
Os riscos de propagação do vírus Nipah, potencialmente fatal para humanos, foram “contidos em tempo hábil”, segundo o Ministério da Saúde da Índia, após a confirmação de dois novos casos da infecção no estado de Bengala Ocidental, no nordeste do país. A informação foi divulgada na noite de terça-feira 27. Apesar disso, países vizinhos passaram a adotar medidas preventivas, principalmente em aeroportos, diante da possibilidade de disseminação internacional do vírus.
De acordo com o governo indiano, quase duzentas pessoas que tiveram contato com os infectados foram colocadas em quarentena. O ministério informou que 196 pessoas identificadas como contatos testaram negativo para o vírus.
“Medidas de vigilância ampliadas, testes laboratoriais e investigações de campo (…) nos permitiram conter o número de casos em tempo hábil”, informou o ministério indiano em comunicado. “A situação está sob constante monitoramento, e todas as medidas de saúde pública necessárias foram implementadas”, acrescentou o governo. Não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde dos dois pacientes.
O vírus Nipah não possui vacina e costuma ser transmitido aos humanos por meio de animais, como morcegos e porcos, ou pelo consumo de alimentos contaminados. O tratamento disponível atualmente se restringe ao controle das complicações e ao cuidado clínico de suporte.
The post Com alta taxa de mortalidade, vírus Nipah mantém países em alerta após casos na Índia first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico




