Inmet alerta para chuvas intensas de até 100 mm em todo o Rio Grande do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Aviso publicado nesta sexta-feira (6) tem validade até 10h de domingo (8).

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja, que prevê chuvas de até 100 milímetros por dia, para todo o Rio Grande do Norte. O aviso tem validade desta sexta-feira (6) até 10h do domingo (8). Na quarta, o órgão havia emitido um outro alerta, da cor amarela, para chuvas de até 50 milímetros no estado.

Até 12h desta sexta-feira, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) informou que em pelo menos seis cidades do estado a chuva já ultrapassava os 50 milímetros. A cidade com maior registro, segundo o órgão, era Pedro Avelino, onde choveu 122 milímetros. Monte das Gameleiras (95 mm), Coronel Ezequiel (87 mm), Cerro Corá (69 mm), Sítio Novo (62 mm) e Upanema (59 mm) fechavam a lista.

A chuva causou alagamentos em ruas, invadiu casas e comércios pelo estado, mas também trouxe esperança em algumas zonas rurais do interior.

Alerta do Inmet
O alerta laranja do Inmet representa perigo e é o segundo entre três níveis na escala de severidade do órgão. O mais leve é o amarelo, que representa perigo potencial, e o principal alerta é o vermelho, de grande perigo.

O alerta laranja prevê chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 mm por dia, além de ventos intensos, entre 60 e 100 km/h. Segundo o Inmet, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas neste tipo de alerta.

The post Inmet alerta para chuvas intensas de até 100 mm em todo o Rio Grande do Norte first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Clientes relatam falhas em aplicativos bancários e no Pix neste sábado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Reclamações atingiram pico entre 11h53 e 12h21, segundo o Downdetector

Clientes de instituições financeiras como Nubank, Itaú, Santander e Inter relataram, neste sábado 7, dificuldades para acessar aplicativos dos bancos e realizar transferências via Pix. Segundo dados do Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços on-line, houve aumento nas queixas sobre o funcionamento do Pix a partir das 11h, pelo horário de Brasília. O pico de reclamações foi registrado às 12h03, com quase 2,6 mil notificações.

Os dados também indicam instabilidade nos serviços de bancos e fintechs. No Nubank, o pico de reclamações ocorreu às 12h05, com cerca de 6,8 mil registros. No Itaú, houve 2,3 mil queixas às 12h21. No Santander, foram 2,5 mil notificações às 12h20. No Inter, foram registradas 1,3 mil reclamações às 11h53. Até o momento, não há informação oficial sobre as causas da instabilidade.

The post Clientes relatam falhas em aplicativos bancários e no Pix neste sábado first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Ministro da Saúde atribui resultado a políticas públicas

O Sistema Único de Saúde (SUS) realizou, em 2025, pelo menos 14,7 milhões de cirurgias eletivas em todo o país, maior número registrado em um ano. O resultado foi celebrado pelo governo federal nesta sexta-feira 6. SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025 – Agora RNSUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025 – Agora RN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em evento em Salvador, destacaram que o número está relacionado às políticas públicas. “Foram 14 milhões de cirurgias no ano passado porque estamos dispostos a acabar com a fila e fazer com que o povo pobre seja respeitado neste país”, afirmou o presidente.

Padilha avaliou que o resultado deve ser celebrado também em função da parceria do governo federal com os estados, municípios, hospitais filantrópicos e privados que aderiram ao programa Agora tem especialistas e atenderam pacientes do SUS. Antes, o maior número de cirurgias foi registrado em 2024, com 13,6 milhões de procedimentos.

“Acontece que, por conta da nova tabela do Agora Tem Especialistas, que paga um valor muito maior do que a antiga tabela SUS, isso estimula os estados, os municípios, os hospitais filantrópicos a realizarem os procedimentos”, afirmou o Ministério da Saúde.

The post SUS teve recorde com 14,7 milhões de cirurgias eletivas em 2025 first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Brasil registra seis mortes suspeitas por pancreatite associadas a canetas emagrecedoras, aponta Anvisa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Canetas para aplicação de insulina,exame da curva glicêmica

Seis mortes suspeitas e 225 casos suspeitos de pancreatite foram notificados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em associação ao uso de canetas emagrecedoras no Brasil desde 2018.

As informações constam no VigiMed, sistema oficial da Anvisa, e em relatos de pesquisa clínica com esses medicamentos no Brasil. As notificações de casos e mortes envolvem diferentes medicamentos agonistas do GLP-1, como semaglutida, liraglutida, lixisenatida, tirzepatida e dulaglutida.

A pancreatite associada ao uso das canetas emagrecedoras ganhou atenção internacional no início do mês, após um alerta divulgado no Reino Unido sobre caso em usuários de medicamentos da classe dos agonistas do GLP-1. No país, há 19 mortes.

The post Brasil registra seis mortes suspeitas por pancreatite associadas a canetas emagrecedoras, aponta Anvisa first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Amputação de pênis: 2,9 mil foram ‘mutilados’ pelo câncer em cinco anos no Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Considerado um tipo de tumor raro, o câncer de pênis pode ser evitado

Mais de 2,9 mil homens tiveram o pênis amputado no Brasil entre 2021 e 2025 em decorrência do câncer de pênis. No mesmo período, a doença também levou à morte mais de 2,3 mil pessoas, segundo dados do Ministério da Saúde.

Considerado um tipo de tumor raro, o câncer de pênis pode ser evitado com algumas atitudes simples: higiene adequada na região íntima, vacinação contra o HPV e cirurgia de postectomia (remoção do prepúcio).

“O câncer de pênis é um tumor totalmente evitável, muito ligado às condições de higiene. É preciso ensinar desde cedo os meninos a como lavar e seguir uma boa higiene na vida adulta”, explica o médico Ariê Carneiro, oncologista do Einstein.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) um dos principais pontos é a higiene correta. Quando o homem tem o prepúcio, isso acaba acumulando urina, que é ácida e pode causar fibrose (um acúmulo de tecido) e inflamações.

The post Amputação de pênis: 2,9 mil foram ‘mutilados’ pelo câncer em cinco anos no Brasil first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Cidade do RN cancela ‘mela-mela’ durante carnaval por causa da escassez de água

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Prefeitura de Alexandria seguiu recomendação do Ministério Público

A cidade de Alexandria, no Alto Oeste potiguar, cancelou o tradicional “mela-mela” previsto para o Carnaval de 2026. Segundo a prefeitura, a decisão foi tomada após recomendação do Ministério Público do Rio Grande do Norte e leva em conta o cenário de escassez de água na região.

Normalmente foliões se melam com produtos como farinham e água durante a festa. No entanto, o MP apontou que a cidade tem convivido com um racionamento de água severo, com fornecimento de água apenas uma vez por semana. “Nesse contexto, a prioridade absoluta deve ser o consumo humano e a dessedentação de animais”, informou o MP.

Por isso, o MP recomendou que a cidade evite atividades que envolvam o lançamento, desperdício ou uso recreativo de água potável em vias públicas, além de reforçar ações de conscientização ambiental durante o período carnavalesco. O Ministério Público alertou que o descumprimento das orientações pode resultar na adoção de medidas judiciais, incluindo o ajuizamento de Ação Civil Pública.

The post Cidade do RN cancela ‘mela-mela’ durante carnaval por causa da escassez de água first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Brasil lança no RN programa inédito da OMS para apoio a famílias de crianças com autismo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Programa desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) passou pelo primeiro treinamento

O Ministério da Saúde iniciou nesta semana a implementação de um programa para capacitar famílias e cuidadores de crianças com TEA ou deficiência no Brasil. O país é o primeiro das Américas a adotar esse treinamento como política pública de governo. O programa é internacional e desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com a Unicef, estando presente em mais de 30 países.

Segundo o Ministério da Saúde, o programa oferece estratégias para os pais no cuidado cotidiano, no desenvolvimento infantil, em como reduzir comportamentos desafiadores e visa ampliar o acesso a intervenções precoces e de qualidade — mesmo antes do diagnóstico de TEA.

O programa internacional se chama Caregiver Skills Training (CST), traduzido como treinamento de habilidades para cuidadores. O primeiro treinamento prático aconteceu nesta semana no Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Santos Dumont (ISD), em Macaíba, na Grande Natal, com três formadores internacionais da OMS.

The post Brasil lança no RN programa inédito da OMS para apoio a famílias de crianças com autismo first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Mulher e namorado são mortos a facadas no interior do RN; ex-companheiro dela é suspeito do crime

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Crime aconteceu na madrugada deste sábado (7) no município Paraná, no Alto Oeste potiguar.

Uma mulher e o namorado dela foram mortos a facadas no município Paraná, no Alto Oeste potiguar, no início da madrugada deste sábado (7). Segundo a Polícia Militar, o principal suspeito do crime é o ex-companheiro da mulher.

O caso aconteceu por volta de meia-noite no distrito Caiçara. Segundo a polícia, o autor do crime destelhou e invadiu a casa onde as vítimas estavam pelo teto. Em seguida, começou a esfaquear o casal.

As vítimas foram identificadas como: Maria Elinete Duarte, de 42 anos e José Wagner da Silva. 37 anos. Segundo a Polícia Militar, a mulher ainda conseguiu correr e pedir ajuda dos vizinhos, mas foi alcançada pelo criminoso, que desferiu novos golpes de faca. Ela chegou a ser socorrida ao hospital do município, mas não resistiu.

A corporação informou que, ao chegar ao local, a equipe encontrou um homem caído no chão, e uma mulher estava sendo socorrida por populares. As vítimas tinham sido atingidas por golpes de faca.

Testemunhas relataram à polícia que o autor seria o ex-companheiro de Maria Elinete, qye fugiu logo após o crime. Ele não foi preso até a última atualização desta reportagem. Equipes da Polícia Científica e da Polícia Civil foram acionadas para dar início à perícia e investigação do crime. O caso deverá ser investigado pela Delegacia de Luís Gomes.

The post Mulher e namorado são mortos a facadas no interior do RN; ex-companheiro dela é suspeito do crime first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

SUS inicia transição de insulina humana para a de ação prolongada

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Amapá, Paraná, Paraíba e DF serão os primeiros a usar o tratamento

O Ministério da Saúde informou ter iniciado o processo de transição do uso da insulina humana (NPH) para a insulina análoga de ação prolongada, a glargina, no Sistema Único de Saúde (SUS). O projeto-piloto será realizado, inicialmente, no Amapá, no Paraná, na Paraíba e no Distrito Federal, contemplando crianças e adolescentes de até 17 anos que vivem com diabetes tipo 1, além de idosos com 80 anos ou mais diagnosticados com diabetes tipo 1 ou 2.

A estimativa é que mais de 50 mil pessoas sejam contempladas nessa primeira fase do projeto. Em nota, a pasta classificou a iniciativa como “avanço histórico” no cuidado de pessoas que vivem com diabetes no Brasil. “É um medicamento mais moderno, de ação prolongada, que facilita a rotina dos pacientes”.

The post SUS inicia transição de insulina humana para a de ação prolongada first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Principais vítimas foram homens com mais de 65 anos

Ao menos 29 brasileiros morreram em janeiro deste ano por complicações em decorrência da Covid-19, segundo o informativo Vigilância das Síndromes Gripais. A informação coloca o SarsCov-2 como o vírus mais mortal entre os identificados para os brasileiros nesse mês. Os números podem aumentar, pois parte das investigações sobre causas de óbito ainda está em andamento ou pode não estar atualizada.

Das 163 mortes causadas por Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) nas primeiras quatro semanas deste ano, 117 não tiveram o principal vírus causador identificado. A mais letal, com 29 casos, foi a Covid-19, seguida pela Influenza A H3N2, com sete casos, pelo Rinovírus, com sete casos, e pela Influenza A não subtipada, com seis casos.

Os demais vírus – H1N1, Influenza B e VSR – somaram cinco mortes. Ao todo, 4.587 casos, incluídos os não letais, foram registrados no período, dos quais 3.373 não tiveram os vírus causadores identificados. O estado com mais mortes confirmadas foi São Paulo: 15 óbitos em 140 casos registrados.

As mortes atingiram principalmente os idosos com mais de 65 anos: 108 no total. Entre os casos com identificação de SarsCov-2, 19 tinham mais de 65 anos. Dados de vacinação indicam que a cobertura está abaixo do considerado ideal.

The post Covid-19 mata 29 pessoas em janeiro no Brasil first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Diocese de Caicó realizou neste sábado a Formação Diocesana de Multiplicadores Paroquiais do tema da Campanha da Fraternidade 2026

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com o tema Fraternidade e Moradia e o lema “Ele veio morar entre nós” a Diocese de Caicó realizou nesta manhã de sábado 07 de fevereiro no Centro Pastoral Dom Wagner em Caicó a Formação Diocesana de Multiplicadores Paroquiais. Estiveram presentes padres, diáconos, religiosas, seminaristas, leigos e leigas das 30 paroquias e 02 áreas pastorais.
Nosso bispo Dom Antônio Ranis juntamente com a comissão diocesana de grandes campanhas foram os responsáveis pelo repasse, como também o anúncio da Abertura Oficial da Campanha da Fraternidade em nível Diocesano. O evento de abertura acontecerá no dia 21 de fevereiro, 1° sábado da quaresma na Paróquia de São Francisco em Caicó. Estarão presentes na abertura Diocesana todas as foranias, paróquias, pastorais, movimentos e serviços. Será um momento missionário diocesano vivenciando o tema Fraternidade e Moradia.

Trapiá Filmes reúne história e memórias afetivas, em filme sobre Felinto Lúcio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No Seridó potiguar, onde a música floresce no chão seco da caatinga, a história do agricultor, maestro e compositor Felinto Lúcio Dantas (1898–1986) ganha as telas do cinema. Reconhecido como um dos nomes centrais da música do Rio Grande do Norte, Felinto deixou um legado de obras musicais, que atravessam gerações e continuam vivas nas filarmônicas da região.

Produzido pela Trapiá Filmes, da Associação Cultural Trapiá, de Caicó (RN), o filme A Música que Nasceu da Terra foi gravado em Acari e Carnaúba dos Dantas e estreia no dia 23 de março. A obra também acolhe memórias afetivas, como as do maestro Márcio Dantas, da Filarmônica Onze de Dezembro, que relembra os ensaios, as missas e a convivência com Felinto desde a infância.

“Como eu tocava na banda de música, podia subir para o Coro da Igreja Matriz e vê-lo regendo. Sou muito honrado em ter vivenciado momentos da vida do Mestre Felinto. Desde criança ouvia suas músicas sendo tocadas na difusora da Igreja. No ano de 1985, quando aprendi a tocar tuba, ia ensaiar na casa dele, com seus netos e outros músicos que estavam iniciando. Ele ficava ouvindo a gente tocar e por vezes, me chamava e perguntava como era aquela tuba”, relembra o maestro Márcio Dantas.

O documentário é realizado com patrocínio do Edital de Penas Pecuniárias da Comarca de Acari (RN) e se firma como um resgate sensível e necessário de um personagem fundamental para a história musical do Seridó — um homem de poucas palavras, mas de música abundante, que nasceu da terra e nela segue ecoando. “Felinto era incrível, íntegro, honesto e de poucas palavras, mas de um coração enorme”, destaca o maestro Márcio Dantas.