Crescem registros de maus-tratos a animais no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Crescem registros de maus-tratos a animais no RN

Em 2025, o número de casos de maus-tratos a animais no Rio Grande do Norte apresentou um aumento de 9,3% em relação ao ano anterior, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do RN (Sesed). De acordo com o levantamento, foram registrados 540 casos de abusos contra animais.

Os registros de violência apontam diminuição nos maus-tratos contra cães e gatos, que apresentaram uma queda de 20%. No entanto, outros tipos de animais tiveram um aumento de 40,5% nos casos de abuso.

Três casos de maus-tratos a animais foram registrados no RN, envolvendo a realização de experiências dolorosas e cruéis em animais vivos, com fins didáticos ou acadêmicos. O número de mortes de animais em casos de maus-tratos registrou uma queda de 24%, passando de 99 para 75 ocorrências.

Conforme Danielle Filgueira, titular da Delegacia Especializada de Defesa ao Meio Ambiente (DEMATUR/Natal), observa muitos casos envolvendo abandono e a manutenção de animais em condições precárias, como ambientes sujos ou presos a cordas e guias curtas, sem acesso adequado a água e alimentação.

“Abandonar um animal é crime de maus-tratos, lembrando que o delito de maus-tratos exige o dolo, a pessoa tem de ter tido o dolo de abandonar”, alerta. A delegada explica que o perfil dos agressores de animais geralmente está associado a um histórico de outros crimes, com destaque para a violência doméstica. “Agressores de animais, na sua grande maioria, possuem histórico de agressões a mulheres, idosos e crianças, ou seja, grupos mais vulneráveis a agressões no âmbito familiar”, revela Danielle Filgueira.

The post Crescem registros de maus-tratos a animais no RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico