Vacina brasileira contra a covid-19 deve estar pronta em 9 meses

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, disse hoje (1°) que a vacina brasileira contra o novo coronavírus deve estar disponível para uso na população em nove meses. Chamado de RNA MCTI CIMATEC HDT, o imunizante contra a covid-19, começou a fase 1 de teste em pacientes em janeiro.

O imunizante, desenvolvido por pesquisadores brasileiros da Rede Vírus MCTI em parceria com a americana HDT Bio Corp, é financiado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e é produzido no SENAI CIMATEC de Salvador (BA).

Os testes de fase 1, autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) também estão sendo em Salvador.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

UFRN inicia cadastramento de aprovados no Sisu nesta quinta-feira (3)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) vai realizar nesta quinta (3) e sexta-feira (4) o cadastramento virtual dos alunos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos devem enviar a documentação pelo endereço www.sigps.ufrn.br. A lista de documentos necessários consta no edital.

O cadastramento é para todos os aprovados – tanto para o primeiro quanto para o segundo período letivo. Após o cadastramento, a matrícula será realizada de forma automática. Ao todo, são 7.146 aprovados pelo Sisu para a universidade.

O edital informa que os candidatos são inteiramente responsáveis pelas informações prestadas e pelos conteúdos anexados, cabendo a eles a responsabilidade de acompanhar se a documentação foi submetida corretamente.

Powered by WPeMatico

Primeira chamada do Sisu vai até 8 de março

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Até o dia 8 de março estudantes selecionados na primeira chamada do processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem fazer matrícula na instituição de ensino na qual foi selecionado. O programa permite que estudantes com melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conquistem vagas em universidades públicas.

O Ministério da Educação (MEC) recomenda que os estudantes fiquem atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição divulgadas em seus próprios editais. A lista com os candidatos aprovados pode ser acessada por meio do boletim do candidato, na página do Sisu, nas instituições participantes e na Central de Atendimento do MEC, no telefone 0800-616161.

Powered by WPeMatico

INSS retoma atendimento presencial sem agendamento

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O atendimento presencial nas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem necessidade de agendamento prévio, está sendo retomado gradualmente a partir deste mês. É o que determina uma portaria publicada hoje (2) no Diário Oficial da União (DOU).

Suspenso em 2020 em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19), o atendimento presencial nas agências do INSS começou a ser retomado ainda no final de 2020, mas somente mediante agendamento prévio.

Com a portaria desta quarta-feira, além dos pedidos já agendados, as agências do INSS retomam também o chamado atendimento espontâneo, realizado na triagem, no autoatendimento orientado ou em guichê específico para informação ou orientação, sem necessidade de prévio agendamento. O retorno será feito de maneira gradual para evitar filas externas ou aglomerações no interior das agências.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Mesmo proibidos, blocos de carnaval atraem foliões pelo Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Apesar de o carnaval de rua ter sido oficialmente cancelado em estados onde a folia é tradicional, blocos não deixaram de sair e de atrair milhares de foliões. Diante das multidões, prefeituras optaram por ações de conscientização em muitos dos cortejos. Os eventos privados também foram alvos de ações. Os balanços oficiais, feitos nesta quarta-feira de cinzas, incluem vistorias, interdições e cancelamentos de eventos não autorizados. 

Na cidade do Rio de Janeiro, foram autorizadas, pela prefeitura, apenas as festas privadas, com apresentação obrigatória do passaporte vacinal. Blocos de carnaval, no entanto, tomaram as ruas da capital fluminense. 

Em nota, a Secretaria de Ordem Pública e a Guarda Municipal informam que foram desmobilizados 12 blocos clandestinos, sendo três no sábado (26), cinco no domingo (27), três nesta segunda-feira (28) e um na terça-feira (1º). 

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Vacina da Pfizer tem proteção reduzida entre crianças para Ômicron, aponta estudo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um estudo realizado pela Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, demonstrou que a proteção gerada pela vacina da Pfizer diminui de forma rápida em crianças com faixas etárias entre 5 e 11 anos, sobretudo para a variante Ômicron. O público-alvo avaliado são as crianças que foram autorizadas a receber vacinação contra a Covid-19.

Na pesquisa, os especialistas levantaram dados de 852.384 crianças entre 5 e 11 anos totalmente vacinadas, e outros 365.502 adolescentes de 12 a 17 anos que completaram a vacinação. O estudo reuniu informações entre 13 de dezembro de 2021 e 30 de janeiro deste ano.

Segundo a pesquisa, a eficávia da vacina infantil no mês de dezembro estava, em torno, de 68%, porém o número caiu bastante em janeiro: 12%. Já entre os adolescentes e jovens, a proteção teve uma queda menor, de 66% para 51%. “Esses resultados destacam a potencial necessidade de estudar a dosagem alternativa de vacinas para crianças e a importância contínua das proteções em camadas, incluindo o uso de máscaras, para prevenir infecções e transmissão”, enfatizam os pesquisadores.

Powered by WPeMatico

Janela para troca de partido sem perda de mandato começa nesta quinta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A partir desta quinta-feira (3), será aberta a janela de migração partidária, com duração de 30 dias, até 1º de abril. Neste período, deputados federais ou estaduais poderão trocar de partido sem perder o mandato por infidelidade partidária e, assim, se candidatarem por outras legendas nas eleições de 2022. No Rio Grande do Norte, várias mudanças poderão ocorrer.

A troca de partido promoverá uma reconfiguração das forças políticas nas próximas eleições, sem que as siglas sejam prejudicadas. A janela partidária acontece seis meses antes do primeiro turno e foi regulamentada pela reforma eleitoral de 2015. Houve o entendimento firmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de que o mandato obtido nas eleições proporcionais pertence ao partido, e não aos candidatos eleitos.

Em 2018, o TSE decidiu que só pode usufruir da janela partidária a pessoa eleita que esteja no término do mandato vigente. O parlamentar que migra de legenda fora deste período sem apresentar justa causa pode perder o mandato. As situações em que se enquadra a justa causa são: criação de uma nova sigla; fim ou fusão do partido; desvio do programa partidário ou grave discriminação pessoal.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Caso Zaira Cruz: Amigos e familiares pediram por Justiça na data que lembra 3 anos da morte da jovem

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

WhatsApp-Image-2022-03-02-at-20.03.491

A organização da Marcha Mundial das Mulheres de Currais Novos realizou um ato silencioso para protestar e pedir Justiça no caso Zaira Cruz, nesta quarta-feira, 02, data em que a jovem universitária de 22 anos, foi brutalmente assassinada por um policial em Caicó, durante o carnaval de 2019.

Também houve um ato de protesto em Caicó, em frente ao local onde ocorreu o crime. Vestidos de preto, amigos de Zaira e representantes do movimento de mulheres de acenderam velas e cobraram celeridade da Justiça.

“Foi um fato que chocou demais. Eu estive lá, estive no Itep, recebi a mãe dela para reconhecer o corpo dela. Presenciei todo aquele sofrimento. E cada dia que a mãe dela fala sobre o assunto, a vontade que a Justiça seja feita só aumenta. A gente sabe que saudade de Zaira sempre vai ficar, mas quando o culpado for condenado nos dará mais um alívio para seguir a vida”, disse Cleiton Medeiros, amigo pessoal dela e da família.

O caso

A jovem Zaira dos Santos Cruz, de 22 anos, foi encontrada morta dentro de um carro na cidade de Caicó no dia 2 de março de 2019, durante o carnaval. Amigos de Zaira informaram à Polícia que ela havia ido dormir no carro, mas quando um deles foi até o veículo para encontrá-la, constatou que estava desacordada. Ele acionou, então, o Corpo de Bombeiros. Ao chegar no local, Zaira já estava sem vida.

O laudo do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) apontou que a jovem foi morta por asfixia mecânica.

O delegado titular da Delegacia Municipal de Caicó, Leonardo Germano, responsável pela investigação do assassinato da estudante Zaira Cruz revelou em março de 2019 que a universitária tinha sido vítima de feminicídio e dois estupros praticados por Pedro Inácio Araújo de Maria, preso no dia 15 de março de 2019.

O inquérito demonstrou que a jovem, de 22 anos, foi estuprada pelo investigado, primeiramente, no mês de agosto de 2018, fato não denunciado na oportunidade, mas constatado na investigação. “No dia 02 de março de 2019, Zaira Cruz encontra-se com Pedro Inácio no carnaval de Caicó. Ele fica com a vítima, dentro de um veículo, entre 2h14min e 3hs da madrugada. Neste lapso temporal, Pedro Inácio tenta ter relação sexual com a universitária, porém ela nega. Diante da negativa de Zaira, ele a estupra e depois decide matá-la. Por volta das 3hs, Zaira é encontrada morta dentro do veículo, no banco do passageiro”, detalhou o delegado Leonardo Germano.

As investigações da Polícia Civil revelaram que o estupro sofrido por Zaira Cruz, no mês de agosto, foi compartilhado pela vítima em conversas com pessoa próxima a ela. A universitária relatava que Pedro Inácio tentou manter relação sexual, sem uso de preservativo, no mês de agosto de 2018, e que, em razão da negativa dela, ele a violentou.

Diretor do Lais-UFRN diz que o atual cenário da pandemia no RN já permite que se iniciem as discussões sobre o fim do uso das máscaras em locais abertos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em entrevista ao Jornal da Tropical desta quarta-feira (02), o diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais-UFRN), Ricardo Valentim, afirmou que a flexibilização do uso de máscaras já pode começar a ser discutida. No entanto, ele reforçou que o momento requer a manutenção do equipamento de proteção, principalmente em ambientes fechados.

Segundo Valentim, o atual cenário da pandemia no Rio Grande do Norte já permite que se iniciem as discussões sobre o fim do uso das máscaras, primeiramente em locais abertos.

“Os dados epidemiológicos e assistenciais indicam que o RN tem a pandemia controlada, mas não é momento de ‘liberou geral’. Acredito que o momento é de redução de casos e de manter essa redução por mais tempo. O que deve entrar nas pautas é o que já vem se discutindo e também a questãoda flexibilização do uso de máscaras, pelo menos em ambientes abertos”, destacou.

O diretor do Lais reforçou a necessidade da utilização do equipamento de proteção principalmente em locais fechados, enfatizando o transporte público. Em Natal, as reclamações dos usuários dos ônibus em relação aos veículos cheios são constantes. “Não é momento de relaxar. É importante a manutenção do uso de máscaras em ambientes fechados, principalmente no transporte público”, recomendou.

Pós-carnaval

Ao ser questionado sobre o impacto do carnaval na situação da pandemia no Rio Grande do Norte, Valentim apontou que os festejos de momo não devem impactar negativamente no estado. Ele atribuiu a avaliação ao nível de cobertura vacinal e ao recente “boom” de casos da doença, devido à variante ômicron.

“Ainda é cedo para medir o reflexo do carnaval. Vamos precisar de 7 a 10 para ter uma análise mais apurada. Mas eu não creio que teremos um aumento significativo de casos, principalmente pela cobertura vacinal e a imunidade natural, com a ômicron se espalhando muito rápido”, pontuou.

Vacinação no RN

De acordo com os dados do RN Mais Vacina, o Rio Grande do Norte tem 91% da população vacinada com uma dose ou dose única. Em relação ao público com as duas doses, o estado soma 79%. Já com a dose de reforço, o índice indica 36%.

Para Ricardo Valentim, o RN deve terminar o mês com pelo menos metade do público-alvo com a D3 no braço. “Devemos chegar ainda em março com 50% da população com a dose de reforço”, concluiu

Jogador potiguar que deixou Ucrânia chega ao RN nesta quinta-feira (3)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A odisseia do potiguar Edson Fernando, de 23 anos, está próxima do fim. O jogador atua no futebol da Ucrânia e conseguiu deixar o país no último dia 28 de fevereiro. O potiguar deve desembarcar no Aeroporto Internacional Aluízio Alves nesta quinta-feira (3) colocando fim a oito dias desde sua saída da incerteza de um cenário de guerra até a paz de sua terra natal.

“Foram muitas tentativas frustradas de passar pela fronteira. Nunca pensamos em passar por isso. Deus deu muita força para ele para que ele não desistisse”, afirmou a esposa do jogador, Ysadora de Abreu. Desde que chegou na Hungria, Edson, um companheiro de equipe e sua namorada, ficaram em uma cidade menor do país no último domingo (28) e se dirigiram para a capital Budapeste. 

Nesta quarta, o grupo viajou até Frankfurt e de lá embarcaram até o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. É do maior aeroporto do país que ele voa até Natal, com horário previsto de desembarque para às 11h desta quinta-feira (3). “Sentimento é de gratidão a Deus e a todos que oraram por ele”, afirmou Ysadora.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Criminosos matam vigilante durante assalto a posto de combustíveis em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Criminosos fortemente armados invadiram um posto de combustíveis na madrugada desta quarta-feira (2) e mataram o vigilante do estabelecimento durante o assalto em Natal. A vítima foi identificada pelo Instituto Técnico-Científico de Perícia como Edson Matias do Nascimento, de 48 anos.

Segundo a Polícia Militar, o crime aconteceu por volta das 2h em um posto que fica localizado às margens da BR-101, no conjunto Parque dos Coqueiros, na Zona Norte da capital potiguar. O estabelecimento estava fechado, mas o vigilante trabalhava fazendo a guarda do local.

De acordo com a PM, com a chegada dos bandidos, Edson teria tentado reagir e correu para se proteger, mas foi atingido por um tiro na cabeça. Após a ação criminosa, ele ainda chegou a ser socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu e morreu.

Powered by WPeMatico

OMS enviará suprimentos médicos para a Ucrânia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Organização Mundial da Saúde (OMS) enviará amanhã (3) o primeiro carregamento de suprimentos médicos à Ucrânia desde o início da invasão da Rússia ao país, na semana passada. Os produtos sairão do centro da organização em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Em entrevista coletiva nesta quarta-feira (2), diretores da OMS manifestaram preocupação com o transporte da carga e defenderam que os governos da Ucrânia e da Rússia garantam corredores para a circulação dos suprimentos médicos.

Serão enviados insumos, medicamentos e equipamentos para cirurgias e emergências que podem auxiliar até 1 mil pessoas. Entre os produtos, estão material de sutura, aparelhos para amputações, enxertos de pele e outros elementos usados em cirurgias de traumas e necessários ao tratamento dos feridos nos ataques.

Powered by WPeMatico

Rússia diz que 498 soldados russos morreram; Ucrânia diz serem 7 mil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério da Defesa da Rússia disse hoje (2) que 498 soldados russos foram mortos na Ucrânia e mais 1.597 ficaram feridos desde o início da operação militar de Moscou no país vizinho, informou a agência de notícias russa RIA. Esta foi a primeira vez que Moscou divulgou suas baixas no confronto.

O ministério também disse que mais de 2.870 soldados e “nacionalistas” ucranianos foram mortos, e que cerca de 3.700 estavam feridos, de acordo com outra agência de notícias, a Interfax.

O assessor militar da presidência ucraniana, Oleksiy Arestovich, apresentou um número diferente de mortos russos durante a guerra em um briefing televisionado.  Arestovich disse que mais de 7 mil militares russos foram mortos desde o início da invasão russa à Ucrânia, e centenas foram feitos prisioneiros, incluindo oficiais superiores.

Powered by WPeMatico

EUA ampliam sanções contra Rússia e anunciam restrições à Bielorrússia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os Estados Unidos anunciaram nesta quarta-feira (2) uma ampliação das sanções contra a Rússia pela invasão da Ucrânia. Desta vez, as medidas devem afetar empresas que atuam no setor de Defesa do país euroasiático. Além disso, serão impostas restrições às importações de bens tecnológicos do principal aliado russo, a Bielorrússia, cujo território tem sido usado pelas Forças Armadas da Rússia em ataques contra alvos ucranianos.

“Os Estados Unidos tomarão medidas para responsabilizar a Bielorrússia por permitir a invasão da Ucrânia por Putin, enfraquecer o setor de defesa russo e seu poder militar nos próximos anos, atacar as fontes mais importantes de riqueza da Rússia e banir as companhias aéreas russas do espaço aéreo dos EUA”, informou a Casa Branca, em comunicado oficial.

O fechamento do espaço aéreo do EUA para aeronaves russas já havia sido anunciado na noite de terça-feira (1) pelo presidente Joe Biden, durante discurso no Capitólio (sede do Congresso estadunidense). Com isso, os EUA se somam a mais de 30 países, incluindo a União Europeia, que já fecharam o espaço aéreo para os russos.

Powered by WPeMatico

Lewandowski suspende ação penal contra Lula sobre compra de caças suecos no governo Dilma

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski suspendeu nesta quarta-feira (2) a tramitação da ação penal contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em que ele é acusado de irregularidades na compra de caças suecos durante o governo Dilma Rousseff.

Essa era a única ação de Lula ainda não impactada pelas decisões do Supremo que reconheceram a incompetência da Justiça Federal do Paraná para julgar os casos do petista e a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro no caso do tríplex.

Após esses entendimentos do STF, processos aos quais o ex-presidente respondia foram encerrados ou estão suspensos. A decisão de Lewandowski vale até que o Supremo julgue um pedido da defesa de Lula para encerrar a ação penal em definitivo.

Powered by WPeMatico

Na Assembleia Geral da ONU, Rússia e Ucrânia apresentam narrativas opostas sobre a guerra

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou, nesta quarta-feira (2), por ampla maioria uma resolução contra a invasão russa da Ucrânia após três dias de discursos de mais de cem países. Durante as falas foi possível ver a forma como cada país enxerga os acontecimentos no leste europeu. Enquanto a Ucrânia denuncia a ação militar como um genocídio, os russos chamam a atitude de operação especial.

