Técnico Mano Menezes aceita convite e assume seleção do Peru

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Técnico Mano Menezes aceita convite e assume seleção do Peru

O técnico Mano Menezes topou assumir o comando da seleção do Peru. O gaúcho de 63 anos, que deixou o Grêmio ao fim da temporada 2025, acertou um compromisso de quatro temporadas com a federação de futebol do país.

O intuito é construir um trabalho que leve a equipe à Copa do Mundo de 2030, que terá suas sedes divididas entre Espanha, Portugal e Marrocos. Ela ficou em 9º lugar na América do Sul nas Eliminatórias para o Mundial de 2026 e não se classificou. Mano substitui o argentino-peruano Óscar Ibáñez. Será o segundo trabalho de Menezes à frente de uma seleção nacional. Após bons resultados no Corinthians, ele foi convidado para comandar o Brasil em 2010, mas acabou demitido em 2012.

The post Técnico Mano Menezes aceita convite e assume seleção do Peru first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Regras da eleição indireta no RN só devem ser definidas após volta do recesso na AL

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Na eleição indireta, cabe à Assembleia escolher um governador e um vice-governador

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte deverá começar a definir na próxima semana, na volta do recesso parlamentar, as regras da eleição indireta para o Governo do Estado que deverá ser realizada até o mês de abril.

Um um projeto de lei deverá ser apresentado nos próximos dias pela Mesa Diretora com o detalhamento de todas as regras. Esse texto, que está em fase de elaboração na Procuradoria, precisará ser aprovado pela maioria dos deputados para começar a valer. Parlamentares poderão alterá-lo nas comissões.

De acordo com o procurador-geral da Casa, Renato Guerra, algumas normas já são previamente conhecidas, por serem determinadas pela Constituição Federal e pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Outras questões, no entanto, precisarão ser decididas pela Assembleia.

Em 2022, o Supremo Tribunal Federal (STF) fixou a tese de que os estados possuem autonomia para definirem regras específicas sobre a eleição indireta, mas não podem desviar-se dos princípios constitucionais. Há um entendimento entre os procuradores de que exigências da Constituição não podem ser ignoradas, mas que uma eleição indireta pode ter prazos mais curtos do que os de uma eleição regular.

Procurados, os deputados estaduais Francisco do PT (líder do governo na Assembleia) e Tomba Farias (líder do PL – maior partido da Casa) disseram que nenhum detalhe foi tratado sobre o assunto até agora e que vão debater o tema com o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira (PSDB).

O Rio Grande do Norte terá uma eleição indireta se forem confirmadas as renúncias da governadora Fátima Bezerra (PT) e do vice-governador Walter Alves (MDB) antes do fim do mandato. Os dois precisam deixar os respectivos cargos até 4 de abril para ficarem aptos à eleição geral de outubro. Fátima já anunciou que é pré-candidata ao Senado, enquanto Walter Alves pretende concorrer a deputado estadual.

Pela Constituição, quando a vacância dupla ocorre nos dois últimos anos de mandato, a eleição indireta precisa acontecer em até 30 dias após a saída dos titulares. Nesse intervalo, o governo fica ocupado pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALRN) ou pelo presidente do Tribunal de Justiça (TJRN).

Na eleição indireta, caberá à Assembleia Legislativa escolher um governador e um vice-governador para encerrarem o mandato da chapa Fátima/Walter até 5 de janeiro de 2027. Neste pleito, apenas os 24 deputados estaduais votam. Já a chapa eleita em outubro deste ano, na eleição regular, tomará posse em 6 de janeiro – para um mandato de quatro anos.

The post Regras da eleição indireta no RN só devem ser definidas após volta do recesso na AL first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Anatel implementa novos prefixos DDD a partir de 1º de fevereiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
A medida pode contribuir para redução do custo das chamadas

A partir de domingo, dia 1º de fevereiro, nos seguintes estados: Amazonas (AM), Amapá (AP), Maranhão (MA), Pará (PA) e Roraima (RR), as Áreas Locais do serviço de telefonia fixa  passarão a coincidir com os limites geográficos das Áreas de Numeração (códigos de área, ou códigos DDDs), conforme estabelecido pela Resolução nº 768/2024. 

As áreas locais da telefonia fixa serão ampliadas, passando a contemplar todos os municípios com o mesmo código nacional (CN), ou seja, com o mesmo código DDD. Com isso, as áreas locais da telefonia fixa serão igualadas às áreas de registro da telefonia móvel. A modernização simplificará as regras do setor, estimulará a harmonização e convergência de serviços de telecomunicações, favorecerá a competição e ampliará a transparência para o consumidor.

No país, haverá uma redução significativa do número de áreas locais da telefonia fixa – de 4.118 para 67 áreas – e os usuários farão ligações ao custo de chamada local entre municípios de um mesmo DDD. Ou seja, ligações que eram de longa distância passarão a ser locais, o que pode contribuir para a redução do custo das chamadas.

A mudança também simplificará a discagem telefônica dentro das novas áreas locais, trazendo clareza para os usuários do serviço de telefonia fixa. Para telefones fixos com o mesmo código DDD será necessário apenas ligar o número do usuário de destino, sem a necessidade de discar o código de operadora de longa distância e o DDD.

The post Anatel implementa novos prefixos DDD a partir de 1º de fevereiro first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Vereadores de Mossoró devem protocolar CEI para investigar Allyson Bezerra

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
No ano passado, o valor pago foi de R$ 6 milhões, segundo o requerimento da CEI

Vereadores de oposição em Mossoró devem protocolar entre segunda (2) e terça-feira (3) o pedido de instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar a destinação de recursos para a compra de medicamentos por parte da prefeitura entre 2022 e 2025, na gestão do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil).

Já assinaram o pedido de criação da CEI cinco vereadores – o mínimo de assinaturas exigidas é de sete – Plúvia Oliveira e Marleide Cunha (PT), Jailson Nogueira e Cabo Deyvison (MDB) e Wiginkis do Gás (União Brasil).

O vereador Cabo Deyvison, líder da Oposição na Câmara, informou que o vereador Mazinho do Gás (PL) já informou que vai assinar a petição, o que não o fez, ainda, “por questão de saúde e que ainda está se recuperando”.

Cabo Deyvison acredita na coleta da sétima assinatura, mesmo dentro dos quadros da situação na Câmara Municipal de Mossoró: “Acredito que com essa polêmica, é melhor pular do barco que está naufragando, se não quiserem desgaste politico”.

Deyvison disse não acreditar que o prefeito perca a maioria na Câmara. “Não garanto isso, mas acho que alguém vai usar a consciência e vai pular pra o lado certo”, disse.

Autora

A vereadora Plúvia Oliveira elaborou a peça inicial para abertura da CEI da Matemática de Mossoró e de coleta das assinaturas de vereadores, diante dos fatos imputados pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) no bojo da denominada “Operação Mederi”, deflagrada em 27 de janeiro de 2026, que investiga suposto esquema de desvio de recursos públicos e fraudes em procedimentos licitatórios relacionados ao fornecimento de medicamentos e insumos para a rede pública de saúde, envolvendo empresas sediadas no Rio Grande do Norte.

A oposição requer a instauração da CEI pelo prazo regimental de 90 dias (Art. 121, §3º do Regimento Interno), sugerindo-se, desde logo, que seja oficialmente denominada “CEI da Matemática de Mossoró”, o que facilitará sua identificação pública e institucional.

Segundo o documento, a investigação federal em curso aponta indícios de irregularidades em contratos públicos de fornecimento de insumos para a rede pública de saúde, com registros de falhas de execução contratual, não entrega de materiais, fornecimento inadequado e sobrepreço.

“Tais elementos, por si, impõem a atuação fiscalizatória desta Câmara Municipal, em defesa do interesse público municipal, a gravidade do caso se intensifica porque o objeto investigado envolve a rede pública de saúde, setor em que qualquer desvio, sobrepreço ou entrega irregular repercute diretamente na assistência às usuárias e aos usuários do SUS e no abastecimento de medicamentos e insumos, afetando a continuidade e a qualidade do serviço essencial”, diz Plúvia Oliveira.

The post Vereadores de Mossoró devem protocolar CEI para investigar Allyson Bezerra first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

PRF recupera três veículos e prende dois homens em menos de 6 horas no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Ocorrências foram registradas em Ceará-Mirim, Mossoró e Parnamirim

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou três veículos, dois com sinais identificadores adulterados e um com registro de roubo, durante fiscalizações nas rodovias federais nesta quarta-feira (28), em um intervalo inferior a seis horas. Além da recuperação dos veículos, dois homens foram presos.

No final da manhã, por volta das 11h, um homem de 43 anos foi preso ao conduzir um Fiat/Uno com sinais identificadores adulterados na BR-406, em Ceará-Mirim/RN. O veículo foi recolhido, e a ocorrência encaminhada à Polícia Civil local para as providências cabíveis.

Ainda nesta quarta-feira, em Mossoró/RN, no oeste potiguar, por volta das 16h, um Fiat/Siena foi encontrado abandonado no bairro 12 Anos, próximo à BR-405, após denúncia de que havia um veículo aberto no local. O carro possuía registro de furto em 20 de janeiro de 2026, na cidade de Juazeiro do Norte/CE. O veículo foi apreendido e a ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil de Mossoró.

