Anúncio da Petrobras desagrada investidores, e ação cai até 13% em NY após fechamento do mercado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

gasolinaO mercado financeiro viu como um mau sinal a decisão da Petrobras de congelar preço do diesel por 15 dias, entendendo o movimento como um “giro de 180 graus” na política de preços da companhia que remonta às decisões do governo Dilma e arranha a credibilidade da estatal e do país.

Como reação à notícia, os recibos de ações da Petrobras negociados na Bolsa de Nova York (American Deposity Receipt, ou ADR) chegaram a cair até 13%, a US$ 13,40, nas negociações depois do fechamento do mercado. Na B3 (antiga Bovespa), os papéis preferenciais da Petrobras acumularam perda de 9,1% esta semana.

— A empresa, que vinha dando tanta confiança ao mercado, deu uma virada de 180 graus. Essa notícia machuca o Brasil mais do que a gravação do Joesley — criticou o americano James Gulbrandsen, diretor da gestora NCH Capital. — Eu não tenho a Petrobras na minha carteira, mas, se tivesse, ficaria furioso. A diferença entre o que fez a Dilma e o que está sendo feito é muito pouca. O investidor estrangeiro vai se perguntar: será que a Dilma nunca saiu? Será que a Petrobras vai ser utilizada como um veículo populista?

Powered by WPeMatico