
O Projeto Escritores e Escritoras do Cárcere, iniciativa do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), participou, na última quarta-feira (21), de reunião com representantes da Secretaria de Cultura do Estado do RN (Secult) para discutir ações voltadas ao incentivo à leitura, escrita e produção literária nos sistemas prisional e socioeducativo.
O encontro teve como objetivo apresentar o projeto, alinhar demandas e dialogar sobre a possibilidade de parcerias institucionais. Na ocasião, foram destacadas as ações que encontram-se em andamento, como o mapeamento realizado junto às unidades prisionais do Estado, que reúne informações sobre a estrutura, o acervo e o funcionamento das bibliotecas existentes, além da oferta educacional e da presença de projetos de incentivo à leitura e à escrita.
As demandas estruturais da iniciativa foram discutidas, como a necessidade de kits de escrita, ampliação dos acervos das bibliotecas prisionais, disponibilização de computadores e apoio na publicação dos livros, incluindo despesas com organização, impressão, lançamentos e aquisição das obras por escolas e bibliotecas públicas.
Também foi abordado o acompanhamento dos escritores participantes, bem como as etapas de produção e publicação das obras. No regime fechado, foram apresentadas as dinâmicas das atividades, com a perspectiva de formação de clubes de leitura e escrita em oito unidades prisionais do RN. Já em relação aos egressos do sistema prisional, o acompanhamento ocorre por meio de encontros mensais abertos ao público, realizados em uma livraria da capital potiguar.
The post Projeto Escritores do Cárcere discute parcerias e ações com a Secretaria de Cultura do RN first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico




