Biden chama luta contra Putin de “nova batalha pela liberdade”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente norte-americano, Joe Biden, disse neste sábado (26) que a invasão da Ucrânia pela Rússia ameaça a segurança global e que as democracias do mundo precisam se preparar para uma longa luta contra a autocracia.

“O Ocidente agora está mais forte, mais unido do que jamais esteve”, afirmou Biden a centenas de autoridades, estudantes e funcionários da Embaixada dos Estados Unidos, muitos segurando bandeiras norte-americanas, polonesas ou ucranianas. “Precisamos nos preparar para a longa luta que temos pela frente”, disse Biden.

Chamando a luta contra Putin de “nova batalha pela liberdade”, Biden afirmou que o desejo de Putin por “poder absoluto” é um fracasso estratégico para a Rússia e um desafio direto à paz europeia, que no geral vem prevalecendo desde a Segunda Guerra Mundial.

Powered by WPeMatico

Ministro do STF ordena que deputado volte a usar tornozeleira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem (25) que o deputado federal Daniel Silveira (União Brasil-RJ) volte a usar tornozeleira eletrônica e seja proibido de deixar Petrópolis (RJ), cidade em que mantém residência, a não ser que seja em direção a Brasília, onde exerce o mandato.

Outras medidas cautelares foram impostas, como a proibição de participar de “qualquer evento público em todo o território nacional”. O desrespeito a qualquer dessas determinações “acarretará, natural e imediatamente, o restabelecimento da ordem de prisão”, determinou Moraes.

O ministro atendeu a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que em manifestação assinada pela subprocuradora Lindôra Araújo, argumentou que Silveira continua a apresentar “comportamento delitivo” ao proferir, em público, “inúmeras ofensas” contra ministros do Supremo e o próprio tribunal.

Powered by WPeMatico

Grupo de 47 ucranianos chega ao Brasil em acolhida humanitária

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Chegou hoje (26) ao Brasil um grupo de 47 ucranianos que estava na Polônia. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que eles foram apoiados pela força-tarefa da Embaixada do Brasil em Varsóvia.

A embaixada providenciou os documentos de viagem e notas dirigidas às autoridades migratórias, sanitárias e aeroportuárias polonesas. Os ucranianos também tiveram apoio do Consulado-Geral em Frankfurt, onde foi realizada conexão de voo. Eles desembarcaram no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

Portaria do MRE e do Ministério da Justiça e Segurança Pública garante visto temporário e autorização de residência para acolhida humanitária de ucranianos que tenham sido afetados ou deslocados pela guerra na Ucrânia.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Polícia Civil deflagra Operação “Sangria” e prende cinco suspeitos por desvio de combustíveis de Prefeituras do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) deflagraram, nesta sexta-feira (25), a Operação “Sangria”, que resultou em cinco prisões, no cumprimento de quatro mandados de prisão preventiva e de sete mandados de busca e apreensão domiciliar nos municípios de: Canguaretama, Montanhas, Pedro Velho, Nova Cruz, Nísia Floresta e Bom Jesus. Todos os suspeitos são investigados pela possível prática dos crimes de: peculato furto, associação criminosa, receptação e venda de combustíveis de forma ilegal.

A Operação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi intitulada de “Sangria” devido ao processo investigatório ter identificado um grupo de servidores públicos e contratados, todos na condição de motoristas, tanto comissionados pelas prefeituras, como por meio de terceirizadas, que estaria promovendo a subtração de combustíveis por um período de 15 meses.

Durante a investigação, foi constatado que essa organização criminosa causou um prejuízo aos cofres públicos de, aproximadamente, meio milhão de reais (R$ 500.000,00). Além das prisões em flagrante, foram cumpridos os mandados de prisão preventiva em desfavor dos três suspeitos acima citados, bem como de Josenildo Belisio Dias, funcionário terceirizado de Nova Cruz, e de Auriles Freire Júnior, mais conhecido como “Júnior”, funcionário terceirizado de Pedro Velho.

Powered by WPeMatico

Telegram assina acordo de adesão a programa do TSE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Telegram assinou nesta sexta-feira (25) termo de adesão ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no Âmbito da Justiça Eleitoral, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A parceria tem como objetivo combater os conteúdos falsos relacionados ao processo eleitoral e o sistema eletrônico de votação.

O acordo não tem implicações financeiras entre o Telegram e o TSE. Pelo termo, o aplicativo de mensagens se compromete a manter o sigilo necessário sobre as informações a que tiver acesso ou conhecimento no âmbito do TSE, salvo autorização em sentido contrário do tribunal.

Já participam do programa as plataformas Google, WhatsApp, Twitter, Facebook, TikTok e Kwai, além de agências de checagem, partidos políticos, entre outros.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Polícia Civil de Caicó prende foragido suspeito de roubos e tráfico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Polícia Civil de Caicó deflagrou operação visando investigar o homicídio de Brênio Araújo do Nascimento, ocorrido no último dia 05 de março de 2022 no Bairro Frei Damião. Quatro mandados de busca foram cumpridos, nos bairros Paulo VI e Soledade.

Um dos suspeitos trata-se de Joao Victor da Silva, conhecido pelo vulgo de Cowboy, do bairro Soledade. O mesmo já havia sido preso pela Polícia Civil por tráfico e por integrar organização criminosa, nos anos de 2019 e 2020, mas já estava em liberdade mediante uso de tornozeleira eletrônica. A investigação apontou que ele novamente estava envolvido no tráfico de drogas.

Com apoio do ITEP e o cão policial Tobby, as drogas pertencentes a Joao Victor foram encontradas, enterradas num terreno próximo à sua residência. O investigado fugiu matagal adentro e rompeu a tornozeleira eletrônica, encontrando-se foragido.

Na operação, Francisco Ewerson Borges, vulgo Tatá, foi flagranteado por tráfico de drogas, sendo um dos comparsas de João Victor. O mesmo era foragido da justiça e suspeito de ao menos dois assaltos na cidade. Oriundo de Currais Novos, reside em Caicó em razão do cumprimento de pena.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Microcrédito beneficia 28 famílias em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O casal de agricultores familiares Valéria Silva da Costa e José Cirino não vê a hora de participar da Feira da Agricultura Familiar, que ocorre toda semana na cidade de Caicó. Para tornar o sonho possível, ela se inscreveu no CredMais, linha de microcrédito criada especialmente para atender as demandas da agricultura familiar no Rio Grande do Norte.

Nesta sexta-feira (25), no evento de inauguração da Casa do Artesão do Seridó, a avicultora recebeu das mãos da governadora Fátima Bezerra o cheque com o valor do empréstimo concedido pelo Governo do Rio Grande do Norte, que vai possibilitar ampliar e melhorar a linha de produção de ovos e galinha caipira no sítio, onde também são produzidos milho, feijão, hortaliças e outros alimentos.

A ação contemplou 28 famílias no município de Caicó – sendo nove beneficiadas pela linha do Credmais e 19 empreendedores formais e informais, que irão investir em projetos como bovinocultura, suinocultura e laticínios. Ao todo, os empréstimos totalizam mais de R$ 220 mil. Outros dois empreendedores do município de Jucurutu também foram beneficiados com o microcrédito.

Powered by WPeMatico

Fiocruz alerta para aumento de casos semanais de SRAG em crianças

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgado hoje (25) alerta para o aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças, ao longo de fevereiro e março deste ano. Entre crianças de 0 a 4 anos, a média móvel dos casos aumentou em cerca de 77%, passando de 970 casos semanais para cerca de 1.870. Entre as crianças de 5 a 11 anos, o aumento na média foi de 216%, passando de 160 casos semanais para uma média estimada em 506 casos semanais. 

O aumento, segundo a Fiocruz, coincide com o período de retomada o ano letivo nas escolas. A maior parte dos casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de covid-19, exceto entre as crianças de 0 a 4 anos. 

O boletim mostra que, entre a população geral, a prevalência entre os casos com resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,3% Influenza A, 0,3% Influenza B, 15,8% vírus sincicial respiratório, e 73,8% Sars-CoV-2 (covid- 19). Entre as mortes, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de 0,7% Influenza A, 0,0% Influenza B, 0,1% vírus sincicial respiratório (VSR), e 98,5% Sars-CoV-2.  

Powered by WPeMatico

Importante atividade econômica do Seridó, artesanato ganha espaço de comercialização

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma das mais importantes atividades na geração de emprego e renda no Seridó, o artesanato ganha espaço próprio de exposição e comercialização. O Governo do Rio Grande do Norte inaugurou nesta sexta-feira (25) a Casa do Artesão do Seridó Raimunda Cícera da Conceição, em Caicó.O Seridó se destaca no contexto potiguar do artesanato pela sua importância econômica e cultural. A participação econômica do setor artesanal é maior no Seridó do que em qualquer outra região do Rio Grande do Norte.

O espaço recebe o nome de uma expoente ceramista paraibana, radicada em Caicó e falecida em 2018, Raimunda Cícero da Conceição. “O nome que estamos dando à Casa, proposição do deputado estadual Francisco do PT, é uma homenagem simples e sincera pelo respeito e reconhecimento à história de vida, luta e ousadia de dona Raimunda”, disse a governadora à filha da homenageada, Jurema.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Butantan inaugura nova fábrica de vacinas em São Paulo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Instituto Butantan inaugurou ontem (25) uma nova fábrica de produção de vacinas em São Paulo. O Centro de Produção Multipropósito de Vacinas do Instituto Butantan terá capacidade de produzir 100 milhões de doses por ano e foi construída com investimentos que somam R$ 189 milhões, valor que o governo paulista diz ter sido fruto de doações de 75 empresas privadas e de três pessoas físicas.

Segundo o governo paulista, a nova fábrica vai funcionar em um complexo de 11 mil metros quadrados (m²) de área construída, com dois prédios, e deverá gerar cerca de 130 empregos diretos. A produção ficará no andar térreo. Já no piso superior, serão tratadas as soluções usadas no processo. O subsolo será destinado à área de descontaminação de efluentes. Os laboratórios terão qualificação de biossegurança de nível 3 para manipulação de vírus pandêmico.

Além da CoronaVac, vacina contra a covid-19 que é produzida pelo Butantan e o laboratório chinês Sinovac, a fábrica também vai ampliar a produção atual de vacinas contra raiva, zika e hepatite A. A previsão é de que a fábrica esteja pronta para produzir vacinas em grande escala, somente a partir do primeiro semestre do próximo ano.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770