Projeto Trapiá Semente inicia estreia de espetáculo no Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20221017-WA0070

Parelhas é a primeira cidade a estrear espetáculo fruto do Projeto Trapiá Semente, que forma grupos de teatro pelo Seridó. Com grupo de 09 adolescentes, e coordenação do arte educador Syllas Tavares, Parelhas estreia dia 22, ” Semeando o Amor na Aridez do Sertão”.

No próximo sábado, às 18h, o Grupo Girassol apresenta a peça com roteiro, montagem, figurino, e cenário, criado pelos adolescentes do projeto. O espetáculo será aberto ao público, no pátio da Escola Vereador Inácio Miranda dos Santos, em Parelhas.

Esta é a etapa “Florescer” do projeto, que é uma sequência das etapas “Semear” com apresentação do projeto e “Regar”, com realização de oficinas. Na etapa Florescer, chegou a hora de mostrar o bom resultado do Trapiá Semente.

“Vamos falar de um girassol que nasce na terra seca do sertão, comparando com sentimentos bons que podem nascer nos corações duros. Traz também um pouco da nossa identidade, já que Parelhas é conhecida como cidade sorriso do Seridó” explica o arte educador Syllas Tavares.

Trapiá Semente é uma realização da Trapiá Companhia Teatral, de Caicó, e Produção da Mapa Realizações Culturais, através da Lei Câmara Cascudo, com patrocínio da Neoenergia Cosern. Conta também com apoio das Prefeituras Municipais e dos Conselhos Municipais da Criança e do Adolescente.

IMG-20221017-WA0071

Cientistas acreditam que vacina contra o câncer pode estar disponível até o final da década

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Cientistas por trás de uma das vacinas contra Covid acreditam que uma vacina contra câncer estará disponível antes do fim da década. De acordo com Uğur Şahin e Özlem Türeci, casal de cofundadores da BioNTech, empresa alemã que fez parceria com a Pfizer na fabricação de uma das mais eficientes vacinas contra Covid,  alguns avanços na pesquisa os fazem acreditar que uma vacina contra o câncer estará disponível nos próximos anos.

À rede de notícias BBC, o professor Türeci descreveu como a tecnologia RNA mensageiro (nMRA), utilizada na vacina de Covid, poderia ser reaproveitada para preparar o sistema imunológico para atacar células cancerígenas. Enquanto as vacinas convencionais são produzidas usando formas enfraquecidas de um vírus, os RNAs usam apenas seu código genético.

Uma vacina de RNA, quando injetada no corpo, entra nas células e as instrui a criar antígenos que são então reconhecidos pelo sistema imunológico que fica preparado para combater a doença. “Aprendemos a fabricar vacinas de forma melhor e mais rápida. Entendemos como o sistema imunológico reage ao RNA e isso definitivamente acelerará também nossa vacina contra o câncer”.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Bolsonaro recebe apoio de ex-senadores e cantores sertanejos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, recebeu hoje (17) o apoio de dois ex-senadores à sua reeleição. Ele se reuniu, no Palácio da Alvorada, com Arthur Virgílio Neto (PSDB) e José Agripino Maia (União Brasil).

“Vim com tranquilidade, com espírito muito livre, dizer que meu voto é Bolsonaro. E voto com muita tranquilidade, sabendo que ele tem, no campo econômico, muito mais semelhanças comigo do que o Lula tem”, disse Arthur Virgilio, defendendo uma política de privatizações de empresas e concessões à iniciativa privada.

“Não defendo privatizar o que é de estratégia militar. O resto, o papel do estado é conseguir dinheiro, inclusive com medidas como privatização e concessões onerosas, para se dedicar efetivamente a revolucionar a educação do país. Este é um país que precisa melhorar profundamente seus sistemas de educação e de saúde”, completou.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Pesquisa mostra queda em tratamento e diagnóstico de câncer de mama

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Panorama da Atenção ao Câncer de Mama no Sistema Único de Saúde (SUS), que avaliou procedimentos de detecção e tratamento da doença de 2015 a 2021 no Brasil, revelou dados que, segundo especialistas, são preocupantes.

