Edição 2025 do Caicó em Movimento é confirmada para 16 de dezembro com novidades

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O evento esportivo que encerra o calendário de corridas de rua do Seridó já tem data marcada: o Caicó em Movimento 2025 será realizado no dia 16 de dezembro, trazendo novidades para os participantes. Este ano, os atletas poderão escolher entre dois percursos — 2,5 km, voltado para iniciantes, e 5 km, destinado a corredores mais experientes — além da estreia da corrida infantil. O trajeto será realizado pelas principais ruas do centro da cidade.

Os detalhes da organização foram definidos em reunião que contou com representantes das instituições que realizam o evento, como o Sistema Rural de Comunicação, Polícia Rodoviária Federal, OAB Subsecção Caicó, Município de Caicó e da MC Crono, empresa responsável pela cronometragem da prova. Na próxima segunda-feira (15), novas reuniões com parceiros devem alinhar outros pontos, e o lançamento oficial do evento ocorrerá nos próximos dias, quando será aberto o primeiro lote de inscrições, ao valor de R$ 50,00.

banner_seridopneus-770

Nelter Queiroz destaca preservação de açude em Cerro Corá e cobra agilidade em projetos da educação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Durante a sessão plenária desta quinta-feira (11), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN), o deputado Nelter Queiroz (PSDB) destacou a mobilização em defesa da preservação do Açude Pinga, localizado no município de Cerro Corá. Segundo o parlamentar, após seu alerta sobre a captação indevida de água do reservatório por parte da empresa responsável pelas obras de acesso da RN-203, o Governo do Estado determinou a suspensão da prática, exigindo que a construtora utilize outra fonte hídrica.

“Fico satisfeito com a sensibilidade demonstrada. A prioridade deve ser sempre a população de Cerro Corá. Essa luta teve início em nosso mandato e ganhou força com o apoio do prefeito e da comunidade local”, afirmou Nelter.

Na mesma ocasião, o deputado cobrou mais agilidade na tramitação de projetos voltados aos profissionais da educação. Entre eles, destacou o Projeto de Lei que altera a Lei Complementar Estadual nº 504/2025, que trata do reajuste das gratificações de diretores e vice-diretores das escolas da rede estadual.

“Esse projeto garante mais dignidade aos gestores escolares e não pode permanecer parado nas comissões. Quando se trata de matérias de interesse de outros poderes, elas chegam ao plenário em menos de 48 horas. Faço um apelo para que essa proposta seja pautada com urgência”, reforçou.

Nelter também defendeu a votação imediata do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação, recentemente aprovado pela Comissão de Justiça da ALRN. “Os trabalhadores da educação aguardam uma resposta concreta desta Casa. É fundamental que esse anúncio seja feito para que possamos votar a matéria já na próxima terça-feira”, concluiu.

Caern trabalha na recuperação de tubulação que abastece cidades da Serra de Santana e adjacências

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Caern deve concluir o conserto de tubulação ligada à estação elevatória de água tratada, situada na Serra de Santana, até a noite de amanhã, sexta-feira (12). A unidade é integrante do sistema de produção integrada existente naquela localidade da Região do Seridó. O reparo na adutora começou na manhã desta quinta-feira (11).

Enquanto durar o serviço, têm o abastecimento de água interrompido as cidades de Florânia, Bodó, Lagoa Nova, São Vicente, Tenente Laurentino Cruz, e as comunidades de Conisa, o distrito de Laginhas e as zonas rurais de Jucurutu, São Rafael e Santana de Matos.

Como a área afetada possui serras, a normalização completa no fornecimento de água das partes mais baixas para as de maior altitude deve levar até 96h, após a realização do conserto. A Companhia recomenda o uso racional da água durante esse período.

banner_seridopneus-770

Assembleia do RN e Fecomércio firmam parceria para capacitar mulheres vítimas de violência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do RN (Fecomércio RN) assinaram nesta quarta-feira (10) termo de cooperação para a execução do projeto Mulheres que Constroem. Desenvolvida pela Procuradoria da Mulher da Casa, a iniciativa busca oferecer oportunidades de capacitação e inserção no mercado de trabalho para mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente vítimas de violência doméstica.

O projeto piloto será iniciado em outubro, no bairro de Felipe Camarão, em Natal, contemplando 80 participantes. As atividades terão como foco a qualificação profissional, o fortalecimento da autoestima e o apoio psicossocial, além de encaminhamentos para oportunidades de emprego e empreendedorismo.

O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), ressaltou que a iniciativa é uma resposta concreta aos casos de violência contra a mulher que ainda marcam a realidade potiguar. Ele citou o caso de Juliana, que teve repercussão nacional, como exemplo da urgência de ações permanentes. “A Assembleia Legislativa sempre vai apoiar projetos que ofereçam dignidade e autonomia para as mulheres, rompendo ciclos de violência por meio da independência financeira”, disse.

A deputada Cristiane Dantas (SDD), procuradora especial da Mulher, destacou que a parceria amplia o trabalho já desenvolvido pelo órgão. “Além do atendimento psicológico e jurídico, vamos garantir a capacitação e o encaminhamento dessas mulheres para o mercado de trabalho. É um passo importante para transformar vidas”, afirmou.

O presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, enfatizou que a instituição dará suporte com cursos, oficinas e certificação. “Queremos proporcionar condições reais de qualificação, autonomia e empreendedorismo para que essas mulheres conquistem uma nova trajetória”, declarou.

A coordenadora-geral da ProMulher, Samya Bastos, explicou que a escolha de Felipe Camarão se deu pelo número expressivo de atendimentos realizados com mulheres que residem na comunidade. Segundo ela, o piloto terá dez encontros, realizados semanalmente, e contará também com atividades para crianças, garantindo às mães condições de participação integral.

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais em todo o mundo, aponta OMS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais de acordo com os relatórios World Mental Health Today e Mental Health Atlas 2024, divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na última semana. A entidade alerta que a situação traz sérios impactos humanos e econômicos e defende a expansão, em nível global, de serviços voltados à proteção e à promoção da saúde mental.

Segundo os levantamentos, as mulheres são desproporcionalmente mais afetadas, e condições como ansiedade e depressão, que são os transtornos mais comuns, são prevalentes em todos os países e comunidades. Elas afetam pessoas de todas as idades e níveis de renda e representam a segunda maior causa de incapacidade no longo prazo. Elas também aumentam os custos de saúde e causam perdas econômicas substanciais em escala global. “Transformar os serviços de saúde mental é um dos maiores desafios da saúde pública”, destaca Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em comunicado à imprensa.

“Investir em saúde mental significa investir em pessoas, comunidades e economias, um investimento que nenhum País pode se dar ao luxo de negligenciar. Cada governo e cada líder têm a responsabilidade de agir com urgência e garantir que o cuidado em saúde mental seja tratado não como privilégio, mas como um direito básico de todos”, adiciona.

The post Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais em todo o mundo, aponta OMS first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

INSS orienta segurados a cadastrar a biometria para acessar benefícios

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com mudanças anunciadas pelo Governo Federal em julho deste ano, o Instituto Nacional da Seguridade Social no Rio Grande do Norte (INSS-RN) alerta beneficiários no Estado para cadastrar as biometrias junto ao órgão para que os usuários não corram o risco de não terem benefícios previdenciários suspensos. O alerta é do gerente-executivo do INSS em Natal, André Paulino Santos de Azevedo, que aponta que as atualizações de biometria precisam ser feitas até o dia 20 de novembro. Atualmente, o Estado possui pelo menos 660 mil beneficiários.

“O decreto é muito claro sobre a obrigatoriedade do uso da biometria para concessão, manutenção e renovação dos benefícios. O decreto deu um prazo de 120 dias, estamos nesse prazo. Passados esses dias, todo e qualquer benefício só poderá ser concedido, mantido ou requerido com a biometria. Lembrar que já temos isso no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Há mais de anos é exigido esse cadastro biométrico para sua concessão. Não se fala em avaliação social ou perícia médica se não tivermos cadastro biométrico do BPC”, explica o gerente do INSS em Natal.

Ainda segundo André Paulino, para casos de pessoas que não consigam de nenhuma forma colher a biometria, o Governo Federal vai disciplinar de que forma esses usuários serão contemplados. “O alerta que o INSS faz é que os usuários procurem fazer o cadastro da biometria, seja a partir da carteira de identidade nacional, seja a partir da CNH ou da biometria colhida pelo TRE. É providenciar o quanto antes para não extrapolar o prazo para correr o risco de ter seu benefício suspenso por conta disso”, lembra.

The post INSS orienta segurados a cadastrar a biometria para acessar benefícios first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Uso restrito de transporte escolar é orientado em recomendação do MPRN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Município de Ouro Branco que adote providências para evitar o uso de veículos do transporte escolar para fins outros que não o trânsito dos alunos aos respectivos estabelecimentos de ensino. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (10), busca preservar a segurança para os alunos da rede pública de ensino.

A Promotoria da cidade recebeu informações sobre o uso dos veículos para outros fins. Por isso, foi emitida a recomendação para que o transporte escolar não seja utilizado para finalidades diversas do deslocamento dos estudantes. Os condutores devem ser formalmente comunicados sobre a proibição de oferecer caronas.

O transporte escolar é ofertado através de programas do Ministério da Educação que regulamenta o seu uso. O Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE) e o Programa Caminho da Escola são exemplos. Eles atendem alunos da educação básica pública, especialmente em áreas rurais. O uso de veículos mantidos com recursos do PNATE deve ser exclusivo para transporte de alunos da educação básica pública. A regulamentação dos programas veda o transporte de qualquer pessoa que não seja aluno. Auxiliares e monitores são as exceções permitidas.

O MPRN solicitou à Prefeitura e à Secretaria Municipal de Educação de Ouro Branco informações sobre as medidas adotadas. O prazo para a resposta é de 15 dias. O não cumprimento da recomendação poderá resultar em medidas judiciais. Os contratos futuros de transporte escolar deverão incluir cláusula de proibição.

The post Uso restrito de transporte escolar é orientado em recomendação do MPRN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (10), uma parceria de transferência de tecnologia entre o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer para a produção nacional da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias graves em bebês, incluindo quadros de bronquiolite.

A previsão é que as primeiras 1,8 milhão de doses sejam entregues até o fim deste ano. Em fevereiro, a pasta já havia confirmado a incorporação do imunizante ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com o acordo, a distribuição da vacina contra o VSR na rede pública, para gestantes e bebês, deve começar na segunda quinzena de novembro.

Devem ser imunizadas, por meio de dose única, gestantes a partir da 28ª semana de gravidez. A vacinação materna, segundo o ministério, favorece a transferência de anticorpos para o bebê, contribuindo para a proteção nos primeiros meses de vida, período de maior vulnerabilidade ao VSR.

“O VSR é uma das maiores causas de hospitalizações em UTI, nos primeiros 6 meses de vida e justamente nos primeiros meses o risco é muito mais alto. Eu vejo muitas mulheres com medo, adiando as vacinas da gestação, mas elas são seguras, não geram nenhuma má formação, não trazem nenhum prejuízo para a gravidez e também não oferecem risco de aborto ou parto prematuro”, esclarece a diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações Isabela Ballalai.

The post Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Câmara aprova projeto de combate à perda e ao desperdício de alimento

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10) o Projeto de Lei (PL) 2874/19, que institui a Política Nacional de Combate à Perda e ao Desperdício de Alimentos (PNCPDA).

Entre outros pontos, o projeto prevê programas e parcerias entre a União e os demais entes federativos e instituições públicas ou privadas, organizações da sociedade civil e entidades religiosas para reduzir o desperdício e a perda de alimentos. A matéria segue para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A proposta aprovada prevê que poderão ser doados a bancos de alimentos, instituições receptoras e diretamente aos beneficiários os alimentos embalados perecíveis e não perecíveis, dentro do prazo de validade, e os alimentos in natura ou preparados, desde que mantidas as propriedades nutricionais e a segurança para consumo humano, respeitadas as normas sanitárias vigentes.

O texto estabelece a exigência de que os bancos de alimentos e instituições contem com um “profissional legalmente habilitado que ateste a qualidade nutricional e sanitária dos alimentos entregues”.

Além disso, os estados e o Distrito Federal poderão adotar medidas complementares, como redução ou isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre alimentos doados. A concessão de incentivos fiscais e creditícios também poderá ser feita a segmentos industriais que produzem máquinas e equipamentos que tenham por finalidade a redução da perda de gêneros alimentícios, a doadores, à instituições receptoras e a agricultores familiares.

The post Câmara aprova projeto de combate à perda e ao desperdício de alimento first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Dino pede à PF apuração de ameaças após voto para condenar Bolsonaro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu nesta quarta-feira (10) que a Polícia Federal (PF) investigue ameaças recebidas por ele pelas redes sociais.

Em oficio enviado ao diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, Dino disse que passou a ser alvo de “ameaças graves” contra sua vida e integridade física após proferir ontem voto pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista.

O ministro citou que uma das ameaças recebidas fez alusão ao incêndio que matou a esposa do ex-primeiro-ministro do Nepal, em meio a protestos que levaram à renúncia do primeiro-ministro K.P. Sharma Oli.

“Como sabemos, há indivíduos que são conduzidos por postagens e discursos distorcidos sobre processos judiciais, acarretando atos delituosos – a exemplo de ataques ao edifício-sede do STF, inclusive com uso de bombas”, disse Dino.

Em outro caso ocorrido recentemente, a PF indiciou uma mulher que tentou agredir Dino durante voo entre São Luís e Brasília. A acusada, que não teve o nome divulgado oficialmente, vai responder pelos crimes de injúria e incitação do crime.

The post Dino pede à PF apuração de ameaças após voto para condenar Bolsonaro first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

PF prende homem condenado por atentado ao aeroporto de Brasília

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Federal (PF) informou ao ministro Alexandre de Morares, do Supremo Tribunal Federal (STF), ter prendido na noite desta quarta-feira (9) George Washington de Oliveira Souza, um dos condenados por um atentado a bomba no aeroporto de Brasília ocorrido em 24 de dezembro de 2022.

Ele era considerado foragido desde junho, quando Moraes determinou a prisão do condenado. Em março de 2023, o empresário George Washington foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão por condutas relacionadas aos crimes de explosão, causar incêndio e posse arma de fogo sem autorização.

Um delegado da PF localizou George Washington na rua, no Guará, região administrativa do Distrito Federal (DF), e o conduziu até a 1ª Delegacia da Polícia Civil da capital federal, na Asa Sul, por volta das 20h30, diz a comunicação enviada ao Supremo.

Assim como outros dois condenados pelo atentado, ele já cumpria pena em regime semiaberto. Neste ano, contudo, Moraes entendeu que a tentativa de explosão tem ligação com os atos golpistas de 8 de janeiro.

Além de terem sido condenados pela Justiça do Distrito Federal, os acusados foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e atentado contra a segurança de transporte aéreo.

The post PF prende homem condenado por atentado ao aeroporto de Brasília first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Câmara aprova urgência para votar vale-refeição para entregadores

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (10), por 300 votos favoráveis e 99 contrários, a urgência para a apreciação do Projeto de Lei (PL) 1.579/2025, que assegura o direito à alimentação aos entregadores de aplicativos. Pela proposta, as empresas de aplicativos ficam obrigadas a conceder aos entregadores um vale-refeição de pelo menos R$ 20 a cada quatro horas ininterruptas ou seis horas intercaladas de trabalho.

