INSS passa a executar pensões alimentícias acordadas com a Defensoria Pública

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

pensõesAs pensões alimentícias firmadas a partir de acordos extrajudiciais celebrados por intermédio das Defensorias Públicas passarão a ser implantadas automaticamente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a partir desta quarta-feira (14).

A orientação foi emitida para todas as Superintendências Regionais mediante notas técnicas assinadas pelo Instituto e Advocacia-Geral da União. Com a alteração, a pensão alimentícia será implantada automaticamente nos termos dos acordos extrajudiciais referendados pelos defensores públicos.

Já aos defensores caberá o envio de ofício informando a homologação do acordo entre as partes. Antes da mudança, era preciso ter uma decisão judicial para que o direito fosse assegurado.

O documento esclarece ainda que “a Data do Início do Pagamento – DIP será a determinada pelo juízo ou a constante da escritura pública ou acordo extrajudicial e o seu cumprimento será imediato por parte deste Instituto, a partir da data do recebimento do ofício ou da apresentação da escritura pública ou acordo extrajudicial”.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1