
Considerada a sétima arte, o cinema é responsável por reunir diversas pessoas para prestigiar obras audiovisuais e instigar, no público, o pensamento crítico acerca de determinado assunto. É nesse sentido que nasce o projeto de extensão CineSeridó: exibição de filmes educativos no Seridó Potiguar, da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (Felcs/UFRN). Trata-se de um cineclube que realiza, até o mês de novembro, exposições fílmicas, além de buscar envolver os participantes em atividades complementares, como oficinas e mesas-redondas.
Um cineclube é um espaço democrático, educativo, político e sem fins lucrativos que contribui, também, para a formação do público, por promoverem rodas de discussões. As obras exibidas colocam o espectador em contato com diferentes cinematografias, narrativas e culturas. Entre os principais objetivos de um cineclube, estão: refletir sobre a linguagem e o cinema, possibilitar a experiência fílmica como ferramenta de educação e estimular o desenvolvimento do pensamento reflexivo.
Coordenado pela Niedja Martins, o CineSeridó é fundamentado numa perspectiva histórico-cultural. Segundo a docente, a ação pretende fortalecer o gosto pelas narrativas audiovisuais, que, por sua vez, visam ao desenvolvimento da sensibilidade estética, do pensamento crítico e da autonomia criativa nos diferentes campos do conhecimento, além de buscar fortalecer os processos de ensino-aprendizagem e a integração entre a universidade e a rede básica de ensino do Seridó.
The post Projeto atua com a exposição de obras audiovisuais na região do Seridó first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
