Vivaldo Costa sugere que Governo do RN priorize programa social para crianças e adolescentes dos lixões

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20220203-WA0207

Com a volta dos trabalhos em mais um período legislativo na Assembleia Legislativa, o deputado Vivaldo Costa (PSD), foi um dos oradores na sessão desta quinta-feira (3). O parlamentar falou sobre um programa de Assistência Estudantil, para manter as crianças e adolescentes nas escolas, anunciado pela Governadora do Estado, Fátima Bezerra (PT) em sua mensagem anual lida ontem no plenário.

O deputado Vivaldo disse que irá solicitar à governadora que possa dar prioridade, no programa a ser criado, às crianças e os adolescentes que vivem nos lixões.

“A gente sabe que muitas crianças deixam de ir às aulas por falta de condições e muitas vivem catando nos lixões a sua sobrevivência, junto com os seus pais. Vi isso quando era prefeito de Caicó. Na época, num entendimento com os pais instituímos uma bolsa de quarenta reais o que ajudava a família tirando a criança do lixão para ir à escola”, afirmou o parlamentar.

De acordo com Vivaldo, a população de Caicó até hoje agradece por esse trabalho que foi desenvolvido e que muitas crianças que voltaram para as escolas concluíram os seus estudos e algumas se formaram.

“Por isso sugiro que essas pessoas que vivem catando nos lixões, inclusive na capital sejam priorizadas no programa anunciado pela Governadora”, concluiu o deputado.

banner_seridopneus-770

Comitê Científico do Consórcio Nordeste pede que estados cancelem feriados de carnaval e proíbam festas particulares para conter Covid

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu um documento com recomendações para frear a disseminação da Covid-19. Entre as medidas estão o cancelamento dos feriados de carnaval, proibição de festas particulares e shows de qualquer natureza que possam gerar aglomerações.

O Consórcio Nordeste, criado em 2019, reúne os nove estados da região para integrar políticas públicas de desenvolvimento econômico e social. O Comitê Científico integra esse colegiado, que, desde 18 de janeiro, é presidido pelo governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB).

No entanto, no estado, ainda não foram tomadas medidas para evitar essas aglomerações. Até o dia 15 de fevereiro, está em vigor um protocolo que permite a realização de eventos com até 3 mil pessoas. Em Pernambuco, o Ministério Público (MPPE), o Conselho Regional de Medicina (Cremepe) e o Sindicato dos Médicos (Simepe) já tinham recomendado ao governo que evitasse festas e aglomerações.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Mais da metade dos médicos se diz esgotado após dois anos de pandemia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Mais da metade dos médicos (57%) se queixam de deficiências que dificultam o tratamento dispensado aos pacientes com covid-19, colocando em risco a própria integridade dos entrevistados. O resultado faz parte de uma pesquisa feita pelas associações Médica Brasileira (AMB) e Paulista de Medicina (APM) com médicos de todo o país.

Entre os entrevistados, 45% responderam que faltam profissionais de saúde para atender aos pacientes com covid-19 nas unidades onde trabalham. O resultado é superior aos 32,5% registrados em fevereiro do ano passado. Também houve quem se queixasse da falta de máscaras, luvas, aventais, medicamentos e até de leitos de internação em unidades regulares ou em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Mais metade dos médicos (51%) disse que estão esgotados ou apreensivos frente ao aumento do número de casos, decorrentes da disseminação da variante Ômicron – cujas subvariantes são mais infecciosas, segundo os especialistas.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Abastecimento de Currais Novos retoma nesta sexta-feira (04) à noite

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

A Caern está trabalhando para restabelecer o abastecimento de água de Currais Novos até o início da noite desta sexta-feira (04).

O fornecimento foi suspenso nesta quinta-feira, após vazamento na Av. Teotônio Freire.

O prazo de normalização, ou seja, o tempo para que todos os imóveis estejam plenamente abastecidos é de até 72h após o conserto.

Governo publica portaria com regras para prova de vida do INSS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério do Trabalho e Previdência publicou, no Diário Oficial da União de hoje (3), portaria que disciplina os procedimentos a serem adotados para a comprovação de vida anual dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Portaria nº 1.408 apresenta algumas situações (atos, meios, informações ou bases de dados) que passarão a ser consideras válidas como prova de vida.

Uma delas é a realização de empréstimo consignado, desde que seja efetuado por reconhecimento biométrico. Considera também, para o mesmo efeito, o acesso ao aplicativo Meu INSS “com o selo outro ou outros aplicativos e sistemas dos órgãos e entidades públicas que possuam certificação e controle de acessos”, tanto no Brasil como no exterior.

Também serão consideradas prova de vida atendimentos feitos de forma presencial nas agências do INSS ou por reconhecimento biométrico em entidades ou instituições parceiras. Perícias médicas, por telemedicina ou presencial, bem como vacinação ou atendimentos no sistema público de saúde ou em rede conveniada também servirão como prova de vida.

Powered by WPeMatico

Presidente da Petrobras diz que empresa não pode ‘segurar preços’ e fazer política pública

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, afirmou nesta quinta-feira (3) que a empresa tem tentado explicar claramente à sociedade e ao Congresso Nacional que não pode segurar preço dos combustíveis. Ele participou de evento virtual do banco Credit Suisse.

“A gente tem visto que isso tem sido entendido, que não seja a Petrobras a segurar preços. [A empresa] trabalha em cima da legalidade, tem de praticar preços de mercados”, declarou. Segundo ele, a empresa tem de seguir a lei das estatais, das sociedades anônimas e, também, o seu estatuto.

“E sabemos do prejuízo que é tentar segurar preços de forma artificial. Primeiro vamos perder muitos investimentos, dificultar importação”, declarou. A explicação é que, ao segurar preços artificialmente, a empresa dificultaria a importação de combustíveis, e isso poderia gerar desabastecimento no mercado interno — que não é abastecido unicamente pela Petrobras.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Protesto fecha trânsito na BR-101 em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um protesto realizado por esposas de presidiários do Rio Grande do Norte interditou a BR-101, em Natal, no início da tarde desta quinta-feira (3). Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o trecho com o tráfego interrompido fica na altura do centro administrativo do estado, no bairro Candelária, na Zona Sul da capital potiguar.

As mulheres cobram a retomada das visitas, suspensas em várias unidades prisionais do estado por causa dos casos registrados de Covid-19 entre presos e policiais penais. A via foi interditada pelo protesto no sentido a Parnamirim e uma longa fila de carros se formou na região. De acordo com a PRF, a via foi liberada por volta das 13h10.

Powered by WPeMatico

ANP: produção de gás natural cresce 5% em 2021 e bate recorde

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Brasil produziu um volume recorde de gás natural em 2021, com aumento de 5% sobre a produção de 2020, informou hoje (3), no Rio de Janeiro, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já a produção de petróleo teve queda de 1,18% em relação a 2020.

O total de gás natural produzido nos poços do país por dia no ano passado chegou a uma média de 134 milhões de metros cúbicos. Em 2020, a produtividade média foi de 127 milhões de metros cúbicos por dia (MMm³/d). No caso do petróleo, a produção caiu de 2,940 milhões de barris por dia em 2020, indo para 2,905 milhões de barris por dia em 2021. 

Os dados fazem parte do Boletim Mensal da Produção de Petróleo e Gás Natural da ANP de dezembro de 2021, divulgado nesta quinta-feira. Quando considerado somente o último mês do ano passado, a produção de petróleo teve queda de 0,5% ante novembro, enquanto a de gás natural recuou 3,2%. Já na comparação de dezembro de 2021 com dezembro de 2020, ambas cresceram 4,1%.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Idosa caicoense de 99 anos volta para casa após passar 7 dias internada com Covid-19 na Grande Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma idosa de 99 anos voltou para casa após passar sete dias em um leito clínico voltado para pacientes com Covid-19 em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

A família da dona Peregrina Exaltação dos Santos e a Secretaria Municipal de Saúde atribuíram o quadro mais tranquilo da doença na idosa à vacinação contra a doença. Ela já havia tomado as três doses. Ela é natural de Caicó, mas reside no município de São Gonçalo do Amarante.

Dona peregrina deve completar 100 anos de idade no dia 30 de abril. Segundo a família, sempre houve muito cuidado com ela, durante a pandemia, mas no dia 25 de janeiro a idosa testou positivo para a Covid-19. A situação deixou a família preocupada.

Powered by WPeMatico

‘Não posso enriquecer o acionista e empobrecer a dona de casa’, diz Lula sobre preços praticados pela Petrobras

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva escreveu em sua conta no Twitter nesta quinta-feira (3), ao comentar os preços de combustíveis praticados pela Petrobras, que “não pode enriquecer o acionista [da estatal] e empobrecer a dona de casa”. Lula disse ainda que, em um eventual governo seu, não vai manter o preço da gasolina dolarizado.

“Nós não vamos manter o preço da gasolina dolarizado. É importante que o acionista receba seus dividendos quando a Petrobras der lucro, mas eu não posso enriquecer o acionista e empobrecer a dona de casa que vai comprar um quilo de feijão e paga mais caro por causa da gasolina”, afirmou o ex-presidente e pré-candidato do PT nas eleições de outubro.