Com a aprovação da urgência, a proposta pode ser votada diretamente no plenário, sem passar pelas comissões da Casa. Caso seja aprovado, o projeto será aplicado ao entregador cadastrado há, pelo menos, um mês no respectivo aplicativo.

As autoras do projeto, deputadas Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Juliana Cardos (PT-SP), argumentam que, enquanto os trabalhadores enfrentam jornadas exaustivas e restrições severas de acesso de alimentação durante o expediente, as “empresas de aplicativo de entrega acumulam lucros expressivos.”

Dados do estudo Entregas da Fome, da ONG Ação da Cidadania, de agosto de 2024, apontam que três em cada dez entregadores vivem em situação de insegurança alimentar. O levantamento revelou ainda que a maioria dos entregadores trabalha todos os dias da semana e em jornadas superiores a nove horas.

Para o relator da proposta, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), o estudo evidencia um cenário de precariedade do trabalho de entregas por aplicativos. Ainda de acordo com o relator, com o projeto, a grande maioria dos entregadores de aplicativos passaria a receber algo em torno de R$ 40 por dia de trabalho a título de vale-refeição.

The post Câmara aprova urgência para votar vale-refeição para entregadores first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Unicef: obesidade infantil supera desnutrição pela 1ª vez no mundo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma em cada cinco crianças ou adolescentes do mundo está acima do peso, o que representa cerca de 391 milhões de indivíduos. Quase metade delas – 188 milhões – apresenta obesidade. Com isso, pela primeira vez na história, o excesso de peso grave superou a desnutrição como a maior forma de ná nutrição infantil. Os dados são do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que alerta para o risco de adoecemento.

Em um relatório com dados de mais de 190 países, a organização mostra que a prevalência de desnutrição entre crianças de 5 a 19 anos caiu de quase 13% para 9,2%, entre 2000 e 2025 Enquanto isso as taxas de obesidade aumentaram de 3% para 9,4%. A obesidade só não superou a desnutrição em duas regiões do mundo: a África Subsaariana e o Sul da Ásia.

No Brasil, esse já é o panorama há algumas décadas. No ano 2000, 5% das crianças e adolescentes apresentavam obesidade, contra 4% afetados pela desnutrição. Até 2022, o índice de obesidade triplicou, chegando a 15%, enquanto a desnutrição continuou caindo para 3% dessa população. Além disso, o sobrepeso dobrou de 18% para 36%.

Segundo o relatório, as maiores taxas de obesidade entre crianças e adolescentes foram encontradas em países das Ilhas do Pacífico, passando de 30%. A principal razão, segundo o Unicef, é a substituição da alimentação tradicional por alimentos ultraprocessados, que são mais baratos.

The post Unicef: obesidade infantil supera desnutrição pela 1ª vez no mundo first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Maioria do STF condena Braga Netto por abolição do estado de Direito

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) pela condenação do general Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito. O militar é um dos réus da trama golpista para reverter o resultado das eleições de 2022. Com o entendimento de Fux, há maioria de três votos pela condenação do general. Os outros dois votos foram proferidos ontem (9) pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino.

A maioria absolveu o militar dos crimes de organização criminosa armada, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado. General da reserva e vice na chapa de Bolsonaro em 2022, o militar está preso desde dezembro do ano passado sob a acusação de obstruir a investigação sobre a tentativa de golpe para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Braga Netto foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) da suposta participação na elaboração do plano Copa 2022, operação clandestina por militares kids-pretos, com planejamento voltado ao sequestro e homicídio do ministro Alexandre de Moraes.