Durante a votação, que aconteceu nesta terça,141 países votaram a favor da condenação ao ataque russo, 5 países foram contra e 35 se abstiveram de votar. O Brasil se alinhou à ampla maioria e também votou a favor. Os países que votaram contra foram Rússia, Belarus, Síria, Coreia do Norte e Eritreia. A China se absteve.

Powered by WPeMatico

TV Tropical inaugura novo estúdio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

tvtropical3

O sistema Tropical de Comunicação tem passado por uma série de melhorias nos últimos anos. E recebido investimentos para isso.

Nesta quarta-feira (02), a programação local da afiliada da Record foi ao ar com um novo e moderno estúdio.

A rede Tropical de Comunicação tem como diretor presidente o empresário e ex-senador José Agripino Maia.

Lavrov diz que 3ª guerra seria atômica e destrutiva, e Rússia inicia exercícios nucleares

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, disse nesta quarta-feira (2) que, se uma Terceira Guerra Mundial ocorresse, envolveria armas nucleares e seria destrutiva, informou a agência de notícias RIA. Também nesta quarta-feira, as Forças Armadas do Kremlin iniciaram exercícios com submarinos nucleares e lança-mísseis terrestres em regiões na Rússia — mas longe do campo de batalha na Ucrânia.

No último domingo (27), o presidente Vladimir Putin deu ordem para colocar armas nucleares de represália em posição de alerta grave. Os submarinos navegavam pelo Mar de Barents, ao leste da Finlândia, e os lançadores de mísseis percorriam estradas na Sibéria, no centro-norte russo. A Frota do Norte da Rússia disse em um comunicado que vários de seus submarinos nucleares estavam envolvidos em exercícios projetados para “treinar manobras em condições adversas”.

Powered by WPeMatico

Com discurso duro contra Putin e anúncio de mais sanções, Biden tem seu 1º Estado da União

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente americano, Joe Biden, endureceu o seu discurso contra Vladimir Putin e anunciou mais sanções à Rússia pela guerra na Ucrânia, nesta terça-feira (1º), em seu primeiro Estado da União, tradicional pronunciamento que acontece uma vez por ano no Congresso dos Estados Unidos.

“Há 6 dias, Vladimir Putin, da Rússia, achou que iria abalar as próprias fundações do mundo livre, pensando que poderia fazê-lo se curvar aos seus caminhos ameaçadores, mas ele teve um erro de cálculo, ele se deparou com o povo ucraniano”, disse Biden.

O americano citou o discurso do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, ao Parlamento Europeu e agradeceu a presença da embaixadora ucraniana em Washington, Oksana Markarova, que foi aplaudida de pé por membros do Congresso e convidados.

Powered by WPeMatico

Casos de Covid caem 37% entre a primeira e a segunda quinzena de fevereiro no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Fevereiro de 2022 começou com filas para teste de Covid-19 e alta demanda por atendimento médico, além de crescimento nos percentuais de internações no Rio Grande do Norte – tendência percebida desde janeiro. Mas o mês acabou na última segunda-feira (28) registrando baixa de casos da doença.

O momento crítico, que foi considerado a terceira onda da pandemia, é seguido por uma tendência de queda, de acordo com o registro oficial de casos, internações e mortes. No início do mês, o estado tinha 197 pessoas internadas em UTIs privadas e públicas, por causa da Covid-19. No dia 25 de fevereiro, na última sexta-feira, esse número havia diminuído para 95 internações.

Powered by WPeMatico

Diocese divulga horários de missas da Quarta-Feira de Cinzas em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Diocese de Caicó divulgou os horários das missas desta Quarta-Feira de Cinzas (2) nas paróquias de Caicó. O dia marca o início do calendário litúrgico da Igreja Católica.

A Quaresma é o período de 40 dias, que se estende até o Tríduo Pascal, na preparação para a maior e mais importante festa da Igreja: a Páscoa (a ressurreição de Jesus).

Na celebração que marca este dia, o sacerdote põe a cinza na testa (ou na cabeça) do fiel e diz: “Lembra-te que do pó viestes e ao pó retornarás”. A citação é um versículo retirado do livro do Gênesis e é utilizado para que as pessoas lembrem que são passageiras nesse mundo. Outra frase utilizada é “Convertei-vos e crede no Evangelho”, retirado do Evangelho de Mateus. O versículo remete ao período de conversão proposto pela Igreja, que é a Quaresma.

Confira os horários das celebrações religiosas:

IMG-20220228-WA0069