A discussão sobre o preço dos combustíveis vem tomando conta da política neste início de ano. As sucessivas altas no valor da gasolina, do diesel e do gás de cozinha tem pressionado a inflação e diminuído o poder de compra das famílias. No Palácio do Planalto, há pressa para encontrar uma solução e evitar maior impacto na popularidade do presidente Jair Bolsonaro, em pleno ano eleitoral.

Powered by WPeMatico

OMS traça quadro de pandemia sem confinamentos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Organização Mundial da Saúde (OMS) acredita que mesmo que surjam novas variantes do SARS-CoV-2, não vai ser preciso voltar aos confinamentos. O diretor regional da organização para a Europa, Hans Kluge, explica que é preciso melhor distribuição das vacinas para que isso ocorra.

A OMS informa que, na última semana, houve 12 milhões de casos positivos de covid-19 só na Europa – quase um terço de todos os casos de infecção desde o início da pandemia.  Apesar do crescente número de casos, o novo coronavírus parece estar sob controle no Continente Europeu. Hans Kluge reafirma que ainda não é o fim da pandemia, mas para lá se caminha.

O diretor regional da OMS Europa pede também que, nesta fase, os profissionais de saúde retomem os serviços não limitados à covid-19. Na véspera do Dia Mundial de Luta contra o Câncer, Hans Kluge lembra que muitas doenças ficaram por diagnosticar. Agora é preciso recuperar o tempo perdido, diz.

Powered by WPeMatico

Bolsonaro prevê 11 trocas de ministros que vão disputar eleição

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro, durante visita a Rondônia nesta quinta-feira (3), disse prever a troca de 11 dos 23 ministros que devem deixar o governo para disputar as eleições em outubro. “Temos previstos, no momento, 11 ministros que vão disputar eleição. Obviamente que vamos ter ministérios-tampão”, afirmou Bolsonaro.

Segundo ele, a dança das cadeiras será no fim de março. “Dia 31 de março, um grande dia, é um pacotão: 11 saem, 11 entram. Da minha parte, vocês só vão saber via ‘Diário Oficial da União’”, disse.

Questionado se poderia ter algum nome de Rondônia, respondeu: “Eu tenho um profundo apreço pelo [senador Marcos] Rogério. A gente pode conversar, mas nada decidido ainda com ninguém, porque, afinal de contas, para evitar ciumeira”. Sobre o comentário “Perdemos o Peru”, que fez em junho do ano passado, quando Pedro Castillo liderava a contagem de votos nas eleições, Bolsonaro afirmou que está “tudo superado”.

Powered by WPeMatico

Policiais civis protestam em frente à governadoria do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis do Rio Grande do Norte protestaram em frente à governadoria do estado, no centro administrativo, em Natal, na tarde desta quarta-feira (2). Eles levaram viaturas, soltaram fogos de artifício e aguardavam uma reunião com o governo.

A manifestação acontece para demonstrar insatisfação com o governo do RN diante da possível retirada do adicional por tempo de serviço. Esse benefício, se cancelado, pode significar uma redução salarial de até 35%, de acordo com o tempo de serviço.

A retirada desse adicional acontece por causa de uma ação judicial movida pelo Ministério Público, que alega inconstitucionalidade no pagamento do benefício.

Há uma semana, os policiais e servidores da segurança do RN iniciaram uma paralisação por tempo indeterminado diante da possibilidade da retirada do adicional. A paralisação fechou delegacias na terça-feira da semana passada.

Recentemente o governo do RN apresentou ao Sindicato dos Policiais Civis do RN (Sinpol) uma proposta de criar uma verba indenizatória para substituir o adicional no contracheque.

Powered by WPeMatico

Bandidos destelham casa, invadem imóvel pelo teto e amarram vítima durante arrastão na Grande Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Criminosos destelharam uma casa, invadiram o imóvel pelo teto e amarraram um homem que estava no local para realizar um arrastão. O caso aconteceu na noite desta quarta-feira (2), por volta das 22h30, na comunidade do Arenã, em São José de Mipibu, na Grande Natal. De acordo com um amigo da vítima, pelo menos dois bandidos participaram da ação.

Após destelharem uma parte do teto e entrarem na casa, eles amarraram as mãos e pés do morador com uma corda e passaram a revirar o imóvel à procura de objetos de valor.

Em seguida, eles fugiram do local levando um carro e vários objetos de valor como equipamentos de som usados em missões religiosas. De acordo com a testemunha, a casa é usada por um grupo evangélico.

