Exposição Artemetal: Fotocorrosão, de Santos Latonagem, homenageia personalidades de renome em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Continua em cartaz, até o dia 31 de maio, a exposição Artemetal: Fotocorrosão, de Santos Latonagem, na Casa de Cultura Popular Sobrado do Padre Pinto Guerra, em Caicó (RN).

A fotocorrosão é uma técnica de transferência por sublimação em relevos, colocando o desenho da tela para a chapa de metal, com minuciosos detalhes. “Seu” Manoelzinho, como é popularmente conhecido na cidade, desenvolveu uma “máquina corrosiva” para auxiliar no processo de formação de seus trabalhos artísticos.

Com aproximadamente 40 obras, a exposição evidencia personalidades mundiais e nacionais como Frida Kahlo, Tom Jobim, Paulo Freire, Rubem Alves, Câmara Cascudo, Auta de Souza, além de figuras históricas e pontos turísticos caicoenses, como o historiador Muirakytan Macedo, a professora Júlia Medeiros, a artesã do barro Raimunda Cícero e a padroeira da cidade, Sant’Ana.

Com 74 anos, Manoel Santos ou @santoslatonagem (nome artístico), é jucurutuense, mas cresceu em Caicó. Seu contato com os metais veio da infância, ao observar o trabalho de seu pai com instrumentos musicais. A inspiração para relevos veio dos anos 60, quando frequentava o Conservatório Pernambucano de Música e visitava as igrejas da cidade e sua arte sacra.