A TV Universitária (TVU), da Superintendência de Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comunica/UFRN), realiza, entre os meses de julho e setembro, uma Mostra de Curtas. A iniciativa é resultado de uma parceria firmada pela emissora com o festival de cinema Curta Caicó, evento realizado pela produtora Referência Comunicação, com objetivo de incentivar a produção audiovisual no interior do Rio Grande do Norte. A Mostra será exibida todas as sextas-feiras, a partir do dia 9 de julho, às 17h30, em edição especial. No mês de setembro, uma programação extraordinária também será feita para a exibição da quarta edição do festival.
A colaboração inédita entre a TVU e o festival Curta Caicó possibilita que o alcance do evento, que neste ano estabeleceu um novo recorde de submissões, com 797 obras, cresça ainda mais. A edição 2021 é marcada pelo RN ocupando a primeira posição em quantidade de submissões no Nordeste, com 133 peças de 19 municípios diferentes. Em relação ao Brasil, perde apenas para São Paulo que submeteu 159 curtas-metragens. Já a região do Seridó, um dos focos principais do evento, tem ocupado cada vez mais seu espaço no festival. Em 2018 apenas um filme oriundo da região foi submetido, número que evoluiu para 11 em 2019, e agora atinge a marca de 28 produções inscritas, de 14 municípios.
De acordo com a diretora da TVU, Hilca Honorato, esta é somente uma das parcerias, e um canal de diálogo, com produtoras locais, artistas e produtores independentes que a TVU inicia. “O intuito é compor a programação local da emissora e dar continuidade aos avanços que se propõe com a utilização de novas tecnologias e formatos, além da produção de novos conteúdos em formatos inovadores. Sem esquecer, sobremaneira, da sua missão por vocação: a de debater os grandes temas da atualidade e os grandes desafios da contemporaneidade”, conta Hilca.
Ainda sobre a parceria, Hilca afirma que a programação da emissora prioriza a difusão de conteúdos voltados à promoção do homem na sua condição de cidadão e dos valores humanísticos universais, e privilegia a divulgação da produção acadêmica da UFRN. A diretora também manifesta o desejo de querer continuar cumprindo o papel institucional da TVU, associando conteúdo acadêmico à promoção e divulgação da cultura local, com o objetivo de contribuir para uma formação cidadã.
Powered by WPeMatico