Cerca de 30 minutos após a ocorrência anterior, uma motocicleta Honda/CG 125 com sinais de adulteração foi recuperada na BR-101, em Parnamirim/RN, após o condutor desobedecer ordem de parada e fugir em alta velocidade. O homem, de 27 anos, foi preso por dirigir sem CNH e por adulteração de sinais identificadores do veículo. A ocorrência foi encaminhada à Delegacia da Polícia Civil.

The post PRF recupera três veículos e prende dois homens em menos de 6 horas no RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

MEIs: prazo para aderir ao Simples Nacional e regularizar dívidas termina hoje

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Empreendedores têm até 30 de janeiro para pedir adesão ou reenquadramento no Simples

Os microempreendedores individuais (MEIs) que foram excluídos do Simples Nacional e pretendem retornar ao regime em 2026 devem ficar atentos aos prazos. O pedido de reenquadramento precisa ser feito até esta sexta-feira (30), último dia útil do mês.

A mesma data também marca o fim do prazo para a renegociação de débitos inscritos na Dívida Ativa da União, conforme as regras da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). Apesar de terem o mesmo prazo, o reenquadramento do MEI e a renegociação de dívidas são processos distintos, realizados em sistemas diferentes e com finalidades específicas.

Empreendedores que desejam aderir ou retornar ao Simples Nacional têm até esta sexta-feira (30) para fazer a solicitação. O prazo vale tanto para empresas que nunca optaram pelo regime quanto para aquelas que foram excluídas e querem reingressar em 2026. Podem optar pelo Simples Nacional os microempreendedores individuais (MEIs), as microempresas (ME) e as empresas de pequeno porte (EPP).

The post MEIs: prazo para aderir ao Simples Nacional e regularizar dívidas termina hoje first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Câmara ganha de montadora chinesa carros elétricos avaliados em R$ 878 mil para usar em 2026

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Câmara dos Deputados recebeu três veículos da montadora chinesa BYD para utilizar durante o ano de 2026. Os automóveis foram cedidos em regime de comodato, ou seja, sem qualquer tipo de pagamento por parte da Câmara dos Deputados.

O acordo, publicado no “Diário Oficial da União” da última quarta-feira (28), tem vigência de um ano e prevê o empréstimo dos veículos: um veículo modelo BYD TAN blindado (2024/2025), avaliado em R$ 538.800; dois veículos modelo: BYD KING GL (2025/2026), avaliados em R$ 169.990 cada.

Desde 2024, a montadora cede veículos à diversos órgãos públicos, como a Câmara, Presidência da República, Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal de Contas da União. Procurada, a Câmara não retornou sobre qual será a destinação dos veículos.

Incentivos fiscais
Desde agosto de 2025, montadoras podem importar kits de veículos elétricos e híbridos com alíquota zero, com limite de US$ 463 milhões definido para as cotas. A medida, no entanto, vale apenas até 31 de janeiro e precisaria ser renovado pelo governo para continuar valendo.

Em 2023, o Comitê Executivo de Gestão (Gecex) da Câmara de Comércio Exterior (Camex) aprovou um cronograma de aumento gradual da alíquota de impostos para veículos elétricos, híbridos e híbridos plug-in. Antes, esses veículos não pagavam a tributação.

The post Câmara ganha de montadora chinesa carros elétricos avaliados em R$ 878 mil para usar em 2026 first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Celulares de Vorcaro podem definir se caso Master fica no STF ou volta à 1ª instância

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Toffoli sinaliza possível envio à primeira instância

O fato de o ministro do STF Dias Toffoli ter dito que a investigação do Banco Master pode voltar para a primeira instância não significa, necessariamente, que isso vá acontecer. Antes de tudo, a declaração funciona como um gesto, uma resposta à pressão crescente de outros ministros incomodados com o desgaste que o caso tem provocado no Supremo.

Edson Fachin chegou a fazer uma espécie de “ronda” entre os ministros, conversando individualmente com colegas. O recado é claro: há um movimento interno para retirar do STF um processo que virou foco de críticas e tensão institucional.

O pano de fundo é conhecido. O caso começou na primeira instância, mas acabou sendo levado ao Supremo depois que a defesa apontou menções a autoridades com foro privilegiado. Parlamentares reforçaram o argumento, e Toffoli decidiu assumir o caso, decisão que se somou a outros atos dele que já vinham sendo alvo de questionamentos.

Agora, diante da pressão dos pares, Toffoli parece adotar uma saída intermediária: admite a possibilidade de devolver o caso ao primeiro grau, mas só depois de analisar o que aparece nos celulares apreendidos pela Polícia Federal.

Entre os aparelhos estão os de Daniel Vorcaro, do cunhado dele, que fez doações eleitorais, além de Augusto Lima, ligado à operação de crédito consignado que passa pela Bahia, e Nelson Tanure. O ponto central é verificar se há qualquer menção a deputados, senadores ou outras autoridades com foro privilegiado.

