RN registra 17 feminicídios e Justiça expede mais de 7 mil medidas protetivas em 2025

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
A diarista ficou 11 dias internada no Hospital Walfredo Gurgel

O Rio Grande do Norte já registrou 17 feminicídios em 2025, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública. O número está próximo do registrado ao longo de todo o ano de 2024, quando 20 mulheres morreram por crimes relacionado ao gênero. Até este mês de novembro, a Justiça concedeu 7.336 mil medidas protetivas concedidas a mulheres vítimas de violência.

Entre as vítimas que conseguiram sobreviver à violência está Edinalva Ribeiro, de 48 anos. Em 23 de outubro de 2025, ela foi atacada com um facão pelo companheiro com quem se relacionava havia apenas seis meses.

A diarista ficou 11 dias internada no Hospital Walfredo Gurgel e segue em recuperação na casa de uma familiar. “Eu me sinto uma pessoa muito feliz por Deus ter me dado uma nova vida. Eu poderia não ter sobrevivido”, relata.

A advogada Sâmoa Martins afirma que violência contra a mulher costuma começar muito antes dos golpes físicos. Segundo ela, existem cinco tipos de agressões previstas em lei: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

The post RN registra 17 feminicídios e Justiça expede mais de 7 mil medidas protetivas em 2025 first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico