Museu do Seridó participa da 16ª Primavera de Museus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Museu do Seridó (MDS) promove, de 19 a 23 de setembro, um evento com reflexões e debates acerca dos 200 anos da Independência do Brasil. A 16ª Primavera de Museus tem a temática Independência e Museus: outros 200, outras histórias e é voltada a estudantes e profissionais da área de ciências humanas e toda a comunidade interessada no assunto. Com atividades on-line, no canal do YouTube do museu e no Google Meet, e presenciais, no Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres), a atividade recebe inscrições, via Sigaa, até a data de seu início.

Em conjunto com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o MDS pretende motivar o pensamento crítico sobre a data a partir de discussões quanto a outras libertações da mesma época. No evento, o foco é resgatar pontos de memória do Rio Grande do Norte e pensar no Brasil a partir do Seridó, além de abordar os papéis de mulheres, afrodescendentes, povos originários e sertanejos no processo de independência.

No seu primeiro dia, 19 de setembro, ocorrem a conferência de abertura, às 10h, e a mesa de debates Outras histórias, novos horizontes: lugares de pesquisa para o Seridó, ambas on-line. Tem destaque, no dia 21, a primeira atividade presencial do evento, o Sarau Primavera nos Sertões, realizado no Ceres das 20h30 às 20h45.

Outras atividades ofertadas pelo evento são um minicurso e uma roda de conversa marcados para os dias 20 e 23 de setembro, respectivamente. Essas ações são destinadas a estudantes e docentes que desejarem aprofundar pensamentos acerca do bicentenário em uma perspectiva decolonial e discutir experiências das iniciativas de museologia a partir das leis de cultura.

Powered by WPeMatico