Em um dos depoimentos de delação premiada, o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid, réu e delator da trama golpista, disse que Braga Netto entregou a ele dinheiro dentro da sacola de vinho para o financiamento das ações do plano golpista. Defesa de Braga Netto nega.

No voto proferido durante o julgamento, que ocorre na Primeira Turma da Corte, Fux entendeu que uma reunião entre Braga Netto, Cid e militares kids-pretos confirmam que o general planejou e financiou atos para ceifar a vida do relator da ação penal, ministro Alexandre de Moraes.

The post Maioria do STF condena Braga Netto por abolição do estado de Direito first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Advogado de Bolsonaro diz que Fux acolheu tese da defesa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O advogado Celso Vilardi (foto), que integra a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro no julgamento sobre a trama golpista, avaliou nesta quarta-feira (10) que o voto do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, acolheu os argumentos da defesa.

O ministro votou pela absolvição do ex-presidente Jair Bolsonaro por todos os crimes apontados pela acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR). O órgão queria a condenação do ex-presidente pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.

Para Vilardi, o voto do ministro foi “absolutamente técnico” e abordou as provas de forma exaustiva. Ele ressaltou que “acolheu a íntegra da tese da defesa”. Fux entendeu que os atos praticados por Bolsonaro, quando ele estava na Presidência da República, não podem ser entendidos como crimes. Segundo o ministro, Bolsonaro apenas cogitou medidas e “não aconteceu nada”.

O ministro acolheu ainda a alegação de cerceamento de defesa apresentada pelos advogados dos réus da ação penal e votou pela anulação do processo. Apesar do entendimento do ministro, o placar pela condenação de Bolsonaro está 2 votos a 1. Os votos pela condenação foram proferidos ontem pelos ministros Alexandre de Moraes, relator da ação penal, e Flávio Dino.

The post Advogado de Bolsonaro diz que Fux acolheu tese da defesa first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta quarta-feira (10) para absolver o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais cinco aliados na ação penal da trama golpista.

Após cerca de 13 horas de voto, o ministro ainda votou pela condenação de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, e o general Braga Netto pelo crime de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Apesar do entendimento do ministro nas absolvições, o placar pela condenação de Bolsonaro e mais sete réus está 2 votos a 1. Os votos pela condenação foram proferidos ontem pelos ministros Alexandre de Moraes e Flávio Dino. Faltam os votos dos ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia, que serão proferidos na sessão desta quinta-feira (11), a partir das 14h.

The post Fux absolve Bolsonaro e condena Braga Netto e Cid pela trama golpista first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

“Operação Cerberus III”: Polícia Civil prende homem suspeito de integrar organização criminosa em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da 3ª Delegacia Regional (DR) de Caicó, com apoio da 46ª DP de Caicó, 47ª DP de Jardim de Piranhas, Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó e do 3° Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (10), um homem de 20 anos suspeito de integrar uma organização criminosa que atua na região do Seridó. A ação faz parte da terceira fase da Operação “Cerberus”, que tem como objetivo combater o crime organizado na cidade de Caicó.

Durante as diligências, as equipes localizaram uma residência onde estavam dois suspeitos. Um deles foi preso, e o outro conseguiu fugir após efetuar disparos contra os policiais. Apesar da resistência, não houve registro de feridos na ação.

Com o suspeito preso, foram apreendidos um revólver e uma pistola calibre 9mm. As demais armas, duas calibre 12, uma calibre 20 e uma espingarda de pressão, estavam em outros imóveis utilizados pelo grupo criminoso, juntamente com diversas munições e roupas camufladas.

O homem foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais e responderá pelos crimes de posse ilegal de arma de fogo, receptação e organização criminosa. Em seguida, ele foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da Justiça.

A Polícia Civil reforça a importância da colaboração da população no combate à criminalidade. Informações podem ser repassadas de forma anônima por meio do Disque Denúncia 181.

The post “Operação Cerberus III”: Polícia Civil prende homem suspeito de integrar organização criminosa em Caicó first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico