Veterinária alerta para aumento de casos de “tosse dos canis” em período chuvoso

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A veterinária Aninha Lima explicou os cuidados com a traqueobronquite infecciosa canina — conhecida como gripe canina ou “tosse dos canis” —, comum em períodos chuvosos e ambientes com aglomeração de animais. Ela alertou, em entrevista à rádio Mix FM, que a doença pode evoluir para pneumonia.

“Traqueobronquite é a inflamação da traqueia e dos brônquios, geralmente causada por um agente viral ou bacteriano. É uma gripe canina, conhecida como tosse dos canis. Porque é o principal sintoma clínico que ela causa é aquela tosse. É uma tosse misturada com latido, uma tosse seca”, explicou.

Além da tosse, outros sinais clínicos podem surgir. “Apatia é um deles. Além disso, o animal pode ficar expectorando. Quando um animal não sabe fazer o escarro, ele expectora de uma forma como se fosse um vômito. Uma barba gosmenta, espessa, branca”, disse.

A veterinária alertou ainda para o potencial de agravamento da doença. “Mesmo ela sendo uma doença autolimitada, causa um incômodo ao animal. Pode agravar”, afirmou. Segundo ela, a gripe pode evoluir para um quadro de pneumonia, principalmente em animais com baixa imunidade.

A traqueobronquite é uma zoonose com potencial de transmissão, embora menos comentada. A prevenção, segundo ela, passa pela vacinação. “Existe vacina para tosse dos canis. A gente tem algumas no mercado que usam gotinha”, destacou.

The post Veterinária alerta para aumento de casos de “tosse dos canis” em período chuvoso first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico