Câmara e TSE assinam termo para combater fake news nas eleições 2022

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, assinaram hoje (5) um termo de cooperação para combater a disseminação de notícias falsas, as fake news, durante as eleições deste ano.

A assinatura ocorreu na residência oficial da Câmara e contou ainda com a participação do vice-presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. Além do termo de cooperação também foi assinado um protocolo de intenções para o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral, formado por membros das duas instituições. O termo tem validade de 60 meses.

No documento, o TSE e a Câmara ressaltam que as notícias falsas podem representar “risco a bens e valores essenciais à sociedade, como a democracia, bem como afetar de forma negativa a legitimidade e a credibilidade do processo eleitoral e a capacidade das eleitoras e dos eleitores de exercerem o seu direito de voto de forma consciente e informada”.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Lula descarta Dilma no governo caso seja eleito: ‘Não trabalho com essa hipótese’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à presidência nas eleições de 2022, Luiz Inácio Lula da Silva descartou, nesta terça-feira (5), escalar a também ex-presidente Dilma Roussef para ocupar cargo no governo, caso ele seja eleito.

Lula comentou que a experiência de Dilma pode ajudar o país em questões importantes, mas afirmou que é “muito difícil imaginar um presidente dando ordem a outro presidente”.

“A Dilma pode ajudar de forma extraordinária porque ela tem uma experiência extraordinária. Agora, eu não me sinto à vontade de mandar na Dilma, de dar bronca na Dilma, de obrigar ela a fazer alguma coisa. É muito difícil. Ela sabe disso. Eu acho que não dá certo chamar um presidente para ser seu ministro, você vai tornar ele uma figura inferior a você na escala de autoridade. A tendência é dar problema. Não trabalho com essa hipótese. “, disse.

Powered by WPeMatico

Vencedores da Mega-Sena em SP não aparecem no trabalho após bolão premiado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os 44 funcionários de uma empresa portuária que ganharam o prêmio máximo da Mega-Sena no último fim de semana, em Santos, no litoral de São Paulo, não apareceram na companhia para trabalhar na última segunda-feira (4), primeiro dia útil após serem premiados. A informação foi apurada pela TV Tribuna, afiliada da Rede Globo na região.

Além da rotina dos ganhadores mudar, outros funcionários da empresa também agiram com muita discrição, mas trabalharam normalmente neste início de semana. Alguns dos premiados já relataram a amigos e pessoas próximas que “pretendem mudar de vida” e não estão com a “mínima vontade” de voltar a trabalhar na empresa.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Sem vacina acessível, casos de dengue sobem 35%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A dengue é uma doença infeciosa que acomete milhares de brasileiros e ainda preocupa autoridades de saúde pública. Nos primeiros dois meses deste ano, os casos de dengue tiveram aumento de 35,4% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ministério da Saúde. Foram 30 óbitos e 128.379 casos.

Mesmo com pesquisas há décadas, ainda não temos uma vacina eficiente como vimos para a Covid-19. Somente um imunizante está disponível no Brasil, mas apenas no mercado privado e com restrições de uso. Outra vacina aguarda a aprovação da Anvisa desde o ano passado e, além disso, o Instituto Butantan está desenvolvendo – com parceria internacional – um imunizante do tipo, há mais de 10 anos.

Powered by WPeMatico

Vivaldo Costa sugere capacitação nos municípios para reduzir desemprego

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vivaldo_costa

O deputado estadual Vivaldo Costa (PV) se pronunciou na sessão desta terça-feira (05), sobre o desemprego. Para ele esse é um problema grave que atinge o País, o estado e os municípios, principalmente as camadas mais simples. Vivaldo citou que o índice de 81% dos desempregados é registrado nas classes C e D.

“Não adianta sinalizar apenas com a chegada de indústrias”, disse Vivaldo, reforçando a necessidade de capacitar as pessoas, e citou o que seu mandato fez no município de São José do Seridó, levando equipamentos e técnicos para capacitar a população para trabalhar na fabricação de redes e de bonés. “Em vez de atacar vamos partir para a prática”, disse Vivaldo, ressaltando que não adianta só fazer críticas.

O deputado lembrou ainda que conseguiu levar para Caicó, cursos profissionalizantes para capacitar as pessoas desempregadas e citou São José como exemplo para o Rio Grande do Norte. “São José do Seridó hoje é modelo, uma cidade com menos de 5 mil habitantes onde todas as pessoas estão trabalhando e sustentando dignamente suas famílias”, disse Vivaldo. O deputado citou ainda o Índice de Desenvolvimento Humano do município, como maior do que o de todos os pequenos municípios do Rio Grande do Norte.

Em Caicó, PM apreende 1,5 kg de maconha e 150g de crack

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em patrulhamento pelas ruas da cidade de Caicó/RN, uma guarnição da Polícia Militar do 6º BPM, deparou-se com uma dupla de cidadãos suspeitos que empreenderam fuga. Após acompanhamento tático, os militares perderam a dupla de seu campo visual, mas antes notaram que algo havia caído da motocicleta.

Ao retornarem e após um trabalho tateando o ambiente, encontraram uma bolsa dentro da qual havia os entorpecentes. O material foi encaminhado para a delegacia de Polícia Civil do município de Caicó. Após a conferência, foi constatado que o material ilícito se tratava de 1,5 kg de maconha e 150g de crack. Os policiais trabalham agora para identificar quem estava conduzindo a droga.

Powered by WPeMatico

No Seridó, idosa é obrigada a dirigir para assaltantes em fuga no interior do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma idosa foi vítima de sequestro relâmpago e obrigada a dirigir para assaltantes após um arrastão na casa dela em Currais Novos, na região do Seridó potiguar. Os suspeitos foram presos pela Polícia Militar minutos após o crime.

O caso aconteceu na tarde de segunda-feira (4). Dois criminosos conseguiram entrar na casa da mulher, renderam a vítima e passaram a colocar vários objetos, como celulares, televisões, aparelho de som, notebook, entre outros, no carro da vítima.

Em seguida, os bandidos obrigaram a mulher a assumir o volante do veículo e dirigir para eles. Vizinhos perceberam o crime ao verem os assaltantes e a vítima deixando a casa e acionaram a Polícia Militar, que começou a fazer buscas por eles.

Ao perceber que estavam sendo procurados, os bandidos abandonaram a mulher dentro do carro, próximo ao IFRN, na zona rural do município, e entraram em uma área de mata com parte do material roubado. A polícia encontrou a vítima e continuou as buscas na área de mata até prender um homem e apreender um adolescente suspeitos do crime. Uma arma foi apreendida com eles.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Nelter Queiroz faz apelo ao governo estadual por melhorias na saúde pública

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

XHcQiBHR9gagEMuXpeLM5n611Me9COiwdiSUE7Ih

A cobrança por investimentos na rede hospitalar para que cirurgias sejam retomadas em algumas regiões do RN foram tema do pronunciamento do deputado Nelter Queiroz (PSDB) durante a sessão plenária desta terça-feira (5), na Assembleia Legislativa. O parlamentar fez um apelo ao governo estadual para que o assunto tenha prioridade na gestão.

“Recebi relatos de familiares de um paciente em estado grave que precisa de um exame de cateterismo e infelizmente ainda não foi lançado no sistema da regulação. Do Hospital de Jucurutu ele foi transferido para Caicó. Em Currais Novos há outra pessoa com a mesma situação”, lamentou o parlamentar.

Nelter Queiroz também questionou o funcionamento do Hospital Regional de Assu. “Em três anos, durante essa gestão, o hospital não funcionou, e agora, no último ano de governo, o hospital está sendo reformado e as cirurgias pararam, é preciso que a governadora se sensibilize, abra as portas dos hospitais para cirurgias e exames”, analisou.

Outro tema do seu pronunciamento foi relativo aos restaurantes populares. Nelter está questionando a redução, anunciada oficialmente, de quase duas mil refeições diárias. O deputado citou municípios que sofrerão com a diminuição: Santa Cruz, Jucurutu e Jardim de Piranhas, entre outros.

banner_seridopneus-770

Vacina da Janssen recebe registro definitivo da Anvisa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o registro definitivo da vacina da Janssen contra a Covid-19. A vacina, que já estava aprovada para uso emergencial desde 31 de março de 2021, recebeu hoje (5) o registro definitivo.

