Após dez anos para nova revisão, Plano Diretor completa nove meses de vigência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O novo Plano Diretor de Natal (PDN), completa nesta quinta-feira (8), nove meses de vigência, após sua sanção, em 7 março deste ano, pelo prefeito Álvaro Dias e publicação em Diário Oficial no dia 8/03. A nova política urbana traz avanços importantes para nortear o crescimento da cidade nos próximos anos.

E para marcar a data, a secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), faz uma retrospectiva da revisão dessa legislação, que é a mais importante do ponto de vista da política de desenvolvimento urbano sustentável e de orientação dos agentes públicos e privados na gestão desse espaço.

Em junho de 2017, no dia 5, a Prefeitura do Natal anunciava na Semana de Meio Ambiente o início das discussões, que se alongariam até junho de 2021. Após a última revisão do PDN, em 2007, dez anos se passaram para ser aberto um novo processo.  O Plano foi revisado com a contribuição dos segmentos específicos da sociedade civil organizada como ONGs e movimentos populares, classe trabalhadora, classe empresarial, setores da educação e conselhos profissionais e também o poder público.

“Foram mais de três mil pessoas da sociedade civil participando de todas as ações do Plano Diretor, havendo mais de quatro mil contribuições recebidas de vários segmentos”, disse o titular da Semurb, Thiago Mesquita. E emenda “realizamos 22 atos públicos da Prefeitura do Natal conduzidos pela Semurb com seis audiências públicas e 14 oficinas, sendo dez nas regiões administrativas Leste, Norte, Oeste e Sul e quatro com segmentos específicos da sociedade civil organizada. Houve também três seminários de aprofundamento técnico e diversas reuniões com grupos voluntários de trabalho, contribuindo na sistematização das propostas e organizações dos atos públicos”, relembra.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770