Brasil chega a 70,26% da população com vacinação completa contra a covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O número de pessoas vacinadas com as duas doses contra a covid-19 no Brasil chegou neste sábado, 5, a 150.934.583, o equivalente a 70,26% da população total. Nas últimas 24 horas, 109.405 pessoas tomaram a segunda dose do imunizante e completaram o esquema vacinal, segundo os dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa junto a secretarias de 26 Estados e Distrito Federal.

Ao todo, o Brasil tem 166.927.017 pessoas com ao menos uma dose do imunizante, o que representa 77,7% da população com a imunização parcial contra o coronavírus. Nas últimas 24 horas, 328.753 doses foram administradas como 1ª dose no País.

Somando as vacinas de primeira e segunda dose, além da dose de reforço (570.398 aplicações nas últimas 24 horas), o Brasil aplicou 1.009.025 doses da vacina. Já em relação à vacinação pediátrica (para crianças de 5 a 11 anos), o Brasil chegou a 2.901.799 doses, o equivalente a 14,15% deste público.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Anvisa revoga autorização de tratamento com anticorpos monoclonais contra covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou a autorização de uso emergencial da associação dos anticorpos monoclonais banlanivimabe e etesevimabe para tratamento da covid-19, da empresa Eli Lilly, na sexta-feira, 4. A decisão unânime se deu pela falta de dados que comprovem a eficácia do medicamento contra a variante Ômicron – que representa quase 96% das infecções no País.

“Está autorizado somente o uso dos estoques remanescentes da pesquisa clínica ou importados antes dessa revogação, exclusivamente para os pacientes contaminados com variantes do Sars-CoV-2 sabidamente suscetíveis a esses medicamentos e sob avaliação médica”, destacou a agência, em nota.

O tratamento obteve?autorização de uso emergencial no dia 13 de maio de 2021. A indicação foi para uso em pessoa com quadro leve até moderado, com 12 anos ou mais e pelo menos 40 quilogramas. O paciente deveria apresentar ainda alto risco de progressão da doença para a forma grave ou que pudesse levar à necessidade de internação.?A administração deveria ser feita somente em ambiente hospitalar por infusão intravenosa.??

Powered by WPeMatico

País recebe mais 1,7 milhão de doses da Pfizer neste sábado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Mais 1,7 milhão de doses da vacina da Pfizer contra a covid-19, voltadas para o público acima de 12 anos de idade, chegaram ao Brasil na manhã deste sábado (5), informou o Ministério da Saúde.

O voo LA8071 com o lote das vacinas pousou às 4h20, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, vindo de Frankfurt. Esse lote contém vacinas destinadas à população adulta e para adolescente acima de 12 anos.

Nos dias 5, 6, 7 e 8 de fevereiro também serão entregues cerca de 5.5 milhões de doses destinadas à adultos e adolescentes. A farmacêutica Pfizer informou em nota que na segunda-feira (7) está prevista para às 3h40 a chegada do voo UC1507, vindo de Amsterdam, trazendo o quinto lote com 1,8 milhão de doses pediátricas da ComiRNAty, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. 

Powered by WPeMatico

Brasil é o representante das Américas em grupo da OMS sobre pandemias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comemorou neste sábado (5) a entrada do Brasil no Grupo de Negociação Intergovernamental (INB), criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para discutir projeto de instrumento internacional sobre pandemias.

“O Brasil foi escolhido por consenso para representar as Américas em novo grupo criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para discutir projetos sobre pandemias. Apoiaremos firmemente o acesso justo e equitativo a medicamentos e demais tecnologias de saúde, em especial por meio da expansão das capacidades produtivas nacionais e regionais. Seguiremos também engajados a favor de medidas para fortalecer as capacidades nacionais de resposta a emergências, sempre com base em sistemas nacionais da saúde fortes e resilientes”, disse o ministro, em seu perfil do Twitter. 

Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores na quarta-feira (2), ao Brasil juntam-se África do Sul, Egito, Holanda, Japão e Tailândia. As reuniões do INB começarão neste mês. Ao fim do processo, em 2024, espera-se chegar a novo instrumento que fortaleça a capacidade global para enfrentar futuras emergências sanitárias.

Powered by WPeMatico

Internações por Covid aumentam 296% em um mês no Rio Grande do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As internações por Covid nos leitos clínicos e críticos nas redes pública e privada de saúde aumentaram 296% em um mês. Os dados são da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) e foram analisados e divulgados pelo Instituto Santos Dumont (ISD) neste sábado (5).

O RN iniciou o mês de fevereiro com 408 pacientes hospitalizados pela doença – em 30 de dezembro de 2021 eram 103. Nesse mesmo período, foram registradas 134 mortes por Covid. Até a sexta-feira (4), o RN contabilizou 7.768 vidas perdidas para o coronavírus, com óbitos ocorridos em todas as 167 cidades potiguares.

De acordo com o Regula RN, neste sábado a ocupação de leitos de UTI Covid era de 75% em todo o RN. Antes desse novo pico da doença em janeiro, diante da chegada da variante Ômicron, a última vez que essa taxa havia sido atingida foi em junho de 2021.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Fiocruz confirma casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Fiocruz identificou, a partir da técnica de sequenciamento genético, dois casos da linhagem BA.2 da variante Ômicron, um no estado do Rio de Janeiro e outro no de Santa Catarina, conforme divulgado pelas secretarias estaduais de Saúde. A informação foi divulgada neste sábado (5) pela Fiocruz.

A confirmação foi realizada pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), que atua como Centro de Referência Nacional em vírus respiratórios junto ao Ministério da Saúde e que vem atuando no mapeamento de genomas do vírus desde o início da pandemia. O laboratório integra a Rede Genômica Fiocruz.

O diagnóstico inicial foi feito pelos laboratórios dos estados por meio do exame RT-qPCR. As amostras foram encaminhadas para o Laboratório de Vírus Respiratório e Sarampo do IOC/Fiocruz para a realização do sequenciamento genômico, o que confirmou a presença da subvariante BA.2.

Powered by WPeMatico

Abastecimento de Equador tem parada programada na terça (08)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

Na próxima terça-feira (08), a Caern realizará uma manutenção programada no sistema de abastecimento de água de Equador. Os filtros da Estação de Tratamento de Água e da Estação Elevatória de Água Tratada passarão por manutenção preventiva, assegurando a qualidade da água distribuída.

Durante o serviço, que deve durar até a quinta-feira (10), o fornecimento de água está suspenso para toda a cidade. Após retomado o abastecimento, o prazo para que todos os imóveis estejam plenamente atendidos é de até 96h.

banner_seridopneus-770