A Janssen é a última das vacinas aplicadas no Brasil a receber o registro definitivo. Pfizer/BioNTech, AstraZeneca/Oxford e Coronavac já têm seus registros definitivos aprovados pela Anvisa.

A vacina da Janssen, que é de dose única, pode ser aplicada tanto como primeira dose, como dose de reforço.  Responsável pela Gerência-Geral de Medicamentos e Insumos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes explica que o registro representa o padrão ouro de avaliação de um medicamento.

Powered by WPeMatico

Abril Marrom alerta sobre doenças que podem levar à cegueira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No mês de prevenção e combate à cegueira, conhecido como Abril Marrom, as sociedades brasileiras de Retina e Vítreo (SBRV) e de Diabetes (SBD) se unem para mostrar à sociedade e educar as pessoas sobre doenças que podem acometer os olhos e ser detectadas preventivamente, para evitar perda irreversível da visão.

“Ou você pode reverter a condição e tratar, ou pode, detectando no estágio inicial, controlar para evitar que ela provoque dano”, disse o médico Fernando Malerbi, coordenador do Departamento de Saúde Ocular da SBD e diretor da SBRV. O marrom foi escolhido por ser a cor da íris (parte mais visível e colorida dos olhos) da maioria dos brasileiros.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de brasileiros com deficiência visual é de cerca de 6,5 milhões. Dados do Atlas Vision, publicado pela International Agency for Blindeness Prevention (IABV) em 2020, indicavam que o Brasil tinha estimativa de 28,6 milhões de pessoas com perda de visão.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Casos acumulados de covid-19 passam de 30 milhões no Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Brasil superou 30 milhões de pessoas infectadas pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, em março de 2020. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 13.361 diagnósticos positivos para covid-19. Com isso, o total de casos acumulados chegou a 30.012.798.

Ontem, o total de casos acumulados computados pelas secretarias e pelo Ministério da Saúde estava em 29.999.437. Já o número de casos em acompanhamento está em 518 mil. O termo é usado para os casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte.

Já o total de mortes registradas no país desde o início da pandemia alcançou 660.312. Nas últimas 24 horas, foram registrados 165 óbitos. Ontem, o sistema de dados contabilizava 660.147. Há ainda 3.085 mortes em investigação, quando o paciente faleceu, mas a causa por covid-19 ainda demanda exames e procedimentos posteriores.

Powered by WPeMatico

Peru impõe toque de recolher para conter protestos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente do Peru, Pedro Castillo, impôs toque de recolher na capital Lima, nesta terça-feira (5), proibindo as pessoas de deixar suas casas, na tentativa de conter protestos contra o aumento dos custos de combustíveis e fertilizantes que se espalharam por todo o país.

“O gabinete concordou em declarar proibição da mobilidade dos cidadãos das 2h às 23h59 de hoje, 5 de abril, para proteger os direitos fundamentais de todas as pessoas”, disse Castillo em discurso transmitido em cadeia nacional pouco antes da meia-noite.

Nessa segunda-feira, uma onda de protestos contra o aumento dos preços dos combustíveis e fertilizantes, desencadeado pela invasão da Ucrânia pela Rússia, continuou pela segunda semana, enquanto o governo busca reduzir os preços.

Powered by WPeMatico

Governo peruano decreta estado de emergência em Lima e quer adiamento do jogo do Flamengo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O duelo entre Sporting Cristal e Flamengo , desta terça-feira pela abertura do Grupo H da Libertadores, pode ser adiado. O presidente do Peru, Pedro Castillo, fez um pronunciamento na noite de segunda decretando estado de emergência em Lima e Callao, e determinou um toque de recolher que já teve início na madrugada e se estenderá até o último minuto de terça-feira.

A medida é decorrente dos intensos protestos contra a alta dos preços dos combustíveis e fertilizantes que vêm causando transtornos no país. Em seguida, o ministro da Justiça afirmou que a partida marcada para o Estádio Nacional terá de ser adiada.

– Vai ter que ser remarcada. Não esqueçamos que em medidas excepcionais existem ações extraordinárias que devem ser adotadas. Um jogo de futebol não pode ter precedência sobre a tranquilidade do país – reproduziu a rádio “Exitosa Noticias”.

De acordo com a imprensa peruana, o decreto publicado no diário oficial El Peruano, determina que durante a chamada “imobilização” somente poderão seguir prestando serviços profissionais das áreas de saúde, distribuição de água, saneamento, eletricidade, gás, combustível, telecomunicações e atividades correlatas, limpeza e coleta de resíduos sólidos, serviços funerários, transporte de cargas e mercadorias.

Powered by WPeMatico

Lula diz que PSB apresentará Alckmin como vice em reunião nesta sexta-feira

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na manhã desta terça-feira (5), que a candidatura do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) como vice-presidente para a chapa dele, nas eleições de 2022, será discutida pelo partido em uma reunião marcada para esta sexta-feira (8).

“Eu e o Alckmin podemos estar juntos na chapa. Vou ter uma reunião na sexta-feira em que o PSB vai propor ele, o Alckmin, de vice e isso nós vamos levar para discutir no PT. Vamos reconstruir o Brasil porque somos dois democratas, gostamos da democracia e temos como prova o exercício dos nossos mandatos”, disse o ex-presidente.

Powered by WPeMatico

Ocidente planeja impor mais sanções contra Rússia por mortes de civis

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Rússia enfrenta nesta terça-feira (5) a perspectiva de sofrer mais sanções ocidentais em retaliação pelas mortes de civis no norte da Ucrânia. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, pediu uma investigação minuciosa, dizendo que mais corpos podem ser encontrados em áreas recuperadas de invasores russos.

Moscou acusou o Ocidente de encenar as mortes para desacreditar suas tropas, negou ter cometido quaisquer atrocidades e ameaçou expulsar diplomatas ocidentais. A Rússia retirou suas forças de cidades ao norte da capital ucraniana, Kiev, na semana passada, quando decidiu concentrar suas operações no Sul e no Leste da Ucrânia.

Powered by WPeMatico

Prazo para entrega da declaração do IR é prorrogado para 31 de maio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Receita Federal prorrogou para o dia 31 de maio de 2022 o prazo final para a entrega da declaração de ajuste anual do Imposto de Renda, que tem como base os rendimentos obtidos no ano de 2021. A nova data consta da Instrução Normativa nº 2.077, publicada no Diário Oficial da União de hoje (5). O prazo previsto anteriormente era 29 de abril.

De acordo com a Receita, objetivo da prorrogação é diminuir eventuais efeitos da pandemia da covid-19 que possam dificultar o preenchimento e envio das declarações, “visto que alguns órgãos e empresas ainda não estão com seus serviços de atendimento totalmente normalizados”. Até o final de março, a Receita Federal contabilizava quase 6 milhões de declarações de Imposto de Renda de Pessoa Física (IPRF) entregues. A expectativa é de que 34,1 milhões sejam enviadas até o final do prazo.

Powered by WPeMatico

PRF recupera automóvel roubado e prende homem em Parnamirim/RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Rodoviária Federal recuperou, no final da manhã desta segunda-feira (04/04), no km 107 da BR 101, em Parnamirim/RN, um veículo e prendeu um homem de 41 anos.

Durante fiscalização foi abordado um automóvel Ka de cor branca. Após verificação dos elementos identificadores foi constatado que o veículo apresentava registro de roubo na data do dia 21 setembro de 2021 em Parnamirim/RN. O veículo ostentava placas de outro com as mesmas características.

O motorista foi preso pelo crime de receptação e a ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Polícia Civil de Parnamirim/RN.

Powered by WPeMatico

Carnaúba dos Dantas inicia grupo de teatro “floração”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20220403-WA0114

Carnaúba dos Dantas vivencia a etapa Regar do projeto Trapiá Semente, que iniciou no município em março e deve permanecer por seis meses.