Se não aparecer nada, o processo pode, de fato, retornar à primeira instância. Mas, nos bastidores, a avaliação é de que isso é improvável. As ramificações de Vorcaro são amplas, atravessam o Legislativo, o Judiciário e o meio político, o que aumenta a chance de o STF manter o caso.

The post Celulares de Vorcaro podem definir se caso Master fica no STF ou volta à 1ª instância first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Mapa dos tributos no Brasil: 100 municípios concentram 77% de toda a arrecadação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Dados são do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT).

Os 100 municípios com maior arrecadação de tributos no Brasil concentram 77,6% do total recolhido no país, embora abriguem pouco mais de um terço da população brasileira (36,4%).

Os dados são de um levantamento do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), obtido em primeira mão pelo g1. O estudo utiliza informações do banco de dados da Receita Federal e contabiliza receitas administradas pelo Fisco referentes a 2024.

Segundo o documento, esses municípios arrecadaram mais de R$ 1,9 trilhão no ano. O destaque ficou com São Paulo, que recolheu sozinho R$ 581,2 bilhões — o equivalente a 23,1% de toda a arrecadação nacional.

Na sequência, aparecem Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Osasco. (veja a lista completa ao final desta reportagem)

Veja os 10 municípios que mais arrecadaram em 2024:

São Paulo (SP): R$ 581,2 bilhões
Rio de Janeiro (RJ): R$ 306,9 bilhões
Brasília (DF): R$ 180,1 bilhões
Belo Horizonte (MG): R$ 54,7 bilhões
Osasco (SP): R$ 50,2 bilhões
Curitiba (PR): R$ 44,5 bilhões
Barueri (SP): R$ 36,5 bilhões
Porto Alegre (RS): R$ 33,7 bilhões
Itajaí (SC): R$ 27,1 bilhões
Campinas (SP): R$ 26 bilhões

The post Mapa dos tributos no Brasil: 100 municípios concentram 77% de toda a arrecadação first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

PM recupera motocicleta furtada em menos de 24 horas na Zona Leste de Caicó/RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Após a recuperação, o veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil

A rápida resposta operacional do 6º Batalhão de Polícia Militar (6º BPM) garantiu um desfecho positivo para mais uma ocorrência em Caicó. Em uma ação eficiente, a equipe da Rádio Patrulha localizou e recuperou uma motocicleta Yamaha Ténéré que havia sido furtada na Zona Leste do município.

O destaque da ocorrência é o curto intervalo entre o crime e a recuperação do veículo. Em menos de 24 horas após o registro do furto, a motocicleta já se encontrava sob a custódia da Polícia Militar, resultado do patrulhamento constante e da atenção da tropa às informações obtidas logo após o delito.

Após a recuperação, o veículo foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil para a realização dos procedimentos legais cabíveis e, posteriormente, a restituição ao seu legítimo proprietário.

The post PM recupera motocicleta furtada em menos de 24 horas na Zona Leste de Caicó/RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Suspeitos são presos em operação que investiga desaparecimento de irmãs no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Celular de uma das jovens foi encontrado na residência de um dos suspeitos

Quatro pessoas foram presas nesta quinta-feira (29) em uma operação que investiga o desaparecimento de duas irmãs na cidade de Bom Jesus, na Grande Natal. Lidemila Alinny Fernandes de Souza, de 16 anos, e Ana Beatriz Fernandes de Freitas, de 19 anos, saíram de casa, sem informar o destino, no dia 30 de dezembro do ano passado e nunca mais foram vistas. Elas permaneciam sem ser encontradas até esta quinta (29), e o caso seguia em investigação.

A polícia investigava a residência de um dos suspeitos de envolvimento no crime, na cidade de Extremoz, na Grande Natal, quando encontrou um aparelho celular que pertencia a uma das jovens. Segundo a Polícia Civil, a conferência do IMEI – uma espécie de RG de cada a celular – confirmou que o aparelho pertencia a uma das vítimas.

Questionado, o suspeito afirmou possuir um telefone com características semelhantes e alegou que o comprou em uma feira livre no bairro Nova Natal, na Zona Oeste. As quatro pessoas que estavam na casa foram detidas após a polícia encontrar no local, além do celular da jovem:

um veículo Volkswagen Tera, de cor vermelha, que apresentava sinais evidentes de adulteração e possuía vínculo com outros crimes graves investigados na Zona Norte de Natal;
uma arma de fogo dentro do veículo;
uma mochila contendo mais três armas de fogo, carregadores e munições.

De acordo com a Polícia, as investigações para desvendar o desaparecimento das jovens permanece em andamento, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias do crime, identificar outros possíveis envolvidos e localizar as vítimas.

The post Suspeitos são presos em operação que investiga desaparecimento de irmãs no RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico