Com empenho do MPRN, primeiras laringes eletrônicas são entregues a pacientes ostomizados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Desde 2020, o Ministério da Saúde incluiu a laringe eletrônica como equipamento para ajudar na reabilitação de pacientes ostomizados (traqueostomizados e laringectomizados) que sobreviveram ao câncer. Apenas nesta semana, o fluxo de acesso a esses dispositivos foi finalmente efetivado com as primeiras entregas. O Ministério Público do Rio Grande (MPRN) trabalhou para que essa conquista fosse alcançada.

Embora o serviço tenha sido regulamentado em 2020, o Estado e o Município de Natal não haviam normalizado esse o fluxo de acesso às laringes eletrônicas. Diante disso, o MPRN promoveu audiências sobre o assunto com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Hospital da Liga contra o Câncer e a Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG-Brasil).

O primeiro encontro ocorreu em 17 de agosto de 2022 e o segundo, na semana passada, quando contou com a presença de prestadores oncológicos, como as unidades de saúde Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), Rio Grande e Hospital do Coração.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770