Sob orientação do arte-educador Wagner Cortez, crianças e adolescentes participam agora das oficinas iniciais, com exercícios, jogos teatrais e outras definições, a partir do nome do grupo. Carnaúba decidiu que o nome do grupo de teatro será FlorAção.

“O nome foi pensado na ideia do próprio projeto Trapiá Semente, a proposta do Florescer. Fizemos a junção do nome Flora (o florar, o florescer, o dar frutos) e Ação (na ideia de movimento, de cena, de coletivo) resultando em FlorAção” explica o arte-educador, artista e escritor Wagner Cortez.

Toda montagem do espetáculo que será apresentado pelo grupo na culminância do projeto, é realizada de forma coletiva. O projeto divide-se em três etapas: Semear, com espetáculo Menino Pássaro e workshop, Regar que consiste na realização de oficinas e Florescer que é a apresentação de espetáculo montado por adolescentes do município.

Trapiá Semente é realização da Trapiá Cia Teatral, através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia Cosern e Governo do RN, pela Fundação José Augusto, parceria da Mapa Realizações Culturais e apoio das prefeituras municipais e Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves atinge 50% da sua capacidade total

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (04), indica que a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.193.807.767 m³, percentualmente, 50,31% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. Na última quarta-feira (30), data do último relatório divulgado, o manancial estava com 1.178.007.722 m³, equivalentes a 49,64% do seu volume total.

A barragem Santa Cruz do Apodi, segundo maior manancial do RN, acumula 215.955.460 m³, correspondentes a 36,01% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. Na última semana de março, o reservatório estava com 213.347.410 m³, percentualmente, 35,57% da sua capacidade.

Terceiro maior manancial do RN, a barragem Umari acumula 169.433.405 m³, equivalentes a 57,86% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No dia 30 de março, o manancial estava com 167.529.369 m³, percentualmente, 57,21% da sua capacidade total.

As reservas hídricas superficiais totais do RN somam 1.822.928.995 m³, equivalentes a 41,65% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. No relatório divulgado no dia 30 de março, as reservas hídricas do estado acumulavam 1.798.520.783, correspondentes a 41,09% da sua capacidade total.

A barragem de Pau dos Ferros acumula 25.968.374 m³, equivalentes a 47,35% da sua capacidade total, que é de 54.846.000 m³. No último relatório divulgado, o reservatório estava com 25.488.482 m³, equivalentes a 46,47% da sua capacidade.

O açude Malhada Vermelha, localizado em Severiano Melo, acumula 3.109.725 m³, correspondentes a 41,26% da sua capacidade total, que é de 7.537.478 m³. Na quarta-feira da semana passada, o manancial estava com 2.851.451 m³, equivalentes a 37,83% do seu volume máximo.

O reservatórios monitorados pelo Igarn que estão com volumes superiores a 80% da sua capacidade, são: Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 87,33%; Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 86%; Flechas, localizado em José da Penha, com 91,03%; o açude público de Marcelino Vieira, com 93,77%; e Beldroega, localizado em Paraú, com 92,03% da sua capacidade total.

Já os mananciais monitorados, que estão com níveis inferiores a 10%, são: Marechal Dutra, conhecido como Gargalheiras, com 9,71%; Brejo, localizado em Olho-d’Água do Borges, com 8,86%; Japi II, localizado em São José do Campestre, com 7,09%; Caldeirão de Parelhas, com 6,72%; Dourado, localizado em Currais Novos, com 4,61%; Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, com 3,84%; Itans, localizado em Caicó, com 2,42%; Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, com 1,9%; e Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 0,43% da sua capacidade total.

Governadora empossa novos auxiliares de primeiro e segundo escalão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Fátima Bezerra

A governadora Fátima Bezerra empossou na manhã desta segunda-feira (04) quatro integrantes da equipe administrativa – Maria Luíza Tonelli, na Secretaria de Estado das Mulheres, da Juventude, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos (Semjidh); Sílvio Torquato Fernandes, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec); Carlos José de Andrade e Silva, na Controladoria Geral do Estado, e Lilian de Oliveira Rodrigues, na presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern).