Após os bandidos fugirem, a vítima conseguiu se desamarrar e pedir ajuda. A Polícia Militar foi acionada, fez buscas na região, mas nenhum suspeito foi preso.

Powered by WPeMatico

Renatinho Potiguar é demitido do América-RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O América-RN anunciou no início da tarde desta quinta-feira a demissão do técnico Renatinho Potiguar. A saída acontece às vésperas da semifinal do primeiro turno do estadual, marcada para domingo, contra o Força e Luz. Além de Renatinho, deixam o clube o auxiliar André Costa, o preparador físico Alison Alves e o diretor técnico de futebol Rafael Ramalho.

No total, Renatinho comandou o América em 25 partidas entre 2021 e 2022, conquistando 13 vitórias, nove empates e três derrotas – 64% de aproveitamento. O último jogo sob o comando do treinador foi a vitória por 3 a 1 sobre o Potiguar de Mossoró, na última quarta-feira, na Arena das Dunas. Renatinho deixa o clube na segunda posição do primeiro turno.

Powered by WPeMatico

Lei de Aldo Clemente que dá direito a lactantes amamentarem durante concursos é sancionada em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Aldo Clemente

Uma lei sancionada no município de Natal garante o direito das lactantes amamentarem seus filhos de até seis meses durante etapas de concursos e seleções públicas realizados pela administração pública direta e indireta da capital potiguar. A lei, de autoria do vereador Aldo Clemente (PDT), foi sancionada pelo prefeito Álvaro Dias e publicada no Diário Oficial do Município.

O vereador Aldo Clemente comemorou a sanção da lei e enfatizou a importância da medida, que vai favorecer a participação das mulheres nos concursos e seleções públicas, bem como garantir a correta alimentação das crianças recém-nascidas.

“A proposta estabelece o direito da lactante de amamentar seu filho de até seis meses de idade em todos os certames públicos realizados pela administração pública direta e indireta em Natal. Essa é uma medida que faltava na administração pública municipal e que agora, através do nosso mandato, vai garantir o direito das mulheres de suprirem uma necessidade tão básica de seus filhos durante a realização das provas, sem nenhum constrangimento para a candidata”, explicou o propositor da matéria.

Para exercer o direito, no entanto, de acordo com a lei, a lactante deverá manifestar previamente seu interesse em amamentar, o que deve ser feito no prazo estabelecido no edital.

A comprovação da idade da criança ocorrerá mediante declaração no ato da solicitação feita à instituição organizadora e apresentação da respectiva certidão de nascimento durante a realização da prova ou da etapa avaliatória do certame. A lei dá à lactante o direito de proceder com a amamentação a cada intervalo de duas horas, por até 30 minutos, por filho.

Professores do Estado aprovam indicativo de greve e ato na Governadoria na sexta (04) para reivindicar Piso Salarial

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os trabalhadores em educação da Rede Estadual de ensino aprovaram indicativo de greve e a realização de um ato público na sexta-feira, 04 de fevereiro, em frente à Governadoria, às 9h. A atividade acontecerá no mesmo dia da audiência com o Governo. As deliberações foram tiradas em Assembleia virtual conduzida pelo SINTE/RN na tarde desta quarta (02).

Desta forma, ficou acertado que a categoria vai iniciar o movimento grevista em 14 de fevereiro, data prevista para a retomada das aulas no Estado. Isso se o Governo até lá não apresentar uma proposta para implementar os 33,24% relativos ao Piso Salarial 2022.

Governo do RN tem mais uma rodada de negociações com representantes da Polícia Civil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta quarta-feira (02) o Governo do Estado teve mais uma rodada de negociações com representantes da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. Como vem acontecendo durante as reuniões, o governo reafirma o compromisso de que os Policiais Civis não terão perdas salarias.

Nesta quinta-feira (03) haverá reunião na sede da Secretaria de Estado de Planejamento e Finanças (Seplan) para análise técnica do Adicional por Tempo de Serviço (ADTS) da categoria. Já na sexta-feira (04) está marcada nova reunião no Gabinete Civil para apresentação da análise.

Na próxima semana a reunião será com o Ministério Público, autor do pedido de suspensão do ADTS. O Ministério Público Estadual alega inconstitucionalidade no pagamento do adicional por tempo de serviço da categoria.

Sesap recebe mais de 117 mil doses da vacina da Janssen

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recebe, nesta quinta-feira (03), às 10h50, mais 117.950 doses de vacina da Janssen contra a Covid-19, dando continuidade à Campanha Estadual de Vacinação.

As doses serão distribuídas aos municípios e destinadas prioritariamente à aplicação da dose de reforço (D3). Juntamente com o imunizante da AstraZeneca (Oxford), a vacina da Janssen será usada para a terceira dose. “Essa orientação partiu do Ministério da Saúde e é importante destacar que os estudos comprovam a eficácia da utilização desses imunizantes para a dose de reforço, de modo a garantir a ampla proteção das pessoas. Ainda temos no RN um número expressivo de pessoas que poderiam ter ido tomar essa dose de reforço e não procuraram as unidades de saúde. É importante que as pessoas façam a adesão para ficarem totalmente protegidas contra a covid-19”, explicou Kelly Lima, coordenadora de Vigilância em Saúde da Sesap.

O Ministério informou a falta de vacina da Pfizer e que, assim que receberem doses do imunizante, prontamente irá encaminhá-las aos estados. O Estado do Rio Grande do Norte continuará a aplicar a vacina da Pfizer, Janssen e AstraZeneca como dose de reforço, com o objetivo de garantir um maior número de pessoas totalmente protegidas no estado.

Imunização

De acordo com a plataforma RN + Vacina, 87% dos potiguares já receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus, correspondendo a 2.769.785 pessoas vacinadas; 77% da população já está totalmente vacinada, ou seja, 2.451.861 pessoas; e 27% da população já recebeu a terceira dose do imunizante, o que corresponde a 876.560 pessoas.
Já em relação aos adolescentes entre 12 e 17 anos, 84% dos jovens já receberam a primeira dose de imunizante (267.663 pessoas) e 58% já estão totalmente vacinados (186.223 pessoas). Quanto às crianças entre 5 e 11 anos, 17% já receberam a primeira dose (59.550 crianças).

Município de Caicó e Sindserv dialogam para o reajuste do piso salarial de 33,34% para o magistério

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caicó, Valmer Alves deixou claro que o sentimento dos professores da Rede Municipal, é de não abrir mão de lutar para que o prefeito Dr. Tadeu cumpra o Piso Salarial anunciado pelo Ministério da Educação, que é de reajuste de 33,34%.

O presidente confirmou que na última semana aconteceu a primeira reunião entre Gestão e SindServ para discutir a implantação do novo piso salarial do magistério. Na reunião, de acordo com Valmer, a gestão sinalizou positivamente com relação ao reajuste, porem pediu ao Sindserv e a categoria um prazo para que fosse feito um estudo de impacto financeiro que o reajuste vai gerar na folha de pagamento do município.

“Já ficamos com a próxima reunião agendada para o dia 23 de fevereiro para sentarmos com a Gestão e esperamos que eles apresentam uma proposta concreta de como e quando vai pagar. Já estamos com assembleia marcada para o dia 24 de fevereiro, justamente para apresentar a proposta do dia 23, que seja positiva ou negativa…, mas a proposta da categoria é bem clara, implantação do piso sem nenhum valor a menos do que o anunciado pelo MEC”, disse Valmer.

Agentes de segurança pública do RN têm “dia D” para vacinação anticovid nesta quinta (3)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os integrantes do sistema de segurança pública do Rio Grande do Norte terão uma nova oportunidade para completar e atualizar o ciclo vacinal contra a Covid-19. O Governo do Estado organizou para esta quinta-feira (3), a partir das 8h, no Comando Geral da Polícia Militar, mais um dia de mutirão para aplicação dos imunizantes em servidores da segurança pública.

Essa é mais uma iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), que tem organizado sessões de vacinação específica para as forças de segurança desde as primeiras aplicações dos imunizantes. O último dia D aconteceu no dia 21 de dezembro do ano passado.

Com o principal objetivo de promover a atualização do ciclo vacinal entre os agentes, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP) disponibilizará imunizantes para doses de reforço (D3), para atualização da segunda dose (D2) e também para quem ainda não tomou nenhuma dose de imunizante.
Para a D3, o imunizante será o da Pfizer, que também deverá ser aplicado nos policiais ou agentes que ainda não tomaram a D1. Para aqueles que ainda não tomaram a D2, e que precisam fechar o ciclo, será aplicado o imunizante Oxford/AstraZeneca, que foi a mesma vacina da D1.

Nas demais cidades do Estado, os agentes de segurança pública podem tomar a vacina em unidades de saúde que estejam realizando a imunização. Devem tomar as vacinas: policias militares, policias civis, bombeiros militares, servidores do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP), servidores da SESED, policiais penais, policiais rodoviários federais, policiais federais, guardas e agentes de trânsito municipais, totalizando pouco mais de 12 mil profissionais.