Justiça Federal autoriza Caicó a receber recursos de convênio com o Ministério do Turismo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em decisão liminar, a Justiça Federal determinou que a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo não pode exigir do Município de Caicó o pagamento imediato de precatório vencido para liberar o convênio. A Prefeitura alegou que, embora tenha sido emitida nota de empenho no valor de R$ 698,5 mil, o convênio não havia sido disponibilizado para assinatura. Segundo o Executivo, os recursos serão destinados à infraestrutura do Carnaval de 2026.

A Secretaria Nacional de Turismo havia informado que não poderia celebrar o convênio por causa da existência do precatório vencido, mas o argumento foi rejeitado pelo juiz federal Caio Diniz Fonseca, da 9ª Vara da Subseção de Caicó. O magistrado destacou que não é razoável condicionar a celebração do convênio à quitação imediata do precatório, especialmente diante das mudanças recentes no sistema de pagamento, que permitem a divisão dos valores conforme a proporção da dívida. O juiz também ressaltou que o município cumpriu a obrigação constitucional ao repassar 1% da receita corrente líquida de 2024 para pagamento de precatórios em 2025, e considerou razoável flexibilizar a exigência para viabilizar o repasse federal e a realização do evento.

Orelhões devem ser retirados das ruas pelas operadoras

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Os orelhões fizeram parte do cotidiano dos brasileiros até o começo dos anos 2000

Por mais de 50 anos, as calçadas brasileiras foram ocupadas por aparelhos que permitiam à população se comunicar com qualquer um e em qualquer lugar. Criados pela arquiteta sino-brasileira Chu Ming Silveira, os telefones de uso público (TUP), ou simplesmente orelhões fizeram parte do dia a dia dos brasileiros. A partir de 2026, eles começarão a desaparecer das ruas. Com o encerramento dos contratos de concessão da telefonia fixa em dezembro de 2025, as antigas concessionárias deixam de ter obrigação ampla de manter telefones públicos nas ruas.

Um levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), de localidades potiguares vinculadas ao acesso coletivo (TUP), lista 256 registros no RN. Desses, 124 ainda aparecem com obrigação ativa, enquanto 132 já foram exonerados, pois já há uma cobertura móvel na localidade.

Após o fim das concessões do Serviço Telefônico Fixo Comutado (STFC) e a migração para o regime privado, prestadoras como Algar, Claro, Oi e Telefônica deixam de ter obrigação de manter os aparelhos onde não há exigência regulatória.

E a partir deste ano, as prestadoras podem iniciar a retirada dos orelhões não obrigatórios, a expectativa é que sejam removidas 30 mil estrturas. A Anatel frisa, porém, que não há previsão contratual impondo como isso será feito.

The post Orelhões devem ser retirados das ruas pelas operadoras first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Infantino celebra Copa do Mundo Feminina 2027 e prevê: “Vai ser o melhor Mundial da história”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Fifa anunciou neste domingo a logo oficial com eventos em Copacabana e presencial de ícones do futebol

A Copa do Mundo Feminina no Brasil está cada dia mais próxima. No lançamento da marca oficial do torneio, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, celebrou a contagem de 515 dias e comentou a expectativa para o evento, em 2027. A divulgação da logo ocorreu em neste domingo, com diferentes eventos em Copacabana.

Vai ser um Mundial espetacular porque o mundo hoje quer motivos para unir-se. E o Brasil tem essa imagem no mundo inteiro, de futebol, de festa, de celebração. O melhor Mundial da história – disse Infantino ao ge.

Além do presidente da Fifa, o evento da Copa Feminina reuniu o presidente da CBF, Samir Xaud, e estrelas do futebol mundial feminino e masculino. Entre eles, os técnicos Arthur Elias e Carlos Ancelotti, Formiga, Cristiane, Ronaldo Fenômeno e Cafu. A organização promoveu pinturas interativas nas ruas de Copacabana e também terá ativações no Fla x Flu deste domingo, no Maracanã.

A logo da Copa do Mundo traz no design a união entre as letras “W” e “M”, iniciais de “mundo” e “mulheres”’ em inglês. Juntas, elas foram um losango central, em homenagem à bandeira brasileira. A marca oficial internacional também terá o “Brasil” escrito com S.

The post Infantino celebra Copa do Mundo Feminina 2027 e prevê: “Vai ser o melhor Mundial da história” first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1