Com apenas 17% de alcance, o país registrou, no ano passado, a menor taxa de cobertura mamográfica para mulheres entre 50 e 69 anos. Em 2019, quando também não tinha sido representativo, o percentual ficou em 23%. A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que 70% da população feminina faça o exame anualmente a partir dos 40 anos.

Segundo relatório do Panorama, o estudo informa sobre pacientes diagnosticadas com câncer de mama, com base no código C50 da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID-10), atendidas no SUS de 2015 a 2021. “Para os dados do RHC [Registros Hospitalares de Câncer],  foi analisado o período entre 2015 e 2020.”

Powered by WPeMatico

MPT investiga assédio em empresa que exibia vídeos com ataques a Lula no Ceará

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A empresa DelRio, localizada em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza, é investigada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) por suposto assédio eleitoral. Segundo a denúncia, a empresa exibiu aos funcionários vídeos com ataques ao candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva e ao Partido dos Trabalhadores (PT).

As imagens mostram quatro televisores do refeitório da empresa exibindo, simultaneamente, uma campanha a favor de Bolsonaro e com ataques a Lula. São exibidas nas TVs chamadas como “Nova propaganda de Bolsonaro escancara o ‘sistema petista’”. No vídeo, funcionários ainda mostram um quadro em que a empresa sinaliza ao que é favorável e ao que é contra, citando ideologia de gênero, aborto e corrupção.

A veiculação de material de propaganda eleitoral nas empresas é proibida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme a Resolução 23.610/19. O Ministério Público do Trabalho afirmou que apura cinco denúncias de assédio eleitoral, mas não pode comentar sobre o caso até que a investigação seja concluída.

Powered by WPeMatico

Polícia diz que tiroteio em Paraisópolis deixou um morto; agenda de Tarcísio era próxima, mas em outro local

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem foi morto durante o tiroteio que ocorreu em Paraisópolis, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta segunda-feira (17). Segundo a polícia, a vítima tinha duas passagens por roubo. O tiroteio ocorreu no horário em que Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato ao governo de São Paulo, visitava o Polo Universitário de Paraisópolis.

Ainda de acordo com a polícia, o homem foi baleado na mesma rua do Polo Universitário, mas em outro local, distante da sede. Felipe Silva de Lima, 27 anos, chegou a ser levado para o Hospital Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Mais tarde, em coletiva, a polícia disse “não considerar” que tenha sido um atentado.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Polícia Civil apreende cerca de 500 mil maços de cigarros contrabandeados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma operação realizada pela Polícia Civil na tarde de sábado (15) apreendeu cerca de 500 mil maços de cigarros contrabandeados em Bom Jesus, na região metropolitana de Natal. Segundo a corporação essa é a maior carga do tipo apreendida no estado desde o início do ano.

A segunda fase da Operação Câncer Maligno foi deflagrada pela Delegacia de Macaíba. Segundo a polícia, a mercadoria foi localizada em uma fazenda na zona rural de Bom Jesus. No imóvel, também foram apreendidos sete veículos que estavam carregados com o material ilícito.

Os suspeitos conseguiram fugir ao perceberam a chegada dos policiais civis e policiais militares que prestavam apoio à ação. Não houve prisões. Segundo a polícia, as investigações que resultaram na operação começaram em junho de 2021, quando foi deflagrada a primeira fase da Operação “Câncer Maligno”.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Governo do RN nomeia 360 novos policiais civis aprovados em concurso

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governo do Rio Grande do Norte nomeou 360 novos policiais civis aprovados no último concurso da corporação em uma edição extra do Diário Oficial do Estado, publicada na noite de sábado (16). Foram nomeados 276 agentes, 45 delegados e 39 escrivães de Polícia Civil aprovados no curso de formação que começou no mês de maio. Eles terminaram a formação no início de setembro.

A publicação da nomeação cumpre um calendário divulgado ainda em setembro pelo governo, que previa a nomeação dos candidatos no dia 15 de outubro e a posse nos cargos no dia 15 de novembro. A nomeação dos candidatos no segundo semestre de 2022, durante o período eleitoral, só foi possível por causa de um Termo de Acordo assinado pelos órgãos estaduais e pelo Ministério Público do RN e homologado judicialmente. 

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Motorista alcoolizado tenta fugir de blitz, dirige pela contramão e é preso pela polícia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um motorista alcoolizado atravessou o canteiro central de uma avenida, dirigiu pela contramão e ainda tentou subornar policiais militares com R$ 300 para tentar fugir da fiscalização da blitz da Lei Seca, em Natal.

O homem acabou preso. O caso aconteceu na madrugada deste domingo (16), segundo o Comando de Policiamento Rodoviário Estadual. Ao todo, a fiscalização flagrou 26 condutores dirigindo sob efeito de álcool.

Ao todo, sete condutores foram presos por embriaguez ao volante, quando os testes de alcoolemia apontam valores superiores a 0.33mg/l – foram quatro homens e três mulheres. Duas barreiras foram montadas na madrugada. Um bloqueio ocorreu na avenida Roberto Freire, na Zona Sul de Natal, e outro na avenida Hermes da Fonseca, na Zona Leste da capital.

Powered by WPeMatico

Senador pede ao STF investigação de Bolsonaro após fala sobre meninas venezuelanas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O senador Randolfe Rodrigues (Rede -AP) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para que o presidente Jair Bolsonaro (PL) seja investigado após ele ter relatado, em uma entrevista a um podcast, um encontro com meninas venezuelanas em uma comunidade do Distrito Federal.

A entrevista foi dada nesta sexta-feira (14) a influenciadores de torcidas de futebol. No momento da declaração, o presidente falava sobre a vinda de venezuelanos ao Brasil e disse que ‘pintou um clima’ em visita a meninas venezuelanas. A fala gerou repercussão nas redes sociais e Bolsonaro chegou a abrir uma live sobre o tema na madrugada deste domingo (16) (veja mais abaixo).

“Eu estava em Brasília, na comunidade de São Sebastião, se eu não me engano, em um sábado de moto […] parei a moto em uma esquina, tirei o capacete, e olhei umas menininhas… Três, quatro, bonitas, de 14, 15 anos, arrumadinhas, num sábado, em uma comunidade, e vi que eram meio parecidas. Pintou um clima, voltei. ‘Posso entrar na sua casa?’ Entrei. Tinha umas 15, 20 meninas, sábado de manhã, se arrumando, todas venezuelanas. E eu pergunto: meninas bonitinhas de 14, 15 anos, se arrumando no sábado para quê? Ganhar a vida”, afirmou durante a entrevista desta sexta-feira (14).

Powered by WPeMatico

Moraes manda excluir e proíbe PT de usar vídeo de Bolsonaro com fala sobre meninas venezuelanas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, aceitou um pedido da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) e determinou que plataformas de conteúdo, redes sociais e a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) removam imediatamente o vídeo em que Bolsonaro diz que “pintou um clima” ao descrever um encontro com meninas venezuelanas ocorrido no Distrito Federal em 2021.

“As plataformas digitais TikTok, Instagram, LinkedIn, YouTube, Facebook, Telegram e Kway, bem como os representados, removam imediatamente o conteúdo objeto desta ação, sob pena de multa diária de R$ 100.000,00 (cem mil reais)”, diz o ministro na decisão.

Moraes também proíbe a campanha do PT de usar o conteúdo ou se referir a ele em redes sociais e nas propagandas de rádio e TV, sob pena de multa. No pedido enviado ao TSE, a campanha de Bolsonaro afirma que a campanha de Lula e a deputada federal Gleisi Hoffman, presidente do PT, divulgaram e compartilharam conteúdos em que a fala de Bolsonaro sobre as meninas venezuelanas foi gravemente tirada de contexto com o objetivo de associá-lo à pedofilia.

Powered by WPeMatico

Caicó tem abastecimento reduzido e normalização deve acontecer amanhã

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A zona oeste do município de Caicó está com o abastecimento de água reduzido neste sábado (15) por conta de uma falha que foi identificada em uma das bombas da Estação Elevatória de Água Bruta da Adutora Manoel Torres. Os bairros afetados são: Paulo VI, João XXIII, Barra Nova, Walfredo Gurgel e João Paulo II.

A Caern irá realizar uma manutenção corretiva na bomba e a previsão é que o equipamento entre em operação novamente até às 12h desta terça-feira (18). O prazo de normalização do abastecimento para todas as áreas afetadas é de até 24 horas após a conclusão do serviço.

Powered by WPeMatico

Debate entre Lula e Bolsonaro tem troca de acusações sobre corrupção e fake news

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) participaram neste domingo (16) do primeiro debate do segundo turno das Eleições 2022. O encontro foi organizado por TV Bandeirantes, TV Cultura, UOL e Folha de S. Paulo. O debate foi dividido em três blocos.

Os candidatos tiveram momentos de confronto direto, em que precisaram administrar “bancos de tempo” com 15 minutos cada, e também responderam a perguntas formuladas por jornalistas. No primeiro bloco, os dois candidatos responderam a uma mesma pergunta sobre orçamento. Depois, debateram em confronto direto sobre temas como a gestão federal na pandemia de Covid, o pagamento de auxílios como Bolsa Família e Auxílio Brasil e as obras realizadas em governos anteriores.

Ao longo de quase duas horas, Lula e Bolsonaro trataram de temas como:

o enfrentamento do país à pandemia de Covid;

o déficit educacional no país, agravado também pela pandemia;

as acusações de corrupção nos governos anteriores dos candidatos;

Auxílio Brasil e Bolsa Família;

as propostas no Congresso que tentam alterar a estrutura do Supremo Tribunal Federal;

e o combate às fake news.

Powered by WPeMatico

Audiência pública do STF vai discutir abertura de cursos de medicina

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Será realizada nesta segunda-feira (17), com transmissão pela TV Justiça e pela Rádio Justiça, uma audiência pública para discutir a exigência de chamamento público antes da autorização para funcionamento de novos cursos de Medicina. O tema é objeto da Ação Declaratória de Constitucionalidade (ADC) 81 e da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7187, ambas relatadas pelo ministro Gilmar Mendes.

A programação da audiência pública terá exposição de 47 entidades da sociedade civil nas áreas de educação e saúde, universidades, autoridades do Poder Executivo, parlamentares, ex-ministros, secretarias de Saúde, municípios e estudantes de Medicina. Cada exposição terá 10 minutos. A audiência ocorrerá das 9h30 às 12h30 e das 14 h às 20 h, na Sala de Sessões da Primeira Turma do STF.

De acordo com o ministro Gilmar Mendes, a escolha dos participantes se baseou em critérios de representatividade, especialização técnica, diversidade de gênero, expertise e garantia de pluralidade de opiniões, com paridade dos pontos de vista a serem defendidos. No total houve mais de 80 inscritos para participar da audiência pública.

Powered by WPeMatico

Justiça Eleitoral envia novas urnas para votação no exterior

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Justiça Eleitoral iniciou o envio de 220 novas urnas eletrônicas que serão utilizadas pelos eleitores brasileiros que estão no exterior durante o segundo turno, que será realizado em 30 de outubro.  A tarefa é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Distrito Federal, órgão responsável pelas zonas eleitorais fora do país. 

Os equipamentos vão substituir 95 urnas que apresentaram defeito no primeiro turno. Também serão distribuídas para as seções localizadas fora do Brasil mais 125 urnas de contingência. As máquinas ficarão reservadas para substituição no caso de problemas de funcionamento. A medida evitará o uso de cédulas de papel, medida que poderia atrasar a apuração dos resultados.

As urnas começaram a ser distribuídas na quinta-feira (13) e serão entregues pela empresa de logística DHL em seções eleitorais localizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, no Canadá, na Espanha, nos Estados Unidos, no Japão, em Portugal, na Inglaterra, em Moçambique, na Nova Zelândia e Suíça.

Powered by WPeMatico