
Durante a oração de domingo 4, o papa Leão XIV declarou que a Venezuela deve seguir como um país independente. O pontífice, o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica, disse acompanhar com “muita preocupação” os acontecimentos após a deposição do presidente Nicolás Maduro por uma operação conduzida pelos Estados Unidos na madrugada de sábado.
Em sua fala aos fiéis reunidos na Praça de São Pedro, Leão XIV pediu respeito aos direitos humanos e ao Estado de Direito, conforme previsto na Constituição venezuelana. Segundo ele, é fundamental que a violência seja superada e que o país caminhe pelos caminhos da justiça e da paz, com garantia de sua soberania.
“O bem do amado povo venezuelano deve prevalecer sobre qualquer outra consideração”, afirmou o papa.
No sábado, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou que o país assumiria o controle da Venezuela após ordenar a operação que resultou na captura de Maduro. O ex-presidente venezuelano está detido em Nova York, aguardando julgamento por acusações de tráfico de drogas.
Em dezembro, antes da operação, Leão XIV já havia pedido que Trump não utilizasse força militar para derrubar Maduro. O pontífice também é conhecido por críticas a algumas políticas de direita adotadas pelo presidente norte-americano.
The post Em meio à crise, Papa Leão XIV defende soberania da Venezuela e cobra respeito ao Estado de Direito first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico








