
Os pesquisadores doutores Irami Araújo Filho – Caicoense – (UFRN), Edilmar de Moura Santos (IEPI/LIGA), Amália Rêgo (IEPI/LIGA), Kleyton Medeiros (IEPI/LIGA) e estudantes de iniciação científica do curso de Medicina publicaram artigo que elucidam a relação de cigarros eletrônicos e seu potencial risco de desenvolver câncer.
Intitulado “Impact of e-cigarettes as cancer risk: A protocol for systematic review and meta-analysis”, o estudo relata que os cigarros eletrônicos representam uma ameaça à saúde, pois o aquecimento dos produtos contidos nos cigarros eletrônicos, além do poder viciante da nicotina, produz condensados de hidrocarbonetos cancerígenos e produtos tóxicos ao organismo humano. Exemplo disso é a presença de níquel e óxido de etileno, substâncias relacionadas ao surgimento de neoplasias pulmonares e sinusais, linfomas, mieloma múltiplo e leucemia.
Além disso, os demais pesquisadores relatam que a segurança no uso dos cigarros eletrônicos não foi demonstrada cientificamente e o risco de contrair câncer ainda é indeterminado. Portanto, não há segurança no uso de cigarros eletrônicos, assim como regulamentação no controle de qualidade desses produtos.
O artigo encontra-se indexado ao Pubmed. Para lê-lo na íntegra: Clique AQUI
Powered by WPeMatico
