Incidentes com pipas quase dobram no RN e deixam mais de 41 mil clientes sem energia em 2025

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Enroscamentos na rede elétrica cresceram 49% no Estado, segundo a Neoenergia Cosern

Brincadeira tradicional em períodos de férias e ventos mais fortes, soltar pipas tem provocado impactos cada vez mais relevantes no sistema elétrico do Rio Grande do Norte. De janeiro a dezembro de 2025, foram registradas 88 ocorrências envolvendo pipas presas à rede de distribuição de energia, um aumento de 49% em relação ao mesmo período de 2024. Os incidentes resultaram em interrupções no fornecimento para cerca de 41,5 mil clientes em todas as regiões do Estado, número 111,5% superior ao do ano anterior.

De acordo com dados da Neoenergia Cosern, concessionária responsável pela distribuição de energia no Estado, as três maiores cidades potiguares concentram a maior parte das ocorrências e do número de consumidores afetados. Natal lidera o ranking: ao longo de 2025, a capital contabilizou 36 registros relacionados a pipas — alta de 80% em comparação com 2024 — que deixaram 17.541 clientes sem energia, crescimento de 21% na mesma base de comparação.

Para a distribuidora, o aumento dos casos acende um alerta não apenas para a continuidade do serviço, mas sobretudo para a segurança da população. “Brincar com pipas só é seguro quando estamos em ambientes abertos, sem rede elétrica próxima. O ideal é empinar pipas nas praias ou em campos abertos. Caso as pipas toquem a rede elétrica, o risco de acidentes é iminente”, afirma Breno Silva, supervisor de Operações da Neoenergia Cosern.

Segundo ele, o perigo se agrava quando há tentativas de retirada das pipas presas nos cabos. “Pode piorar caso alguém tente retirar essa pipa com o uso de varões metálicos ou outras estruturas condutoras de energia. Reforçamos a orientação de manter distância da rede elétrica e não tentar retirar, em hipótese alguma, a pipa dos cabos”, alerta.

The post Incidentes com pipas quase dobram no RN e deixam mais de 41 mil clientes sem energia em 2025 first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico