando de R$ 427,11 em maio, para R$ 420,28 em junho. Desse modo, o custo da Cesta Básica para 4 (quatro) pessoas (dois adultos e duas crianças), neste mês de maio foi de R$ 1.260,85.

 

cestajunho21

Brasil sofre empate do Equador e vê sequência de 10 vitórias consecutivas chegar ao fim

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Chegou ao fim a sequência de 10 vitórias consecutivas do Brasil na noite deste domingo. Com a primeira colocação do Grupo B da Copa América assegurada, o técnico Tite poupou titulares, entre eles Neymar, que estava pendurado. Sem força máxima, a seleção brasileira acabou sofrendo o empate em 1 a 1 com o Equador no Nilton Santos, pela última rodada da fase de grupos. Após abrir o placar com Éder Militão na primeira etapa, Mena empatou no segundo tempo e garantiu a classificação equatoriana para as quartas de final.

Com a primeira posição do Grupo B garantida, o Brasil encerra a fase de grupos com 10 pontos. A Seleção, agora, espera o confronto entre Uruguai e Paraguai desta segunda-feira para saber o desfecho do Grupo A para conhecer o adversário das quartas de final. Independentemente de quem será o rival, a seleção brasileira sabe quando entrará em campo pelas quartas de final. Será na sexta-feira, às 21h, no Nilton Santos. Com três pontos, o Equador termina na quarta colocação, já que a Venezuela também foi derrotada pelo Peru, e também aguarda o adversário da próxima fase. 

Powered by WPeMatico

Conta de luz: Aneel define na próxima terça o valor do reajuste na cobrança extra

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) se reunirá na próxima terça-feira (29), a partir das 9h, para definir o valor do reajuste das bandeiras tarifárias. A cobrança extra na conta de luz acontece quando o custo de produção de energia aumenta. O reajuste a ser definido pela Aneel entrará em vigor a partir de julho, quando será aplicada a bandeira tarifária na cor vermelha patamar 2, taxa mais elevada do sistema.

Segundo a Aneel, os níveis dos reservatórios estão “consideravelmente baixos”, e a perspectiva é “desfavorável”. O cenário, acrescenta a agência, “sinaliza horizonte com reduzida capacidade de produção hidrelétrica e elevada necessidade de acionamento de recursos termelétricos”. A energia produzida pelas usinas termelétricas é mais cara se comparada com a das usinas hidrelétricas.

Powered by WPeMatico

Sebrae: pequenos negócios têm maior taxa de mortalidade

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O setor de microempreendedores individuais (MEI) é o que apresenta a maior taxa de mortalidade de negócios em até cinco anos, segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

De acordo com a pesquisa Sobrevivência de Empresas (2020), realizada com base em dados da Receita Federal e com levantamento de campo, a taxa de mortalidade dessa área de negócios é de 29%. Já as microempresas têm taxa, após cinco anos, de 21,6% e as de pequeno porte, de 17%.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, disse à Agência Brasil que a menor taxa de sobrevivência entre os pequenos negócios está relacionada à capacidade de gestão, à maior experiência e ao conhecimento do ramo. “Quando avaliamos a realidade da maioria dos MEI, a pesquisa mostra que, nesse segmento, há maior proporção de pessoas que estavam desempregadas antes de abrir o próprio negócio e que, por isso, não tiveram condições de se capacitar adequadamente e aprimorar a gestão”.

Powered by WPeMatico

Grávida de 42 anos é a 1ª morte relacionada à variante delta no Brasil, diz ministério

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma mulher grávida, que veio do Japão para Apucarana, no norte do Paraná, é a primeira paciente que morreu com diagnóstico da variante delta, identificada na Índia e que também é conhecida pela sequencia B.1.617. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde, neste domingo (27).

A gestante, que tinha 42 anos, fez a coleta do RT-PCR para diagnóstico da Covid-19 antes de embarcar para o Brasil, e o resultado foi negativo para a doença. Dois dias depois de chegar ao país, no dia 7 de abril, ela começou a apresentar sintomas respiratórios, fez um novo exame e o resultado deu positivo.

No dia 15 de abril, oito dias após a confirmação do diagnóstico, a mulher foi internada. Devido ao agravamento dos sintomas, no dia 18 de abril, ela passou por uma cesariana de emergência, ela não resistiu e morreu logo depois do procedimento cirúrgico.

Powered by WPeMatico