Inep divulga resultado de pedidos de isenção para o Enem 2022

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou hoje (22) os resultados dos pedidos de isenção para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles estão disponibilizados na Página do Participante.

As pessoas que tiveram os pedidos negados podem entrar com recurso. O procedimento deve ser feito entre a próxima segunda-feira (25) a sexta-feira da outra semana (29). Os resultados das análises dos recursos serão divulgados dia 6 de maio.

Puderam entrar com solicitação de isenção os que estão no último ano em escola pública, que fizeram todo o ensino médio em instituições públicas ou que cursaram o ensino médio como bolsistas integrais em escolas privadas.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Covid-19: ministro oficializa fim de emergência sanitária

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou a portaria de encerramento da emergência de saúde pública de interesse nacional da pandemia da covid-19, hoje (22). Essa condição reconhecia a gravidade da pandemia e dava base para políticas e medidas de autoridades de saúde nos níveis federal, estadual e municipal. A norma deverá ser publicada em edição especial do Diário Oficial da União ainda nesta sexta-feira (22).

O fim da emergência de saúde pública terá um prazo de transição de 30 dias, para adequação dos governos federal, estaduais e municipais, ou seja, a portaria passa a valer em 22 de maio. Em entrevista coletiva, o ministro e secretários da pasta afirmaram que essa mudança não comprometerá as diversas ações e o aporte de recursos para a vigilância em saúde.

Powered by WPeMatico

Prefeito realiza visita técnica à obra do complexo da Redinha

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Prefeito Álvaro Dias realizou nesta sexta-feira (22) uma visita técnica à obra do Complexo da Redinha, zona Norte de Natal. A nova etapa da obra deu início com a demolição do mercado público para construção de um mercado totalmente repaginado. Ao todo, estão sendo investidos recursos na ordem de R$ 25 milhões no complexo. O mercado contará com dois andares com 29 boxes, seis restaurantes, praça de alimentação, mirante, píer e deck para embarcações e varanda panorâmica. 

O prefeito conversou com tradicionais comerciantes do local e destacou a importância da obra para toda a comunidade. “É uma obra importante e acredito que estamos avançando. Vamos mudar a realidade da Redinha com a execução do Complexo Turístico, uma obra fundamental para o desenvolvimento da zona norte”, afirmou o chefe do executivo municipal.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Ministério da Saúde declara fim da Emergência em Saúde Pública pela Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, assinou, nesta sexta-feira (22), portaria que declara o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), causada pela pandemia da Covid-19 no Brasil. As decisões oficializadas no documento começam a valer 30 dias após a publicação no Diário Oficial da União.

Segundo o ministro Marcelo Queiroga, o SUS se fortaleceu ainda mais durante a pandemia. “O SUS, desde o período de 2020, se fortaleceu muito. Hoje, nós temos uma maior condição de monitoramento da saúde pública, no que tange a vigilância e saúde sanitária. Isso é algo sem precedentes”.

Para determinar o fim da ESPIN, o Ministério da Saúde considerou a capacidade de resposta do Sistema Único de Saúde (SUS), a melhora no cenário epidemiológico no país e o avanço da campanha de vacinação. O Brasil registra queda de mais de 80% na média móvel de casos e óbitos pela Covid-19, em comparação com o pico de casos originados pela variante Ômicron, no começo deste ano. Os critérios epidemiológicos, com parecer das áreas técnicas da Pasta, indicam que o país não está mais em situação de emergência de saúde pública nacional.

A alta cobertura vacinal dos brasileiros é um dos principais motivos para a queda na transmissão da Covid-19 e prioridade no combate à pandemia. Com 487 milhões de doses distribuídas pelo Governo Federal, cerca de 81% da população brasileira já tomaram a primeira dose e 74% estão com o esquema vacinal primário completo. Mais de 74 milhões de pessoas tomaram a dose de reforço. No entanto, o Ministério da Saúde alerta para a importância da campanha de vacinação, mesmo após o fim da ESPIN.

banner-CDS-1

Pré-cancidato ao senado Carlos Eduardo recebe título de cidadão caicoense

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

img_4493-1024x646

Pré-candidato ao Senado, o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), cumpriu agenda nesta sexta-feira (22), em Caicó. Recebeu o título de cidadão caicoense por proposição da vereadora Maria Cleide.

“Quando Secretário de Interior, Trabalho, Justiça e Cidadania, tive a oportunidade de trazer a Central do Cidadão de Caicó, que desde então contribui para a vida dos munícipes”, disse nas redes sociais.

Também participaram do encontro os vereadores Thales Rangel, Diogo Silva, Andinho Duarte, Dedé Boneleiro e Professor Veranilson.

Fiocruz: casos de síndrome respiratória aguda em crianças têm queda

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os dados do Boletim InfoGripe, divulgado ontem (21) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), confirmam a tendência de queda nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças em todo o país.

Foram registrados 3,7 mil casos de SRAG na Semana Epidemiológica 15, que corresponde aos dias 10 a 16 de abril de 2022. Entre eles, cerca de 1,8 mil foram em crianças de 0 a 4 anos. De acordo com a Fiocruz, a incidência em crianças cresceu muito desde fevereiro, apresentando a formação de um platô e agora inicia um declínio.

Por outro lado, a análise alerta que continua aumentando o percentual de casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que atingiu 41,5% do total de casos de SRAG registrados nas últimas quatro semanas, mesmo a doença sendo observada fundamentalmente em crianças.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Bolsonaro anuncia perdão da pena a Daniel Silveira, condenado a 8 anos e 9 meses de prisão pelo STF

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na tarde desta quinta-feira (21), em transmissão ao vivo por uma rede social, perdão da pena ao deputado aliado Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado na véspera a oito anos e nove meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal.

O perdão da pena pode ser concedido pelo presidente da República por meio de decreto. Bolsonaro afirmou que o ato seria publicado no “Diário Oficial da União”, o que se efetivou logo após o anúncio, em edição extra da publicação.

Além dos oito anos e nove meses de prisão em regime fechado por estímulo a atos antidemocráticos e ataques a ministros do Supremo Tribunal Federal e a instituições, os ministros do STF também determinaram a perda do mandato e dos direitos políticos do deputado bolsonarista e multa de cerca de R$ 200 mil.

Powered by WPeMatico

África tem 16,3% da população-alvo totalmente imunizada contra covid

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O diretor do Centro Africano de Prevenção e Controle de Doenças (África CDC) disse hoje (21) que Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe estão entre os dez países africanos com maiores taxas de vacinação da população.

“Dez países vacinaram mais de 35% da população: Seicheles, com 81%, Ruanda, com 64%, Ilhas Maurícias (76%), Cabo Verde (55%) Botsuana (54%), Tunísia (53%), Moçambique (43%), São Tomé e Príncipe (40%) e Lesoto (36%)”, apontou John Nkengasong, durante a conferência de imprensa semanal para apresentação da evolução da pandemia de covid-19 na África, na qual disse que há 16,3% de africanos totalmente imunizados.

Na apresentação dos dados, o responsável disse que a taxa de contágios está diminuindo, mas defendeu que os governos continuem a investir na testagem da população para conter a propagação da doença.

Powered by WPeMatico