Os empossados ocupam as vagas abertas com a exoneração dos titulares que irão concorrer a mandatos eletivos no pleito de outubro próximo. Deixaram a gestão Júlia Arruda (Semjidh), Jaime Calado (Sedec), Pedro Lopes (Control), Gilton Sampaio (Fapern).

Outros auxiliares foram exonerados para cumprir os prazos da legislação eleitoral, como Márcia Maia (AGN-RN), Fernando Mineiro (Segri) e Manoel Marques (DER). Na Agência de Fomento do RN (AGN-RN), assume interinamente o diretor administrativo-financeiro, Juliano Porciuncula, até que seja homologado novo nome pelo Banco Central para a presidência. Para o Departamento de Estradas de Rodagens (DER) ainda não foi definida substituição.

Na posse dos novos titulares, no auditório da Governadoria em Natal, a governadora Fátima Bezerra afirmou que “não haverá descontinuidade na gestão. Todos os indicados já vinham atuando e têm comprovado o perfil técnico imprimido desde o início da nossa gestão. Manteremos a estabilidade e o diálogo que sempre foi nossa marca”, afirmou.

A chefe do Executivo registrou a representatividade expressa pelos presentes ao ato. “Temos aqui os presidentes das maiores federações da classe produtiva como a Fiern e a Fecomércio, além dos dirigentes dos sindicatos e associações a elas filiados. Isso comprova que vimos cotidianamente praticando o diálogo. Criamos câmaras setoriais para dialogar com os vários segmentos da economia, trouxemos as universidades para dialogar junto e demos novo posicionamento ao Rio Grande do Norte. Modernizamos as políticas de incentivos fiscais para fomentar o desenvolvimento. Exemplo é o Proedi, que, renovado, manteve e ampliou empresas existentes e proporcionou novos investimentos, tanto na capital como no interior. Nosso Governo deu estabilidade às empresas no RN, interrompemos o fluxo migratório e apoiamos também o setor de serviços, comércio e turismo, fomentando a economia como um todo.”

Fátima Bezerra ainda destacou o apoio a outras atividades de grande importância como a mineração, a fruticultura, pescado e energias renováveis e a retomada do setor de petróleo e gás. “E entregamos o Atlas Eólico e Solar, os estudos para implantação de usinas eólicas offshore, para produção de hidrogênio verde, os estudos para o novo porto para favorecer estes investimentos que chegarão a R$ 13 bilhões nos próximos anos. Com isso, estamos inserindo o nosso Estado na nova matriz energética que vem em aos combustíveis fósseis. Seremos exportadores de energia para o mundo e contribuindo para a sustentabilidade tão ameaçada.”

Ao finalizar seu discurso, a governadora afirmou: “Vocês estão saindo, sou grata a todos, mas não vamos nos separar. Aos que estão chegando para a titularidade, o fazem por méritos. Manteremos o perfil técnico, o diálogo, a trajetória e a continuidade do trabalho. Vamos aos novos desafios e lembro: ‘se muito vale o que foi feito, mais vale o que virá’.”

O presidente da Federação das Indústrias do RN (Fiern), Amaro Sales, falou em nome do empresariado e disse que “todo o governo Fátima Bezerra tem sido parceiro do empresário. Digo que quem reclama é porque não procurou o Governo. Não existe indústria, agricultura, atividade econômica forte sem parcerias com o governo. O RN tem indústrias locais, nacionais e internacionais que não abandonaram o RN. Somos um estado rico, que precisa da defesa de todos. Toda a equipe e a governadora estão de parabéns pela condução que dão ao Estado. Esse é meu reconhecimento.”

A presidente do Conselho Estadual da pessoa com Deficiência, Marcia Guedes, representando os movimentos sociais lembrou que o RN tem o maior índice do país – 28,46% – de pessoas com deficiência. “Tenho certeza que nosso Conselho está no rumo certo e continuaremos tendo o apoio que precisamos.”

A nova titular da Semjidh, Maria Luíza Tonelli, que atuou na pasta, no Gabinete Civil e na Sethas, afirmou: “cheguei ao governo em 2019, inicialmente no Gabinete Civil e já constatei a preocupação da governadora com o desenvolvimento econômico para superar as desigualdades e fazer o Estado se desenvolver. A criação da Semjidh representa mais uma preocupação da governadora em proporcionar cidadania aos diversos grupos sociais. Agradeço a confiança e vamos continuar com este trabalho que já é reconhecido em todo o Estado”.

Jaime Calado, que sai da Sedec, agradeceu “a confiança da Governadora em nós e no empresariado. Conseguimos ampliar investimentos e isso é resultado das novas políticas econômicas de Estado que se tornaram leis.” O agora titular da Sedec, Sílvio Torquato, lembrou que tomou posse como adjunto da pasta há 3 anos, 3 meses e 3 dias. “Ao chegar não conhecia alguns integrantes do Governo, mas fui muito bem recebido e agradeço a todos e à Governadora, confirmando toda a nossa disposição de continuar o trabalho que vem sendo realizado com tanto sucesso.”

Júlia Arruda, que deixa a Semjidh, pontuou: “somos uma secretaria meio, de articulação. Por orientação da governadora, durante 9 meses praticamos o diálogo visando fortalecer políticas públicas para atender as áreas mais vulnerabilizadas. Este é um trabalho que vai continuar.”

No ato de posse, a governadora foi acompanhada pelo vice-governador, Antenor Roberto e secretários de Estado. Também participaram servidores, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Paulo Roberto Chaves Alves; superintendente do Sebrae, Zeca Melo; presidente da Fecomércio, Marcelo Queiroz; deputados estaduais, Isolda Dantas, Francisco Medeiros, Bernardo Amorim; deputada federal Natália Bonavides; representante do senador Jean Paul Prates; vereadora em Natal, Divaneide Basílio; prefeitos, empresários, representantes dos movimentos sociais, dirigentes de entidades vinculadas à indústria, comércio e turismo.

Fecomércio: Sindivarejo Currais Novos presta contas e Carreta Sesc Saúde Mulher realiza mais de dois mil atendimentos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20220405-WA0000

O presidente do Sindivarejo Currais Novos, Helder Araújo, foi recebido na tarde desta segunda-feira (4) no gabinete do prefeito Odon Júnior, no Palácio Raul Macedo. O motivo do encontro foi para prestar contas do trabalho realizado durante o mês de março no Projeto Carreta Sesc Saúde Mulher. A unidade permaneceu na cidade, durante 28 dias, oferecendo ações de promoção e prevenção de saúde da mulher e exames de rastreamento.

Os números foram positivos e acima da expectativa, inicialmente planejada. Com o público alvo (comerciárias, empresárias e mulheres em geral), a Carreta Sesc atendeu 1.075 mulheres, realizando um total de 1.132 exames e 1.252 atividades de educação em saúde.

Além do prefeito Odon Júnior, o presidente do Sindivarejo Helder Araújo, estiveram presentes no encontro a enfermeira Aislanny Ingrid que é responsável pela Unidade Móvel Sesc Saúde Saúde Mulher, a vice-prefeita Ana Albuquerque, secretária de saúde Alana Moraes, enfermeira Ana Cláudia e o secretário executivo da CDL Currais Novos Rudson Gomes.

Lançada no dia 8 de março, onde foi celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Unidade Móvel Sesc Mulher chegou à Currais Novos através de uma iniciativa do Sistema Fecomércio RN, Sindivarejo, com realização do Sesc RN, em parceria com a CDL e Prefeitura Municipal.

“Nós que fazemos o Sindivarejo, a Fecomércio em Currais Novos, ficamos felizes com o resultado desta ação. Uma iniciativa que atendeu mais de duas mil mulheres, são resultados importantes na prevenção de doenças que já vem acontecendo desde a primeira vez que a carreta esteve aqui e agora com sua volta. Nós que fazemos o comércio de Currais Novos, em nome do Sindivarejo, agradecemos a Fecomércio, a Prefeitura e os empresários que através da união trouxeram uma ação deste nível”, contou Helder Araújo.