
A ofensiva contra o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) em curso no Congresso Nacional e em alguns Estados, pode chegar à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. O deputado estadual Luiz Eduardo (Solidariedade) estuda apresentar um projeto de lei regulamentando como as forças de segurança e de assistência social poderão atuar no Estado, a fim de cumprimento de determinações do Poder Judiciário sobre reintegração de posse de terras invadidas.
O deputado Luiz Eduardo reconhece que “a reintegração de posse é prevista no Código de Processo Civil, logo, por se tratar de matéria processual, a competência legislativa é exclusiva da União (art. 22, I, CF)”, no entanto, o parlamentar esclarece que “a Constituição Federal permite que os Estados legislem, concorrentemente, sobre procedimentos em matéria processual (art. 24, XI, CF).
A deputada estadual Cristiane Dantas (Solidariedade) simplifica a questão, afirmando que pelo fato do MST ser aliado da governadora Fátima Bezerra (PT) e do presidente Lula, não precisava haver invasões de terras, por exemplo, no Rio Grande do Norte. “Invasão de terra não tem sentido, quando se é aliado do poder central, não há necessidade de se tomar propriedade privada, basta desapropriar”, disse.
The post Deputados estaduais do RN miram MST first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
